Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
André Sousa

Confrontos futebolisticos assim a modos que a solo

Publicações recomendadas

Não. Ou melhor...

Até há relativamente pouco tempo, aparte de alguns acidentes de percurso que todos os treinadores têm (estou a pensar sobretudo na eliminatória contra o Real), a maior crítica que lhe apontava era o facto de não estar a conseguir fazer do Bayern uma equipa regular, não em termos de resultados, mas em termos de qualidade de jogo: nestes dois anos de Guardiola, o Bayern foi sempre uma equipa muito irregular, com grandes oscilações de rendimento, que tanto massacrava o adversário durante os 90 minutos, como, no jogo seguinte, não conseguia fazer três passes seguidos, passe o exagero. Havia alturas em que parecia que a equipa estava a ir no caminho certo e que já tinha uma identidade bem definida (esta época, por exemplo, não vi ninguém a jogar futebol como o Bayern jogou entre Outubro e Dezembro, nem mesmo o Barcelona), mas, algumas semanas depois, voltava tudo à estaca zero e parecia que tinham simplesmente desaprendido de jogar o futebol que o Guardiola queria...Parecia que a mensagem não estava a passar. Isto aconteceu várias vezes no primeiro ano e aí dei-lhe o benefício da dúvida, porque era o ano de adaptação e tal, mas foi uma tendência que se manteve este ano, por isso, em certa medida, o trabalho dele estava a desiludir-me. Mas depois li o Pep Confidential (recomendo a toda a gente, btw) e percebi o impacto tremendamente negativo que a razia de lesões teve na evolução da equipa (em dois anos, o Guardiola teve o plantel na máxima força durante...duas semanas), por isso vou esperar pelo terceiro ano para fazer uma avaliação mais definitiva. Se o Guardiola me desapontar, cá estarei para o dizer...A admiração que tenho pelo Guardiola não é inferior à que já tive pelo Mourinho e, em três ou quatro anos, a minha opinião sobre ele mudou radicalmente, por isso pode acontecer. Mas tenho plena confiança que 2016 vai ser o ano do Bayern. Irregularidades aparte, o Bayern teve fases incríveis esta época, em que jogou mais do que qualquer outra equipa, foi eliminado de forma inglória da Taça da Alemanha, depois de fazer uma das melhores exibições da época, e mesmo na eliminatória contra o Barcelona, a segunda mão foi excelente, atendendo às condicionantes. Os resultados estão lá e não foram bons este ano, mas, para mim, existem sinais muito positivos para o futuro. Quero acreditar que, por diversos factores, está simplesmente a ser um crescimento mais lento do que o normal.

Até agora e resumindo: o primeiro ano, tendo em conta que foi um ano de adaptação, foi bom (quatro títulos em seis possíveis e com períodos muito bons em termos exibicionais) e o segundo ano, que era suposto ser o ano da maturidade e da consagração, foi um ano completamente atípico em termos de lesões (Benatia, Badstuber, Alaba, Lahm, Javi, Thiago, Schweinsteiger, Ribéry, Robben, Lewa, quase ninguém escapou...) e acabou por ficar aquém das expectativas de todos. Vamos ver como corre o terceiro ano, mas, actualmente, não tenho dúvidas nenhumas sobre quem é o melhor treinador do mundo.

A mim, não me surpreende.

Primeiro e por muito que digam o contrário, os "haters" do Mourinho são claramente uma minoria neste fórum e mesmo aqueles que lhe têm feito críticas mais ferozes recentemente não se esquecem das coisas incríveis que ele já fez. Depois, há sempre aqueles que votam por puro patriotismo e ainda aqueles, sobretudo portistas, que simplesmente não conseguem ser imparciais neste assunto.

É um resultado perfeitamente expectável, parece-me.

Bom post e obrigado pela resposta.

Eu acho que o Guardiola podia ter feito ligeiramente melhor, mas concordo que esteve bastante condicionado, como disseste. O número de lesões foi descomunal mas também, alguns jogadores que lá estão, terem lesões de meses não é novidade nenhuma.

