Hammerfall Publicado 10 Janeiro 2020 @Rain Dog já devo vir tarde para acrescentar algo à conversa, mas é como vestires as calças de manhã. faz as coisas devagarinho e com calma agora nesta fase inicial e vais ver que é tranquilo. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de Catota, Em 08/01/2020 at 21:01: Caixas manuais e automáticas têm diferentes consumos. Da mesma maneira que as automáticas são mais seguras que as manuais. Em condições normais, um carro com cx auto trava muito mais depressa do que um com cx manual. Venham os mythbusters. Sinceramente duvido muito que isso seja verdade, e explico-te o porquê. Se excluirmos todos as potenciais variáveis, como pneus, suspensão, travões etc, e consideramos um cenário em que o carros são exatamente iguais apenas com diferente caixa de velocidade, a diferença de peso entre um caixa automática e uma caixa manual, por isso só acrescenta cerca de um metro. Se a isso juntarmos que com uma caixa manual consegues reduzir a velocidade com o motor ao baixar uma ou duas velocidades, algo que não consegues fazer num carro automático. Citação de Jpa, há 10 horas: Fiquei curioso com o que estavas a dizer e comecei a ver os vídeos, mas fds, no primeiro vídeo, o gajo diz para passar de primeira para segunda por volta das 3500/4000 rotações?! Isso não é claramente exagerado? Até pelo próprio barulho que o motor já faz depois das 3000. Isso depende do carro e do condutor. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de Jpa, há 11 horas: Fiquei curioso com o que estavas a dizer e comecei a ver os vídeos, mas fds, no primeiro vídeo, o gajo diz para passar de primeira para segunda por volta das 3500/4000 rotações?! Isso não é claramente exagerado? Até pelo próprio barulho que o motor já faz depois das 3000. Sempre me ensinaram que a primeira é só mesmo para pôr o carro em movimento. Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 10 Janeiro 2020 (editado) Citação de Hammerfall, há 2 horas: Sempre me ensinaram que a primeira é só mesmo para pôr o carro em movimento. Exato. Eu, por volta das 2500, já meto a segunda. Editado 10 Janeiro 2020 por Jpa Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de Jpa, há 44 minutos: Exato. Eu, por volta das 2500, já meto a segunda. Eu é bem antes das 2000, nem chega a ligar o turbo 🤣 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 10 Janeiro 2020 Quando tinha o Pajero, no dia a dia nunca usava a primeira. Nem para arrancar. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 10 Janeiro 2020 (editado) Citação de Jpa, há 22 horas: Fiquei curioso com o que estavas a dizer e comecei a ver os vídeos, mas fds, no primeiro vídeo, o gajo diz para passar de primeira para segunda por volta das 3500/4000 rotações?! Isso não é claramente exagerado? Até pelo próprio barulho que o motor já faz depois das 3000. Não propriamente, até ao redline ainda tens 2500/3000 rpm e ele faz uma aceleração suave e não a fundo. Para além disso, ele troca de mudança nessa zona de rotação para que na mudança seguinte tenha o motor acima das 2000 rpm, o que para um motor a gasolina significa teres uma quantidade razoável de potência disponível para conseguires uma boa relação entre consumos e aceleração. Se ele trocasse de mudança às 2000/2500 rpm, o que ia acontecer é que na mudança seguinte o motor ia estar abaixo das 1500/2000 rpm, obrigando-o a "esmifrar" um pouco mais o motor para ele andar, influenciando negativamente os consumos. Claro que isto depois depende de outros factores, tais como estares numa zona de descida, em pára-arranca, a potência do carro e por aí fora. Mas genericamente, a troca de mudança por volta dessa rotação será a mais eficiente. Editado 10 Janeiro 2020 por Peplin Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de Bashir, há 7 horas: Quando tinha o Pajero, no dia a dia nunca usava a primeira. Nem para