O Pastel Publicado 5 Setembro 2025 Citação de ventura21, há 11 horas: Malta. Qual o melhor seguro online, "low cost"? Melhor no aspecto preço/serviço prestado caso corra alguma coisa mal. Já fiz simulações nas Ok, Logo, Nseguros ou segurodirecto mas fico receoso e de pé atrás com o serviço de apoio ao cliente, caso necessite, apesar do preço ser bastante mais simpático. Durante algum tempo conduzi carro com seguro em nome de outra pessoa (uns 6 anos, mas isso é irrelevante). Depois, quando passei para o meu nome, há 2 anos (2023/24) tive um sinistro culposo a 1,5 meses de renovar o seguro. Portanto, 2024/25 paguei seguro agravado noutra seguradora (tranquilidade). Ora, para este ano 2024/25, estou com um bónus malus em 28%. Este ano "vai agravar" (um pouco) mais. Já fiz simulações com Allianz, vitorinos, mas tudo preços ridiculamente altos. Ah, tenho carta há mais de 10 anos. A Vitorinos em teoria seria capaz de ter dar das melhores simulações, uma vez que sendo uma corretora, trabalham para várias seguradoras e supostamente encontrariam a melhor solução para ti. Quanto às "low cost", na OK Seguros o serviço de apoio ao cliente é exatamente igual ao da Fidelidade. As restantes não conheço tão bem, mas são apenas marcas (não são empresas independentes da seguradora "tradicional") ou seja, também é capaz de ser a mesma coisa. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 6 Setembro 2025 @Ego Sum, vi hoje o novo Honda CR-V e lembrei-me de ti. Também acho que é uma boa proposta para o que procuras. 1 Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 6 Setembro 2025 (editado) Citação de TreinadorB, Em 05/09/2025 at 07:52: Boas pessoal. Para comprar um carro em segunda mao, quais os principais cuidados que aconselham ter? Sei que o ideal é levar um mecanico a visitar o carro também, mas à partida a pesquisar os carros nas plataformas digitais o que aconselham ter em conta? Obg. Se não percebes nada de carros, levar alguém que perceba minimamente é muito recomendável. A minha ex- comprou um carro por impulso, não quis esperar que fosse com ela ver o carro e acabou a ser enganada. Na net, não há muito por onde possas verificar se o carro está ok ou não, é essencialmente olhar para as fotos e ver o aspecto interior e exterior e ler a descrição do anúncio, às vezes estão a vender um carro com uma pequena avaria e acabas a ter de gastar centenas de euros. Ao vivo, algo que recomendo sempre para evitar desde logo teres surpresas desagradáveis e caras é experimentares tudo o que diz respeito ao interior. Elevadores dos vidros, retrovisores se forem eléctricos, rádio/colunas, ar condicionado, cintos de segurança, manete da caixa, plafonier, pedais, ligar o quadrante, etc. Às vezes há problemas escondidos que não são de reparação barata. Exteriormente, ver o estado dos pneus e suspensão, abrir o cofre do motor e verificar se o motor está babado ou com alguma fuga de óleo. Dar também uma olhadela nas tubagens. Se o cofre do motor estiver limpo pode ser sinal de que o vendedor está a tentar esconder algum problema. De resto, dar uma volta com o carro, tentar ir para uma estrada com alguns buracos/lombas, desligar o rádio e estar a atento a tudo o que são barulhos. Puxar uma 2ª ou 3ª de uma forma um pouco mais vigorosa para perceber a resposta do motor e testar também a travagem, para perceber o estado das pastilhas e discos e saber se há algum desequilíbrio do carro ao travar. Experimentar, numa recta, tirar as mãos do volante durante 2/3 segundos para verificar se a direcção está desalinhada. Se avançares com o negócio, tenta sempre procurar negociar o preço com base nas anomalias que encontrares. Editado 6 Setembro 2025 por Peplin 1 Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 6 Setembro 2025 É pedir o VIN e pagar um relatório no carvertical ou algo do género, eu começo sempre por aí. Se houver aldrabices evita logo a deslocação para ir ver o carro. 2 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 6 Setembro 2025 Citação de Peplin, há 22 minutos: A minha ex- comprou um carro por impulso, não quis esperar que fosse com ela ver o carro e acabou a ser enganada. Um bocado feio da tua parte. A rapariga compra um carro por impulso e tu acabas a trair 2 Compartilhar este post Link para o post
