Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Descartes

As Manchetes

Publicações recomendadas

Estás a dar-me som, não estás?

Tem pouco assunto, mas o que interessa (edit: ao público geral). E mais importante: sobre várias modalidades. É a isto que me refiro com aquela frase Estavas à espera que me estivesse a referir que tanto fala sobre o que aconteceu hoje no basquete grego como no atletismo queniano? Um pouco de boa vontade a interpretar as coisas não te fazia mal, afinal todos sabemos que nenhum jornal tem 300 páginas.

Termos 3 jornais "desportivos" diários é um atestado de imbecilidade que dá-mos a nos próprios.

E chamar aquilo que estes jornais fazem de informação...daqui a bocado o CM também faz informação.

Trocando por miúdos, só devemos ter jornais desportivos quando tivermos desporto (e já agora cultura desportiva) porque se não sai isto.

PS: fiz a quote só para prosseguir com a discussão, falando da questão que está a jusante da matéria que estavam a discutir.

Compartilhar este post

Link para o post

E Braga já agora ;)

E jogos da Santa Casa lol.

Compartilhar este post

Link para o post

EPÁ JÁ SABEMOS QUE ÉS MESMO BOM.

Agora quero ver os quotes no final da época. Espero que seja mesmo bom

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a dar-me som, não estás?

Tem pouco assunto, mas o que interessa (edit: ao público geral). E mais importante: sobre várias modalidades. É a isto que me refiro com aquela frase Estavas à espera que me estivesse a referir que tanto fala sobre o que aconteceu hoje no basquete grego como no atletismo queniano? Um pouco de boa vontade a interpretar as coisas não te fazia mal, afinal todos sabemos que nenhum jornal tem 300 páginas.

Não, estou surpreendido por haver uma alma que acredita naquilo que escreveste.

Pegando no jornal Record de hoje, a primeira página dedicada às notícias das "modalidades", que não o futebol, surge apenas na 29 e estende-se até à 33. As secções Fora de Campo, Dicas e Manias, Hoje na TV e O Jogo da Vida ocupa 3 páginas. Ou seja, num jornal que se diz "desportivo", as modalidades ditas amadoras apenas têm direito a mais 2 páginas que as páginas não desportivas. Além disso, essas 5 páginas de modalidades amadoras incluem duas páginas dedicadas quase inteiramente a entrevistas a atletas olímpicos e outra a um concurso equestre que se realiza em Cascais, deixando apenas duas páginas inteiras para notícias propriamente ditas (e uma é sobre o Tour). O Record de hoje não terá 300 páginas, mas tem 40 no total e apenas dedica aquelas às modalidades amadoras.

Posto isto, reafirmo o que disse: é um exagero descomunal dizer-se que "no miolo [os jornais desportivos] informam-nos de quase tudo o que está a acontecer no desporto". Primeiro que tudo não informam sobre "quase tudo", nem lá perto; segundo não informam convenientemente, dão notícias tipo "telegrama" com generalidades básicas e sem as desenvolver na maioria das vezes. O que seria bom se se tratasse de um jornal não desportivo, mas é pouco tratando-se de um jornal desportivo. Isto chega ao ponto de eu, quando me quero informar sobre um determinado desporto, ter de recorrer à internet porque nos jornais não há informação suficiente. E supostamente é para isso que os jornais desportivos servem.

Por outro lado, sempre achei muito curioso esse mito instalado de desculpabilizar esta situação com o que "interessa ao público geral". Falam do "público geral" como se fossem um bando de labregos bebedolas que só querem é bola. Por favor :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Prefiro o Lucho capitão do que o Hulk.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, estou surpreendido por haver uma alma que acredita naquilo que escreveste.