A cena é que ele podia ter gerido o Shaquiri de outra maneira e mesmo o Gotze, que está psicologicamente deplorável parece não estar a ser bem gerido. Pá, gosto muito dele e espero que o próximo ano seja a valer, porque ele sabe o que faz e tem equipa para isso, mas tem que fazer melhor.

Ao mesmo tempo, não deve ser fácil estar num clube como o Bayern, e acredito que haja muita gente que seja totalmente contra ele/filosofia dele, e isso normalmente dá m*rda.

Btw, agradecia também o livro para aqui, se não te importares. :compinchas:

Ah, também não me surpreende os resultados, fórum português, o Mourinho é MUITO BOM, acaba de ser campeão e o Bayern, apesar de também campeão, está numa má fase. É sempre assim.

Então um portista se votar Mourinho é porque não consegue ser imparcial. Porque qualquer imparcial votaria no Guardiola, porque há um decreto que diz que ele é o melhor.

É que no meio disso tudo não referiste as pessoas normais que não idolatram um nem outro mas simplesmente consideram o Mourinho melhor, pesados os factos.

f*dasse...

Compartilhar este post

Link para o post

Enquanto andar assim no não f*de nem deixa f*der, não me pareça que o Guardiola vá conseguir ultrapassar os tubarões que já têm uma identidade muito mais definida.

Esta parece-me uma fase essencial do que se passa no Bayern. Já o tinha dito recentemente, mas todo aquele discurso de que o Bayern não tem que se adaptar a ele e ele é que tem que se adaptar ao Bayern e ao país e à cultura e blá blá está a atrasar o trabalho dele. Acho que o melhor era deixar essa m*rda de lado, metê-los a jogar como ele bem quer e pretender... só falta saber se o deixam, se não deixam tem mais um ano de contrato e depois vai à vida dele onde possa fazer isso.

Compartilhar este post

Link para o post

se não deixam ele que se adatpe, que adapte a sua forma de jogar e aí por certo ganhará ainda mais respeito por parte de toda a gente. Ele está se a mostrar intransigente e assim, a "sujar" a imagem

Compartilhar este post

Link para o post

se não deixam ele que se adatpe, que adapte a sua forma de jogar e aí por certo ganhará ainda mais respeito por parte de toda a gente. Ele está se a mostrar intransigente e assim, a "sujar" a imagem

Mas porque é que há-de adaptar a sua forma de jogar quando a forma em que ele acredita é a que lhe dá melhores resultados como já se viu? Ele não tem que se adaptar a nada, tem que se manter fiel às suas ideias e aplicá-las e já está a cometer um erro ao tentar adaptar-se porque aquilo que ele devia fazer era impor a sua filosofia na equipa (não no clube, isso é cagativo). Para mim está bem mais a sujar a imagem dele ao abdicar um pouco das suas ideias em prol da cultura de um clube do que se fosse intransigente ao ponto de seguir cegamente as suas ideias...que era o que devia acontecer e espero que se para o ano ele não renovar o contrato, quando sair para outro clube que faça isso (isto porque também presumo que a sua próxima paragem seja Inglaterra)

Compartilhar este post

Link para o post

Tu tens que te adaptar e adaptar as tuas ideias, sempre, dependente do contexto onde estás inserido..E se não lhe querem dar carta branca para ele reformular tudo, ele ou sai ou cede

Compartilhar este post

Link para o post

Tu tens que te adaptar e adaptar as tuas ideias, sempre, dependente do contexto onde estás inserido..E se não lhe querem dar carta branca para ele reformular tudo, ele ou sai ou cede

Que tu tenhas que te adaptar concordo, adaptar as ideias não. Estás a imaginar por exemplo o Trapattoni a adaptar as suas ideias e a fazer duma equipa sua uma equipa super goleadora com goleadas de 5, 6-0 ? Eu não. Imagino o Trapattoni como sempre foi, treinador defensivo, para o 1-0, 2-1 tá bom e se ganhar o campeonato por meio ponto então tá óptimo. Tás a ver o Tony Pulis a dizer aos seus jogadores " bem malta caguem no kick and rush, agora vamos sair apoiadinhos lá de trás e só depois de fazermos 15 passes consecutivos a passar pelos 3 setores é que podemos alvejar a baliza." ? Eu não. E tem que ser assim, treinador que ser fiel aos seus ideias. E dei estes exemplos para não vir já alguém dizer que só digo isto porque o Pep defende a posse de bola e o tiki-taka e o blá blá.

