Mesut Ozil Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de La Flame, há 50 minutos: Elucidem-me só numa questão: qual é mesmo o intuito e a relevância de trazer à discussão o que o piloto A ou B fez há um mês/um ano/uma década atrás depois de se assistir ao que todos assistimos ontem ? Vocês sabem que isso não atenua nada, muito menos serve de desculpa, certo ? Se há m*rda que não entendo é defender o indefensável. Aproveito só para dizer que concordo a 500% com os posts do @Black Hawk, do @Alonso. e do @Kimi Raikkonen. Tendo em conta que vamos entrar na última corrida com dois candidatos ao título há grande relevância, sim, aquilo que se passou desde Março até aqui. Toda e qualquer negligência que um ou outro possam ter feito durante a presente época é importante. E quando há algumas pessoas que usam as palas e só acusam um lado constantemente, claro que se tem de procurar a comparação. E nem falo com fanboy do Max, o pessoal com que falo de F1 (essencialmente lá no discord) sabe que não sou fanboy de nenhum, mas acho de extremo mau gosto que tenham rotulado um como arruaceiro e negligente e o outro como piloto perfeito, coisa que nunca foi desde que tem concorrência à altura. Até em manobras dentro do limite procuram sempre algo para o chamar de porco ou desejar que o rapaz tenha um acidente. 1 Compartilhar este post Link para o post
Caviar Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Alonso., há 13 minutos: Eu acho que é muito difícil falarmos de outra coisa quando numa corrida existe incidentes graves entre os dois candidatos ao título na penultima corrida. Se a corrida tivesse sido "limpa" certeza que estaríamos a falar de estratégias , etc Mas lá está, tu próprio acabas por justificar. Os outros travam mais cedo porque vão realizar a curva, até porque ninguem quer travar tarde porque senão leva uma tesoura na curva 3. Quem trava mais tarde vai sair pior da curva. O Max vê que eles estão a travar e mergulha no espaço aberto a esquerdo ( já o disse nada de errado, é corrida), mas ao mergulhar ele tem de travar muito mais tarde, porque ele para conseguir ultrapassar os outros dois tem de travar muito mais tarde. Ele mergulha completamente, só que ao mergulhar ele vai invandindo o espaço até ao outro corretor. E é aqui que está para mim o erro, ele ao ocupar esse espaço não dá o espaço aos outros 2, que tem de ou travar de forma brusca ou tem de sair de pista como foi o caso com o Ocon. E para mim é aqui que reside o erro. É realizar a manobra, sabendo que estão lá 2 carros e mesmo assim não dar espaço para nenhum deles. Aliás se tu vires a manobra, vais ver que o Lewis apercebe-se do mergulho do Max tenta abrir para a direita mas está lá o Ocon e os dois embatem. Mas pronto não acho que seja a manobra mais arriscada que fez ontem. Está ali no limite vá Eu concordo contigo. O único ponto que estava a debater era o de procurar o espaço não ter sido um problema. Para mim foi porque é por explorar esse espaço que depois não consegue fazer a restante manobra de forma limpa. Os vários momentos de uma manobra não podem ser abordados nem analisados independemente. O que pode parecer uma abordagem normal no momento da travagem, porque os carros estão todos lado a lado, mas que depois no momento de virar para a curva leva a que os outros tenham de fugir ou a sair de pista, deve-se a essa abordagem inicial. Compartilhar este post Link para o post
