Ir para conteúdo
NIkeL

Carros

Publicações recomendadas

Não sei se há tópico exclusivamente para isto, mas estou a começar a estudar para finalmente tirar a carta aos 29 anos lol. Vou lendo o livro e fazendo testes mas sinto-me um burro porque tenho muitas mal (sempre umas 5 ou 6), coisas que nem fazia ideia que existiam. Alguém tem algum conselho?

Editado por jean-luc godard

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 3 minutos:

Não sei se há tópico exclusivamente para isto, mas estou a começar a estudar para finalmente tirar a carta aos 29 anos lol. Vou lendo o livro e fazendo testes mas sinto-me um burro porque tenho muitas mal (sempre umas 5 ou 6), coisas que nem fazia ideia que existiam. Alguém tem algum conselho?

Ir às aulas obrigatórias e fazer testes, testes, testes e mais testes.

Eventualmente vais começar a descer o número de respostas erradas. Eu fui a exame quando estava consistentemente a errar 1, 2. Passei com 0 😎 e no exame ainda mudei algumas respostas, há pessoas que dizem quanto mais mexer é pior, guess they were wrong :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 32 minutos:

Citação de Hammerfall, há 27 minutos:

Ir às aulas obrigatórias e fazer testes, testes, testes e mais testes.

Eventualmente vais começar a descer o número de respostas erradas. Eu fui a exame quando estava consistentemente a errar 1, 2. Passei com 0 😎 e no exame ainda mudei algumas respostas, há pessoas que dizem quanto mais mexer é pior, guess they were wrong :mrgreen:

Confirmo. O meu método foi exatamente o mesmo. Testes, testes e mais testes.

Não te preocupes muito com as 5/6 erradas agora no inicio pq é normal. Há muito tema que vai aparecer em testes que provavelmente nunca tinhas ouvido falar, mas com o tempo vais ficando familiarizado.

Também não recomendo muito trocar as respostas, pq foi precisamente por isso que tive 1 errada no exame.

Compartilhar este post

Link para o post

Se ainda for como no meu tempo, as escolas uma pen com a pool de 3k (?) questões possíveis para o exame. É repetir até à exaustão. Quando começares a errar poucas vai tomando apontamentos da matéria das respostas que erras. Há m*rda que não lembram ao menino Jesus, tipo as dimensões dos reboques ou o limite de velocidade para os vários tipos de veículo.

Compartilhar este post

Link para o post

Yap, o truque é mesmo insistir em testes, testes e mais testes e recorrer à tal pen mágica (se as escolas ainda disponibilizarem) que o @Quan Chi fala. Recordo-me que na minha altura algumas das questões que acabaram por sair no exame já eu tinha feito num dos milhentos testes realizados. As aulas só poderão ser úteis para esclarecer alguma dúvida que resulte das respostas erradas que vais tendo, de resto acho que não justifica investir muito tempo nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, tou a pensar comprar um híbrido a gasolina, o que recomendam? 
Elétrico também seria uma opção mas não sei valores da instalação aqui no prédio sinceramente 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 34 minutos:

Elétrico também seria uma opção mas não sei valores da instalação aqui no prédio sinceramente 

Full hybrid tem que ser Toyota, mas vê primeiro a questão da instalação, nem que seja uma simples puxada de 10A, porque se tiveres a possibilidade de ter elétrico €' outro mundo.

Editado por pm2lp

Compartilhar este post

Link para o post

Só para deixar o update final que optei pelo BYD Sealion 7.

Cheguei a levar o ovo e a cadeira maior que tenho para testar presencialmente, e ainda tinha espaço para me sentar no meio na boa, o que permite confirmar o que via nas fotos de dar para 3 cadeiras.

Deve ser entregue daqui a um par de semanas. Se no futuro alguém precisar de feedback, é só perguntar.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 43 minutos:

Full hybrid tem que ser Toyota, mas vê primeiro a questão da instalação, nem que seja uma simples puxada de 10A, porque se tiveres a possibilidade de ter elétrico €' outro mundo.

Tenho de ver valores disso. Mas os elétricos o que recomendas? Não posso abusar no orçamento, 25k máximo, não sei se poderá existir algo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 3 horas:

Olha eu comprei um 330E e estou muito contente mas vou vende-lo já que não o tenho usado tanto como precisava quando comprei.

Para mim é o melhor combo, os híbridos 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 15 horas:

Comprei recentemente um Peugeot 508 Híbrido e é espetacular. Super bem equipado e com consumos baixos.

Andei a ver BMW, Mercedes mas equipamento nem existe, todos despidos... Toyota é horrível o interior e a qualidade de construção é bem meh.

Vê os Hyundais

Editado por Alonso.
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 10 horas:

Tenho de ver valores disso. Mas os elétricos o que recomendas? Não posso abusar no orçamento, 25k máximo, não sei se poderá existir algo

Novos não tens nada de jeito mas usados já compras muita coisa por esse valor, tens o clássico Tesla model 3, que por algum motivo se vê aos pontapés, Kauai e Niro, Id3, cupra, Megane, até o Ioniq 5 já arranjas por esses valores. Vai depender muito daquilo que procuras e do que valorizas.

