Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
André Sousa

[Benfica] Futebol

Publicações recomendadas

javi, matic, witsel, aimar, bruno césar.

Ok, o bruno não conta pq o JJ pensa que ele é para jogar nas alas. Mas fdx, tinha:

- o javi para jogar a trinco;

- o Matic para jogar a trinco e 8

. o witsel para jogar a 8 e 10

- o bruno césar para jogar a 8

- o aimar para jogar a 10.

Isto bem gerido é suficiente e dava para jogar na boa com 3 a meio campo.

Juntando a esses o R. Amorim e o C. Martins, eram médios com qualidade e quantidade suficiente para rodar.

O único culpado desta má gestão foi o mestre da táctica.

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do site "Maisfutebol"

lg_maisfutebol.png

Heynckes na ribalta doze anos depois do pesadelo na Luz
Treinador alemão foi substituído por...José Mourinho

«Se querem que vá, vou amanhã», disse Jupp Heynckes a 20 de Setembro de 2000 no Estádio da Luz. No dia seguinte rescindiu com o Benfica e foi mesmo. Doze anos e cinco clubes depois o treinador alemão foi ao Santiago Bernabéu garantir a qualificação para a final da Liga dos Campeões, curiosamente, frente a um Real Madrid liderado pelo treinador que o sucedeu no Benfica. A verdade é que o treinador alemão não deixou saudades na Luz, pelo contrário.

Chegou na viragem do século, em 1999/00, numa altura em que o Benfica vivia um dos tempos mais tumultuosos da sua história. Era o segundo ano da presidência de João Vale e Azevedo. Depois de um primeiro fracasso com Graeme Souness, o controverso presidente decidiu elevar a fasquia. Contratou o treinador alemão que, em 1998, tinha conquistada a sétima Taça dos Campeões para o Real Madrid, a primeira em mais de trinta anos, e foi buscar mais sete reforços.

Foi o último ano de João Vieira Pinto no Benfica, numa temporada em que chegou o malogrado Robert Enke, com a pesada herança de render Preud'homme, o experiente Chano, para comandar o meio-campo, e Tote que, segundo o próprio Heynckes, «trazia golos nas botas». O início de temporada até não foi mau, com seis vitórias e dois empates nas primeiras oito jornadas. Mas depois foi o descalabro. Primeiro com a eliminação na Taça UEFA, com a história goleada em Vigo (0-7) que obrigou João Pinto, em nome da equipa, a apresentar um pedido de desculpas, a pedido do presidente, aos sócios.

Seguiu-se a eliminação da Taça de Portugal, aos pés do Sporting, em plena Luz (1-3), e sete derrotas no campeonato que atiraram a equipa para o quarto lugar, num ano em que os leões quebravam um jejum de dezassete anos. Jupp Heynckes resistiu a isto tudo e ainda começou a temporada seguinte que ficaria na história como a pior de todos os tempos, com um sexto lugar que afastou a equipa, pela primeira vez desde 1959/60, das competições europeias.

A temporada começou com uma derrota no antigo Estádio das Antas (0-2) e à terceira jornada, depois de um empate em Leiria (1-1), o treinador já era alvo de forte contestação. Mas foi em casa, depois de uma suada vitória sobre o E. Amadora (2-1) que surgiram os lenços brancos que levaram Heynckes a proferir a frase que abre este texto. Três dias depois de Heynckes rescindir contrato, José Mourinho estreava-se como treinador principal com uma derrota no Bessa (0-1).

O Benfica ainda teve de esperar mais cinco anos para ser campeão, com Giovanni Trapattoni, enquanto Jupp Henckes recompôs a sua carreira, com alguns passos atrás, antes de voltar a subir. Primeiro voltou ao At. Bilbao, onde tinha sido feliz, mas sem conseguir os mesmos resultados. Depois voltou à Alemanha e reconstruiu a sua reputação com passagens pelo Schalke, B. Mönchenglabach, Bayern Munique e B. Leverkusen. Em Março de 2011 voltou, pela terceira vez na sua carreira, a Munique para dar início à corrente temporada no Bayern. O campeonato está perdido para o B. Dortmund, mas o treinador vai ter a oportunidade de, a 19 de Maio, em pleno Alianz Arena, discutir o seu segundo título europeu com o Chelsea.

Os números de Jupp Heynckes no Benfica

Época 1999/2000:
Campeonato: 21 vitórias, seis empates e sete derrotas, 58 golos marcados, 33 sofridos e terceiro lugar no campeonato, atrás de Sporting e F.C. Porto.
Taça de Portugal: Eliminação nos oitavos-de-final, frente ao Sporting (3-1), na Luz
Taça UEFA: vitória sobre o Dínamo de Bucareste, eliminação frente ao Celta de Vigo, com 7-0 em Espanha.

Época 2000/01:
Campeonato: duas vitórias, um empate e uma derrota.
Taça UEFA: derrota na primeira mão da primeira eliminatória, frente ao Halmstads (1-2).