arrancar. sdds arrancar com o punto em terceira Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de Peplin, há 52 minutos: Não propriamente, até ao redline ainda tens 2500/3000 rpm e ele faz uma aceleração suave e não a fundo. Para além disso, ele troca de mudança nessa zona de rotação para que na mudança seguinte tenha o motor acima das 2000 rpm, o que para um motor a gasolina significa teres uma quantidade razoável de potência disponível para conseguires uma boa relação entre consumos e aceleração. Se ele trocasse de mudança às 2000/2500 rpm, o que ia acontecer é que na mudança seguinte o motor ia estar abaixo das 1500/2000 rpm, obrigando-o a "esmifrar" um pouco mais o motor para ele andar, influenciando negativamente os consumos. Claro que isto depois depende de outros factores, tais como estares numa zona de descida, em pára-arranca, a potência do carro e por aí fora. Mas genericamente, a troca de mudança por volta dessa rotação será a mais eficiente. Confesso que desconhecia isso, mas faz sentido, porque é tal e qual como dizes: costumo meter logo a segunda nas 2000/2500 rm, mas por vezes o carro até vai aos solavancos (também é um citroen c3, que a nível de caixa e transmissão nota-se que é um pouco fraquinho). Porém, nos ecrãs digitais, a sugestão para passar para segunda aparece precisamente nessa zona das 2k. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 11 Janeiro 2020 Citação de Ghelthon, Em 09/01/2020 at 20:04: Sem dúvida, tenho sentido que pneus + amortecedores + travões são as coisas mais importantes para conseguir uma condução estável e segura. E o meu carro só tem 15" mas, com pneus novos à frente e atrás, e uns amortecedores de qualidade (Koni, no caso), fica como dizes, "sobre carris". O próximo passo é meter travões de jeito, talvez uns Brembo. Citação de Ghelthon, Em 09/01/2020 at 21:56: Eu gosto do meu como está, para meter roda maior teria de fazer imensas modificações e não me apetece (apesar de, se não me engano, estar até 17" no livrete) mexer nem gastar dinheiro em jantes e tal. Acho que vou meter para já só discos e pastilhas Brembo - à frente riscados ou perfurados, ainda não decidi, e atrás lá terá de ser tambor porque também não me apetece mexer nem acho que precise de disco. E depois siga repro. 😂 Curto esta coisa de melhorar a mecânica, agora xuning de rebaixar/ter um carro barulhento até mais não/ter máquina de fumo é que não. Especialmente rebaixamentos, a maioria fica horrível em termos visuais. Isso tudo no Ibiza 1.4? que desperdicio. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 11 Janeiro 2020 Citação de Ghelthon, há 4 horas: Claro, não tenho outro. Aquele momento em que és mais xuning que eu. Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 12 Janeiro 2020 que acham dos carros eléctricos? ainda estão longe de ser uma boa opção ? (visto que pagamos +6/7mil € por ser eléctrico mas a autonomia é baixa e ainda falta saber como será com as baterias) Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 12 Janeiro 2020 Citação de Adriano17, há 2 horas: que acham dos carros eléctricos? ainda estão longe de ser uma boa opção ? (visto que pagamos +6/7mil € por ser eléctrico mas a autonomia é baixa e ainda falta saber como será com as baterias) Se tivesse como carregar, arranjava um. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 12 Janeiro 2020 Citação de Adriano17, há 4 horas: que acham dos carros eléctricos? ainda estão longe de ser uma boa opção ? (visto que pagamos +6/7mil € por ser eléctrico mas a autonomia é baixa e ainda falta saber como será com as baterias) Depende dos km que realizas diariamente. Para quem faz menos de 100/150 km diários e tem onde carregar, diria que um carro eléctrico é uma excelente opção, até porque paulatinamente a autonomia deles tem aumentado. O novo Nissan Leaf já tem uma autonomia perto dos 300 km, por exemplo. Agora, se precisares do carro para realizar várias viagens longas, aí o caso já muda um pouco de figura, embora em termos de tempos de carregamento a situação também esteja a melhorar. Se tiveres paciência para ficar 30 minutos numa área de serviço de forma a carregar 80 % da bateria, tudo se consegue. Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 13 Janeiro 2020 (editado) Citação de Catota, há 21 horas: Se tivesse como carregar, arranjava um. Em principio teria. Em casa tenho luz trifásica (a ideia também será colocar painéis solares) Citação de Peplin, há 19 horas: Depende dos km que realizas diariamente. Para quem faz menos de 100/150 km diários e tem onde carregar, diria que um carro eléctrico é uma excelente opção, até porque paulatinamente a autonomia deles tem aumentado. O novo Nissan Leaf já tem uma autonomia perto dos 300 km, por exemplo. Agora, se precisares do carro para realizar várias viagens longas, aí o caso já muda um pouco de figura, embora em termos de tempos de carregamento a situação também esteja a melhorar. Se tiveres paciência para ficar 30 minutos numa área de serviço de forma a carregar 80 % da bateria, tudo se consegue. A ideia seria cerca de 80/90km diários mas questão até nem é bem isso, é mais a questão das baterias, se durar menos dos 8/10 anos que falam lá se vai o possível lucro e, 6/7mil € de diferença de um carro para o outro dá muita gasolina/gasóleo. Penso que ainda será preciso 3/4 anos para ser algo viável/fiável porque aí, o carro eléctrico já terá uns 10 anos e vamos puder ver melhor os contras, por outro lado já haverá mais produtores de componentes e, possivelmente será mais barato. Editado 13 Janeiro 2020 por Adriano17 Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 13 Janeiro 2020 Eu sou alto defensor da mobilidade elétrica, ja expressei aqui por várias vezes a vontade de ter um model 3 mas comprar elétrico só por ser elétrico (comprar um modelo que também ha com motor a combustão), ainda não compensa e não me parece que venha a compensar a curto/médio prazo. Um exemplo rápido, o kona eletrico: 45mil euros; gasolina/gasoleo: 20/25 mil Com a diferença de preço faz-se mais de 300 mil, sem contar com o custo da eletricidade e de uma possível bateria nova... Não me parece uma ideia assim tao inteligente. Agora comprar um tesla porque para além de ser eléctrico tem a questão da condução autónoma, o arranque absurdo, os carregamentos rápidos, isso ja é outra história. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 13 Janeiro 2020 Citação de pm2lp, há 1 hora: Eu sou alto defensor da mobilidade elétrica, ja expressei aqui por várias vezes a vontade de ter um model 3 mas comprar elétrico só por ser elétrico (comprar um modelo que também ha com motor a combustão), ainda não compensa e não me parece que venha a compensar a curto/médio prazo. Um exemplo rápido, o kona eletrico: 45mil euros; gasolina/gasoleo: 20/25 mil Com a diferença de preço faz-se mais de 300 mil, sem contar com o custo da eletricidade e de uma possível bateria nova... Não me parece uma ideia assim tao inteligente. Agora comprar um tesla porque para além de ser eléctrico tem a questão da condução autónoma, o arranque absurdo, os carregamentos rápidos, isso ja é outra história. Já disse varias vezes à minha maria que só voltamos a trocar de carro quando comprarmos um elétrico, mas só compro um elétrico quando ele fizer uma viagem de 600km sem ter que carregar. Em Portugal pelo menos para já o problema dos Tesla é que ainda existe uma quantidade relativamente pequena de Superchargers, é certo que podem carregar em qualquer outro posto, mas velocidade é substancialmente mais baixa. No entanto a comprar um elétrico, seria um Tesla, de preferência a CyberTruck! Citação de Peplin, Em 12/01/2020 at 14:17: Depende dos km que realizas diariamente. Para quem faz menos de 