Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sobreira

Pequenas Dúvidas Informáticas

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 44 minutos:

Em princípio não tens muito por onde te enganar, mas se puderes colocar aqui o modelo do disco, o pessoal pode dizer-te com certeza.

Obrigado! Não sei o modelo, portanto tenho de arranjar tempo para desmontar o portátil.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 1 hora:

O meu portátil morreu. Já tinha 8 anos, a bateria já tinha ido à vida, e já há algumas semanas que andava a fazer mau contacto na porta do carregador. Ontem já não ligou. Abri-o e vi que os fios eléctricos que ligam a porta do carregador ao portátil propriamente dito partiram-se. Morreu, está morto.

Tinha backup de algumas coisas mas nem todas, por isso a minha única preocupação agora é não perder o que tenho no disco. Descobri este vídeo, que me parece exatamente o que preciso: 

A minha questão é: como é que sei as dimensões/caraterísticas relevantes do disco, para garantir que encomendo a "caixa" certa?

Compra uma caixa de HDD 2,5".

Tipo isto

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 40 minutos:

Obrigado! Não sei o modelo, portanto tenho de arranjar tempo para desmontar o portátil.

Citação de Seferogol, há 11 minutos:

Tipo isto

Sim, 99% de certeza isto mas, se pudesses dar o modelo, aí teríamos a certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe de um site onde se possa comprar o office barato?

Compartilhar este post

Link para o post

Apaguei um email que precisava e esvaziei a lixeira. Há forma de o recuperar?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 11 horas:

Tipo isto

Citação de Ghelthon, há 11 horas:

Sim, 99% de certeza isto mas, se pudesses dar o modelo, aí teríamos a certeza.

Consegui! Fui a uma Worten comprar uma caixa dessas e após algum suor consegui desaparafusar tudo e ligar o disco ao portátil pré-histórico da minha mulher. Obrigado a ambos!

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 10 horas:

Alguém sabe de um site onde se possa comprar o office barato?

Se queres um cena segura, tens a Goodoffer que tem parceria com o Pplware

Citação de FabioK, há 7 horas:

Apaguei um email que precisava e esvaziei a lixeira. Há forma de o recuperar?

Gmail? Hotmail? Email da empresa?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 1 minuto:

Gmail? Hotmail? Email da empresa?

Gmail

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 3 minutos:

Tens que preencher este form e esperar que os monkeys do Gmail te ajudem

Brr. Bem, não custa tentar.

Obrigado na mesma 👊

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, tenho estado a trabalhar em casa com a minha Maria e decidimos montar o escritório no quarto livre que tinhamos. Estava tudo na sala e queriamos ter alguma separação do trabalho/casa.

Deixo aqui o esquema da casa para explicar o meu problema:

2HabWUo.png

Normalmente, tendo o router na sala, nunca tive qualquer problema em usar os pc's no quarto. Uso diáriamente, tanto eu como a Maria e nunca notamos qualquer perda de sinal.

Montei o estaminé no escritorio e morreu tudo. Tenho duas redes, 5g e 2.4g e encostado à parede (onde estão os 2 pontos) só apanho a 2.4g. Entretanto trouxe a secretária mais para o pé da porta como demonstra o outro ponto e já consigo apanhar a 5g, mas com o sinal fraco e a oscilar. Ainda não fechei a porta (que vou precisar para poder aquecer a divisão, que é um dos motivos que ajudou à troca) portanto suponho q amanha ainda vou perder mais sinal devido a isso. Estou a supor que as paredes que apanha pelo caminho serão os pilares e por consequência bloqueiam mais o sinal.

Posto isto, o que posso meter aqui para resolver a minha situação de forma barata? Que repetidores é que existem de jeito? Já tive uns tp-link pela linha eletrica e gostei, mas eram por cabo, é um no-go pq vou ter vários pc's a consumir da mesma rede.

Que sugerem?

@Seferogol https://www.worten.pt/smarthome-e-redes/redes/repetidores-de-sinal-wifi/repetidor-de-sinal-xiaomi-mi-wifi-repeater-2-6701453

Algo assim ajudaria-me se estive numa tomada ali no corredor?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 1 hora:

Malta, tenho estado a trabalhar em casa com a minha Maria e decidimos montar o escritório no quarto livre que tinhamos. Estava tudo na sala e queriamos ter alguma separação do trabalho/casa.

