Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sr. Inácio

Literatura | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Quem viver perto de Tomar, aproveite que a feira do Livro é de 25 Abril a 6 de Maio.

Por falar em livros, acabei ontem de Murakami o Sputnik meu amor. Dou-lhe 7/10, gostei imenso da escrita mas estava à espera de outro final.

Nos últimos meses também li:

Augusto Cury-Ansiedade como enfrentar o mal do século (8/10)

Manuel Pinto Coelho-Chegar Novo a velho (7/10).

Tenho aqui para ler entretanto de Murakami A sul da Fronteira a Oeste do Sol (gostaram deste?), Afterdark; também tenho o I da saga Millenium Homens que odeiam as mulheres, que tem muito bom feedback.

Alguém daqui já leu o Livro do Hygge?

Compartilhar este post

Link para o post

Leituras de abril:

Slaughterhouse-Five, or The Children’s Crusade: A Duty-Dance with Death, de Kurt Vonnegut

Muito bom.

O filme acaba por fazer um bom trabalho na sua adaptação, tendo em conta a natureza caótica da narrativa, mas não evita que a sátira, em certos momentos, seja algo cruel para com os personagens. Nesse aspeto o livro é perfeito, pois só me apercebi desse problema ao ver o filme.

The Way of the World, de William Congreve

Boa comédia. Intemporal.

Sophie’s World, de Nancy Rue

Seria um bom livro infantojuvenil caso o psicólogo pediátrico não se revelasse um doutrinador cristão. Quando chega a esse ponto, começa a soar demasiado a lavagem cerebral.

O livro também tem a peculiaridade da autora ter escolhido chamar B.J. a uma das personagens, proporcionando peculiares frases:

“B.J.’s lower lip stuck out like the seat of a sofa.”

“B.J.’s sofa lip extended into a foldout couch.”

“You show me my best B.J., and we’ll see about next time.”

“Possibilities such as, what does “B.J.” stand for? Bambi Jo? Probably more like Bad Jerky. B.J. looked as if she had just eaten some and was about to cough it back up.”

“Why are you so hot on this, B.J.?” (virgula a salvar o dia!)

Vampire Hunter D (li os três livros iniciais da saga), de Hideyuki Kikuchi

Para aquilo que é, não é mau, mas também não passa do razoável. Salientar que em termos de temas sexuais o autor não tem qualquer pudor, ou subtileza.

The Wainscott Weasel, de Tor Seidler

Livro infantil em que uma doninha se apaixona por um peixe. Bom livro.

Compartilhar este post

Link para o post

Ofereceram-me uns livros, no entanto eles cheiram demasiado a mofo, tenho-os numa janela actualmente, virados para o sol, já estiveram ao sol também, mas o cheiro não diminuiu. Estou a tentar remover o cheiro à quase oito dias. Alguma dica?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Feira do Livro em Lisboa de dia 25 de Maio a dia 13 de Junho.

Estou actualmente a ler o Nunca me deixes do Ishiguro, btw.

Compartilhar este post

Link para o post

Feira do Livro em Lisboa de dia 25 de Maio a dia 13 de Junho.

Estou actualmente a ler o Nunca me deixes do Ishiguro, btw.

O que estás a achar?

Compartilhar este post

Link para o post

Fui hoje à feira. Trouxe

Fado Alexandrino e Auto dos Danados do Lobo Antunes

A máquina de fazer espanhóis do Valter Hugo Mãe

O Torcicologologista, Excelência do Gonçalo M. Tavares

Dois ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos,

"Cinema e História" e "Vale a pena? Conversas com escritores"

Foi um passeio muito agradável.

Entretanto também acabei o primeiro da saga do Knausgaard.

Editado por Syn

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma pergunta para quem já leu John Dies at the End.

No fim ficamos a saber que o apagão que o Dave teve a meio da história foi porque se trata do replacement do Dave real que está morto. No entanto, ficamos a saber que a Amy também teve os mesmos apagões. Ou seja, ela também é um replacement, certo?

Editado por Longineu

Compartilhar este post

Link para o post

Leituras de maio:

Between Silk and Cyanide: A Codemaker's War, 1941-1945, de Leo Marks

Muito interessante e cativante.

The Premature Burial e The System of Dr. Tarr and Professor Fether, (contos) de Edgar Allan Poe

Li estes dois contos porque queria ver o filme “Lunacy”, do Jan Švankmajer. Tanto os contos como o filme são entretidos, cada um à sua maneira.

Metropolis, de Thea von Harbou

Gostei. Muito ambicioso.