Se não lhe querem dar carta branca então o melhor mesmo é sair, mas aí então convinha que se decidissem porque me parece que o querem manter o 3º ano mas querem continuar sem lhe dar carta branca...lá tá, não f*dem nem deixam f*der. Decidam de uma vez por todas o que querem e pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta parece-me uma fase essencial do que se passa no Bayern. Já o tinha dito recentemente, mas todo aquele discurso de que o Bayern não tem que se adaptar a ele e ele é que tem que se adaptar ao Bayern e ao país e à cultura e blá blá está a atrasar o trabalho dele. Acho que o melhor era deixar essa m*rda de lado, metê-los a jogar como ele bem quer e pretender... só falta saber se o deixam, se não deixam tem mais um ano de contrato e depois vai à vida dele onde possa fazer isso.

Nunca te passou pela cabeça que talvez ele esteja a fazer isso, os jogadores é que simplesmente não conseguem corresponder?

A mim faz-me uma comichão do crl é a panca dos laterais a médios, se o lahm entendo porque está velho e apesar de ser extremamente inteligente e astuto, ainda assim se apanha

um Ronaldo ou Messi ou até mesmo um Bale que fisicamente são capazes de o envergonhar, com o Alaba passa-me completamente ao lado. Depois contratar médios, zero.

E também o erro de fazer plantéis curtos para 60 jogos por época. Depois há razias como esta e o cão está armado.

Quanto à votação não voto, adoro a forma do Mourinho de ganhar (basicamente a todo o custo) e como gr adoro as ideias do Guardiola e a forma de jogar.

Compartilhar este post

Link para o post

Engraçado foi a selecção alemã adaptar-se ao estilo do Guardiola, no mundial

Compartilhar este post

Link para o post

Engraçado foi a selecção alemã adaptar-se ao estilo do Guardiola, no mundial

As camadas jovens da seleção já jogavam assim, há muito trabalho por trás desde 2004.

Facilitou muito a vida ao Low...

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca te passou pela cabeça que talvez ele esteja a fazer isso, os jogadores é que simplesmente não conseguem corresponder?

A mim faz-me uma comichão do crl é a panca dos laterais a médios, se o lahm entendo porque está velho e apesar de ser extremamente inteligente e astuto, ainda assim se apanha

um Ronaldo ou Messi ou até mesmo um Bale que fisicamente são capazes de o envergonhar, com o Alaba passa-me completamente ao lado. Depois contratar médios, zero.

E também o erro de fazer plantéis curtos para 60 jogos por época. Depois há razias como esta e o cão está armado.

Quanto à votação não voto, adoro a forma do Mourinho de ganhar (basicamente a todo o custo) e como gr adoro as ideias do Guardiola e a forma de jogar.

É possível, mas isso são coisas que eu não digo porque não estou lá dentro. Por exemplo o Schweinsteiger para mim nas ideias do Pep não dá....nem a 6, nem a 8 nem a 10 nem em lado nenhum . E joga bastantes vezes...agora é o Schweinsteiger que não consegue corresponder ao que o Pep lhe pede ou será que este é só um exemplo do Pep abandonar um pouco as suas ideias e é por isso que o Schweinsteiger joga tantas vezes? A tal história de se adaptar ao clube e whiskas saquetas...

A panca dos laterais a médios não me faz comichão desde que seja devidamente explicada...a do Lahm é de caras, desde que ele chegou é o jogador que melhor entende e faz a posição 6, nem acho que tenha nada a ver com a idade ou algo parecido. A única coisa que me faz comichão é depois jogar o Rafinha e aqui acho que cometeu um erro porque o Weiser é excelente jogador pelo que tenho visto ultimamente e podia fazer perfeitamente o lado direito. No caso do Alaba é mais bicudo, já tive esta "discussão" no inicio da época com alguém, o Alaba era médio de origem, foi para lateral e bem, se agora volta a médio...é invenção porquê? Até porque ele na Austria jogava sempre no meio-campo. No entanto também não acho que as caracteristicas dele deem algo de extraordinário à zona do miolo...aqui secalhar foi mais também por necessidade porque não houve Thiago por muito tempo, o Schwein já se sabia desde o ano passado que não dá...sendo que aqui há a benesse de o Bernat cumprir minimamente na esquerda.

