Ir para conteúdo
NIkeL

Carros

Publicações recomendadas

Citação de TiltSLB, há 14 minutos:

Pela primeira vez em 20 anos de carta escrevo: hoje eu estive num acidente.

Estava a circular numa estrada secundária dentro de localidade num eCorsa e ao chegar a um cruzamento onde iria virar à esquerda abrando e quando vou para virar vejo um Peugeot 5008 desgovernado vindo da estrada para onde me preparava para virar a uma velocidade talvez entre os 70/80 e os 100 kms/h. Só tive tempo de me proteger o máximo que pude e preparar-me para o impacto do meu lado. O airbag de cortina disparou e a primeira coisa que me lembro de fazer após tudo ter acabado foi olhar para mim e perceber se havia algum ferimento, felizmente nada a apontar. 

Após sair do carro começo a ouvir as desculpas dos ocupantes do outro carro, que também saíram ilesos, que parecem mentira:

- O carro não era deles 

- Não conheciam a estrada e estavam à procura do caminho no GPS, não tendo visto o STOP

- A condutora não estava habituada a conduzir com caixa automática. 

Enfim, com tanto disparate consegui manter a calma, talvez por estar grato por me ter safado de boa. 

Entretanto chegam as autoridades que deram o primeiro parecer da clara responsabilidade da condutora do Peugeot, tendo a própria antes se dado já como culpada. Um dos guardas até exclamou que nem marcas de travagem haviam na estrada, o que vem confirmar a minha sensação de que o Peugeot até acelerou antes do embate, talvez por atrapalhação da condutora. 

Depois de tudo ter passado cheguei a algumas conclusões:

- Este Corsa aguenta bem pancada 

- Se o impacto tivesse acontecido uns 50 cms mais à frente eu não estaria a escrever este post 

- Devo agradecer ao peso das baterias não ter andado às cambalhotas, estamos a falar de uns 400 kgs de diferença entre ICE e EV. 

Pelo menos estás bem. Tem arranjo o carro?

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda bem que estás bem.

É preciso uma classe superior de azelhice em não saber conduzir um carro automático, independentemente do grau de experiência do condutor.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kimi Raikkonen, há 8 horas:

Ainda bem que estás bem.

É preciso uma classe superior de azelhice em não saber conduzir um carro automático, independentemente do grau de experiência do condutor.

É isto.

Eu só conduzi um automático uma vez na vida (!!!), um C250d, e só porque o meu primo partiu a clávícula na bicicleta e tive de ir lá para o trazer e ao carro também, e achei aquilo estupidamente fácil. A curva de aprendizagem é de 30 segundos, que é para perceber que o pé esquerdo tem de estar sempre a descansar e onde estão os botões. Mais nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 9 horas:

Pelo menos estás bem. Tem arranjo o carro?

Pah, se queres que te diga, não sei mas tendo em conta que é da empresa não me preocupa muito. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais, ainda bem que ninguém se aleijou! E só para deixar a nota que isso do "dar-se como culpado" não existe, ninguém se dá como culpado e a polícia também não determina culpas, são as seguradoras que o decidem com base nos elementos que lhes chegam.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 11 minutos:

Antes de mais, ainda bem que ninguém se aleijou! E só para deixar a nota que isso do "dar-se como culpado" não existe, ninguém se dá como culpado e a polícia também não determina culpas, são as seguradoras que o decidem com base nos elementos que lhes chegam.

Isto. Nunca mais me esqueço do GNR que me disse para escrever a minha versão dos acontecimentos e ele só me disse "oh menino, escreva ai que o carro caiu do céu, a mim é-me indiferente, só vim fazer medições"

• Haha 5

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, uma nota importante: nunca se esqueçam de, na declaração amigável, preencher o número de quadrados que foram assinalados.

Deixar isso em branco dá azo a vigarice, com cruzes adicionadas à posteriori.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 58 minutos:

Já agora, uma nota importante: nunca se esqueçam de, na declaração amigável, preencher o número de quadrados que foram assinalados.

Deixar isso em branco dá azo a vigarice, com cruzes adicionadas à posteriori.

Mas se cada um fica com uma cópia, qual o objetivo disso? É que qualquer coisa pode ser alterada como a zona do carro com estragos, texto modificados, etc

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 21 horas:

Mas se cada um fica com uma cópia, qual o objetivo disso? É que qualquer coisa pode ser alterada como a zona do carro com estragos, texto modificados, etc

Em última instância deverá sempre ser possível comprovar que foi adulterado, sim. Mas evita-se logo chatices à cabeça.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 4 horas:

Isto é tipo a luta de que as constipações não aparecem por apanhar uma corrente de ar. Por mais que se repita há sempre malta que não percebe a cena 😅

Compartilhar este post

Link para o post

Malta alguém conhece um mecânico de confiança na zona de Lisboa/Amadora/Oeiras?

A direção do meu carro agora treme toda quando vou a uma certa velocidade e travo, mesmo que trave só ligeiramente. Cheira-me que tenho os discos dos travões empenados mas não queria ir à marca pagar um balúrdio.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TiltSLB, Em 20/11/2024 at 23:21:

Pela primeira vez em 20 anos de carta escrevo: hoje eu estive num acidente.

Estava a circular numa estrada secundária dentro de localidade num eCorsa e ao chegar a um cruzamento onde iria virar à esquerda abrando e quando vou para virar vejo um Peugeot 5008 desgovernado vindo da estrada para onde me preparava para virar a uma velocidade talvez entre os 70/80 e os 100 kms/h. Só tive tempo de me proteger o máximo que pude e preparar-me para o impacto do meu lado. O airbag de cortina disparou e a primeira coisa que me lembro de fazer após tudo ter acabado foi olhar para mim e perceber se havia algum ferimento, felizmente nada a apontar. 