Pegando no jornal Record de hoje, a primeira página dedicada às notícias das "modalidades", que não o futebol, surge apenas na 29 e estende-se até à 33. As secções Fora de Campo, Dicas e Manias, Hoje na TV e O Jogo da Vida ocupa 3 páginas. Ou seja, num jornal que se diz "desportivo", as modalidades ditas amadoras apenas têm direito a mais 2 páginas que as páginas não desportivas. Além disso, essas 5 páginas de modalidades amadoras incluem duas páginas dedicadas quase inteiramente a entrevistas a atletas olímpicos e outra a um concurso equestre que se realiza em Cascais, deixando apenas duas páginas inteiras para notícias propriamente ditas (e uma é sobre o Tour). O Record de hoje não terá 300 páginas, mas tem 40 no total e apenas dedica aquelas às modalidades amadoras.

Posto isto, reafirmo o que disse: é um exagero descomunal dizer-se que "no miolo [os jornais desportivos] informam-nos de quase tudo o que está a acontecer no desporto". Primeiro que tudo não informam sobre "quase tudo", nem lá perto; segundo não informam convenientemente, dão notícias tipo "telegrama" com generalidades básicas e sem as desenvolver na maioria das vezes. O que seria bom se se tratasse de um jornal não desportivo, mas é pouco tratando-se de um jornal desportivo.

Por outro lado, sempre achei muito curioso esse mito instalado de desculpabilizar esta situação com o que "interessa ao público geral". Falam do "público geral" como se fossem um bando de labregos bebedolas que só querem é bola. Por favor :lol:

E o jornal deixa de ser desportivo porque dedica menos páginas às modalidades que ao futebol? Igualdade de páginas para os diferentes desportos ou menor discrepância, é isso que pretendes? Amigo, 27% de quota de mercado na imprensa escrita para os 3 jornais desportivos é a prova que alguma coisa está a funcionar, e está a permitir manter o emprego a muito boa gente. Em equipa que ganha, não se mexe. E aqui concordo com eles, a proporção que dedicam ao futebol em relação às outras modalidades está para aquilo que os portugueses se importam de futebol em relação ao que se importam das outras modalidades. Já sei que vêm aqui vender aquela de que "a culpa da maioria dos portugueses gostar só de futebol é dos jornais". Eu fico surpreendido por haver uma alma sequer que se acredite nisso.

Eu não vou discutir mais o assunto do terceiro parágrafo, já reparei que não vale a pena o esforço. Embora a cena do "telegrama" mereça uma especial atenção: eu nunca fiquei na ignorância quando decorreram jogos de andebol nacional, NBA ou quando algum português venceu uma prova lá fora, seja qual for. Mas pelos vistos há quem fique (principalmente aqueles que não se acreditam numa palavra do que escrevi). Se calhar passam muito tempo na secção de futebol.

Mais uma vez, pergunto-te o que é que querias que trouxesse mais. Resultados das divisões regionais do hóquei? Basquetebol dos diversos países da Europa? Mas alguém acredita que um jornal possa ter uma cobertura do mundo desportivo tão extensa?

Caguei uma bicha morta para o que pensas sobre o que quero dizer com "público geral", btw.

Compartilhar este post

Link para o post

Prefiro o Lucho capitão do que o Hulk.

Eu, não sendo do Porto, partilho da mesma opinião que tu. Lucho dá quinjeazero ao Hulk em termos de liderança.

Compartilhar este post

Link para o post

Caguei uma bicha morta para o que pensas sobre o que quero dizer com "público geral", btw.

A classe. Não vale a pena, deixa lá a bicha morta em paz.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Duas perguntas sinceras e sem segundas intenções, só mesmo por curiosidade:

vocês acham que um jornal semelhante ao L'Equipe teria sucesso (aka, uma tiragem decente) em Portugal?

Se houvesse um jornal assim, verdadeiramente dedicado ao desporto e não ao futebol, vocês compra-lo-iam em detrimento dos actuais desportivos?

Compartilhar este post

Link para o post

vocês acham que um jornal semelhante ao L'Equipe teria sucesso (aka, uma tiragem decente) em Portugal?

Se houvesse um jornal assim, verdadeiramente dedicado ao desporto e não ao futebol, vocês compra-lo-iam em detrimento dos actuais desportivos?

Não sei, talvez não!

