Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sr. Inácio

Literatura | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Alguem esta interessado em comprar o windhaven e o dragoes de um crespusculo de outono + livro de s. cipriano por 10€?

Desperatte times justify desperate measures... :(

E só os li uma vez...

Editado por Túrin_Turambar

Compartilhar este post

Link para o post

Já alguém leu o Processo, de Kafka? Eu estou a meio do livro e quero saber se sou só eu que estou a achar a cena mais non-sense de sempre. De Kafka já li a Metamorfose, numa tarde, e achei a escrita fascinante mas também um bocadinho non-sense, mas este livro roça o limite!

Falado a partir daqui

http://www.cmportugal.com/index.php?showtopic=56180&view=findpost&p=8851630

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei hoje O Codex 632 do José Rodrigues dos Santos.

Resumindo: A teoria acerca do descobridor é convincente e bem fundamentada, embora apresentada duma forma um pouco mal adequada a um romance. Apesar das minhas críticas, gostei do livro e pretendo ler os restantes da “trilogia Tomás Noronha”, embora não o vá adicionar à minha lista de favoritos. Por outro lado, a obra serviu para estimular o meu interesse sobre romances que especulam a História da época dos Descobrimentos, uma área bastante desenvolvida na nossa literatura.

Compartilhar este post

Link para o post

Não são bem livros mas tenho ido às prateleiras com defeito que a Fnac volta e meia mete a vender e já trouxe 3 catálogos que antes estavam a 50/55€ por uns míseros 5€. Há tanta coisa lá. Credo.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou rendidissimo à Balada da Praia dos Cães.

Por outro lado O Jogador foi o primeiro livro que deixei a meio.

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha como falha nunca ter lido Lobo Antunes e estou a gostar muito desta maneira vertiginosa como ele conduz a narrativa. Vou a meio.

Entretanto já arranjei o Cal do JLP, que é o único romance dele que ainda não li, mas não queria ler três livros de autores portugueses seguidos, vou arranjar alguma coisa para alternar. Ando com a ideia de ler o Jane Eyre, mas é demasiado grande e quero demasiado ler o Cal para me meter numa leitura de um mês agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado :compinchas:

Deve explicar porque é que eu detestei aquilo. E é um ódio activo, não me aborreceu no sentido passivo da coisa, apeteceu-me mesmo bater no gajo que escreveu aquilo. :lol:

Quase a acabar o livro, este é o meu estado de espírito :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Estou rendidissimo à Balada da Praia dos Cães.

Por outro lado O Jogador foi o primeiro livro que deixei a meio.

Dostoievski é complicado.

Mas adorei O Jogador.

Depois tentei ler os Irmãos Karamazov e perdi-me no final do primeiro volume.

Deixei de lado, temporariamente, o Cem Anos de Solidão. Não estava a gostar nada da escrita e estava a perder-me na história.

Começo hoje O Processo do Kafka.

Compartilhar este post

Link para o post

Dostoievski é complicado.

Mas adorei O Jogador.

Depois tentei ler os Irmãos Karamazov e perdi-me no final do primeiro volume.

No entanto ainda vou dar mais uma oportunidade ao homem certamente.

Até porque tenho aqui dois volumes do Idiota á espera.

Compartilhar este post

Link para o post

Disse à minha mãe para ir à Feira do Livro procurar-me uma edição do Brave New World a uma alfarrabista. Ando há perto de 2 anos à procura do livro e nunca consegui ver uma edição que não fosse nova. Ela encontrou uma a 5€, que tem uma dedicatória a lápis com uma caligrafia mesmo trabalhada e engraçada para uma tal de Gracinda Gonçalves, para o Natal de... 1973.

Compartilhar este post

Link para o post

American Psycho, by Bret Easton Ellis

Surreal, grotesco, perturbante, mas surpreendentemente aborrecido.

As descrições sobre o que as personagens vestem são tão irritantes... Depois há pelo meio, sem propósito algum, apreciações às discografias de Genesis, Whitney Houston e Huey Lewis and the News, a última cortando completamente o suspense e tensão da narrativa.