Quanto ao plantel curto também não me faz comichão, até porque razias de lesões destas não são normais. O plantel é curto e mesmo assim em Janeiro saíram Shaqiri e Hojbjerg por jogarem pouco...agora pensa se fosse maior, é dificil gerir isto. Ainda assim ter 5,6 ou 7 dos principais jogadores lesionados ao mesmo tempo não é nada, nada normal. Aqui falha se calhar por não fazer tanto o que fez em Barcelona que é recorrer à formação...mas também são poucos os jogadores que secalhar ele entende que deve aproveitar não sei. O Weiser apareceu agora, o Gaudino do que já vi é ouro e o Julian Green também talvez pudesse ter sido mais aposta...a ideia dele presumo que será sempre essa, plantel curto + a equipa B ou formação.

Compartilhar este post

Link para o post

É possível, mas isso são coisas que eu não digo porque não estou lá dentro. Por exemplo o Schweinsteiger para mim nas ideias do Pep não dá....nem a 6, nem a 8 nem a 10 nem em lado nenhum . E joga bastantes vezes...agora é o Schweinsteiger que não consegue corresponder ao que o Pep lhe pede ou será que este é só um exemplo do Pep abandonar um pouco as suas ideias e é por isso que o Schweinsteiger joga tantas vezes? A tal história de se adaptar ao clube e whiskas saquetas...

A panca dos laterais a médios não me faz comichão desde que seja devidamente explicada...a do Lahm é de caras, desde que ele chegou é o jogador que melhor entende e faz a posição 6, nem acho que tenha nada a ver com a idade ou algo parecido. A única coisa que me faz comichão é depois jogar o Rafinha e aqui acho que cometeu um erro porque o Weiser é excelente jogador pelo que tenho visto ultimamente e podia fazer perfeitamente o lado direito. No caso do Alaba é mais bicudo, já tive esta "discussão" no inicio da época com alguém, o Alaba era médio de origem, foi para lateral e bem, se agora volta a médio...é invenção porquê? Até porque ele na Austria jogava sempre no meio-campo. No entanto também não acho que as caracteristicas dele deem algo de extraordinário à zona do miolo...aqui secalhar foi mais também por necessidade porque não houve Thiago por muito tempo, o Schwein já se sabia desde o ano passado que não dá...sendo que aqui há a benesse de o Bernat cumprir minimamente na esquerda.

Quanto ao plantel curto também não me faz comichão, até porque razias de lesões destas não são normais. O plantel é curto e mesmo assim em Janeiro saíram Shaqiri e Hojbjerg por jogarem pouco...agora pensa se fosse maior, é dificil gerir isto. Ainda assim ter 5,6 ou 7 dos principais jogadores lesionados ao mesmo tempo não é nada, nada normal. Aqui falha se calhar por não fazer tanto o que fez em Barcelona que é recorrer à formação...mas também são poucos os jogadores que secalhar ele entende que deve aproveitar não sei. O Weiser apareceu agora, o Gaudino do que já vi é ouro e o Julian Green também talvez pudesse ter sido mais aposta...a ideia dele presumo que será sempre essa, plantel curto + a equipa B ou formação.

Daí ele ter trazido o Xabi na minha opinião, além de entender perfeitamente, com aquela idade é só mais um a ajudar à transição de estilo de jogo.

E também o Schwein já joga assim há muito, é um médio à moda antiga alemão, é muito menos flexivel que o Rode por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

As camadas jovens da seleção já jogavam assim, há muito trabalho por trás desde 2004.

Facilitou muito a vida ao Low...

