Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sr. Inácio

Literatura | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Quando comprei o livro, a tipa da loja disse-me que era preciso estar com uma certa disposição para lê-lo. E eu concordo.

Não é uma leitura massiva. Não. Eu também já peguei nuns quantos calhamaços que devorei em uns dias, acho que esses livros fazem parte da vida de qualquer leitor assíduo. Mas no Cem Anos de Solidão, à medida que vais lendo, vais-te apercebendo que é um livro para ir lendo e para ir saboreando, até porque a acção temporal é absurdamente prolongada, a ausência de diálogos é uma realidade, tens uma narrativa quase numa perspectiva histórica da coisa... As personagens são muitas e todas com nomes muito parecidos, o que confunde qualquer um menos atento ao desenrolar dos acontecimentos. Eu já tenho alguma experiência nestas coisas e dei comigo muitas vezes perdido entre tanta personagem com nomes tão semelhantes.

Mas o Gabriel Garcia Marquez escreve eximiamente, as descrições dele daqueles tempos, o facto de nunca se perder no tempo, e conseguir manter o mesmo tom com os anos a passarem abruptamente, é de quem sabe da poda.

Em suma... a narrativa não é nada de empolgante, mas eu já queria ler qualquer coisa do GGM há muito tempo e não estou nada desapontado com a forma de ele escrever, acho que em termos literários a obra é de facto muito boa, pela quase inovação da temporalidade de que ele faz uso, e pela forma excelente como ele narra os acontecimentos. Mas pode-se tornar confuso para os que dispersam mais durante a leitura, há muita coisa passível de ser trocada com o passar das páginas, e depois afigura-se tudo uma grande confusão. Cuidado para os menos experientes nestas andanças que isto pode ser meio caminho percorrido para desistir da leitura do livro! E não é uma leitura empolgante, é uma coisa mais madura, mais calma.

Eu quero voltar a ler Gabriel Garcia Marquez.

é o estilo dele de escrever, o Outono do Patriarca tb é um livro "lento".

Agora estou a reler o Ficções do Jorge Luís Borges

Compartilhar este post

Link para o post
Tive a ler o Cell do Hawking. Não é mau

Tmb li, mas achei bastante Meh...

"SASHQUASH=SEM TELM" :mrgreen:

:estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Através do PIL e dos incentivos do estado para a erradicação da iliteracia, temos de apresentar 2 livros por período quer em Literatura quer em Português. Deve ser escolha pessoal dele, não acredito que tenha sido recomendado pela professora.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu quero voltar a ler Gabriel Garcia Marquez.

"Amor em tempos de cólera" é muito semelhante ao que leste. Recomendo o "Ninguém escreve ao coronel", completamente diferente, a ultima frase do livro fica sempre na memória. O último editado em Portugal é o "olhos de cão azul", são contos do início de carreira, fracote e repetitivo.

O que achaste do Paulo Coelho?

A pergunta não era para mim mas cá vai. Não desgosto, mas é um pouco simples demais. Alguns escritores abusam das descrições, o PC escreve coisas do género "verónica tinha um quarto, a cama ao fundo e um quadro na parede, a janela dava para a praça", as palavras não são bem estas mas continua a ser demasiado básico. Ainda assim, tem histórias interessantes...

Compartilhar este post

Link para o post
Através do PIL e dos incentivos do estado para a erradicação da iliteracia, temos de apresentar 2 livros por período quer em Literatura quer em Português. Deve ser escolha pessoal dele, não acredito que tenha sido recomendado pela professora.

Concordo plenamente com a medida. Mas se és (ele, não tu) um leitor um pouco mais primário e iniciado nestas andanças, escolhe uma coisinha melhor... 8-[

"Amor em tempos de cólera" é muito semelhante ao que leste. Recomendo o "Ninguém escreve ao coronel", completamente diferente, a ultima frase do livro fica sempre na memória. O último editado em Portugal é o "olhos de cão azul", são contos do início de carreira, fracote e repetitivo.

Eu estive hoje numa livraria e por acaso atentei nos livros dele. Vi lá um mais pequeno, e achei curioso como é que o estilo dele pode enquadrar num romancezeco de serão de sábado, daqueles para ler numas horinhas. Agora não me lembro do nome, tenho de confirmar, mas não sei se não será a minha próxima aquisição da biblioteca dele.

A pergunta não era para mim mas cá vai. Não desgosto, mas é um pouco simples demais. Alguns escritores abusam das descrições, o PC escreve coisas do género "verónica tinha um quarto, a cama ao fundo e um quadro na parede, a janela dava para a praça", as palavras não são bem estas mas continua a ser demasiado básico. Ainda assim, tem histórias interessantes...