TreinadorB Publicado 7 Setembro 2025 Obrigado a todos pelas dicas! Vou pesquisar e ter atencao a tudo isso, depois dou feedback Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 7 Setembro 2025 Citação de Puto Perdiz, Em 20/08/2025 at 10:28: a substituição da corrente é barata, o problema é o motor. Uma avaria destas pode ser 500 euros, como pode ser uns 2500. esqueci-me do update; ficou em menos de 600 euros. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 8 Setembro 2025 Citação de Puto Perdiz, há 12 horas: esqueci-me do update; ficou em menos de 600 euros. Então não lixou o motor, boa. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 11 Setembro 2025 Uma questão sobre seguros, posso simplesmente ir para outra seguradora e cancelar o débito direto da anterior? Ou preciso de comunicar à seguradora anterior que vou sair? O prémio renova daqui a 4 dias mas encontrei uma com as mesmas condições e preço mais baixo. Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 11 Setembro 2025 Citação de Mica, há 4 minutos: Uma questão sobre seguros, posso simplesmente ir para outra seguradora e cancelar o débito direto da anterior? Ou preciso de comunicar à seguradora anterior que vou sair? O prémio renova daqui a 4 dias mas encontrei uma com as mesmas condições e preço mais baixo. Não precisas comunicar. 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 11 Setembro 2025 Citação de Immobile, há 1 minuto: Não precisas comunicar. Critico tanto os help vampires e acabei de me tornar num. Teria sido mais fácil esclarecer logo com a mediadora. Já está cancelado e naturalmente não há problema nenhum. Por via das dúvidas, revogar sempre a autorização de débito direto. Obrigado. 1 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 15 Setembro 2025 Citação de Mica, Em 11/09/2025 at 14:21: Critico tanto os help vampires e acabei de me tornar num. Teria sido mais fácil esclarecer logo com a mediadora. Já está cancelado e naturalmente não há problema nenhum. Por via das dúvidas, revogar sempre a autorização de débito direto. Obrigado. Todos os seguros que faço, cancelo sempe o débito direto no dia a seguir, para não me esquecer e na altura de renovar equacionar novas propostas Compartilhar este post Link para o post
dpitz Publicado 15 Setembro 2025 VW Golf IV. Acendeu a luz da válvula EGR. Fui ao mecânico, troquei a válvula EGR, catalisador, panela e tubagem do escape (o catalisador derreteu). Entretanto, a luz da EGR voltou a acender passados uns 100km, talvez. O mecânico inspecionou a válvula, estava a funcionar bem e diz que pode ser um problema elétrico que faz com que acenda a válvula EGR. Confio no mecânico, trata do meu carro e da maria há muitos anos, sei que não me está a enganar, até porque ele não trata da parte eléctrica dos carros. Alguém já passou pelo mesmo? Se sim, a quanto é que fica a brincadeira? Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 15 Setembro 2025 Citação de dpitz, há 49 minutos: Confio no mecânico, trata do meu carro e da maria há muitos anos, sei que não me está a enganar, até porque ele não trata da parte eléctrica dos carros. Alguém já passou pelo mesmo? Se sim, a quanto é que fica a brincadeira? Normalmente nao curto muito de mecanicos que fazem duas coisas tao distintas. Nao sei quanto fica, mas deve pesar na testa e dar desconforto na cervical. :mrgreen: 8 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 15 Setembro 2025 Citação de dpitz, há 1 hora: VW Golf IV. Acendeu a luz da válvula EGR. Fui ao mecânico, troquei a válvula EGR, catalisador, panela e tubagem do escape (o catalisador derreteu). Entretanto, a luz da EGR voltou a acender passados uns 100km, talvez. O mecânico inspecionou a válvula, estava a funcionar bem e diz que pode ser um problema elétrico que faz com que acenda a válvula EGR. Confio no mecânico, trata do meu carro e da maria há muitos anos, sei que não me está a enganar, até porque ele não trata da parte eléctrica dos carros. Alguém já passou pelo mesmo? Se sim, a quanto é que fica a brincadeira? Se é elétrico leva a um eletricista. Tive de pôr uma egr nova há uns 6/7 anos se calhar, ficou 250+- Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 15 Setembro 2025 Citação de dpitz, há 1 hora: Alguém já passou pelo mesmo? O carro andava a fazer um barulho, que parecia um aparelho em standby, em ralenti e acelerar. O barulho parecia vir da válvula EGR. Reparei que andava a fazer uma condução super económica e mesmo na autoestrada não esforçava o carro. Comecei a fazer, no mínimo uma vez por semana, uma aceleração forte para desentupir o bicho. Nunca mais tive o problema. Também tens andado no campeonato do mundo da poupança? Compartilhar este post Link para o post