Tal como a do Del Bosque, uns anos atrás

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O Alaba jogava a médio na selecção mais por causa do perfil dos médios austríacos e do facto de terem o Fuchs por lá do que propriamente por ser muito bom naquela posição ;)

Compartilhar este post

Link para o post

O Alaba jogava a médio na selecção mais por causa do perfil dos médios austríacos e do facto de terem o Fuchs por lá do que propriamente por ser muito bom naquela posição ;)

Pois não sei, lembro-me de ter reparado nisso. Mas no fundo até pode ser a situação parecida a do Bayern...por causa do perfil dos médios que o Bayern tem e por ter o Bernat esta época é que o Alaba foi para ali... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não faz sentido. Então porque é que foram buscar o Guardiola se já sabiam que ele tinha um perfil específico? Ou deixam o Guardiola trabalhar à vontade e como ele quer ou então mais vale despedi-lo e ninguém se chateia mais com isso.

E isso do respeito é relativo. Eu respeito mais se ele continuar a aprofundar o seu modelo de jogo, ao contrário de andar agora mudar para outra forma de pensar o futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não faz sentido. Então porque é que foram buscar o Guardiola se já sabiam que ele tinha um perfil específico? Ou deixam o Guardiola trabalhar à vontade e como ele quer ou então mais vale despedi-lo e ninguém se chateia mais com isso.

E isso do respeito é relativo. Eu respeito mais se ele continuar a aprofundar o seu modelo de jogo, ao contrário de andar agora mudar para outra forma de pensar o futebol.

Porque continua-se a contratar treinadores por nome e resultados, sem ligar a ideias.

Quando se contrata um treinador, contrata-se também uma ideia de jogo, que é (ou deveria ser, mas há alguns que não têm espinha dorsal) indissociável do próprio treinador. Isto é uma ideia fundamental que me continua a parecer altamente desvalorizada mesmo por parte dos grandes clubes europeus.

Nesse sentido, sinto-me orgulhoso por vir a acompanhar o projecto de um clube que, de há alguns anos para cá, tem tido essa ideia de jogo própria de cada treinador como uma característica essencial para a contratação de qualquer treinador, praticamente acima de qualquer outra característica. Isso permitiu ao próprio clube criar uma filosofia de jogo transversal a todos os escalões (desde os miúdos aos seniores) e pela qual o próprio clube já é reconhecido, a nível nacional e além fronteiras. Estou a falar do Swansea, obviamente.

Se a ideia do Bayern é essa, estão a fazê-lo mal. Há que deixar o Guardiola pegar nas rédeas, fazer e desfazer a seu belo prazer. "Barcelonizar" todo o clube, moldá-lo à sua imagem. Se a ideia do Bayern não é essa, e querem apenas ganhar no presente (e aqui a Champions será sempre um objectivo, porque estamos a falar do Bayern) sem alterar muito a forma como sempre jogaram, então acho que o Guardiola acabará por sair pela porta pequena.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ele está a mostrar-se intransigente no quê mesmo? O Bayern tem muita posse de bola, mas também não joga directo quando é preciso? Não faz contra-ataques? Não faz cruzamentos? É intransigente por jogar em 3x5x2 e em 3x4x3 e não no bom velho 4x2x3x1? Eu juro que não percebo essa.

Sobre o Guardiola e o Bayern, percebo e concordo com algumas críticas que lhe fazem (dificuldades em identificar quais devem ser os jogadores nucleares da equipa, irregularidade exibicional, má preparação de alguns jogos, etc), mas há duas ideias pré-concebidas que me fazem uma confusão enorme. Da primeira já falei anteriormente e é basicamente achar que o Guardiola só vê posse de bola à frente. Isso é completamente MENTIRA. Ponto. Ninguém que veja jogos do Bayern numa base regular pode achar que este Bayern joga da mesma maneira que jogava o Barcelona, mas quem não acreditar, que leia o Pep Confidential, pois vai ter uma grande surpresa. Independentemente do sucesso que possa vir a ter ou não no futuro, se esta passagem pelo Bayern serviu para demonstrar alguma coisa, foi a versatilidade e a mentalidade aberta do Guardiola e, neste momento, não tenho dúvidas (quando ele estava no Barcelona, tinha-as, como toda a gente) de que é um treinador muito bem preparado para treinar noutras paragens, nomeadamente em Inglaterra. Aliás, como o FabioK disse e bem, creio que é essa versatilidade, essa preocupação em fazer cedências e em se adaptar à cultura alemã, que, entre outras coisas, está a atrasar a evolução do seu "jogar" no Bayern.

