Ir para conteúdo
NIkeL

Carros

Publicações recomendadas

Há algum elétrico melhor do que o Tesla Model Y dentro do mesmo preço?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 13 horas:

Há algum elétrico melhor do que o Tesla Model Y dentro do mesmo preço?

Depende da tua definição de melhor. Eu preferi comprar o BYD Sealion 7 há 2 semanas.

Não gostei da brecagem do Y, o volante não parece virar tanto quanto é suposto num carro o que me forçava a fazer manobras a mais.

Gostei do minimalismo do interior do Y quando testei, mas olhando para trás prefiro mais o BYD. O Tesla está 100% muito dependente do ecrã o que até é engraçado num test drive, mas eu prefiro ter a manete de mudanças automáticas do que mudar as mudanças no ecrã no meio do carro.

Outra coisa que ficou aquém no Y foi a largura do carro. Não parece grande, até teres de fazer manobras/estacionar na garagem. É mais largo do que o Sealion no entanto até sinto que o Sealion tem mais espaço atrás, talvez tenham conseguido aproveitar melhor o espaço

Em termos estéticos depende da pessoa. No início fiquei mais embeiçado pelo Y. Passado uns meses continuo a gostar da frente que é diferente dos outros Teslas, mas deixei de gostar da traseira por parecer muito maciço. O Sealion para mim é lindo, e continua a ser após vários meses de investigação e 2 semanas de uso próprio.

Não era fanboy BYD, mas após 2 semanas de uso real posso te dizer que mesmo tendo feito vários test drives e investigação de outros modelos não existe uma única coisa que eu diga "esta coisa era melhor naquele outro carro".

PS: estando a perguntar pelo Y presumo que tenhas crianças, ou que tenhas planeado ter, se não for o caso não acho que o Y faça sentido pq o ponto forte é precisamente ter bastante espaço atrás e na mala.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação ao seguro do carro, têm com danos próprios (o chamado seguro contra todos)? Nunca tive, porque basicamente o meu pai, o meu irmão, e pessoas com quem comente isso, também não têm. Agora com a quantidade de roubos que tem havido, estava a confirmar se a minha apólice tinha incluído os roubos e aproveitei para perguntar por quanto ficava com danos próprios, fica quase o triplo do valor, sendo que o meu carro está avaliado em 11mil euros, acredito que quanto mais vale, mais caro vai ser o seguro. O mais comum é não ter danos próprios, ou a maioria tem e apenas calhou o pessoal próximo de mim não ter? Claro que quem tem essa apólice deve andar muito mais descansado, mas a verdade é que nunca pensei muito nisso 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 2 horas:

Em relação ao seguro do carro, têm com danos próprios (o chamado seguro contra todos)? Nunca tive, porque basicamente o meu pai, o meu irmão, e pessoas com quem comente isso, também não têm. Agora com a quantidade de roubos que tem havido, estava a confirmar se a minha apólice tinha incluído os roubos e aproveitei para perguntar por quanto ficava com danos próprios, fica quase o triplo do valor, sendo que o meu carro está avaliado em 11mil euros, acredito que quanto mais vale, mais caro vai ser o seguro. O mais comum é não ter danos próprios, ou a maioria tem e apenas calhou o pessoal próximo de mim não ter? Claro que quem tem essa apólice deve andar muito mais descansado, mas a verdade é que nunca pensei muito nisso 😁

Eu tenho. Nunca sabe quando um pilar numa garagem se mexe sozinho.

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 2 horas:

Eu sou a favor de seguro de danos próprios quando se depende do carro e não há dinheiro para comprar outro. A fazer é mais para salvaguardar qualquer acidente grave que resulte em perda total, com franquias altas para baixar o valor.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma Seat Leon de 2019, e um Seat Ibiza de 2004. Tenho na Leon, não tenho no Ibiza, acho que os motivos são +/- óbvios.

Mas li um bom argumento sobre isso: as ópticas são super caras hoje em dia, para a Leon (e provavelmente deve ser um preço parecido para todos), originais, andam nos 500€. Isso é basicamente o custo anual do seguro contra todos que eu tenho, que ainda por cima (ainda) me avalia a carrinha a um preço bem acima do que paguei.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 3 horas:

Depende do valor do carro, do valor do seguro, e quanta mossa te faria de um momento para o outro te valer quase 0.

Quando comprei o meu primeiro carro, usado com 2 anos, fiz seguro contra todos os riscos. Só mudei para terceiros passado uns 6 anos, porque o valor do seguro sobe todos os anos mesmo que renegoceies, e o valor do carro baixa,

Comprei um carro novo este ano e fiz o seguro com máximo de coberturas possíveis.

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post

o meu ford fiesta vai fazer 10 anos brevemente, e costumo fazer a revisão nesta altura do ano. segundo a marca, é recomendável trocar a correia de distribuição aos 10 anos. é recomendável fazer esta revisão na marca, para me porem uma correia também na marca, ou qualquer mecânico faz isto?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 2 horas:

o meu ford fiesta vai fazer 10 anos brevemente, e costumo fazer a revisão nesta altura do ano. segundo a marca, é recomendável trocar a correia de distribuição aos 10 anos. é recomendável fazer esta revisão na marca, para me porem uma correia também na marca, ou qualquer mecânico faz isto?

