Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sr. Inácio

Literatura | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Alguém daqui já leu alguma coisa de Ryunosuke Akutagawa (acho que é assim que se escreve)? Se sim, o que recomendam e onde posso encontrar? Ainda só li um chamado Rashomon e fiquei com mais curiosidade...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest dpitz khön

estou a ler o The Fall Of Public Man do Richard Sennett em ingles para a cadeira de Cultura e Sociedade.

Compartilhar este post

Link para o post

Li ontem: O Livro do Chá de Kakuzo Okakura.

Agora tou a ler Dr. Jivago

Compartilhar este post

Link para o post
Ontem, terminei de ler o Filhos da Droga.

Brilhante. :prayer:

Muito bom, mas ainda melhor é o "Viagem ao mundo da droga", recomendo a quem gostou dos "Filhos da droga" ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei há uns dias "a obra ao negro" da Margerite Yourcenar. Já tinha lido "como a água que corre", mas este é muito melhor. Recriação histórica cuidada ao nível do Saramago, mas escrito de uma forma tão cuidada que parece simples. Recomendo.

Compartilhar este post

Link para o post
Acabei há uns dias "a obra ao negro" da Margerite Yourcenar. Já tinha lido "como a água que corre", mas este é muito melhor. Recriação histórica cuidada ao nível do Saramago, mas escrito de uma forma tão cuidada que parece simples. Recomendo.

tambem recomendo e de que maneira

Compartilhar este post

Link para o post

Como nao sou gajo de literatura de alto nivel, estou a salivar pelo momento que começarei este livro compradinho hoje

Ainda tenho que acabar o "Flags of our fathers" primeiro

gai-infec.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Como nao sou gajo de literatura de alto nivel, estou a salivar pelo momento que começarei este livro compradinho hoje

Ainda tenho que acabar o "Flags of our fathers" primeiro

Que bem que sabem uns thrillerzinhos. Já escrevi aí sobre isso mais atrás.

Estou na fase terminal dos Cem Anos de Solidão, do Marquez.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando comprei o livro, a tipa da loja disse-me que era preciso estar com uma certa disposição para lê-lo. E eu concordo.

Não é uma leitura massiva. Não. Eu também já peguei nuns quantos calhamaços que devorei em uns dias, acho que esses livros fazem parte da vida de qualquer leitor assíduo. Mas no Cem Anos de Solidão, à medida que vais lendo, vais-te apercebendo que é um livro para ir lendo e para ir saboreando, até porque a acção temporal é absurdamente prolongada, a ausência de diálogos é uma realidade, tens uma narrativa quase numa perspectiva histórica da coisa... As personagens são muitas e todas com nomes muito parecidos, o que confunde qualquer um menos atento ao desenrolar dos acontecimentos. Eu já tenho alguma experiência nestas coisas e dei comigo muitas vezes perdido entre tanta personagem com nomes tão semelhantes.

Mas o Gabriel Garcia Marquez escreve eximiamente, as descrições dele daqueles tempos, o facto de nunca se perder no tempo, e conseguir manter o mesmo tom com os anos a passarem abruptamente, é de quem sabe da poda.

Em suma... a narrativa não é nada de empolgante, mas eu já queria ler qualquer coisa do GGM há muito tempo e não estou nada desapontado com a forma de ele escrever, acho que em termos literários a obra é de facto muito boa, pela quase inovação da temporalidade de que ele faz uso, e pela forma excelente como ele narra os acontecimentos. Mas pode-se tornar confuso para os que dispersam mais durante a leitura, há muita coisa passível de ser trocada com o passar das páginas, e depois afigura-se tudo uma grande confusão. Cuidado para os menos experientes nestas andanças que isto pode ser meio caminho percorrido para desistir da leitura do livro! E não é uma leitura empolgante, é uma coisa mais madura, mais calma.

Eu quero voltar a ler Gabriel Garcia Marquez.

Compartilhar este post

Link para o post

O ultimo livro que li, recentemente, foi de Paulo Coelho, O vencedor está só.

Agora estou a ler As memórias do livro, de Geraldine Brooks.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei. Foi o primeiro livro dele que li. Interessei-me bastante pela história. O livro só peca no facto de ter sido escrito em Português brasileiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest LeoDB

Eu detestei esse livro, nem o acabei

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém recomenda algum livro ou sobre o comunismo ou o conflito entre Israel e Palestina para depois apresentar em aula?

Compartilhar este post

Link para o post
Eu detestei esse livro, nem o acabei

Em que parte da história paraste de ler?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest LeoDB

Não me lembro bem, já foi há uns meses, mas lembro-me

do gajo matar a rapariga na rua, dele estar num restaurante numa festa, lembro-me da história do outro gajo do Médio Oriente(?), da história entre ele (o principal) e a ex-mulher e tal

Compartilhar este post

Link para o post
Não me lembro bem, já foi há uns meses, mas lembro-me

do gajo matar a rapariga na rua, dele estar num restaurante numa festa, lembro-me da história do outro gajo do Médio Oriente(?), da história entre ele (o principal) e a ex-mulher e tal

Deverias ter lido até ao fim...

Após matar a rapariga, na festa, ele mata mais um membro importante do cinema. Depois mata mais outra rapariga. Aí a história começou a ficar interessante.

A ex-mulher fica com o indivíduo do médio oriente. No fim encontram-se os 3 numa festa, têm um particular e ele mata os dois, depois volta pra Rússia.

Estou aqui a falar de forma muito resumida, no livro a história é mais interessante e com mais detalhes.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...