dpitz Publicado 15 Setembro 2025 Citação de Jimpo, há 36 minutos: Normalmente nao curto muito de mecanicos que fazem duas coisas tao distintas. Nao sei quanto fica, mas deve pesar na testa e dar desconforto na cervical. :mrgreen: Onde anda o emoji da :cadeirada: para quando é preciso? eheh Citação de Hammerfall, há 18 minutos: Se é elétrico leva a um eletricista. Tive de pôr uma egr nova há uns 6/7 anos se calhar, ficou 250+- Já pus a EGR. O valor é esse, só que continua a acender a luz do motor e a dar o erro da EGR (que o mecânico diz que agora é um problema eléctrico). Citação de Ion Timofte, há 13 minutos: O carro andava a fazer um barulho, que parecia um aparelho em standby, em ralenti e acelerar. O barulho parecia vir da válvula EGR. Reparei que andava a fazer uma condução super económica e mesmo na autoestrada não esforçava o carro. Comecei a fazer, no mínimo uma vez por semana, uma aceleração forte para desentupir o bicho. Nunca mais tive o problema. Também tens andado no campeonato do mundo da poupança? Este carro era de um velhote e veio-me parar às mãos com este problema há uns meses. Eu acelero bastante com o carro, mais do que devia até 😅 Opá, o meu receio é levar o carro ao eletricista e ter de pagar um balurdio por um arranjo que não vale o preço do carro. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 15 Setembro 2025 Citação de dpitz, há 52 minutos: Onde anda o emoji da :cadeirada: para quando é preciso? eheh Já pus a EGR. O valor é esse, só que continua a acender a luz do motor e a dar o erro da EGR (que o mecânico diz que agora é um problema eléctrico). Este carro era de um velhote e veio-me parar às mãos com este problema há uns meses. Eu acelero bastante com o carro, mais do que devia até 😅 Opá, o meu receio é levar o carro ao eletricista e ter de pagar um balurdio por um arranjo que não vale o preço do carro. Vale o que vale, porque o meu mecânico é um fixe, mas depois dele me ter substituído a egr (na altura trabalhava na Boavista, o carro começou a botar uma fumarada branca, parecia que estava a eleger o papa, entrou em safe mode e não passava dos 80) ele passado uns dias/semanas, já não me recordo, volto a acender a luz e o erro era egr. E turns out que era algo "sujo", não na válvula que esta era nova, o gajo ofereceu a limpeza e até hoje tranquilo Compartilhar este post Link para o post
dpitz Publicado 15 Setembro 2025 @Hammerfall Não preciso de fazer essa limpeza porque troquei tudo (válvula EGR, Catalisador, Panela de escape, escape e tubagens). Vou ter de ir a um eletricista e pedir um orçamento, depois logo vejo. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 15 Setembro 2025 Citação de dpitz, há 1 hora: @Hammerfall Não preciso de fazer essa limpeza porque troquei tudo (válvula EGR, Catalisador, Panela de escape, escape e tubagens). Vou ter de ir a um eletricista e pedir um orçamento, depois logo vejo. Pois, mais vale ver isso. Pode também ser defeito de alguma peça nova e assim era fixe, estavas coberto pela garantia Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 17 Setembro 2025 Tive um Ibiza que partilha mecânica com VW e também tive imensos problemas com EGR. Nunca consegui resolver, saía da oficina e voltava a acender numa questão de poucos km, acabei por vender porque estava a gastar mais dinheiro em mecânico do que ele valia. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 17 Setembro 2025 (editado) Citação de dpitz, Em 15/09/2025 at 13:34: VW Golf IV. Acendeu a luz da válvula EGR. Fui ao mecânico, troquei a válvula EGR, catalisador, panela e tubagem do escape (o catalisador derreteu). Entretanto, a luz da EGR voltou a acender passados uns 100km, talvez. O mecânico inspecionou a válvula, estava a funcionar bem e diz que pode ser um problema elétrico que faz com que acenda a válvula EGR. Confio no mecânico, trata do meu carro e da maria há muitos anos, sei que não me está a enganar, até porque ele não trata da parte eléctrica dos carros. Alguém já passou pelo mesmo? Se sim, a quanto é que fica a brincadeira? Quem faz parte da team Golf IV (ou qualquer VAG da mesma altura) sabe que as cenas elétricas são uma dor de cabeça, desde essas luzinhas aos elevadores das portas, é de puxar os cabelos. Ainda assim gostava de manter o meu por muito tempo ❤️ Antes de tudo