TiltSLB Publicado 6 Dezembro 2021 A postura do Max ao longo de toda a época tem sido inenarrável, ou alguém lhe põe mão ou vai acabar por se magoar a sério ou magoar alguém. É evidente que o HAM não é o cordeiro que muitos fazem querer, agora não o podemos comparar com o Max, as manobras mais shaddy que o britânico faz por norma não põem em risco outros pilotos, já o seu rival simplesmente não olha a meios, se tiver que se atirar para cima de alguém fá-lo sem problema nenhum, que se desviem. O talento do Max faz, muita, falta à F1, quanto mais não seja para haver alguém que dê luta ao HAM, mas tem que moderar a sua postura e impetuosidade em pista. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Mesut Ozil, há 38 minutos: mas acho de extremo mau gosto que tenham rotulado um como arruaceiro e negligente e o outro como piloto perfeito Jogamos um jogo? Deposito mil euros no NIB que me disseres se mostrares uma citação deste tópico que sustente esta afirmação. Se não conseguires, depositas tu mil euros no NIB que eu te indicar. Temos jogo? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 6 Dezembro 2021 (editado) Uma pessoa pensa que já viu tudo, e depois lê neste tópico que o Verstappen salvou a F1 de uma morte anunciada. Uau. Editado 6 Dezembro 2021 por Ghelthon 1 Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Black Hawk, há 10 minutos: Jogamos um jogo? Deposito mil euros no NIB que me disseres se mostrares uma citação deste tópico que sustente esta afirmação. Se não conseguires, depositas tu mil euros no NIB que eu te indicar. Temos jogo? Um gajo até pode fazer esse exercício, sim. Durante a semana posso procurar a comparação perfeita. Mas sem dinheiro à mistura, não estamos aqui para enrabar o outro. xD No entanto, o ponto importante nisto tudo é que estamos com uma época incrível e com dois pilotos geniais a lutarem pelo título, mas há pessoal que está a levar o fanatismo a níveis exacerbados. É que tirando um ou outro caso pontual de excesso de filho da putice (como ontem fez o Max naquele abrandamento), eles estão os dois a correr nos seus limites máximos e isso é o que, supostamente, todos queremos todos os anos. E ao correr nos limites o risco de acidente é maior, mas não se pode esperar ver um desporto motorizado a achar que os acidentes não vão acontecer. 1 Compartilhar este post Link para o post
Alvin Kamara Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Alonso., há 1 hora: E hoje reparei em outra coisa. Que o Max quando da o lugar ao Lewis por causa da penalização, o homem dá o lugar antes da deteção do DRS. Recupera o lugar na curva logo 100m depois e depois vai pra reta defender a posição com o DRS ganho ao Lewis 🤣 Os comentadores da eleven fizeram menção a isso logo no momento, e apelidaram de genial. Compartilhar este post Link para o post
JackBauerPT Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Alonso., há 1 hora: E hoje reparei em outra coisa. Que o Max quando da o lugar ao Lewis por causa da penalização, o homem dá o lugar antes da deteção do DRS. Recupera o lugar na curva logo 100m depois e depois vai pra reta defender a posição com o DRS ganho ao Lewis 🤣 Quando eles tocaram ele estava a tentar fazer a mesma coisa, basicamente... e foi por isso que o Ham não o ultrapassou logo diria. Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Alonso., há 3 horas: O que vou dizer, não é transmitido para ti, atenção! Por isso , fica já o aviso prévio 😅 Esta parte descreve o porquê de tanta gente gostar deste tipo de situações que vimos ontem. Existe pessoas que estão genuinamente contentes pelo triste espetáculo que se viu ontem. Eu só quero dizer que essas pessoas que adoram o que se passou não gostam da categoria, não gostam da F1 e não gostam de desporto motorizado. Essas pessoas gostam de drama, drama, drama e se houver mais drama melhor. Eles não querem saber que estratégias houveram para ganhar, a maneira como os pilotos de adaptaram para realizar aquela manobra, etc. Querem é drama! Estão lá preocupadas com o desporto, quando deixar de houver drama, elas desligam, a F1 é um seca, metem os seus heróis das pistas na gaveta e vão fazer outra coisa. As pessoas esquecem-se que o F1 é um desporto perigoso, onde a morte é jogada sempre que se vai para o circuito. Um dos maiores prodígios da última geração, o Bianchi morreu nem sequer 6 anos. O Hubert morreu em 2019. O Grosjean não morreu no ano passado porque teve uma ajuda