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer dos jogadores que tem vindo a ser referido pela CS era bastante bom. Agora vamos la ver se chega algum desses, ou se no final das contas vamos levar com um contentor de sul-americanos sem grande valor.

Compartilhar este post

Link para o post

Há 2 padrões nestes nomes que têm surgido: a maior parte deles são, realmente, extremos que dão profundidade, que foi coisa que nos faltou esta época; e surgem nomes do mercado holandês e belga, o que pode indiciar várias coisas.

Assim de cabeça, lembro-me de duas coisas: que o JJ terá menos preponderância na contratação de jogadores e que o treinador poderá ser outro, já estará escolhido e a trabalhar com o Carraça e o Rui.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem a ver com a taxa de sucesso dos jogadores sul-americanos. O Bayern há uns meses atrás anunciou que não iria contratar mais sul-americanos. Tem a ver com os preços serem cada vez mais altos, jogos de empresários e fundos, e com o facto das economias sul-americanas (Brasil principalmente) terem inflacionado os ordenados dos jogadores. Já ganham bem lá, os clubes têm de pagar mais quando há uns anos vinham com contratos mais baratos.

No Benfica a dificuldade de integração na sociedade é mínima porque já temos uma legião enorme, até ouvimos as bocas dos comentadores estrangeiros, que devíamos jogar na Libertadores. A principal dificuldade é mesmo adaptarem-se ao estilo de jogo europeu. Como Nolito, Witsel, Artur e Garay correram bem, a tendência será certamente para começarmos a apostar mais na Europa. Acho eu.

Compartilhar este post

Link para o post

Aí no texto cometem uma imprecisão grande, o Enke não veio para substituir o Michel. Quem veio para nº1 foi o Bossio, mas por causa de uma irregularidade qualquer na transferência - se bem me recordo - não foi inscrito no início da época e o Enke, assim, ganhou o lugar.

O resto é o que o Rev referiu. E Red, a questão é que os empresários com quem o Benfica tem relação mais privilegiada são os da América do Sul, portanto é mais por esse lado que eles se arranjam. Além das comissões óbvias e da chegada de gajos que não lembram ao diabo e que só chegam para pagar favores, tipo Fernandez ou Kanu aka João Manuel Pinto dos tempos modernos, ora defesa central ora ponta de lança.

Compartilhar este post

Link para o post

Aí no texto cometem uma imprecisão grande, o Enke não veio para substituir o Michel. Quem veio para nº1 foi o Bossio, mas por causa de uma irregularidade qualquer na transferência - se bem me recordo - não foi inscrito no início da época e o Enke, assim, ganhou o lugar.

Lembro-me bem disto! Saiu-vos melhor a emenda que o soneto nessa situação, o Roberto ao pé do Bossio era uma parede!

Edit - Acho que a irregularidade teve a haver com os papéis não chegarem a tempo. Djaló style

Editado por Castaño

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro-me bem disto! Saiu-vos melhor a emenda que o soneto nessa situação, o Roberto ao pé do Bossio era uma parede!

Edit - Acho que a irregularidade teve a haver com os papéis não chegarem a tempo. Djaló style

Mas sendo o presidente o Vale e Azevedo...possivelmente o cheque não tinha cobertura e os gajos não mandaram o certificado :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

Torneio na Polónia em perspetiva

O Benfica deverá passar pela Polónia na próxima pré-época, sendo avançado como um dos clubes participantes num torneio juntamente com o anfitrião Slask Wroclaw, o PSV Eindhoven e o Vélez Sarsfield.

O torneio vai disputar-se entre 21 e 22 de julho (sábado e domingo) no Estádio Miejski, um dos escolhidos para receber jogos do Euro-2012 (receberá três jogos ao longo da competição).

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho-me esquecido de dizer mas aqui fica registado: o 11 que entrou em campo vs. Marítimo foi, possivelmente, o 11 mais forte do Benfica durante toda a época, pelo menos no que à tomada de decisão e critério no passe diz respeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho-me esquecido de dizer mas aqui fica registado: o 11 que entrou em campo vs. Marítimo foi, possivelmente, o 11 mais forte do Benfica durante toda a época, pelo menos no que à tomada de decisão e critério no passe diz respeito.

Para mim o nosso 11 mais forte seria:

--------------------------------Artur--------------------------------

Maxi------------Luisão----------------Garay-------------Cap

------------------Witsel-----------------Javi---------------------

Gaitan---------------------Aimar-------------------------Nolito

------------------------Cardozo/Rodrigo-----------------------

Compartilhar este post

Link para o post

Mas repara, eu nem entro por aí. Quis apenas dizer que naquele 11 coabitam jogadores muito mais capazes na tomada de decisão, em escolher as melhores decisões, em passar melhor a bola, em dar critério ao jogo ofensivo, em saber quando e como largar a bola, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Se cada jogador, dos 10, forem responsáveis por 10% dos passes correctos, a qualidade de passe aumento muito com a entrada do Capdevila.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas repara, eu nem entro por aí. Quis apenas dizer que naquele 11 coabitam jogadores muito mais capazes na tomada de decisão, em escolher as melhores decisões, em passar melhor a bola, em dar critério ao jogo ofensivo, em saber quando e como largar a bola, etc.

