Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lip McBoatface

Viagens (Actualizado a 02/09/2021)

Publicações recomendadas

8 a 11 de junho (ponte/feriado) | Santiago > Tenerife | Tudo Incluído | cerca de 260€/px

8 a 11 de junho (ponte/feriado) | Santiago > Bordéus | APA | cerca de 300€/px

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, cá estou eu regressado da minha viagem à wilderness sueca, à Dinamarca, a Amesterdão, com paragens por Hamburgo (demasiado tempo) e um descanso no Porto.

Saí de Lisboa a 1/04, voltei ontem, dia 16/04. Fiz Porto - Billund, depois apanhei um autocarro e fui ter com os meus amigos a Aarhus e no dia a seguir começou esta inesquecível roadtrip pela Suécia, que durou até dia 10/04 às 22h30, dia em que apanhei o autocarro para Amesterdão, onde cheguei às 10h do dia a seguir 😬 . Só lá fui outra vez porque tinha prometido a um amigo, que mora lá. Enfim, deu para aproveitar mais os outdoors spaces e testar comida do Suriname, que já queria há algum tempo. Depois voltei novamente de autocarro para Aarhus, onde fiquei 2h30 em Hamburgo. Nesse período observei quase 3 cenas de porrada, 2 roubos e 5000 bêbados.

Vamos ao que interessa: a roadtrip à Suécia. Foi mágico. Era tudo o que imaginava, mas ainda melhor. Os suecos são muito mais simpáticos que os dinamarqueses, mais educados e abertos. Como viajei com 2 cadelas, era sempre "um risco" encontrar locais para comer que não nos exigissem ficar na neve - sim, enquanto aqui estavam na praia, eu estava a passear por lagos gelados -, mas na Suécia (ao contrário dos vizinhos) aceitavam sempre cães e até lhes preparavam comida e taças de água. Os únicos pontos que marcámos no mapa como orientadores foram Aarhus - Gotemburgo - Estocolmo - Malmo - Aarhus, mas tudo o resto foi-se desenvolvendo durante a viagem, e ainda bem, porque foi o melhor que podia ter acontecido.

Itinerário:

Malmo
Torstap 
Ljungbyhed
Halmstad
Tulosand
Varberg
Goteborg
Lillebybadet
Stallarholmen
Tuna
Linkoping
Jönköping
Djurgarens
Stockholm
Norroping
Krokas 
Solvseborg
Keterminde

Muitos foram locais de passeio, outros de estadia, outros de refeição, outros de paragens forçadas e ainda uns "só porque sim". Testei toda a gastronomia sueca, convivi com veados na natureza (nada de reservas ou zoos), estive em casas que só tinham civilização a vários kms, passeei por lagos gelados, praias com sol (também houve) e aquelas florestas que quem vê filme escandinavos "sonha" - tudo igual à cinematografia deles.

Pensei que seria o local certo para escrever um livro, mas ao mesmo tempo também seria ideal para enlouquecer, uma vez que não se passa nada e todo ambiente à noite, sem pássaros, sem barulho, sem carros, sem vento, parece mesmo saído de um filme de terror. 

Quanto às grandes cidades, também gostei. Estocolmo é mais "velho" que Copenhaga, por exemplo, mas com mais água, mais pontes e mais pontos de interesse. Adorei as ilhas, sobretudo Djurgarens. Gotemburgo é bem maior que Aarhus, mas segue a mesma lógica que a capital.

A gastronomia é boa, mas enjoativa. Tudo muito à base de coisas com endro, batata, pickles, beterraba, natas, camarões pequenos, carnes de caça (provei alce e rena, porque havia sítios onde era típico e nem tinham mais nada) e muitas alcaparras.

Os preços da Dinamarca - como já tinha constatado das minhas idas lá - são muito superiores aos do resto da Europa (nunca fui à Noruega) e, consequentemente, bem mais elevados do que os dos vizinhos suecos. Até achei razoável, tendo em conta todas as condicionantes. Ah, se lá forem, bebam Snaps. O CRF deles, mas bem mais "fácil" de beber. Comi também um bolinho de canela em todos os lados #fatso.