The Siege of Trencher’s Farm, de Gordon M. Williams

“Straw Dogs”, do Sam Peckinpah, é baseado neste livro. Adorei o livro, tem um excelente ritmo, a tensão tem um crescendo mesmo no ponto certo. Já o filme não se pode dizer o mesmo, infelizmente (pois gosto muito do Peckinpah), não só falha no ritmo, como também adiciona um evento em particular que acaba por arruinar a motivação e decisão de um dos personagens.

Valerie and Her Week of Wonders, de Vítězslav Nezval

Obra surrealista fascinante. O filme é fiel (excetuando o final), mas imagino que seja um ‘mindfuck’ de todo o tamanho para quem o vir sem o contexto que o livro oferece, tal é o compromisso tanto ao surrealismo, como ao minimalismo.

A Clockwork Orange, de Anthony Burgess

A gíria com que o protagonista narra é tão frustrante. Embora algumas expressões sejam explicadas e outras sejam relativamente acessíveis de decifrar, acabei por não gostar nada desse aspeto.

Alice’s Adventures in Wonderland, de Lewis Carroll

Li com o plano de ver o filme “Alice”, do Jan Švankmajer. O filme é consideravelmente fidedigno à narrativa do livro, sendo ao mesmo tempo a adaptação mais imaginativa que já vi e a que melhor traduz para o ecrã a natureza surrealista da história original.

Editado por bmfpcdm

Compartilhar este post

Link para o post

Lá fui hoje à Feira do Livro. Adicionei à minha biblioteca:

- José Ramos - Comunismo e Nacionalismo em Portugal (Política, Cultura e História no Século XX)

- Colecção Ephemera 5 - Uma Nova Concepção de Luta (Materiais para a História da LUAR e da Resistência Armada em Portugal)

- Oscar Wilde - O Crime de Lorde Artur Savile e Outros Contos

- Mário de Sá-Carneiro - Poemas

Compartilhar este post

Link para o post

Já eu, cada vez gosto menos desse evento que é a Feira do Livro. Este ano nem lá vou meter os pés.

Debate na Feira do Livro de Lisboa interrompido. Editora fala em racismo

“Uma performance racista, num debate contra o racismo”

Debate contra racismo na Feira do Livro marcado por "performance racista"

E porque será que em Portugal estes grandes eventos são TODOS feitos recorrendo ao voluntariado? O que seria dos eventos culturais deste país se se proibisse o voluntariado?

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Já eu fui à feira do livro para passear e comer uma fartura, até havia livros que queria comprar, mas os descontos são uma banhada e para além disso, para ter direito a um livro de oferta, é preciso comprar 3 ou 4, dependendo das editoras. Os livros em que eu estava de olho nem sequer pertenciam ao mesmo grupo, portanto em vez de gastar dinheiro só porque sim, vim embora sem nada, já que tenho alguns em stand by para ler.

Recentemente terminei mais um do Ishiguro, o Nunca me deixes, e gostei. Gostei mais do que o anterior que li dele, e continuo receptiv a ler mais coisas dele. Decidi dar uma nova oportunidade ao Pilares da Terra do Follet, um livro que já tenho há vários anos, inclusivamente já li até meio uma vez e depois desisti. Parece-me que o estou a achar mais interessante desta vez.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso ninguém tem um Kobo Clara HD, para me dizer se o aparelho é bom?

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente arranjei um tempinho para ir à Feira Cultural de Coimbra, saí de lá 28 paus mais leve na carteira. Valeu a pena.

Voltei com 'Norwegian Wood' do Murakami, 'O Tambor de Lata' de Gunter Grass, 'Nossa Senhora de Paris' de Victor Hugo, uma antologia poética de T. S. Elliot e um volume com 'Romeu e Julieta', 'Hamlet' e 'Macbeth', de Shakespeare.

Consideravelmente mais modesto nos gastos do que em anos anteriores, mas o tempo para leituras também é mais apertado do que noutros tempos.

Compartilhar este post

Link para o post

Também vou começar a ler o Norwegian Wood :larilas:

Compartilhar este post

Link para o post

Through the Looking-Glass and What Alice Found There, de Lewis Carroll

Não é tão bom como o primeiro, mas entretém.

Strange Tales from a Chinese Studio, de Pu Songling

Coletânea de mais de 100 contos dos cerca de 400 que o escritor chinês Pu Songling (1640-1715) escreveu ao longo da sua vida. A maior parte são histórias sobre fantasmas e/ou espíritos de raposa.

Confessions, de Kanae Minato

História de vingança mirabolante. O filme é bem fiel.

The Shrinking Man, de Richard Matheson

Bom clássico de ficção científica.