qualquer divina! A F1 é cada vez mais seguro, sem dúvidas, hoje embates que seriam fatais no passado hoje não o são. O risco é iminente e os pilotos sabem disso, concerteza. Mas não se devem promover manobras loucas apenas porque dá espetáculo. Não sei, acho que o drama surge com naturalidade tendo em conta que este ano efetivamente temos competição até ao fim pelo 1º lugar. A polémica ia sempre surgir seja como for. Como disse não sou particularmente fã de qualquer um dos dois. Tenho muito respeito pelo que o Hamilton tem feito na carreira mesmo tendo tido um carro dominante durante toda a carreira. O que acontece aqui a meu ver é que o Max vê-se obrigado a arriscar mais para compensar o facto de ter um carro pior. Se o caso fosse o inverso, não podemos garantir que o Hamilton não fosse utilizar as mesmas táticas. O resto cabe à organização para penalizar os pilotos quando necessário, e já se viu que falta consistência nesse aspeto. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 6 Dezembro 2021 (editado) Citação de Alvin Kamara, há 1 hora: Os comentadores da eleven fizeram menção a isso logo no momento, e apelidaram de genial. Genial virar uma penalização numa coisa benefica para o próprio infrator. Incrível Citação de JackBauerPT, há 58 minutos: Quando eles tocaram ele estava a tentar fazer a mesma coisa, basicamente... e foi por isso que o Ham não o ultrapassou logo diria. Exato. Só que o Lewis aí deu um chega para lá, ia fazer o mesmo. Citação de Shai, há 43 minutos: Não sei, acho que o drama surge com naturalidade tendo em conta que este ano efetivamente temos competição até ao fim pelo 1º lugar. A polémica ia sempre surgir seja como for. Como disse não sou particularmente fã de qualquer um dos dois. Tenho muito respeito pelo que o Hamilton tem feito na carreira mesmo tendo tido um carro dominante durante toda a carreira. O que acontece aqui a meu ver é que o Max vê-se obrigado a arriscar mais para compensar o facto de ter um carro pior. Se o caso fosse o inverso, não podemos garantir que o Hamilton não fosse utilizar as mesmas táticas. O resto cabe à organização para penalizar os pilotos quando necessário, e já se viu que falta consistência nesse aspeto. Eu continuo surpreendido como é que vocês acham normal um piloto, curtar uma curva por fora, para além do corretor e entrar de novo na pista, um piloto que faz uma manobra kamikaze de defesa que mergulha o carro sem qualquer tipo de domínio que não levou os dois a chocarem e abandonarem por sorte. E um piloto que do nada trava numa reta. Eu juro que estou a tentar perceber como é que isto é o novo normal, apenas porque o Max não tinha carro para o Lewis. Editado 6 Dezembro 2021 por Alonso. Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 6 Dezembro 2021 (editado) Citação de Alonso., há 8 horas: Eu dou as postas que quiser as vezes que eu bem entender. Não tás contente, amigo mete nos ignorados. A Netflix despertar o interesse de mais pessoas diz muito pouco quando a série deturpa o que acontece no desporto. Hoje mais a frio, acho que até tinha ali um espaço que lhe foi dado e o Max foi aproveitar. Ao contrário do que achei ontem, não acho que fosse assim tão kamikaze. Continuo achar é a trajetória que ele faz depois é que já é uma manobra pouco limpa. Ou seja, aceito perfeitamente que ele tente procurar esse espaço na primeira curva, não aceito que ele curte a curva toda para não dar espaço aos outros 2. A manobra é a normal de quem entra na curva travando 25m depois do ponto de travagem normal. E claro que sabia que ia sair de frente, que curiosamente ia o levar diretamente para o corretor da curva 2. Dá ideia que foi uma manobra de estupenda genialidade, porque "há espaço", quando na realidade um piloto teve de sair de pista e o outro desistir de fazer a curva. Quanto à penalização do brake check, os 10s são derivados no que vem no regulamento. Por muito que custe que não tenha efeitos