Quanto à beleza sueca, também é superior à dinamarquesa.

Esta viagem serviu o seu propósito: consegui alhear-me de tudo e estar tranquilo, mais interessado em conhecer e explorar.

Deixo-vos umas fotografias que fui tirando com o telemóvel, as da máquina ainda não passei para o PC.

Espero que gostem.

Álbum Suécia: https://imgur.com/a/O1PovUz?s=wa

• Like 15

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 4 minutos:

Muito bacano. Mas alugaram carro ou comboio/bus?

Tive a sorte destes meus amigos terem arranjado carro lá há pouco tempo, portanto, fomos sempre de carro! De bus já me bastaram as minhas viagens de ida e volta a Amesterdão.

Nota importante: existe apenas uma portagem para ser paga em toda a Suécia e o combustível não era nada caro.

Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Tanta coisa e nada de fika? 😁

Suécia é amor, sim senhor.

Vários momentos tanto de Fika, como Hygge!

Editado por nopla

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de nopla, há 3 minutos:

Tive a sorte destes meus amigos terem arranjado carro lá há pouco tempo, portanto, fomos sempre de carro! De bus já me bastaram as minhas viagens de ida e volta a Amesterdão.

Nota importante: existe apenas uma portagem para ser paga em toda a Suécia e o combustível não era nada caro.

Era isso que ia perguntar, se tens ideia de quantos km's fizeram e quanto se gastou de gasolina.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de nopla, há 45 minutos:

Vários momentos tanto de Fika, como Hygge!

Fika é amor, saudades do bolo de cenoura. ❤️

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 horas:

Era isso que ia perguntar, se tens ideia de quantos km's fizeram e quanto se gastou de gasolina.

Km's não sei ao certo, já confirmo no mapa (mas é fazer Aarhus - Estocolmo - Aarhus e adicionar aí uns 200km a mais ou 300). De gasolina: 100€ gastei eu (logo 300€ total) + entrada e saída da Suécia (60€+60€=120€/3=40€), dir-te-ia que o total só de transporte foram: 140€ para uma semana sempre na estrada. Não está nada mau.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de nopla, há 2 horas:

Km's não sei ao certo, já confirmo no mapa (mas é fazer Aarhus - Estocolmo - Aarhus e adicionar aí uns 200km a mais ou 300). De gasolina: 100€ gastei eu (logo 300€ total) + entrada e saída da Suécia (60€+60€=120€/3=40€), dir-te-ia que o total só de transporte foram: 140€ para uma semana sempre na estrada. Não está nada mau.

Essas voltas dão cerca de 2 mil quilómetros. Abasteceram 3 vezes?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 4 minutos:

Essas voltas dão cerca de 2 mil quilómetros. Abasteceram 3 vezes?

6. Eles já tinham gasolina no carro antes, mas não muita anyway.

Foi aos 50€ de cada vez. Não me perguntes porquê, o carro não era meu.

Editado por nopla

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, 

No próximo fds vou 4 dias para a zona de Braga (1 noite) e Vila Real (2 noites). Será um passeio de 2 famílias com 4 crianças. Nestas zonas que aconselham, para visitar e sítios para comer e beber. Não tem propriamente que ser nesta duas localidades, mas em sítios próximos.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem tinho ido a Atenas, como fez o transfer Aeroporto - Centro Atenas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 12 minutos:

Se chegares a horas "decentes", tens metro a cerca de 10€ para a Syntagma. Em alternativa, tens um autocarro a fazer a ligação (o preço é ela por ela).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chaplin, há 9 minutos:

Se chegares a horas "decentes", tens metro a cerca de 10€ para a Syntagma. Em alternativa, tens um autocarro a fazer a ligação (o preço é ela por ela).

Chego às 6h da manhã, por isso, devo apanhar o arranque dos transportes. Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Luiggi, há 52 minutos:

Boas pessoal, 

No próximo fds vou 4 dias para a zona de Braga (1 noite) e Vila Real (2 noites). Será um passeio de 2 famílias com 4 crianças. Nestas zonas que aconselham, para visitar e sítios para comer e beber. Não tem propriamente que ser nesta duas localidades, mas em sítios próximos.