Deixo aqui o esquema da casa para explicar o meu problema:

2HabWUo.png

Normalmente, tendo o router na sala, nunca tive qualquer problema em usar os pc's no quarto. Uso diáriamente, tanto eu como a Maria e nunca notamos qualquer perda de sinal.

Montei o estaminé no escritorio e morreu tudo. Tenho duas redes, 5g e 2.4g e encostado à parede (onde estão os 2 pontos) só apanho a 2.4g. Entretanto trouxe a secretária mais para o pé da porta como demonstra o outro ponto e já consigo apanhar a 5g, mas com o sinal fraco e a oscilar. Ainda não fechei a porta (que vou precisar para poder aquecer a divisão, que é um dos motivos que ajudou à troca) portanto suponho q amanha ainda vou perder mais sinal devido a isso. Estou a supor que as paredes que apanha pelo caminho serão os pilares e por consequência bloqueiam mais o sinal.

Posto isto, o que posso meter aqui para resolver a minha situação de forma barata? Que repetidores é que existem de jeito? Já tive uns tp-link pela linha eletrica e gostei, mas eram por cabo, é um no-go pq vou ter vários pc's a consumir da mesma rede.

Que sugerem?

@Seferogol https://www.worten.pt/smarthome-e-redes/redes/repetidores-de-sinal-wifi/repetidor-de-sinal-xiaomi-mi-wifi-repeater-2-6701453

Algo assim ajudaria-me se estive numa tomada ali no corredor?

Existem powerlines wireless que seriam o mais indicado para a rede 5ghz, mas são mais caros. Esse repetidor não só te faz perder a força do sinal como ainda duvido que seja capaz de suportar essa banda.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 22 minutos:

Existem powerlines wireless que seriam o mais indicado para a rede 5ghz, mas são mais caros. Esse repetidor não só te faz perder a força do sinal como ainda duvido que seja capaz de suportar essa banda.

Obrigado desde já pela ajuda.

O que queres dizer com 'faz perder a força do sinal'? Não é precisamente o contrário o objetivo destes aparelhos? 

Quanto à outra pergunta, eu posso usar a rede 2.4ghz, neste momento nessa rede apanho 110gb de download e 7 ping, é mais do que suficiente. Se apanhasse metade no escritório por mim já era tranquilo.

Suponho que este seja a mesma coisa mas com antenas:

https://www.kuantokusta.pt/informatica/Redes/Access-Points-e-Repetidores-de-Sinal/Xiaomi-Mi-Range-Extender-Pro-Wifi-p-1-645133

Mas estes já suportariam a rede 5g:

https://www.kuantokusta.pt/informatica/Redes/Access-Points-e-Repetidores-de-Sinal/D-Link-DAP-1610-Wi-Fi-AC1200-p-1-556489

https://www.kuantokusta.pt/informatica/Redes/Access-Points-e-Repetidores-de-Sinal/TP-Link-Repetidor-RE200-Extensor-de-Cobertura-WiFi-AC750-p-1-375032?reco=2

Certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 17 minutos:

Obrigado desde já pela ajuda.

O que queres dizer com 'faz perder a força do sinal'? Não é precisamente o contrário o objetivo destes aparelhos? 

Quanto à outra pergunta, eu posso usar a rede 2.4ghz, neste momento nessa rede apanho 110gb de download e 7 ping, é mais do que suficiente. Se apanhasse metade no escritório por mim já era tranquilo.

Suponho que este seja a mesma coisa mas com antenas:

https://www.kuantokusta.pt/informatica/Redes/Access-Points-e-Repetidores-de-Sinal/Xiaomi-Mi-Range-Extender-Pro-Wifi-p-1-645133

Mas estes já suportariam a rede 5g:

https://www.kuantokusta.pt/informatica/Redes/Access-Points-e-Repetidores-de-Sinal/D-Link-DAP-1610-Wi-Fi-AC1200-p-1-556489

https://www.kuantokusta.pt/informatica/Redes/Access-Points-e-Repetidores-de-Sinal/TP-Link-Repetidor-RE200-Extensor-de-Cobertura-WiFi-AC750-p-1-375032?reco=2

Certo?