Fail-Safe, de Eugene Burdick & Harvey Wheeler

Acabei por gostar mais da adaptação, do Sidney Lumet, do que do livro. O filme, inclusive, dá para uma boa ‘double feature’ com o “Dr. Strangelove”. O livro perde-se demasiado em preâmbulos na introdução de certos personagens.

Wolverine: Old Man Logan, de Mark Millar

Venom T-Rex got a chuckle out of me.

The Picture of Dorian Gray, de Oscar Wilde

Muito bom. Li a versão original, antes de ter sido censurada pelo editor e, posteriormente, alterada pelo próprio Oscar Wilde.

The Fly, (conto) de George Langelaan

Positivamente surpreendido pela originalidade e eficiência da narrativa.

Ghost Stories of an Antiquary & More Ghost Stories from an Antiquary, de M. R. James

Dois livros de contos. Gostei especialmente do primeiro. O conto “The Mezzotint” é ótimo.

The Melancholy of Haruhi Suzumiya, de Nagaru Tanigawa

Para o medíocre, mas vou ler pelo menos mais três da saga, para depois ver a série de anime e o filme.

Compartilhar este post

Link para o post

The Melancholy of Haruhi Suzumiya, de Nagaru Tanigawa

Para o medíocre, mas vou ler pelo menos mais três da saga, para depois ver a série de anime e o filme.

Nunca peguei nos livros, mas a série é engraçada (tirando uns certos 8 episódios) e o filme é bem fixe.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Finalmente comprei um livro do Philip Roth, tal como tinha prometido no dia em que ele morreu, comprei aquele que mais queria ler, que é o American Pastoral, se eu depois gostar venho aqui pedir sugestões sobre outras obras dele.

Ninguém tem aí para vender o volume 2 do Pilares da Terra do Ken Follet? Porque não consigo encontrar em segunda mão em lado nenhum, e em qualquer livraria custa 26€, e isso é um roubo. No outro dia vi a versão em inglês a 9€... Tenho de começar a ler em inglês.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

O "Último Caderno de Lanzarote" corresponde ao diário de 1998, ano em que o escritor ganhou o Prémio Nobel da Literatura. Será lançado pela Porto Editora em outubro.

https://www.publico.pt/2018/07/03/culturaipsilon/noticia/diario-inedito-do-ano-em-que-jose-saramago-recebeu-o-nobel-vai-ser-publicado-20-anos-depois-1836709

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente ja responderam a esta questão varias vezes mas, para voces, quais são os livros portugueses que se deve obrigatoriamente ler? Os classicos? Fui muito novo para o estrageiro e por isso o meu conhecimento de literatura portuguesa é nulo e quero ver se mudo isto :mrgreen:

(Peço desculpa por qualquer erro ahah)

Compartilhar este post

Link para o post

O Retrato de Dorian Grey do Oscar Wilde vale a pena? Alguem já leu?

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente ja responderam a esta questão varias vezes mas, para voces, quais são os livros portugueses que se deve obrigatoriamente ler? Os classicos? Fui muito novo para o estrageiro e por isso o meu conhecimento de literatura portuguesa é nulo e quero ver se mudo isto :mrgreen:

(Peço desculpa por qualquer erro ahah)

Depende do que gostas, mas acho que devias experimentar alguns autores mais conhecidos.

Aconselho estes (deixo por autor):

Eça de Queiroz: Os Maias, O Crime do Padre Amaro e A Relíquia

Camilo Castelo Branco: Amor de Perdição

Lobo Antunes: Os Cus de Judas e As Naus

Miguel Sousa Tavares: Equador

Valter Hugo Mãe: O Filho de Mil Homens e O Nosso Reino

Saramago: já li bastantes e gostei de todos. Experimenta qualquer um, o homem é um génio.

José Luís Peixoto: Morreste-me e o Cemitério de Mil Pianos

Gonçalo M. Tavares: Jerusalém

Os que mais gostei de ler de autores portugueses foram estes. Depois tens outros autores de qualidade que conheço menos (e que, na minha opinião, ainda estão um nível abaixo destes) como o Afonso Cruz e o João Tordo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Uma pessoa que eu conheço está a vender uns livros, da colecção de livros que essa pessoa está a vender, houve uns que me chamaram a atenção, que formam uma trilogia. Gostava de saber se alguém tem feeback para me dar. O que procurei na net deixou-me na dúvida se será muito infantil/juvenil ou se serão realmente boas obras para qualquer idade.

Os livros em questão são Os reinos do norte, A torre dos Anjos e O telescópico de ambar, que fazem então parte da trilogia mundos paralelos do autor Phillip Pulman. Se alguém já tiver lido alguma coisa e tiver feedback, agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...