Ricardo Pinto Publicado 3 Janeiro 2020 Citação de Rain Dog, há 6 minutos: epá finalmente comecei a as aulas de condução...sou uma nódoa. Ao fim de 3 aulas ainda estou pior do que quando comecei. Nunca pensei que fosse tão difícil. Conduzi diaramente no Canadá durante anos com caixa automática, zero problemas. Agora pegar num manual é completamente diferente, ainda por cima trago maus hábitos dos automáticos por isso é como começar abaixo do zero. Que m*rda, não estou a ver isto a engatar em 30 aulas... EDIT: Todos os meus amigos (que nunca conduziram automáticos) me diziam que quando pegasse num manual não ia querer outra coisa...o crl! Agora ainda mais certeza tenho que nunca na vida vou comprar um carro de caixa manual! Isso em poucas aulas vais notar uma grande diferença no teu desempenho. Também já vi pessoal a dizer isso, mas sempre que falo com alguém que conduza carros automáticos frequentemente, principalmente que vivem nos USA, nenhum tem qualquer intenção de conduzir carros manuais. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 3 Janeiro 2020 Citação de Rain Dog, há 6 minutos: epá finalmente comecei a as aulas de condução...sou uma nódoa. Ao fim de 3 aulas ainda estou pior do que quando comecei. Nunca pensei que fosse tão difícil. Conduzi diaramente no Canadá durante anos com caixa automática, zero problemas. Agora pegar num manual é completamente diferente, ainda por cima trago maus hábitos dos automáticos por isso é como começar abaixo do zero. Que m*rda, não estou a ver isto a engatar em 30 aulas... EDIT: Todos os meus amigos (que nunca conduziram automáticos) me diziam que quando pegasse num manual não ia querer outra coisa...o crl! Agora ainda mais certeza tenho que nunca na vida vou comprar um carro de caixa manual! Pá, sempre conduzi os dois desde que tenho a carta e até antes de a ter.. A diferença é nenhuma.. Se já sabes conduzir (ainda que automático) não vejo como é que é não vês melhorias em 3 aulas. Cheira-me a um mau instrutor.. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 3 Janeiro 2020 Citação de Rain Dog, há 1 hora: EDIT: Todos os meus amigos (que nunca conduziram automáticos) me diziam que quando pegasse num manual não ia querer outra coisa...o crl! Agora ainda mais certeza tenho que nunca na vida vou comprar um carro de caixa manual! A não ser que sejas fã die-hard de carros, não entendo como é possível preferir-se manuais a automáticas. Tirando talvez a manutenção e a sensação de condução, a automática é melhor em tudo. Compartilhar este post Link para o post
footboy23 Publicado 3 Janeiro 2020 Boas malta, o que acham disto? Têm algum feedback do carro? https://www.standvirtual.com/anuncio/opel-astra-gtc-1-3-cdti-ID8Oh0yD.html#2570220516 Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 3 Janeiro 2020 Motor no limite da submotorização para o carro que é, mas capaz de produzir consumos muito interessantes em ritmos mais controlados. O motor em si é globalmente fiável, embora os periféricos possam dar algumas chatices. Esse carro em específico está caro. Compartilhar este post Link para o post
footboy23 Publicado 3 Janeiro 2020 Citação de Peplin, há 9 minutos: Motor no limite da submotorização para o carro que é, mas capaz de produzir consumos muito interessantes em ritmos mais controlados. O motor em si é globalmente fiável, embora os periféricos possam dar algumas chatices. Esse carro em específico está caro. Obrigado 🙂 Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 6 Janeiro 2020 Citação de Ghelthon, Em 03/01/2020 at 21:22: A não ser que sejas fã die-hard de carros, não entendo como é possível preferir-se manuais a automáticas. Tirando talvez a manutenção e a sensação de condução, a automática é melhor em tudo. f*dasse!!! 😱 Citação de Rain Dog, Em 03/01/2020 at 20:17: epá finalmente comecei a as aulas de condução...sou uma nódoa. Ao fim de 3 aulas ainda estou pior do que quando comecei. Nunca pensei que fosse tão difícil. Conduzi diaramente no Canadá durante anos com caixa automática, zero problemas. Agora pegar num manual é completamente diferente, ainda por cima trago maus hábitos dos automáticos por isso é como começar abaixo do zero. Que m*rda, não estou a ver isto a engatar em 30 aulas... EDIT: Todos os meus amigos (que nunca conduziram automáticos) me diziam que quando pegasse num manual não ia querer outra coisa...o crl! Agora ainda mais certeza tenho que nunca na vida vou comprar um carro de caixa manual! Isso é uma questão de habito, vais ver que depois de mais algumas aulas dá-se o click e começas a compreender como é que a coisa funciona. Mas dizer que um carro com mudanças automáticas é melhor que uma manual... Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 6 Janeiro 2020 Citação de Bazuka, há 12 minutos: f*dasse!!! 😱 Isso é uma questão de habito, vais ver que depois de mais algumas aulas dá-se o click e começas a compreender como é que a coisa funciona. Mas dizer que um carro com mudanças automáticas é melhor que uma manual... Juro que não sei qual é a cena disto.. É um gosto. Eu diria que me é indiferente ser manual ou automático. Mas para a cidade e o trânsito lento adorava ter um automático. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 6 Janeiro 2020 Citação de Bazuka, há 17 minutos: Isso é uma questão de habito, vais ver que depois de mais algumas aulas dá-se o click e começas a compreender como é que a coisa funciona. Mas dizer que um carro com mudanças automáticas é melhor que uma manual... Isto. Eu acho que a minha pior aula também foi a 3ª ou 4ª. Foi se calhar quando comecei a achar que já devia saber alguma coisa mas a experiência continua a estar muito próxima de zero. E só ao fim de meia dúzia de aulas é que consegui parar o carro na escola sem o deixar ir abaixo, esquecia-me sempre da embraiagem. Citação de toze2, há 7 minutos: Juro que não sei qual é a cena disto.. É um gosto. Eu diria que me é indiferente ser manual ou automático. Mas para a cidade e o trânsito lento adorava ter um automático. Concordo. Nunca conduzi um automático mas não me aborrece minimamente a ideia de ter de meter mudanças mesmo em cidade todos os dias da semana. Contudo, a ideia de ter um carro que conduza sozinho e me permita fazer outras coisas enquanto vou para o trabalho também me agrada, que venham rápido. Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 6 Janeiro 2020 Nao sei se todos os automáticos funcionam assim mas quando estive na Alemanha de ferias aluguei um v40 d4 automático e a "caixa" parecia que adivinhava o que eu queria fazer, ao ultrapassar por exemplo reduzia automaticamente a mudança para facilitar, foi das melhores experiencias de condução que tive, então andar na autobahn com um motor destes foi mel. Se tiver disponibilidad€ dificilmente voltarei a comprar um carro manual, é melhor em tudo, ponto. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 6 Janeiro 2020 (editado) Citação de Bazuka, há 1 hora: Mas dizer que um carro com mudanças automáticas é melhor que uma manual... Além de ser obviamente mais prática, é mais segura, especialmente em travagens bruscas. Numa situação de emergência num manual a tua preocupação nunca vai ser reduzir, deixando o carro mais solto e portanto resultando numa travagem mais complicada. Num automático, a caixa vai reduzir sozinha e, portanto, facilitar a travagem. Isto para não falar de consumos, porque um automático (falando de carros recentes, obviamente, e não dos mais antigos - por exemplo o meu pai tem uma Audi A4 de 2000, automática com apenas 5 velocidades, e não gosto especialmente da caixa, especialmente a subir, portanto acabo por quase sempre conduzi-la em sequencial) tende a ter sempre a mudança mais ajustada à rotação do motor e à velocidade, portanto reduzirá nos consumos. Agora claro, para quem adora conduzir (incluo-me no grupo) um manual será sempre um manual. Mas hoje há muitos automáticos com modos sequenciais e com patilhas no volante, portanto o gozo acaba por ser tanto ou maior do que um manual. Editado 6 Janeiro 2020 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 6 Janeiro 2020 O pessoal confunde ter gosto em conduzir com ter de andar todos os dias no transito para ir para o trabalho. Eu não me faz confusão nenhuma conduzir manual/automatico mas quando agarro no carro de propósito para ir dar um passeio só pelo prazer da condução nunca me passa pela cabeça pegar no automatico. E já é os que tem patilhas no volante e coiso e tal. Quanto à carta de condução, é treino. Com mais ou menos jeito, o ponto de embraiagem, fazer as coisas mecanicamente é uma questão de treino. A mim fazia-me um bocado de confusão pegar numa mota. Não pelo equilibrio, não por me sentir nervoso mas porque as mudanças funcionam de maneira diferente. É sempre para cima/baixo. A embraiagem é onde eu estava habituado a ter o travão da frente e o travão da frente (que ao contrário das bicicletas onde usava mais o travão traseiro, é agora o mais usado) fica no lugar do travão de trás. A verdade é queao fim de duas ou 3 voltas com confiança já começou a ser algo mecanico sem ter de pensar onde ia apertar. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 6 Janeiro 2020 Isso é tudo coisas que se adquirem com a prática, e tal como tu quando estava a tirar a carta também achava que nunca ia atinar com certas coisas. Se tiveres um bom instrutor ele acabará por treinar mais isso contigo nem que seja num parque de estacionamento amplo. Depois passas a tomar certas ações de forma inconsciente. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 6 Janeiro 2020 @Rain Dog, se tiveres hipótese tenta treinar fora das aulas, isso ajuda. No meu caso, a minha primeira aula começou com o instrutor a perguntar se já sabia conduzir. Como respondi que sim, mandou-me logo andar sem explicar nada. De resto, conduzir é simplesmente prática, até ser tudo automático. Se puderes vai para um parque de estacionamento que esteja livre, ou para um descampado qualquer (um sítio amplo, basicamente) e treina essas coisas todas com algum (bom) condutor ao teu lado. Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 6 Janeiro 2020 (editado) Citação de Ghelthon, há 2 horas: Isto para não falar de consumos, porque um automático (falando de carros recentes, obviamente, e não dos mais antigos - por exemplo o meu pai tem uma Audi A4 de 2000, automática com apenas 5 velocidades, e não gosto especialmente da caixa, especialmente a subir, portanto acabo por quase sempre conduzi-la em sequencial) tende a ter sempre a mudança mais ajustada à rotação do motor e à velocidade, portanto reduzirá nos consumos. Tens a certeza disso? Na teoria faz sentido, mas noutro dia, na rádio Observador, um gajo estava a dizer que as caixas automáticas têm consumos bem maiores. Também disse que a manutenção era bem mais cara, mas isso também deve ser relativo porque há bastante gente que não sabe quando deve mudar de mudança e f*de a caixa (manual) toda. Editado 6 Janeiro 2020 por Jpa Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 6 Janeiro 2020 As caixas automáticas tem consumos maiores mesmo para mudanças às mesmas rpm, o problema é a volatilidade do condutor a meter as mudanças. Se tiveres uma condução normal/económica e sem fugir muito disso acabas por poupar combustível num carro manual. Agora se fores daqueles que até tem uma condução normal mas que depois se lembra do "deixa-me esticar um bocado a mudança senão o carro fica preso", algo que nunca percebi bem confesso, então as vantagens vão ao ar rapidamente. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 6 Janeiro 2020 Citação de Jpa, há 1 hora: Tens a certeza disso? Na teoria faz sentido, mas noutro dia, na rádio Observador, um gajo estava a dizer que as caixas automáticas têm consumos bem maiores. Também disse que a manutenção era bem mais cara, mas isso também deve ser relativo porque há bastante gente que não sabe quando deve mudar de mudança e f*de a caixa (manual) toda. Era mais no sentido que o @Mica referiu. Mas o que eu disse é ainda mais verdade nos carros automáticos de gama média/alta, que têm um porradão de mudanças. A manutenção deve ser mais cara, sim. Não tenho ideia de valores, mas faz sentido que seja. 1 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 6 Janeiro 2020 Gosto muito de conduzir e sempre terei mais gosto com caixas manuais do que automáticas, mas defender as manuais além disso não faz sentido nenhum. As automáticas são melhores, no mundo real, em que se anda no para-arranca diário. Quanto a consumos, sim, na teoria têm consumos mais altos, mas a menos que uma pessoa tenha uma condução bem económica, acaba sempre por deixar o motor ir a rotações mais altas que uma caixa automática. Isto aplica-se a caixas automáticas boas, claro, porque já conduzi com caixas em que não confiava sequer para fazer uma ultrapassagem, visto que demorava uns 2 segundos a reduzir para ganhar velocidade. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 6 Janeiro 2020 Citação de Ghelthon, há 6 horas: @Rain Dog, De resto, conduzir é simplesmente prática, até ser tudo automático. Se puderes vai para um parque de estacionamento que esteja livre, ou para um descampado qualquer (um sítio amplo, basicamente) e treina essas coisas todas com algum (bom) condutor ao teu lado. Atenção que isso dá direito a um aviso do sr guarda se for simpático, é proíbido, e se estiver com alguém com carta pior, essa pessoa é 'responsavel' Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 6 Janeiro 2020 Citação de Catota, há 7 minutos: Atenção que isso dá direito a um aviso do sr guarda se for simpático, é proíbido, e se estiver com alguém com carta pior, essa pessoa é 'responsavel' Opá claro, convém que não seja na via pública porque é ilegal. 😅 Compartilhar este post Link para o post
footboy23 Publicado 6 Janeiro 2020 Boas malta, o que acham disto? Têm algum feedback do carro? https://www.standvirtual.com/anuncio/seat-ibiza-1-4-tdi-selo-antigo-1-proprietrio-ID8NVTAD.html Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 6 Janeiro 2020 (editado) Citação de footboy23, há 1 hora: Boas malta, o que acham disto? Têm algum feedback do carro? https://www.standvirtual.com/anuncio/seat-ibiza-1-4-tdi-selo-antigo-1-proprietrio-ID8NVTAD.html Comprei um igual, de 2004, há quase 2 anos. Comercial, vinha com 150k km e um preço inferior, portanto diria que esse está algo inflacionado e provavelmente consegues baixar. 190k km já é um valor relativamente alto, mas esse motor facilmente faz o dobro/triplo disso, segundo sei. Para o motor que é, anda minimamente bem. As manutenções são baratas, até ver não tive nenhum gasto extraordinário. Os consumos dependem sempre do teu pé, mas anda ali entre 4 e 6 aos 100. Eu gosto do carro, e acho que no segmento dificilmente arranjas melhor. Já lhe fiz algumas modificações mecânicas, e ainda vou fazer repro (nada de xuning, entenda-se), mas estou contente com o carro. Se quiseres perguntar algo mais, chuta. Editado 6 Janeiro 2020 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
footboy23 Publicado 6 Janeiro 2020 Citação de Ghelthon, há 15 minutos: Comprei um igual, de 2004, há quase 2 anos. Comercial, vinha com 150k km e um preço inferior, portanto diria que esse está algo inflacionado e provavelmente consegues baixar. 190k km já é um valor relativamente alto, mas esse motor facilmente faz o dobro/triplo disso, segundo sei. Para o motor que é, anda minimamente bem. As manutenções são baratas, até ver não tive nenhum gasto extraordinário. Os consumos dependem sempre do teu pé, mas anda ali entre 4 e 6 aos 100. Eu gosto do carro, e acho que no segmento dificilmente arranjas melhor. Já lhe fiz algumas modificações mecânicas, e ainda vou fazer repro (nada de xuning, entenda-se), mas estou contente com o carro. Se quiseres perguntar algo mais, chuta. Muito obrigado 🙂 Vou vê-lo ao stand na quarta-feira. Vou tentar baixar o preço e ver no que dá. Gostei muito do carro. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 6 Janeiro 2020 Citação de footboy23, Agora: Muito obrigado 🙂 Vou vê-lo ao stand na quarta-feira. Vou tentar baixar o preço e ver no que dá. Gostei muito do carro. Não esperes carro para grandes velocidades. A subir dá 120 já a puxar bem, em plano chega a 150 a puxar bem também ("puxar bem" = 3.5k rotações, mais ou menos). Tenta saber se e quando foram mudadas peças fundamentais tipo distribuição e embraiagem. Eu estou numa altura (o meu vai nos 183k km) em que, daqui a pouco, vou ter de trocar essas duas coisas, portanto tenta saber isso para depois não teres surpresas. Compartilhar este post Link para o post
footboy23 Publicado 6 Janeiro 2020 Citação de Ghelthon, há 19 minutos: Não esperes carro para grandes velocidades. A subir dá 120 já a puxar bem, em plano chega a 150 a puxar bem também ("puxar bem" = 3.5k rotações, mais ou menos). Tenta saber se e quando foram mudadas peças fundamentais tipo distribuição e embraiagem. Eu estou numa altura (o meu vai nos 183k km) em que, daqui a pouco, vou ter de trocar essas duas coisas, portanto tenta saber isso para depois não teres surpresas. A questão da velocidade não é muito importante, não sou muito de acelerar. É bem mais prioritário a "economia" do carro em si (faço mais ou menos 60kms por dia). Vou tentar saber isso, obrigado mais uma vez 🙂 Compartilhar este post Link para o post