Sim, apenas quando FC Porto fosse campeão, é que comprava Ojogo :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Comprava. E eu nem compro jornais desportivos, mas passaria a comprar.

De qualquer forma, acho que não teria sucesso. Eu também não tenho defendido um jornal assim, o que eu digo é que deveria ser dado maior destaque às modalidades, inclusivé nas Manchetes.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão não pode ser assim colocada. Aqui é tudo 8 ou 80. Preto ou branco. Nunca nos lembramos que existem inúmeras possibilidades intermédias.

A questão não é transformar A Bola num L'Équipe e avaliar se teriam sucesso. Claro que não teriam. O mercado já está formatado à futebolização e, pior, à clubite. O que é necessário e urgente é desformatar o público. Aos poucos. Não é mudar o conceito de pernas para o ar. É dar destaque a quem merece em situações progressivamente mais frequentes. É fazer manchetes com os resultados e feitos alcançados em modalidades como o Ténis, o Ciclismo, o Atletismo, o Basquetebol, o Andebol, a Natação, etc... naqueles dias em que não há mais nada para mostrar de relevante no futebol do que assinalar o aniversário de um jogador do Benfica, o rumor de uma contratação por parte do Sporting ou uma ironia idiota do presidente do FC Porto.

Por exemplo, hoje não me choca que se dê destaque à vitória do Benfica sobre o Marselha (coisa que ao L'Équipe nunca lembraria). Mas há dois ou três dias bem que se poderia destacar a prestação do Rui Costa na Volta à França. Um dia que fosse sem se mostrar o Rojo em grande plano não iria constituir nenhuma queda abrupta nas vendas d'A Bola ou do Record.

Compartilhar este post

Link para o post

Não

Não, pq não compro nenhum

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

A questão não pode ser assim colocada. Aqui é tudo 8 ou 80. Preto ou branco. Nunca nos lembramos que existem inúmeras possibilidades intermédias.

A questão não é transformar A Bola num L'Équipe e avaliar se teriam sucesso. Claro que não teriam. O mercado já está formatado à futebolização e, pior, à clubite. O que é necessário e urgente é desformatar o público. Aos poucos. Não é mudar o conceito de pernas para o ar. É dar destaque a quem merece em situações progressivamente mais frequentes. É fazer manchetes com os resultados e feitos alcançados em modalidades como o Ténis, o Ciclismo, o Atletismo, o Basquetebol, o Andebol, a Natação, etc... naqueles dias em que não há mais nada para mostrar de relevante no futebol do que assinalar o aniversário de um jogador do Benfica, o rumor de uma contratação por parte do Sporting ou uma ironia idiota do presidente do FC Porto.

Por exemplo, hoje não me choca que se dê destaque à vitória do Benfica sobre o Marselha (coisa que ao L'Équipe nunca lembraria). Mas há dois ou três dias bem que se poderia destacar a prestação do Rui Costa na Volta à França. Um dia que fosse sem se mostrar o Rojo em grande plano não iria constituir nenhuma queda abrupta nas vendas d'A Bola ou do Record.

Tens razão.

Perguntei porque pus-me a pensar no que aconteceria se se criasse, assim do nada, um jornal semelhante a esse.

A questão não seria tanto transformar A Bola num L'Equipe, mas criar um jornal novo, semelhante ao L'Equipe.

É que se estivermos à espera que os jornais actuais comecem a dar o devido destaque a quem o merece, estamos feitos, bem que podemos esperar sentados...

Mas já percebi que seria arriscado apostar em algo assim nestes moldes, pelo menos para já.

Compartilhar este post

Link para o post

Não compro jornais futebolísticos. Compraria um jornal desportivo, mas como não os há...

E até tenho algumas edições do L'Equipe cá em casa. O ser em francês é que me complica um bocado a coisa. Mas para ler na praia é porreiro, ocupo logo umas boas duas horas! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

1.Não podia ser tão extremo como o L'Equipe. Mas podia ser um meio-termo entre esse e os actuais.

2.Não, mas também não compro os actuais.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...