Os repetidores não reforçam o sinal, apenas o prolongam e sempre com perdas significativas. Digamos que à velocidade que obtiveres no ponto onde vais ligar o repetidor deves retirar ~30%. Se ainda assim for suficiente, um equipamento mais básico deve chegar. Senão, terás de procurar por soluções mais poderosas para obteres resultados, como as powerlines.

Sim, esses repetidores suportam 5ghz.

Editado por John Bonifácio
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Percebido, mas fiquei sem saber o que decidir 😑

Desmontei e montei as secretárias para dar com este belo arranjo 😂 Incrivel como 2~3 metros ao lado fazem tanta diferença.

Obrigado 33, vou pensar na melhor solução.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 8 horas:

Percebido, mas fiquei sem saber o que decidir 😑

Desmontei e montei as secretárias para dar com este belo arranjo 😂 Incrivel como 2~3 metros ao lado fazem tanta diferença.

Obrigado 33, vou pensar na melhor solução.

Estou com o 13, se tiveres possibilidades, ia por Powerlines. Não gosto nada de extenders

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Por exemplo, onde está o ponto azul do router, meti 30cm para o lado esquerdo, virado para a saida, no chão. Apanho 50gb na 2.4ghz e 96gb download/37gbupload na 5g... Que dilema do crl 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 46 minutos:

Por exemplo, onde está o ponto azul do router, meti 30cm para o lado esquerdo, virado para a saida, no chão. Apanho 50gb na 2.4ghz e 96gb download/37gbupload na 5g... Que dilema do crl 😂

Mover o router não é opção?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 9 minutos:

Mover o router não é opção?

Depende. Para onde? no sitio onde está o router, tem a ligação por cabo À box da tv e cabo de rede à ps4(que não é impeditivo de nada tho).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 14 horas:

Comprei este há uns meses e estou muito satisfeito: https://www.worten.pt/smarthome-e-redes/redes/powerlines/powelinetp-link-tl-wpa4226-kit-av500-n300-passthrough-5316940 Tenho rede ao nível da que tenho ao lado do router.

Tens também esta opção ligeiramente mais barata mas que te faz perder uma tomada: https://www.worten.pt/smarthome-e-redes/redes/powerlines/powerline-tp-link-tl-wpa4221-kit-av600-n300-6951109 .

É muito fácil de configurar, realço só que é importante estar directamente ligada à tomada na parede e não ligado a fichas triplas.

Quanto a Wi-fi extenders, tenho um em casa e outro em casa dos meus pais e não gosto. Perde-se imensa qualidade de ligação.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tive powerline, mas era apenas ligação por cabo não tinha wifi. Para já tenho o router no chão, vou ver a hipotese tambem que o @Vision sugeriu de mover o router de sitio. Obrigado a ambos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 1 minuto:

Eu já tive powerline, mas era apenas ligação por cabo não tinha wifi. Para já tenho o router no chão, vou ver a hipotese tambem que o @Vision sugeriu de mover o router de sitio. Obrigado a ambos.

Essa powerline cria também uma ligação wi-fi, além das duas entradas para cabo. Tenho usado quase exclusivamente a rede wi-fi extra e estou satisfeito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 6 horas:

Depende. Para onde? no sitio onde está o router, tem a ligação por cabo À box da tv e cabo de rede à ps4(que não é impeditivo de nada tho).

Olhando pra planta, só mesmo no corredor parece-me 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 18 minutos:

Olhando pra planta, só mesmo no corredor parece-me 

Novo desafio. Tenho cabo de fibra suficiente para mudar o router para lá. Mas depois tenho q furar a porta/parede para passar um cabo ethernet que liga a box da tv que está no ponto azul...

Pqp

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 8 minutos:

Novo desafio. Tenho cabo de fibra suficiente para mudar o router para lá. Mas depois tenho q furar a porta/parede para passar um cabo ethernet que liga a box da tv que está no ponto azul...

Pqp

Isso ainda vai dar que fazer 😬

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...