Qualquer mecânico faz-te esse tipo de serviço. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 2 horas:

Pergunta é valores antecipadamente na marca e noutro mecânico. Eu comecei a fazer as revisões na marca(renault) por causa da garantia, entretanto já acabou a garantia e continuo a ir lá, os preços são razoáveis, e até agora nunca aconteceu vir faturas de que mudaram isto e aquilo como já me aconteceu noutros mecanicos, que depois tudo somado dão valores bastante altos, e que se calhar nem trocaram nada e como sou nabo para ver essas coisas... já apanhei um desses...que mudou o liquido refrigerante e eu por acaso reparei que não mudaram

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, Em 04/11/2025 at 10:32:

Fora da garantia, e se tiveres um mecânico de confiança, não faz sentido ir à marca. Tirando talvez numa perspectiva de venda futura, onde aí dá para atestar claramente que as revisões foram na marca, e isso é um factor positivo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Revisões na marca fora da garantia em 2025 já não é propriamente um factor positivo. O tempo dos mecânicos mais competentes estarem nas marcas, salvo raras excepções, já lá vai.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

hoje vi gasolina 95 a 1.80€ lmao

como é que vocês ainda acham que ter carro é bom?

Compartilhar este post

Link para o post

O que recomendam de booster de arranque para desenrascar, no caso da bateria descarregar? Gostava de comprar um como SOS.

Ontem no piso -2 do estacionamento de uma grande superfície e com acessos apertados vi-me numa situação meio chata, em que a bateria não arrancou nas 2 primeiras tentativas. Entretanto saí do carro durante uns 20 minutos para tentar pedir suporte e passados esses 20 minutos já pegou. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rumpas, há 59 minutos:

O que recomendam de booster de arranque para desenrascar, no caso da bateria descarregar? Gostava de comprar um como SOS.

Ontem no piso -2 do estacionamento de uma grande superfície e com acessos apertados vi-me numa situação meio chata, em que a bateria não arrancou nas 2 primeiras tentativas. Entretanto saí do carro durante uns 20 minutos para tentar pedir suporte e passados esses 20 minutos já pegou. 

Tenho Isto, nunca precisei, mas já safei amigos muitas vezes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rumpas, Em 09/11/2025 at 15:02:

já pensei em comprar uma cena dessas, mas o mais provável é deixar na mala do carro e quando precisar já não ter bateria

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não acho que se justifique comprar coisas dessas, a vida toda só fiquei sem bateria uma vez. Foi chamar a assistência em viagem, eles deram o boost para reavivar e segui viagem para trocar a bateria.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 3 horas:

já pensei em comprar uma cena dessas, mas o mais provável é deixar na mala do carro e quando precisar já não ter bateria

Aguenta-se meses com bateria. Já não mexia há mais de 6 meses e no outro dia fui buscá-lo para safar um amigo e ainda mais de metade.

Eu comprei porque houve uma altura em que tive um carro com o alternador marado e ficava enrascado algumas vezes. Hoje em dia realmente não uso mas vai safando aqui e ali quem precisa.

Compartilhar este post

Link para o post

A  ACC (Automotive Cell Company) propriedade da Stellantis, Total Energie e Mercedes esta com grandes dificuldades financeiras  e de viabilidade técnica para a produçao de baterias no mercado europeu. 

So um dos 3 sitios é que esta em funcionamento e o projeto que havia em Italia parece que foi mesmo anulado.

Um dia vao chegar à conclusao que foi um erro tentar "lutar" contra a China no que toca à electrificaçao do carro. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 18 minutos:

Um dia vao chegar à conclusao que foi um erro tentar "lutar" contra a China no que toca à electrificaçao do carro.

Isto é óbvio. Teriam mais a ganhar em apostar noutras alternativas, tipo combustíveis sintéticos.

A guerra da electrificação parece claramente perdida para a China.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 6 horas:

A  ACC (Automotive Cell Company) propriedade da Stellantis, Total Energie e Mercedes esta com grandes dificuldades financeiras  e de viabilidade técnica para a produçao de baterias no mercado europeu. 

So um dos 3 sitios é que esta em funcionamento e o projeto que havia em Italia parece que foi mesmo anulado.

É mais fácil importar da China e meter uma taxa de 55%.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 19 horas:

Isto é óbvio. Teriam mais a ganhar em apostar noutras alternativas, tipo combustíveis sintéticos.

A guerra da electrificação parece claramente perdida para a China.

Porque é que não há uma maior aposta nisso?

Na aviação é cada vez mais usado, muitas viagens com 100% de combustíveis sintéticos que, acima de um determinado tempo (não tenho em mente os valores agora) tem um menor impacto ambiental do que a eletricidade 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 8 horas:

Porque é que não há uma maior aposta nisso?

Na aviação é cada vez mais usado, muitas viagens com 100% de combustíveis sintéticos que, acima de um determinado tempo (não tenho em mente os valores agora) tem um menor impacto ambiental do que a eletricidade 

Porque é caro.

Menor impacto ambiental que a eletricidade? Se for de fontes 100% renováveis? Custa-me a acreditar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...