Após sair do carro começo a ouvir as desculpas dos ocupantes do outro carro, que também saíram ilesos, que parecem mentira:

- O carro não era deles 

- Não conheciam a estrada e estavam à procura do caminho no GPS, não tendo visto o STOP

- A condutora não estava habituada a conduzir com caixa automática. 

Enfim, com tanto disparate consegui manter a calma, talvez por estar grato por me ter safado de boa. 

Entretanto chegam as autoridades que deram o primeiro parecer da clara responsabilidade da condutora do Peugeot, tendo a própria antes se dado já como culpada. Um dos guardas até exclamou que nem marcas de travagem haviam na estrada, o que vem confirmar a minha sensação de que o Peugeot até acelerou antes do embate, talvez por atrapalhação da condutora. 

Depois de tudo ter passado cheguei a algumas conclusões:

- Este Corsa aguenta bem pancada 

- Se o impacto tivesse acontecido uns 50 cms mais à frente eu não estaria a escrever este post 

- Devo agradecer ao peso das baterias não ter andado às cambalhotas, estamos a falar de uns 400 kgs de diferença entre ICE e EV. 

Ainda bem que estás bem!

E já se sabe, mulheres ao volante, perigo constante! :mrgreen:

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 3 horas:

Ainda bem que estás bem!

E já se sabe, mulheres ao volante, perigo constante! :mrgreen:

Olha que elas andam aí 😂

Já me deram a indicação na oficina de que o mais provável é ser declarada perda total. 

Compartilhar este post

Link para o post

Maltinha, tenho um Hyundai i20 gasolina, mas como mudei de casa e estou a 65km do escritório e tenho de ir 3x por semana, +-400km por semana, aconselham trocar? Bi-fuel?
Percebo zero de carros

Compartilhar este post

Link para o post

O custo de trocar de carro vai ser bastante superior ao custo do combustível para ir ao escritório.

O carro não dando problemas, ou avariando sem arranjo, não trocava. 

• Like 1
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 8 horas:

Maltinha, tenho um Hyundai i20 gasolina, mas como mudei de casa e estou a 65km do escritório e tenho de ir 3x por semana, +-400km por semana, aconselham trocar? Bi-fuel?
Percebo zero de carros

Possibilidade de carregar no escritório. Hybrido Plug in, caso o carro permita dares uso do motor elétrico para fazer esses kilometros.

De resto, sou o único que acha os consumos dos híbridos convencionais muito altos? Híbridos a consumir 7l? Um Diesel "recente" faz 4-5l

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 20 horas:

Possibilidade de carregar no escritório. Hybrido Plug in, caso o carro permita dares uso do motor elétrico para fazer esses kilometros.

De resto, sou o único que acha os consumos dos híbridos convencionais muito altos? Híbridos a consumir 7l? Um Diesel "recente" faz 4-5l

Os hibridos convencionais usam o motor a gasolina para carregar as baterias. Daí o consumo de gasolina mais elevado.

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em híbridos, ando de olho em dois modelos "mild" (mais fracos que os convencionais) - o Peugeot 208 e o Opel Corsa - para viagens maioritariamente mais citadinas. 

Têm algum feedback ou opinião sobre estes dois carros/marcas?

Editado por Rdom

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rdom, há 14 horas:

Por falar em híbridos, ando de olho em dois modelos "mild" (mais fracos que os convencionais) - o Peugeot 208 e o Opel Corsa - para viagens maioritariamente mais citadinas. 

Têm algum feedback ou opinião sobre estes dois carros/marcas?

São a "mesma coisa", a plataforma é partilhada, a motorização é partilhada. Muda a marca e o interior, acaba por ser mais gosto que outra coisa

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., Em 3/5/2025 at 8:08 PM:

Também concordo, há um par de anos fui até ao Algarve com um casal amigo no C-HR deles e, de facto, a média era sempre acima de 6.

Mas lá está, esse é o grande problema dos híbridos: não são verdadeiros eléctricos, e são maus veículos a combustão porque têm acoplado o peso extra das baterias.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Também concordo, há um par de anos fui até ao Algarve com um casal amigo no C-HR deles e, de facto, a média era sempre acima de 6.

Mas lá está, esse é o grande problema dos híbridos: não são verdadeiros eléctricos, e são maus veículos a combustão porque têm acoplado o peso extra das baterias.

Não considero maus. A verdade é que andas num Híbrido tens um ganho de economia a nível elétrico mas acima de tudo tens potência que num carro "convencional" não terias. Consegues ter um carro desportivo pagando "pouco" facilmente.

Mas sim, no geral concordo contigo e sinceramente não sei é um lobby deles para não serem mais eficientes. 

Por exemplo um carro a gasolina na França equipado com Etanol a poupança é enorme sempre que vais à bomba. Mas aqui em Portugal o Etanol não existe...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

A lógica é que o consumo extra é contrariado por uma maior eficiência quando é usado o motor elétrico. Ou seja, gastas "1 litro a mais" quando tens o motor ligado, mas poupas "2 ou 3" quando estás em modo elétrico, principalmente em trânsito citadino que é onde o ICE é pior em termos de consumos. Se isto bate sempre certo, não faço ideia, nunca me debrucei sobre o assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Já há mais e melhores estudos sobre a poluição do pneus em comparação com o CO2 dos tubos de escape? 

A info que vi é que a borracha dos pneus criava mais poluição que os fumos emitidos pelos carros. 

Quanto mais pesado o carro mais desgaste nos pneus. Ora, os eléctricos e híbridos são muito mais pesados que um carro a combustão. 

Portanto andamos a brincar com a energia verde dos carros eléctricos. Ainda se vai chegar à conclusão que não passa de um lobby enorme as viaturas eléctricas. 🙄

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...