Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sr. Inácio

Literatura | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Eu não gostei ao ponto de achar uma obra-prima, das melhores coisas que já li, ou assim. Até acho o livro ligeiramente enfadonho. Mas já me passou pior pelas mãos.

Compartilhar este post

Link para o post
A Aparição deve estar no meu top 3! :heart:

O que te fez gostar assim do livro?

Abençoada a alma que fez disto inamovível. :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

A Aparição deve ter sido o único livro que não fui capaz de ler... Nem no 12º, nem mais tarde quando depois o tentei voltar a ler. Desculpa Virgílio, mas para mim não dá.

Compartilhar este post

Link para o post

Devo ser muito estranho, mas o único que não consigo ler, com duas oportunidades já, foram mesmo Os Maias.

Talvez à terceira, daqui a uns anos...

Compartilhar este post

Link para o post
Eu não gostei ao ponto de achar uma obra-prima, das melhores coisas que já li, ou assim. Até acho o livro ligeiramente enfadonho. Mas já me passou pior pelas mãos.

fazes ideia de mais ou menos quantos? pergunto por curiosidade sem ser nada concreto

Compartilhar este post

Link para o post

"Os Maias" é brilhante.

Alex, até admira que um gajo com a tua riqueza de vocabulário não tenha gostado dos "Maias". Já para não falar da sátira, da ironia, da crítica social. Genial, do princípio ao fim.

Agora ando a ver se pego num do Robert Wilson, "O Cego de Sevilha". Os thrillers psicológicos deste senhor são do melhor que há por aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o Eça escreve muitíssimo bem. Infelizmente, nem sempre a riqueza descritiva e vocabular corresponde à destreza para urdir a trama, e eu sempre que pego n'Os Maias vejo-me metido numa acção lenta, parada, cheia de acções quase quotidianas, simplíssimas e sem nada que me agarre ao livro. Por norma a minha persistência costuma ser suficiente para mandar abaixo estas barreiras, mas n'Os Maias sempre que ganho mais um bocadinho de ânimo, deparo-me com uma acção ainda mais corriqueira... Não estou a classificar como corriqueirista a escrita queiroziana, mas antes a acção. Comum, parada e chata que dói...

Compartilhar este post

Link para o post
Eu acho que o Eça escreve muitíssimo bem. Infelizmente, nem sempre a riqueza descritiva e vocabular corresponde à destreza para urdir a trama, e eu sempre que pego n'Os Maias vejo-me metido numa acção lenta, parada, cheia de acções quase quotidianas, simplíssimas e sem nada que me agarre ao livro. Por norma a minha persistência costuma ser suficiente para mandar abaixo estas barreiras, mas n'Os Maias sempre que ganho mais um bocadinho de ânimo, deparo-me com uma acção ainda mais corriqueira... Não estou a classificar como corriqueirista a escrita queiroziana, mas antes a acção. Comum, parada e chata que dói...

Para quem aprecia o rigor das descrições, "Os Maias" é tudo, menos maçudo. E são precisamente os pormenores do quotidiano, as falas mais triviais das personagens, sempre carregadas de uma subtil ironia, que me deliciam. Já para não falar da riqueza vocabular e lexical, do uso genial dos recursos estílisticos e mesmo da própria história das três gerações.

Mas, pronto, são opiniões.

Só por curiosidade, gostas da poesia de Pessoa?

Compartilhar este post

Link para o post
Quantos, como assim? Quantos livros já li até hoje?

sim, que leste.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de uns tempos "parado" peguei novamente no "The Lost Symbol" do Dan Brown.

Oh pá, este gajo é o génio do "agarramento aos livros" :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Posso-te dizer que a minha infância foi uma loucura, só entre Arrepios, Uma Aventura, Bando dos Quatro, e outras colecçõezinhas semelhantes que me ocupavam horas e horas, conto aqui em casa uns 150. E foram todos lidos, que eu não deixava créditos por mãos alheias.

Tive ali um oásis aborrecido em que os anteriores eram demasiado infantis, e os livros que agora leio também já eram demasiado enfadonhos, então não lia porque não sabia muito bem o que ler... Entretanto voltei em força, e comecei a ler livros de pré-adolescência. A Lua de Joana já li cerca de 6 ou 7x (detém o recorde), o Guarda da Praia não deve andar muito longe desse número, apareceram os Harry Potters e afins... Depois atirei-me em força aos thrillers, e agora estou ocupado em recuperar tempo perdido e em ler clássicos (por exemplo, agora estou com "O Jogador") que me permitam tirar um certo gozo em termos de história, mas também em termos literários. Mas ainda passo por um thrillerzinho de quando em vez, e não resisto ao Harlan Coben.

Claro que isto é ridiculamente vago, mas estou certo que deve passar dos 200...

Compartilhar este post

Link para o post

Este tópico a inamovível :prayer:

Quanto ao livro que vocês me aconselharam, não havia e encomendei, vem na quinta...espero que cumpra as expectativas e que consiga fazer um bom trabalho.

Mais uma vez, obrigado :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já leu Alexandre Dumas?

Estou tentado em pegar nos "Os Três Mosqueteiros" também...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho é que isso é uma pergunta a que não há resposta.

No máximo, poderás destacar um aqui e outro ali. Cada um na sua área, obviamente...

Compartilhar este post

Link para o post
Eu acho é que isso é uma pergunta a que não há resposta.

No máximo, poderás destacar um aqui e outro ali. Cada um na sua área, obviamente...

Exacto. Para mim, D.Afonso Henriques,D.Dinis, D.Joao I e II, Infante Dom Henrique...Marques de Pombal, Alvaro Cunhal...epá, e tantos. yá, tambem acho que nao ha resposta possivel... Ou melhor, sei quem não é e quem nao foi, de certeza :Salazar.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu disse que era a minha opinião...

Obviamente que não é uma questão consensual.

sim, tudo bemlol, tava so a comentar.

Compartilhar este post

Link para o post
Alguém daqui já leu algum livro de Nicholas Sparks? Se sim, qual gostaram mais?

Ofereci um à minha mãe. Já li bastantes resumos, já li opiniões, e centra-se tudo na historinha convencional de amor de algibeira, com a lágrimazinha pacóvia no canto do olho no fim.

Nunca li um livro, precisamente pelas críticas que já li. Mas um dia quero ver se é verdade ou não...

Os mais popularizados são O Diário da Nossa Paixão e As Palavras Que Nunca Te Direi, creio.

Compartilhar este post

Link para o post
As miudas costumam gostar. pelo menos 3 colegas do ano passado adoravam isso

Pois, por isso mesmo. Tenho uma amiga minha que já leu dois livros, e que me veio falar muito bem, a insistir muito para que leia, daí estar a perguntar.

Ofereci um à minha mãe. Já li bastantes resumos, já li opiniões, e centra-se tudo na historinha convencional de amor de algibeira, com a lágrimazinha pacóvia no canto do olho no fim.

Nunca li um livro, precisamente pelas críticas que já li. Mas um dia quero ver se é verdade ou não...

Os mais popularizados são O Diário da Nossa Paixão e As Palavras Que Nunca Te Direi, creio.

O diário da nossa paixão já vi em filme. E as palavras que nunca te direi vi ontem à venda no feira nova, e devo dizer que a capa me pareceu bastante apelativa, também por gostar um pouco daquelas coisas mais para o lado emocional e isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...