Sim em parte concordo contigo, mas olhando para o nosso plantel e tendo em conta os critérios que referes, trocaria Matic por Javi e Cardozo por Rodrigo. Equiparo a um nivel semelhante nesses critérios o Bruno César e o Gaitan. O importante agora é reforçarmos os pontos em que fomos fracos e para os quais não temos suplentes à altura, eu nem gosto de chamar suplentes pois gosto de ter jogadores que podem entrar a qualquer momento no 11.

Editado por JonasThern

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que o Cardozo perca assim tanto para o Rodrigo na tomada de decisão. E veja-se o lance em que o Saviola atira ao poste, há uma repetição magistral desse lance em que se vê a forma como os dois se entendem: bola para o Cardozo, em apoio frontal, Saviola sabe para onde vai o passe e desmarca-se completamente sozinho. Isso com o Rodrigo era complicado de se fazer.

E o Rodrigo, infelizmente, tem vindo a jogar mais longe daquilo em que ele é realmente forte, que é na desmarcação e no último homem, porque é rápido e tem frieza na hora do remate. Agora tem tido mais oportunidades a jogar entre linhas, de costas para a baliza, e não lhe vejo grande futuro aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim de facto as caracteristicas do Rodrigo são diferentes das do Cardozo, são jogadores diferentes e se o Rodrigo fosse o titular então o jogo do Benfica teria que se tornar diferente. Mas especificamente nas tomadas de decisão e ao nivel do passe considero o Rodrigo superior. Pessoalmente prefiro pontas de lança do genero do Falcão/Soldado por exemplo.

Todavia precisamos de pensar bem no plantel para a próxima época. A meu ver fazia os seguintes ajustes:

GR: Artur, Oblak, Mica

DD: Maxi, contratação

DE: Cap, Carole?

DC: Luisão, Garay, Miguel Vitor, Roderick?

MDefensivo: Javi, Matic (acredito que com um pouco mais de trabalho poderá sair bem)

MC/MA: Witsel, Aimar, Carlos Martins, Bruno César, David Simão/Miguel Rosa

Extremo Drt: Salvio/Urreta

Extremo Esq: Nolito/contratação

Avançado/Ponta de Lança: Rodrigo,Nelson, contratação, Jara

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que o Cardozo perca assim tanto para o Rodrigo na tomada de decisão. E veja-se o lance em que o Saviola atira ao poste, há uma repetição magistral desse lance em que se vê a forma como os dois se entendem: bola para o Cardozo, em apoio frontal, Saviola sabe para onde vai o passe e desmarca-se completamente sozinho. Isso com o Rodrigo era complicado de se fazer.

E o Rodrigo, infelizmente, tem vindo a jogar mais longe daquilo em que ele é realmente forte, que é na desmarcação e no último homem, porque é rápido e tem frieza na hora do remate. Agora tem tido mais oportunidades a jogar entre linhas, de costas para a baliza, e não lhe vejo grande futuro aí.

Não só não acho que perca como até o acho consideravelmente mais forte nesse capítulo do que o Rodrigo, é uma questão de experiência do paraguaio e de sangue na guelra do espanhol, com o tempo as coisas vão lá. E concordo no resto, o Rodrigo teve vários motivos para a queda de forma, se no início parecia ser só uma questão de estar diminuído fisicamente e psicologicamente, já se começou a ver que não é só isso, porque o talento está todo lá.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

"Chano para liderar o meio-campo" e Tote que "trazia golos nas botas". Óbvio que só podia ter dado m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

that is correct. No início falam que ele terminou a 1ª época em quarto e depois dizem que terminou em 3º, lol.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, isto agora vamos buscar todos do campeonato holandês. Hoje é a vez do Georginio Wijnaldum... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O campeonato holandês tem bons jogadores...

Gostava de ver cá o Toornstra po meio-campo. O rapazito é bom jogador.

Editado por 27th

Compartilhar este post

Link para o post

Extremos e laterais sff.

2 laterais esquerdos ou 1 e apostem a sério no L. Martins.

1 Lateral direito.

2 Extremos, de preferência que fazem ambos os corredores.

1 central para 3ª opção também não era mau pensado, jovem com margem de progressão.

Editado por BrianCouto

Compartilhar este post

Link para o post

Se der para começar a época com 2 laterais para cada lado já me dou por feliz. Com o que tenho visto nos últimos anos, já tenho de me contentar com coisas tão simples como ter jogadores para cada posição.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...