Editado por pm2lp

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 41 minutos:

Novos não tens nada de jeito mas usados já compras muita coisa por esse valor, tens o clássico Tesla model 3, que por algum motivo se vê aos pontapés, Kauai e Niro, Id3, cupra, Megane, até o Ioniq 5 já arranjas por esses valores. Vai depender muito daquilo que procuras e do que valorizas.

Opah eu vi algumas reviews do fiat grande panda e do Dacia spring porreiras por acaso 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 9 horas:

Comprei recentes um Peugeot 508 Híbrido e é espetacular. Super bem equipado e com consumos baixos.

Andei a ver BMW, Mercedes mas equipamento nem existe, todos despidos... Toyota é horrível o interior e a qualidade de construção é bem meh.

Vê os Hyundais

Não achas o volante super pequeno? Conduzi um e fez-me alguma confusão

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 19 horas:

Se estiveres em Portugal é só ir fazendo no Bom Condutor. À medida que vais fazendo os testes, o site calcula o teu índice e diz quando estás "pronto" para ir a exame. É porreiro porque dá para fazeres testes de categorias específicas que tenhas mais dificuldade, repetir as erradas, etc. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 2 horas:

Obrigadao, vou dar uma vista de olhos. O Kauai e o Cupra são os que mais gosto por acaso, alem da gama Peugeot

Citação de Robe, há 52 minutos:

É a melhor coisa dos novos Peugeot, simplesmente incrivel.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 31 minutos:

É a melhor coisa dos novos Peugeot, simplesmente incrivel.

Acredito. Se calhar é falta de hábito 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 1 hora:

É uma questão de habito, muito sinceramente. Acho que o I-Cockpit da Peugeot está mesmo muito bem conseguido, tens acesso a todas as informações, sem nada a atrapalhar. 

Na minha opinião, o volante desta dimensão torna a condução mais confortável, mais direta e mais ágil. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 2 horas:

Opah eu vi algumas reviews do fiat grande panda e do Dacia spring porreiras por acaso 

São ofertas muito diferentes, não dá para comparar um segmento A como o spring a um D como o Model 3. Se for para segundo carro e tiver mesmo que ser pequeno por algum motivo, ok percebo, mas diria que em 99% dos casos fica-se melhor servido com as opções que falei. O Panda ainda dá para desenrascar fora da cidade, mas um em condições já fica em 26k, para mim não faz sentido.

Editado por pm2lp

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 1 hora:

É uma questão de habito, muito sinceramente. Acho que o I-Cockpit da Peugeot está mesmo muito bem conseguido, tens acesso a todas as informações, sem nada a atrapalhar. 

Na minha opinião, o volante desta dimensão torna a condução mais confortável, mais direta e mais ágil. 

Acredito, deve ser hábito.

Já agora questiono (não percebo nada disto btw): O 508 não tem os famosos puretech que dão muitos problemas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 3 minutos:

Acredito, deve ser hábito.

Já agora questiono (não percebo nada disto btw): O 508 não tem os famosos puretech que dão muitos problemas?

Os que dão problemas são os 1.2 (gasolina) e 1.5 (gasóleo).

E diria que agora maior parte desses problemas estão resolvidos (é uma questão de verificar com o vendedor).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 5 horas:

Se estiveres em Portugal é só ir fazendo no Bom Condutor. À medida que vais fazendo os testes, o site calcula o teu índice e diz quando estás "pronto" para ir a exame. É porreiro porque dá para fazeres testes de categorias específicas que tenhas mais dificuldade, repetir as erradas, etc. 

Isto.

E em questões mais difíceis, tem lá a explicar a regra e o porquê, que também ajuda (apesar de ser preciso ter atenção à data dos comentários em certas questões).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 6 horas:

Nah, estou a tirar em Espanha 😔

Obrigado a todos, entendi - fazer testes até saber quase as perguntas de cor haha

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, Em 29/09/2025 at 10:54:

São ofertas muito diferentes, não dá para comparar um segmento A como o spring a um D como o Model 3. Se for para segundo carro e tiver mesmo que ser pequeno por algum motivo, ok percebo, mas diria que em 99% dos casos fica-se melhor servido com as opções que falei. O Panda ainda dá para desenrascar fora da cidade, mas um em condições já fica em 26k, para mim não faz sentido.

Desculpa estar a voltar a isto passado já algum tempo. Podes elaborar um bocado? Sem malícia, é só para perceber melhor: o que são esses segmentos, porque é que fora da cidade pode ser um problema etc etc

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jean-luc godard, Em 29/09/2025 at 16:10:

Nah, estou a tirar em Espanha 😔

Obrigado a todos, entendi - fazer testes até saber quase as perguntas de cor haha

Se é na Espanha então é tranquilo, basta fazeres o contrário do que deve ser feito.

Até hoje ainda não percebi como os espanhois fazem as rotundas, é uma lotaria. Por vezes é por fora, outras por dentro...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...