práticos, a realidade é que a FIA não pode nem nunca pode agir conforme a consequência da ação. Editado 6 Dezembro 2021 por Kimi Raikkonen 1 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 6 Dezembro 2021 Vou roubar o posto ao @Black Hawk mas o Sérgio Veiga da Eleven deve ter bebido um tinto durante a transmissão. No pós corrida, disse que está é a melhor luta de pilotos na história da F1, os intervenientes tem se portado bem com bastante fair play. Ouvi isto. Desliguei a TV Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 6 Dezembro 2021 Citação de Mesut Ozil, há 7 horas: Um gajo até pode fazer esse exercício, sim. Durante a semana posso procurar a comparação perfeita. Mas sem dinheiro à mistura, não estamos aqui para enrabar o outro. xD No entanto, o ponto importante nisto tudo é que estamos com uma época incrível e com dois pilotos geniais a lutarem pelo título, mas há pessoal que está a levar o fanatismo a níveis exacerbados. É que tirando um ou outro caso pontual de excesso de filho da putice (como ontem fez o Max naquele abrandamento), eles estão os dois a correr nos seus limites máximos e isso é o que, supostamente, todos queremos todos os anos. E ao correr nos limites o risco de acidente é maior, mas não se pode esperar ver um desporto motorizado a achar que os acidentes não vão acontecer. Oh, estava a meter-me contigo, como é óbvio. Aquilo é mesmo em tom jocoso 😁 Ignoremos as diretas, indiretas, os pró-isto e anti-aquilo. Falando sério, agora. Este ano está a ser fantástico. Não andava tão ansioso com as corridas e não acompanhava tudo e mais alguma coisa, desde as próprias corridas, as qualificações e até os treinos livres e sites de F1 com tanta dedicação desde 2016. Hamilton e Verstappen são ambos pilotos fabulosos. Mesmo aquelas corridas em que não há batalha em pista, em que um deles faz a corrida toda na frente com o outro entre um a cinco segundos atrás, são tensas, nota-se que ambos vão nos limites em todas as voltas, há sempre aquele suspense de um qualquer drop nos pneus, problema mecânico ou Safety Car virar tudo do avesso. Quando critico aqui o Verstappen ou o Hamilton - e já o fiz esta época, por exemplo na corrida de Silverstone estive aqui a culpá-lo pelo acidente e a criticar a vitória que considerei uma aberração dada a forma como foi conseguida - isso não significa que não reconheça a qualidade deles, que não esteja absolutamente deliciado com o espetáculo que estão a dar-nos este ano ou que seja anti qualquer um deles. É que nem com o Bottas, a ele só critico porque fiquei desiludido com o que tem feito na Mercedes, dado que o adorava na Williams. Esperava mais, só isso. Anti, sou apenas com o Stroll. Com esse é que não posso nem um bocadinho. De resto, independentemente do que escrevi no parágrafo anterior, o Verstappen este ano anda a fazer o suficiente para criar ódios de estimação. Já fiquei de pé atrás com coisas que foi fazendo antes - aquelas rábulas com o Ricciardo em 2017 e 2018, aquilo não foi nada, tanto que o Ricciardo simplesmente bazou e ninguém me vai convencer que não foi por causa dele. Este ano, desde Monza (que depois do que vi este domingo passei da desconfiança à certeza que fez de propósito) ao Brasil, e agora na Arábia Saudita levou isto a um extremo que já não via na F1 desde o que o Schumacher fez ao Villeneuve. O que me custa é que as opiniões estão a ficar tão bipolarizadas que se torna impossível discutir. Por isso é que peguei nos teus posts. Não deveria ter de recorrer a whataboutisms para falar do Verstappen. Sim, o Hamilton já teve a sua parte de jogadas manhosas, afinal de contas já está a concluir a sua décima quinta temporada na F1, mas não faz sentido que para falar de um tenha de falar do outro também. Quando o Hamilton voltar a fazer coisas como em Silverstone, cá estarei a criticá-lo e espero que não venham depois dizer "e do Verstappen, não falas?". Isso e pior, ser apelidado