100/150 km diários e tem onde carregar, diria que um carro eléctrico é uma excelente opção, até porque paulatinamente a autonomia deles tem aumentado. O novo Nissan Leaf já tem uma autonomia perto dos 300 km, por exemplo. Agora, se precisares do carro para realizar várias viagens longas, aí o caso já muda um pouco de figura, embora em termos de tempos de carregamento a situação também esteja a melhorar. Se tiveres paciência para ficar 30 minutos numa área de serviço de forma a carregar 80 % da bateria, tudo se consegue. Estive aqui a fazer as contas, assim um bocado à pressa por isso posso ter errado em algum lado, mas considerando o mesmo modelo em qualquer uma das versão, eu utilizei o Hyundai Kuai (Kona) porque tem disponível o mesmo carro em gasolina, gasóleo e elétrico, por isso não há se pode dizer que acaba por ficar mais "caro/barato" porque é uma marca ou um modelo diferente. Para ser mais fácil considerei que qualquer um dos carros fazia 25.000km/ano (100km/dia durante os dias uteis), durante um período de 10 anos, que a nova moda é créditos de 10 anos para um carro novo, não considerei despesas de manutenção, porque não faço ideia dos custos em relação à Hyundai, por isso passei ao lado. Utilizei uma media de 8L/100km, porque não me parece muito descabido conseguir estes valores, para o elétrico utilizei a media da Tesla para o Model S, P100D, que gasta cerca de 350€/10.000km, apesar de achar que o Kuai deve gastar mais não me apeteceu procurar. Ora vamos lá às contas: Kuai 1.0 Gasolina custa cerca de 23.000€, consome por ano cerca de 3080€ em combustível, o que significa que ao fim de 10 anos custou 53.800€ Kuai 1.6 Gasoleo Custa cerca de 27.000€, consome por ano cerca de 2740€ em combustível, o que significa que ao fim de 10 anos custou 54.400€ Kuai EV64kwh custa ceca de 45.000€, consome por ano cerca de 900€ em eletricidade, o que significa que ao fim de 10 anos custou 54.000€ Obviamente que os carros com motor de combustão necessitam de mais manutenção, mudanças de óleo, filtros, etc, se consideramos que em media na marca devem pedir cerca 400€/manutenção, fazendo as contas uma mudança de óleo a cada 15.000km isso resulta em mais 6400€ durante os 250.000km que o automóvel faria, no entanto é provável que a bateria da versão elétrica se deteriorasse e tivesse que ser substituída, se os preços andarem perto dos Peugeot, então são "apenas" 10.000€ para trocar a bateria. Por isso, feitas as contas assim por alto, acaba por ficar ela por ela, se mantiveres o carro durante 10 anos, e só a partir dessa altura começaria a ser lucrativo o elétrico, isto tendo em conta o mercado como está. No entanto a minha opinião pessoal é que neste momento o mercado está preste a atingir o ponto de mudança, a partir do momento em que os elétricos atinjam uma cota de mercado de 3% é quando essa mudança ocorre, neste momento está nos 2% e praticamente às custas da Tesla, à medida que mais modelos de outras marcas vão aparecendo mais apelativos se vão tornando os elétricos. A minha opinião é que dentro de 2 anos atingimos o ponto de não retorno para os motores de combustão, e em 2025 os motores de combustão estarão "mortos". Isto porque depois de uma pessoa se sentar e conduzir um eletrico, no meu caso foi um tesla, dificilmente considera comprar um carro de combustão, e se estava a considerar, provavelmente opta por esperar por um eletrico. 2 Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 13 Janeiro 2020 Foram mais ou menos essas contas que eu fiz assim por alto, acho os 8l/100 um bocado exagerados e falta saber o preço dos combustíveis daqui a uns anos, as contas podem não bater bem assim como pensamos agora. E lá está, a questão da bateria que é uma incógnita, se por azar for preciso trocar daqui a 5 ou 6 anos e custar 5mil, já dificilmente compensa, mesmo depois dos 10 anos. E atenção com os fuel cell ou outras tecnologias do género, quem comprar elétrico pode estar a apostar no cavalo errado e pode ficar com o carro obsoleto mais rapidamente. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 13 Janeiro 2020 Citação de pm2lp, há 7 minutos: Foram mais ou menos essas contas que eu fiz assim por alto, acho os 8l/100 um bocado exagerados e falta saber o preço dos combustíveis daqui a uns anos, as contas podem não bater bem assim como pensamos agora. E lá está, a questão da bateria que é uma incógnita, se por azar for preciso trocar daqui a 5 ou 6 anos e custar 5mil, já dificilmente compensa, mesmo depois dos 10 anos. E atenção com os fuel cell ou outras tecnologias do género, quem comprar elétrico pode estar a apostar no cavalo errado e pode ficar com o carro obsoleto mais rapidamente. Talvez seja um pouco exagerado o consumo, mas é melhor puxar para cima e ter uma "agradável" surpresa do que puxar para baixo e depois gastar mais do que se tinha pensado. Em relação ao preço dos combustíveis, penso que a tendência seja para descer, para já vão tentar mugir a vaca até o leite acabar, fazendo subir os preços artificialmente, e dentro de 2/3 anos quando os eletrico se tornarem muito mais comuns e acessíveis, os preços vão baixar e muito. Em relação à bateria do Hyundai o que encontrei foi isto: https://www.yourmechanic.com/estimates/hyundai/kona-electric/battery-replacement +/-340$ USD pela substituição da bateria no concessionário, é um negocio fenomenal, duvido que cá seja esse preço! Está aqui um artigo da Bloomberg sobre isso. https://www.bloomberg.com/features/2016-ev-oil-crisis/ É de 2016, e eu acho que as estimativas deles são extremamente conservadoras. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 14 Janeiro 2020 O Leaf, por exemplo, tem garantia de 8 anos/160 mil km para as baterias, incluindo a sua perda de capacidade abaixo das 9 barras em 12. Mesmo que essa perda se dê depois dos 8 anos/160 mil km, significa que a autonomia da bateria ainda será de perto 70 % da autonomia inicial, o que se traduz em cerca de 180 km, valor ainda bastante aceitável, quanto a mim. Fazendo contas à merceeiro, se a bateria perder em média 1 barra a cada 2 anos, só ao fim de 16 anos terá uma autonomia abaixo da centena de km. E com isto parece que sou vendedor ou representante da Nissan. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 15 Janeiro 2020 Tenho uma dúvida: comprei o carro há quase 2 meses (18/11) na altura, tanto a mulher do registo, como quem me vendeu, disseram que o DUA (livrete) ia chegar a minha casa no espaço máximo de uns dias. Entretanto passaram 2 meses e eu não sei até que ponto o outro ainda é válido para andar comigo ou o que devo fazer, se esperar, se pedir 2ª via ou se tentar contactar a casa da moeda (eles é que emitem o DUA). Fui checkar e tenho a Certidão Permanente dos Registos em Vigor do automóvel em meu nome, o que ainda torna tudo mais estranho. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 15 Janeiro 2020 Citação de nopla, há 12 minutos: Tenho uma dúvida: comprei o carro há quase 2 meses (18/11) na altura, tanto a mulher do registo, como quem me vendeu, disseram que o DUA (livrete) ia chegar a minha casa no espaço máximo de uns dias. Entretanto passaram 2 meses e eu não sei até que ponto o outro ainda é válido para andar comigo ou o que devo fazer, se esperar, se pedir 2ª via ou se tentar contactar a casa da moeda (eles é que emitem o DUA). Fui checkar e tenho a Certidão Permanente dos Registos em Vigor do automóvel em meu nome, o que ainda torna tudo mais estranho. Não é normal demorar tanto tempo, costuma demorar uns 15 dias a chegar, no entanto pode ter-se extraviado. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 15 Janeiro 2020 @Bazuka, as contas que fizeste com o eléctrico são a carregar em casa? Compartilhar este post Link para o post