As descrições mais gráficas são chocantes, mas faltou algo mais pessoal, mais lunático. São difíceis de ler e deixaram-me desconfortável e mal disposto, cumprem esse objetivo, mas não fazem um livro. O narrador é o autor dos crimes, esperava algo menos detalhado, mais abstrato, mais contemplativo.

O final só não me desiludiu porque por essa altura já esperava ser desapontado.

O episódio em que o protagonista tenta combinar reservas para o jantar com os colegas de trabalho é a minha parte favorita do livro. Leve, sem descrições aborrecidas, ritmo rápido e também tem momentos genuinamente engraçados.

A perseguição não é má, mas lá está, não teve a sequência que eu desejava, o capítulo seguinte é uma crítica musical.

O final é tão anticlimático. Ao longo do livro fiquei com a impressão que ele ia acabar por ser apanhado pela polícia e que talvez houvesse um julgamento. O seu comportamento dá a entender que ele deseja ser apanhado e ter os seus crimes reconhecidos. A confissão não podia ser maior prova, mas ainda há o facto de ele ler autobiografias de assassinos em série, não o escondendo, citando-as por vezes em conversas com outras pessoas. Estava mesmo à espera que ele fosse preso e julgado. Nem como crítica à sociedade, ou na direção que esta avança, o final serve.

Compartilhar este post

Link para o post

Disse à minha mãe para ir à Feira do Livro procurar-me uma edição do Brave New World a uma alfarrabista. Ando há perto de 2 anos à procura do livro e nunca consegui ver uma edição que não fosse nova. Ela encontrou uma a 5€, que tem uma dedicatória a lápis com uma caligrafia mesmo trabalhada e engraçada para uma tal de Gracinda Gonçalves, para o Natal de... 1973.

Praticamente todas as versões do BNW numa cadeira minha eram usadas, por acaso :mrgreen:

E ja agora, esta semana, na FLUP, ha uma venda de livros usados. Eu vou aproveitar para comprar o "Discursos Politicos" do Alvaro Cunhal e tivesse mais dinheiro, gastava 10€ num livro sobre teoria de tradução. Mas ha la coisas interessantes

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei o Anna Karenina e O Idiota por 5€

9781853261756.jpg

Já chegou e a qualidade é bastante boa. A qualidade do papel é óptima, a letra não é pequena e o livro tem 20cm. Pensei que fosse pequeno pelo preço e pelo que me disseram, mas não. Vale bem os 2.5€.

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

Canadiana Alice Munro vence Nobel da Literatura

A escritora canadiana Alice Munro, de 82 anos, é a vencedora do prémio Nobel de Literatura de 2013. A Academia sueca, numa curta declaração, justifica o prémio com a mestria de Munro para o conto. Noutra declaração imediata, via twitter, a Academia revela que não conseguiu contactar a escritora ainda, tendo deixado uma mensagem telefónica.

Curiosamente, Alice Munro, que venceu em 2009 o Man Booker Prize, declarou em junho que ia deixar de escrever.

Editado por Ed

Compartilhar este post

Link para o post

Os Maias, de Eça de Queirós

Já tinha lido "A Relíquia" em janeiro; de resto, são os únicos livros do Eça que li. Adoro o humor dele, e o sentimento que se nutre pelos personagens é singular. As suas descrições são deliciosas, que verve! Já estou rendido a este autor, tenho de ler outras das suas obras.

The Third Man, by Graham Greene

Simples e leve de se ler. Foi escrito com o guião do filme (que ainda vou ver hoje) em mente, portanto não seria de esperar algo de extraordinário. O foco é o mistério e a sua resolução, o espaço e tempo em que a ação decorre (Viena após a Segunda Guerra Mundial, ocupada pelas quatro potências) é secundário.

Editado por bmfpcdm

Compartilhar este post

Link para o post

Passei na Bertrand, ele estava lá tão lindo, tão apetitoso, na sua capa vermelha. Não resisti. "Histórias de Loucura Normal" de Charles Bukowski, pura genialidade. Situações surreais, espontaneidade e discurso corrosivo como sempre, lá poderia haver melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...