Não faz mal, e eu só agradeço que respondas. Mas não percebi bem a caracterização que fizeste dele, para te ser sincero...

Compartilhar este post

Link para o post
Não faz mal, e eu só agradeço que respondas. Mas não percebi bem a caracterização que fizeste dele, para te ser sincero...

Básico. Curto. Simples. Parece quase que nós é que temos que ter o trabalho todo de imaginar as divisões, as cenas, as paisagens, fico só na dúvida se não descreve porque não quer / não sabe / é preguiçoso...

Compartilhar este post

Link para o post
Vais ter? Isso é leitura obrigatória?

Pela professora, somente. Não está inserido no programa. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei o Cem Anos de Solidão pelo que vi aqui e estou a adorar.

Compartilhar este post

Link para o post

Adquiri na sexta-feira o novo livro "Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar". Quando o começar a ler, digo alguma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post
KOR, o homem dos thrillers, fala-me do Stephen King. :mrgreen:

Nao é dos meus favoritos, altera obras fenomenais, como Carrie, Misery, Shinning, Dead Zone, The Tommyknockers, com outros realmente merdosos como o Cell e o Buick 8 por exemplo.

Tem uma caracteristica que eu nao lhe aprecio, coloca a "premissa" e depois nao tenta fazer sequer uma vaga explicaçao da mesma.

Isto na minha opiniao demonstra uma enorme, porque nao dize lo perguiça... ou vontade de pesquisar/inovar.

Se existem livros onde isto funciona, já noutros é simplesmente parvo!

Compartilhar este post

Link para o post
Tenho esse último para ler para uma cadeira. É muito chato?

o ficções? Apesar de ser um livro pequeno é um bocado chato porque ele começa a explicar os pormenores da geometria, matemática e cenas dessas lá duma terra que ele descobriu na biblioteca.

Compartilhar este post

Link para o post
o ficções? Apesar de ser um livro pequeno é um bocado chato porque ele começa a explicar os pormenores da geometria, matemática e cenas dessas lá duma terra que ele descobriu na biblioteca.

Como ousam hereges?! Esse é "só" o mais sublime dos punhados de páginas que jamais foram acoplados! De cada vez que se fala dessa singela compilação dever-se-ia fazer uma vénia por cada palavra!

E não, não estou a exagerar.

Compartilhar este post

Link para o post
Nao é dos meus favoritos, altera obras fenomenais, como Carrie, Misery, Shinning, Dead Zone, The Tommyknockers, com outros realmente merdosos como o Cell e o Buick 8 por exemplo.

Tem uma caracteristica que eu nao lhe aprecio, coloca a "premissa" e depois nao tenta fazer sequer uma vaga explicaçao da mesma.

Isto na minha opiniao demonstra uma enorme, porque nao dize lo perguiça... ou vontade de pesquisar/inovar.

Se existem livros onde isto funciona, já noutros é simplesmente parvo!

epá, não encontrei em inglês

http://www.youtube.com/watch?v=su3BIOjXWUw

vi isso no outro dia no Family Guy :mrgreen: Eles a ironizar o facto do King já inventar de tudo para fazer livros.

Compartilhar este post

Link para o post
Como ousam hereges?! Esse é "só" o mais sublime dos punhados de páginas que jamais foram acoplados! De cada vez que se fala dessa singela compilação dever-se-ia fazer uma vénia por cada palavra!

E não, não estou a exagerar.

gosto mais do aleph

Compartilhar este post

Link para o post
gosto mais do aleph

Sei que ainda não li essa compilação, mas se a memória não em trai, alguns dos títulos dessas peças não me são nada estranhas, o que me leva crer que já terei lido algumas delas, ainda assim, não creio que vá encontrar nenhuma história com o peso que a La Biblioteca de Babel tem para mim. Também já li a Historia Universal de la Infamia, em que apesar de serem bastante divertidas são de outro campeonato completamente distinto das Ficciones.

Jorge_Luis_Borges_Hotel.jpg

Neste momento estou a voltar para trás e depois de ter lido os Fidalgos da Casa Mourisca do Júlio Dinis, estou a ler a Ilustre Casa de Ramires do Eça.

Compartilhar este post

Link para o post
Adquiri na sexta-feira o novo livro "Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar". Quando o começar a ler, digo alguma coisa.

Lobo Antunes é f*dido da pinha.

Depois diz o que achaste.

Compartilhar este post

Link para o post

ando com vontade de ler alguma coisa do Lovecraft :-k

E seria ideal até, porque em princípio vai-se falar dele na cadeira de Estudos sobre o Fantástico.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...