A segunda ideia bizarra é achar que os treinadores são uma espécie de espantalhos. Portanto, como o Guardiola foi para o Bayern, tem que abdicar das suas ideias e jogar como o Hitzfeld, o Magath e o Heynckes jogavam antes dele. E se o Klopp, por exemplo, fosse agora para o Barcelona, tinha que mandar para o lixo o seu modelo de jogo e as suas convicções sobre a melhor forma de ter sucesso e basicamente alterar a metodologia de treino e o feedback para jogar como o Guardiola e o Tito jogavam antes dele. Ora as coisas não funcionam assim, isto não é Football Manager..."Adaptar" não é isto e nenhum treinador o faz, portanto é estúpido querer que o Guardiola meta o Bayern a jogar como jogava com o Heynckes. "Adaptar-se" é potenciar a individualidade de cada jogador, mas sempre dentro da filosofia de jogo que o treinador considera mais adequada para atingir o sucesso. São sempre alterações ao nível do princípio e do sub-princípio de jogo, do detalhe, eventualmente da estratégia para cada jogo, não do modelo. Por exemplo, o Jesus teve várias vezes o Cardozo na equipa e não foi por isso que o Benfica passou a fazer cruzamentos para a área o jogo todo. Potenciou mais esses momentos, claro, mas a equipa não perdeu a identidade e continuou a ter uma organização ofensiva variada, porque é nisso que o Jesus acredita. Portanto, na minha opinião, algumas críticas que fazem ao Guardiola são completamente injustas e injustificadas, porque ele está a fazer a adaptação que tinha que fazer e, se calhar, até está a ir longe de mais, ao querer agradar a gregos e a troianos.

Compartilhar este post

Link para o post

quando falo em adaptar não digo mudar como e obvio, mas por exemplo Mourinho em Italia. Ele deve ser fieis às suas ideias mas fazer pequenas alterações. Não pode ter o seu modelo e querer segui-lo cegamente. e nisso concordo contigo refutador, pelo menos agora se for preciso já usa direto

Compartilhar este post

Link para o post

O Guardiola tem feito isso tudo que falaste. Se calhar até demais.

Compartilhar este post

Link para o post

Mourinho, sempre gostei mais dele.

É verdade que, atualmente, o estilo de jogo não é propriamente agradável ou emocionante mas a verdade é que foi assim que foram campeões numa das ligas mais competitivas do mundo. E também não podemos esquecer o trabalho dele no Inter, Porto e na sua 1ª passagem pelo Chelsea.

Podem dizer que ele é um bocado arrogante, mas eu acho que ele fala muito bem, fazendo uso do sarcasmo quando é preciso. Identifico-me com ele neste aspeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Mourinho, sempre gostei mais dele.

É verdade que, atualmente, o estilo de jogo não é propriamente agradável ou emocionante mas a verdade é que foi assim que foram campeões numa das ligas mais competitivas do mundo. E também não podemos esquecer o trabalho dele no Inter, Porto e na sua 1ª passagem pelo Chelsea.

Podem dizer que ele é um bocado arrogante, mas eu acho que ele fala muito bem, fazendo uso do sarcasmo quando é preciso. Identifico-me com ele neste aspeto.

E no Benfica, no Leiria e no Real, onde ganhou a liga dos recordes...

Ou seja... Não houve um clube onde passasse onde não deixasse a marca...

Compartilhar este post

Link para o post

O vencedor da votação foi o Mourinho, com 59.85% dos votos (79 votos).

Next:

Patrick Vieira x Redondo

Após esta votação, vou voltar a recuar um pouco nas sugestões, visto que só aproveitei uma por user, e há users que até têm mais que uma boa sugestão. No entretanto, podem continuar a sugerir votações.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...