recomendava-te que fosses ao teu mecânico para apagar o erro mais uma vez. Ele liga a máquina e faz isso em 10 segundos. Apenas para descargo de consciência, pois já tive alguns erros chatos (entre os quais o turbo que não acionava), apaguei o erro e nunca mais tive qualquer problema. É aceitar que não é um carro novo e que estes erros podem acontecer sem razão aparente, nem tudo o que acende num painel de um Golf 4 requer intervenção imediata e gastos. Não teria este tipo de racional num carro mais moderno, ou outro qualquer que não conhecesse bem. Se voltar a acender, o passo seguinte é pedir um orçamento e ponderar várias coisas: o valor comercial do carro e o seu estado geral, o custo da manutenção, etc. Podes p.e. pedir um orçamento num eletricista e depois confrontar o teu mecânico com os valores e perceber o que acham. Editado 17 Setembro 2025 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 17 Setembro 2025 Eu da experiência que tenho com EGR não adianta de nada trocar, vai acabar invariavelmente por voltar a dar problemas ao fim de uns tempos. O meu mecânico aconselhou-me a anular logo eletronicamente e maravilha, nunca mais tive qualquer stress, sobretudo ao nível do rendimento/performance do carro. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 20 Setembro 2025 pessoal, estou com uma fuga de anticongelante. Foi ontem num shopping, chego ao carro, vejo uma poça ao lado (por coincidência por baixo de uma canalização deles) e fiquei na dúvida: isto é meu ou do shopping? Não tinha consistência oleosa por isso achei que era deles. Por via das dúvidas saio e dou uma volta e passo no mesmo sitio onde estava e percebi que era eu. Fui à MyForce no andar de baixo a ver se pelo menos que diziam o que era, e eles disseram que era anticongelante a vazar, uma tampa (relas?) estava em falta ou algo assim. Lá percebendo que de minha casa ao Shopping eram uns 3 kms, meteram-me o produto e "deixaram-me" vir para casa. Já marquei no meu mecânico mas só deu para quinta, dia 25. Até lá, acham que posso conduzir (é distâncias curtas sempre), se for repondo o anticongelante? Ontem comprei logo dois garrafões disso. Hoje fui ver o depósito e diria que desde ontem as 18h até agora às 12h perdeu 1/7 do depósito (nada mau, ontem no estacionamento do shopping estava uma poça do caraças). Com os dados que vos forneço, que opinam? Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 20 Setembro 2025 Citação de IlidioMA, há 10 horas: pessoal, estou com uma fuga de anticongelante. Foi ontem num shopping, chego ao carro, vejo uma poça ao lado (por coincidência por baixo de uma canalização deles) e fiquei na dúvida: isto é meu ou do shopping? Não tinha consistência oleosa por isso achei que era deles. Por via das dúvidas saio e dou uma volta e passo no mesmo sitio onde estava e percebi que era eu. Fui à MyForce no andar de baixo a ver se pelo menos que diziam o que era, e eles disseram que era anticongelante a vazar, uma tampa (relas?) estava em falta ou algo assim. Lá percebendo que de minha casa ao Shopping eram uns 3 kms, meteram-me o produto e "deixaram-me" vir para casa. Já marquei no meu mecânico mas só deu para quinta, dia 25. Até lá, acham que posso conduzir (é distâncias curtas sempre), se for repondo o anticongelante? Ontem comprei logo dois garrafões disso. Hoje fui ver o depósito e diria que desde ontem as 18h até agora às 12h perdeu 1/7 do depósito (nada mau, ontem no estacionamento do shopping estava uma poça do caraças). Com os dados que vos forneço, que opinam? Se estás a perder com essa frequência não compres líquido anticongelante, mete água destilada, se estiveres sempre em cima do acontecimento dá para ir andando. Por acaso foi um dos últimos problemas que tive no carro a combustão (Astra H) e foi bem chato, e também dei conta no estacionamento dum centro comercial. Primeiro detectaram fuga no depósito do anti congelante e trocaram, passado uma semana voltou a perder, fizeram mais uns testes e detetaram fuga na tubagem, trocaram tudo. Passado pouco tempo o problema voltou e foi preciso trocar o radiador, e nunca mais aconteceu. O concelho que dou é pedir para analisar o sistema todo de uma ponta a outra, e trocar logo tudo que tenha ou possa vir a ter problemas, para não te acontecer o que me aconteceu a mim, é que o material não é assim tão caro, mas a mão de obra e ficar sem carro várias vezes é. 1 Compartilhar este post Link para o post