Vou assumir que tens carro, senão esquece. 😅

Vila Real em si não tem grande coisa para ver, na verdade, portanto será uma questão de conheceres a cidade (se quiseres) e depois ir para os arredores. Em Vila Real mesmo, a coisa mais interessante talvez seja o Palácio de Mateus, os Passadiços do Corgo, e talvez a zona e o Museu da Vila Velha. Se quiseres sítios para comer, também te posso dar alguns.

Sugiro a zona do Alvão, nomeadamente as Fisgas de Ermelo (indo a partir de Vila Real, sugiro apanhares a estrada que passa por Lamas de Olo - muitas curvas, mas muito porreira, se quiseres posso dar mais detalhes) e o Monte Farinha / Senhora da Graça.

Outra sugestão é ires para os lados da Régua, passas bem um dia por lá e nas aldeias em redor. A zona é incrível, se nunca foste, recomendo. Tens N quintas onde podes visitar e provar vinhos, conduzir à beira do rio, andar mesmo de barco, etc. etc. etc.

Editado por Ghelthon
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 3 minutos:

Chego às 6h da manhã, por isso, devo apanhar o arranque dos transportes. Obrigado

Sim, deve ser seguro. Estive a rever os apontamentos da última vez que lá fui (2 semanas) e o bilhete de autocarro foi 5,50€. A essa hora ainda não deves apanhar grande trânsito, mas o trajeto aeroporto - centro apanha muitas zonas afetadas pela hora de ponta... uma viagem de 1h00 sem trânsito facilmente galopa para 1h30 - 2h00.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chaplin, há 19 minutos:

Sim, deve ser seguro. Estive a rever os apontamentos da última vez que lá fui (2 semanas) e o bilhete de autocarro foi 5,50€. A essa hora ainda não deves apanhar grande trânsito, mas o trajeto aeroporto - centro apanha muitas zonas afetadas pela hora de ponta... uma viagem de 1h00 sem trânsito facilmente galopa para 1h30 - 2h00.

Obrigado 🙂

Citação de Chaplin, há 20 minutos:

Qual foi a empresa que utilizaste? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 53 minutos:

Metro. Simples e eficaz

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Vou assumir que tens carro, senão esquece. 😅

Vila Real em si não tem grande coisa para ver, na verdade, portanto será uma questão de conheceres a cidade (se quiseres) e depois ir para os arredores. Em Vila Real mesmo, a coisa mais interessante talvez seja o Palácio de Mateus, os Passadiços do Corgo, e talvez a zona e o Museu da Vila Velha. Se quiseres sítios para comer, também te posso dar alguns.

Sugiro a zona do Alvão, nomeadamente as Fisgas de Ermelo (indo a partir de Vila Real, sugiro apanhares a estrada que passa por Lamas de Olo - muitas curvas, mas muito porreira, se quiseres posso dar mais detalhes) e o Monte Farinha / Senhora da Graça.

Outra sugestão é ires para os lados da Régua, passas bem um dia por lá e nas aldeias em redor. A zona é incrível, se nunca foste, recomendo. Tens N quintas onde podes visitar e provar vinhos, conduzir à beira do rio, andar mesmo de barco, etc. etc. etc.

Sim temos carro 😂

Fisgas do Ermelo tenho ideia que se tem de caminhar um bocado. Com crianças não será fácil. Mas as outras alternativas parecem porreiras.

Se poderes indicar sítios para comer/petiscar seria porreiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Luiggi, há 21 minutos:

Sim temos carro 😂

Fisgas do Ermelo tenho ideia que se tem de caminhar um bocado. Com crianças não será fácil. Mas as outras alternativas parecem porreiras.

Se poderes indicar sítios para comer/petiscar seria porreiro.

