Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Chandler

A Companhia do Corpo

Publicações recomendadas

Nos escalões de formação, a condições física é das coisas mais importantes para ter sucesso.

O que consideras sucesso nos escalões de formação? Vencer?

Compartilhar este post

Link para o post

O que consideras sucesso nos escalões de formação? Vencer?

Eu não considero nada porque não sou eu que decido., mas a ideia que anda por cá é essa, embora esteja a melhorar, é a de altura, força, velocidade, mesmo que não saibam dar um chuto numa bola.

Editado por scout

Compartilhar este post

Link para o post

A condição física não é das coisas mais importantes para ter sucesso nem na formação nem em futebol nenhum, uma vez que esta é apenas uma das variáveis do jogo, com todas as especificidades inerentes a esta condição. Lembrem-se que a condição física é que é a variável do jogo e está-lhe totalmente submissa, e não o contrário.

A condição física faz parte de um conjunto de elementos que são meios para atingir um determinado jogar, e em consequência disso devem ser replicadas situações que de facto a 'treinem', mas que a treinem de forma integrada com o que o jogar da equipa exige, não com bicep curl nem com leg squat. E muito menos níveis de força resistente ou máxima, ou limiares de lactato com picadas atrás da orelha para o medir revelam a aptidão do futebolista para o jogo e para o papel que lhe é atribuído dentro do modelo de jogo da equipa.

Arroz por arroz, cito o Manuel Sérgio (o velhinho senil que dizia que o Jesus ia para o Porto): O pianista para tocar melhor não corre à volta do piano: toca.

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

O sucesso que falei é o sucesso de serem os mais altos, os mais fortes, os mais rápidos que são chamados primeiro às melhores equipas. Não é por acaso que há uns anos andava aí uma vaga de jogadores com 2 metros que tropeçavam na bola. É este sucesso que falo, não é no sucesso desportivo e que serão esses um dia os melhores do mundo, não, para isso é preciso muito mais que apenas o físico.

Editado por scout

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, mas isso é patetice dos treinadores... Aliás, nem é bem patetice, patetice é só em alguns casos.

Tu és treinador, treinas os Iniciados do Paio Pires, és novo, queres ganhar jogos para te meteres a andar dali para fora e ires para um clube a sério. Sabes que existem miúdos com boa margem de progressão mas ainda são de 1º ano, têm boa técnica mas são franzinos, têm boa margem de progressão mas o Arrentela tem um escuro de 1,90m na frente que abre os braços e leva toda a gente à frente.

Tu fazes o quê? Apostas nos trolhas, gordos e toscos que encostam o cabedal ao gajo e ganhas jogos para te promoveres, ou metes lá o miúdo de metro e meio que ainda vai crescer, que tem boa capacidade técnica, conhece bem o jogo, mas que quando o tal tipo de 1,90m encosta o ombro vai de pantanas para o peladão e esfola-se todo?

Isto é um exagero, mas até que ponto somos todos assim tão bons 'profissionais' e puritanos? Não ajudaria mais à 'formação' meter lá o miúdo mais franzino para ele evoluir e ter capacidade de se tornar um jogador mais capaz, do que meter lá o gordalhana chuta na frente que atrás vem gente mas que não deixa o avançado do Arrentela jogar?

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

Faço quote disso e subscrevo.

O facto de eu o dizer não significa que estou de acordo com isso, aliás, estou contra! Mas é o que acontece por cá, principalmente nos escalões mais baixos onde os aspectos físicos são muito mas muito importantes. Caso do Amorim no Porto que enquanto se destacava pela altura era o craque dali, à medida que perdeu esse destaque desapareceu. Como ele muitos.