de hater por criticar um piloto. Principalmente quando fiz um post ainda extenso a justificar o porquê da minha opinião, dando exemplos e até fazendo uma analogia a outros pilotos e outros tempos da F1. É que isto começa a parecer a discussão Messi/Ronaldo, com a diferença que no futebol era habitual e já sabíamos à partida como seriam as discussões, mas aqui no nosso cantinho da F1 sempre houve anticorpos a esse tipo de discussão. Não tragam esse tipo de argumentação, o haterismo e o whataboutismo, para as discussões de F1. Aqui sempre discutimos com base no amor à modalidade, não a pilotos ou equipas. Deixemos continuar a ser assim. Citação de Alonso., há 1 minuto: Vou roubar o posto ao @Black Hawk mas o Sérgio Veiga da Eleven deve ter bebido um tinto durante a transmissão. No pós corrida, disse que está é a melhor luta de pilotos na história da F1, os intervenientes tem se portado bem com bastante fair play. Ouvi isto. Desliguei a TV Opa, desliguei a TV no exato momento em que ele diz algo como "isto é como com Senna e Prost, mas melhor". Tal e qual como tu. Ainda estive para comentar isso aqui, mas já tinha batido tanto neles que achei melhor deixar esta passar 😁 5 Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 7 Dezembro 2021 Citação de Black Hawk, há 36 minutos: Oh, estava a meter-me contigo, como é óbvio. Aquilo é mesmo em tom jocoso 😁 Ignoremos as diretas, indiretas, os pró-isto e anti-aquilo. Falando sério, agora. Este ano está a ser fantástico. Não andava tão ansioso com as corridas e não acompanhava tudo e mais alguma coisa, desde as próprias corridas, as qualificações e até os treinos livres e sites de F1 com tanta dedicação desde 2016. Hamilton e Verstappen são ambos pilotos fabulosos. Mesmo aquelas corridas em que não há batalha em pista, em que um deles faz a corrida toda na frente com o outro entre um a cinco segundos atrás, são tensas, nota-se que ambos vão nos limites em todas as voltas, há sempre aquele suspense de um qualquer drop nos pneus, problema mecânico ou Safety Car virar tudo do avesso. Quando critico aqui o Verstappen ou o Hamilton - e já o fiz esta época, por exemplo na corrida de Silverstone estive aqui a culpá-lo pelo acidente e a criticar a vitória que considerei uma aberração dada a forma como foi conseguida - isso não significa que não reconheça a qualidade deles, que não esteja absolutamente deliciado com o espetáculo que estão a dar-nos este ano ou que seja anti qualquer um deles. É que nem com o Bottas, a ele só critico porque fiquei desiludido com o que tem feito na Mercedes, dado que o adorava na Williams. Esperava mais, só isso. Anti, sou apenas com o Stroll. Com esse é que não posso nem um bocadinho. De resto, independentemente do que escrevi no parágrafo anterior, o Verstappen este ano anda a fazer o suficiente para criar ódios de estimação. Já fiquei de pé atrás com coisas que foi fazendo antes - aquelas rábulas com o Ricciardo em 2017 e 2018, aquilo não foi nada, tanto que o Ricciardo simplesmente bazou e ninguém me vai convencer que não foi por causa dele. Este ano, desde Monza (que depois do que vi este domingo passei da desconfiança à certeza que fez de propósito) ao Brasil, e agora na Arábia Saudita levou isto a um extremo que já não via na F1 desde o que o Schumacher fez ao Villeneuve. O que me custa é que as opiniões estão a ficar tão bipolarizadas que se torna impossível discutir. Por isso é que peguei nos teus posts. Não deveria ter de recorrer a whataboutisms para falar do Verstappen. Sim, o Hamilton já teve a sua parte de jogadas manhosas, afinal de contas já está a concluir a sua décima quinta temporada na F1, mas não faz sentido que para falar de um tenha de falar do outro também. Quando o Hamilton voltar a fazer coisas como em Silverstone, cá estarei a criticá-lo e espero que não venham depois dizer "e do Verstappen, não falas?". Isso e pior, ser apelidado de hater por criticar um