Não tens de caminhar. Existe de facto um trilho que te permite aceder a zonas onde de carro não chegas, mas consegues ir até ao miradouro de carro. Se estiver calor e quiserem ir a banhos, há vários sítios na zona, alguns onde se anda mais, outros menos, mas há. Se quiseres posso dizer também. Se quiserem um piquenique na zona de Ermelo, por exemplo, há este sítio, que tem grelhadores, mesas, sombra e rio para nadar.

Para comer em Vila Real, tens Forneria (italiano, com francesinhas excelentes - precisas de reservar online, recomendo antecedência porque estão sempre cheios), Super Pizza (melhor pizza da cidade), El Camino (mexicano), e depois tens aqui vários de comida mais tradicional mas todos bons. Para comer em Ermelo, perto das Fisgas, tens o Sabores do Alvão. Em Mondim, tens o Casa da Caínha. Na Régua, recomendo o Limonete. Isto em termos de restaurantes de preço normal, claro que há sítios melhores mas também mais caros.

Já agora @Luiggi, em Vila Real vale a pena provar os pastéis tradicionais: covilhete (salgado), pito e crista de galo (doces). Podes ir à Pastelaria Gomes, que fica na avenida central, que eles têm os 3.

Editado por Ghelthon
  • Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 22 minutos:

Não tens de caminhar. Existe de facto um trilho que te permite aceder a zonas onde de carro não chegas, mas consegues ir até ao miradouro de carro. Se estiver calor e quiserem ir a banhos, há vários sítios na zona, alguns onde se anda mais, outros menos, mas há. Se quiseres posso dizer também. Se quiserem um piquenique na zona de Ermelo, por exemplo, há este sítio.

Para comer em Vila Real, tens Forneria (italiano, com francesinhas excelentes - precisas de reservar online, recomendo antecedência porque estão sempre cheios), Super Pizza (melhor pizza da cidade), El Camino (mexicano), e depois tens aqui vários de comida mais tradicional mas todos bons. Para comer em Ermelo, perto das Fisgas, tens o Sabores do Alvão. Em Mondim, tens o Casa da Caínha. Na Régua, recomendo o Limonete. Isto em termos de restaurantes de preço normal, claro que há sítios melhores mas também mais caros.

Thanks, já tenho um roteiro em mente 🤙

O Forneria só tem vaga para 24 ao almoço. 

Mirandela, vale a pena virar para lá? Sítios para visitar e mofar 😉 lá ou no caminho entre Vila Real e Mirandela

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Luiggi, há 1 hora:

Mirandela, vale a pena virar para lá? Sítios para visitar e mofar 😉 lá ou no caminho entre Vila Real e Mirandela

Por acaso nunca fui muito para lá, não conheço muito bem. Mais ali a zona de Ribeira de Pena, Vidago, Valpaços, Chaves, por aí. Mas nesta zona dificilmente comes mal, embora não te consiga dar grandes dicas de restaurantes específicos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho voo para Cagliari no início de setembro, alguma dica para quem já esteve pela Sardenha? Tenho 12 dias e estou a tentar decidir onde ficar e que zonas explorar, para além da Costa Esmeralda

Editado por Solero

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 31 minutos:

Tenho voo para Cagliari no início de setembro, alguma dica para quem já esteve pela Sardenha? Tenho 12 dias e estou a tentar decidir onde ficar e que zonas explorar, para além da Costa Esmeralda

Prepara a carteira. A zona norte da Sardenha é para quem tem os bolsos fundos, mas é espectacular.

Se puderes faz o tour de barco daqueles de um dia que te leva a lugares daqueles que só vemos em filmes, entre as quais a Isola della Maddalena

Porto Cervo

Arzachena

Porto Rotondo

Golfo Pevero

Capo Ferro

Palau

Baia Sardinia (esta aqui mais pequenina) mas é de onde parte o tour de barco

São alguns dos pontos a visitar e depois tens Spiaggia del Principe, La Licciola, Porto Pollo (ventosa, boa para kitesurf e afins) e La Pelosa que são as praias que valem a pena.

Infelizmente do sul da Sardegna conheço pouco.

Ah e obviamente, em quase todas as praias, os parquímetro é a pagamento.

Editado por Malaik0
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...