Editado por scout

Compartilhar este post

Link para o post

Tu és treinador, treinas os Iniciados do Paio Pires

Curiosamente o treinador dos iniciados de Paio Pires sou eu :lol:

Editado por Inkie™

Compartilhar este post

Link para o post

Não tens vergonha de andar a apostar nos putos mais fortes só para ganhar, sem te preocupares com a evolução dos franzinos e talentosos? :angry:

Compartilhar este post

Link para o post

Chandler, para a próxima dizes Paços de Gaiolo ou Passarinhos da Ribeira :mrgreen:

Editado por scout

Compartilhar este post

Link para o post

Não tens vergonha de andar a apostar nos putos mais fortes só para ganhar, sem te preocupares com a evolução dos franzinos e talentosos? :angry:

Por acaso houve jogos em que tive de fazer isso, quando fui jogar no Barreiro contra os Galitos e contra o Luso teve de ser, são peladões sem condições nenhumas para meninos que sabem ter a bola no chão. Tive de meter os maiores e mais fortes para ter alguma hipótese de disputar os jogos, não é algo que me orgulhe mas teve de ser :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

E pronto, nada melhor que um caso real para comprovar a teoria.

Compartilhar este post

Link para o post

Tu és treinador, treinas os Iniciados do Paio Pires,

Omg qual era a probabilidade? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Alex, falando nisso..Tenho lá na minha equipa um puto muito pequeno, franzino, mas com uma qualidade técnica muito boa e que interpreta bem o jogo. Tanto eu como os outros 2 treinadores adoramos o puto mas por mais que nós quisessemos que ele jogasse mais simplesmente não dava. Sendo ele Médio mais ofensivo apanhava médios defensivos com corpos mais evoluidos e era muitas vezes "engolido".

Compartilhar este post

Link para o post

Epá. :lol:

Juro que não foi por mal. Eu até costumo usar o Arrentela ou o Damaiense nestas ocasiões, mas achei conveniente desta vez fazer um desvio para os lados de Paio Pires.

Já agora, eu não usei aquele exemplo para dizer que apostar nos miúdos corpulentos era errado. Só disse que era uma questão complicada. Qualquer treinador quer ganhar...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

epa LOOOOOOOOOOOL

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que te vi hoje.

Seat Ibiza com autocolante da Hurley?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que te vi hoje.

Ias de binóculos? Deve ser complicado vê-lo atrás do volante, só se ele levar uma cadeirinha. mas depois assim não chega aos pedais :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Epá. :lol:

Juro que não foi por mal. Eu até costumo usar o Arrentela ou o Damaiense nestas ocasiões, mas achei conveniente desta vez fazer um desvio para os lados de Paio Pires.

Já agora, eu não usei aquele exemplo para dizer que apostar nos miúdos corpulentos era errado. Só disse que era uma questão complicada. Qualquer treinador quer ganhar...

É tranquilo :mrgreen: tive hoje o último treino da época com os miúdos e tudo, grande coincidência falares nisso :lol:

Acho que te vi hoje.

Não, ainda nem carta tenho :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Terminei mais uma semana de treino e desta vez apostei em quatro vezes na semana. A cada dia que passa, sinto-me em muito melhor condição física e completamente apto para no dia a seguir ao ginásio ir novamente. Antes de entrar para o ginásio (entrei a meio de Abril), não aguentava dez minutos a jogar futebol.

Da última vez que pesei (dia 22/5) estava com 90,1Kg mas acredito que já devo estar abaixo deste número porque, desde aí, o treino tem sido intenso.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém hoje participou na corrida pela selecção (Oeiras, Porto e Faro, 8 km)?

Eu corri em Oeiras e terminei em 34 min e 35 s :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

ando a perder peso sem fazer nada de especial, é normal? :-| sempre fui um bocado gordo e agora toda a gente anda a "gozar" comigo, a dizer que ando a fazer dietas blabla :mrgreen: agora devo estar com uns 63kg, 1m71

Editado por Edin Dzeko

Compartilhar este post

Link para o post

Gozar por se ter cuidado do próprio corpo é conversa de quem precisa de fazer o mesmo e tem preguiça de o fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...