piloto. Principalmente quando fiz um post ainda extenso a justificar o porquê da minha opinião, dando exemplos e até fazendo uma analogia a outros pilotos e outros tempos da F1. É que isto começa a parecer a discussão Messi/Ronaldo, com a diferença que no futebol era habitual e já sabíamos à partida como seriam as discussões, mas aqui no nosso cantinho da F1 sempre houve anticorpos a esse tipo de discussão. Não tragam esse tipo de argumentação, o haterismo e o whataboutismo, para as discussões de F1. Aqui sempre discutimos com base no amor à modalidade, não a pilotos ou equipas. Deixemos continuar a ser assim. Entendo todos esses pontos e concordo com tudo o que disseste. O que tenho andado a lutar é para que não haja o nível de fanatismo que temos visto no futebol. Não é por acaso que mal posto nos tópicos de futebol, perdeu a piada levar com comentários cheios de palas e ridículos. Aqui sempre foi relativamente soft, temos os favoritos claros de alguns, como o Alonso ou o Kimi ou o Chamas pelo Lewis, mas sempre dentro do respeito e do limite. Mas, sinceramente, levar com gentinha como Banks e afins mexe com o meu sistema nervoso, parece que reencarnam no fanatismo do futebol. Em relação ao próximo fim-de-semana, desejo que o Max ganhe, não é segredo nenhum, mas nem é por ser o meu piloto favorito, é mais numa disto mudar um bocadinho, apesar de adorar a condução dele. Se o Hamilton ganhar, cá estarei para dar os parabéns aos Lewis fanboys e ficar à espera que 2022 seja um ano de contínua evolução dos Ferrari. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 7 Dezembro 2021 Li o @Black Hawk a elogiar o Bottas 🥲 É um elogio de há 5 atrás, mas já é alguma coisa. 😁 3 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 7 Dezembro 2021 (editado) Citação de Black Hawk, há 11 horas: Opa, desliguei a TV no exato momento em que ele diz algo como "isto é como com Senna e Prost, mas melhor". Tal e qual como tu. Ainda estive para comentar isso aqui, mas já tinha batido tanto neles que achei melhor deixar esta passar 😁 No podcast para o Sérgio Veiga e para aquele men da Aston Martin se o Max se espetar contra o Lewis no domingo, para que ganhe o campeonato é corrida 😅 Tudo dentro das legalidades mas o Max leva 5 penalização! 5! Estes homens são loucos. Porra. Ou então, sou eu que estou completamente fora dela. Mas eu lembro-me que antes um "Fernando os Faster than you" ao Massa era escândalo de um ano, o Alonso já era apelidado de dirty Champion.... Se para estes homens um piloto se espetar contra outro propositadamente é corrida, porque raio o Briatore foi punido por mandar o Piquet se espetar em Singapura para o Alonso ganhar 🤣 Editado 7 Dezembro 2021 por Alonso. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 7 Dezembro 2021 A Eleven dá mais ênfase ao comentário de entretenimento e menos ao comentário de análise assertiva. Também sinto isso nos jogos da Champions. Pessoalmente, não é para o meu perfil, dá-me saudades daquele ano de Eurosport 2. F1 na SportTV só vi no café, não tenho opinião formada. Compartilhar este post Link para o post
JackBauerPT Publicado 7 Dezembro 2021 (editado) 4:40 😏 Editado 7 Dezembro 2021 por JackBauerPT Compartilhar este post Link para o post
Kaz Publicado 7 Dezembro 2021 O Max propositadamente não mete o Lewis fora, até porque sabe que se o fizer é desclassificado do Mundial e o título atribuído ao Lewis. Mas nenhum dos dois vai facilitar nada seguramente, é o tudo ou nada. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 8 Dezembro 2021 Citação de Kimi Raikkonen, há 5 horas: O Strottel é o Lance com a chapéu do Seb? Compartilhar este post Link para o post
Kaz Publicado 8 Dezembro 2021 Horário Sexta-Feira, 10 Dezembro Treino livre 1 09:30 – 10:30 Treino livre 2 13:00 – 14:00 Sábado, 11 Dezembro Treino livre 3 10:00 – 11:00 Qualificação 13:00 – 14:00 Domingo, 12 Dezembro Corrida 13:00 2 Compartilhar este post Link para o post