Guest Vladimir Ilitch Publicado 16 Novembro 2011 Bem boa... a gaja Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 18 Novembro 2011 Alguem foi à Massa Crítica de ontem em Lisboa? Quatro pessoas da minha turma foram. O meu trabalho de Sociologia é sobre Ciclovias. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 25 Novembro 2011 Aproveito o tópico para perguntar se quando andam na cidade usam capacete? E se sim quais os melhores/ mais resistentes para comprar? Eu nunca usei capacete, mas ontem apanhei um cagaço que me fez mudar de ideias. Estava numa descida inclinada, no passeio e ia passar a passadeira em cima da bike (estava verde para os peões) e de repente passou um gajo de bike (ia na estrada) aí a 5cm de mim a uma velocidade incrível, caguei-me todo. Se ele me tivesse acertado tinha-me apanhado mesmo de lado e eu tinha voado uns bons metros. Fiquei todo a tremer. Eu sei que não é muito correcto passar a passadeira de bike, mas estava verde para os peõs, o gajo que quase me bateu teve de passar no vermelho. Eu ainda travei a fundo, porque se não tivesse travado acertava-me de certeza. Bem, está feita a pergunta. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 25 Novembro 2011 (editado) Não uso capacete, nem aconselho. Para além de uma falsa sensação de segurança transmite às outras pessoas, especialmente aos condutores uma mensagem errada. E quanto a essa situação, o gajo podia ter tido mais cuidado, porque mesmo eu passando muitas vezes os vermelhos certifico-me sempre de que não há peões, mas tu tambem não deves andar de bicicleta no passeio mais do que o estritamente necessário. Editado 25 Novembro 2011 por antifa Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 25 Novembro 2011 Não uso capacete, nem aconselho. Para além de uma falsa sensação de segurança transmite às outras pessoas, especialmente aos condutores uma mensagem errada. E quanto a essa situação, o gajo podia ter tido mais cuidado, porque mesmo eu passando muitas vezes os vermelhos certifico-me sempre de que não há peões, mas tu tambem não deves andar de bicicleta no passeio mais do que o estritamente necessário. Não percebi o bold. Quanto à sensação de falsa segurança, se percebi bem, queres dizer que um gajo aventura-se mais por saber que tem um capacete na cabeça, é capaz de ser verdade, mas os bons capacetes protegem bem (digo eu). Não é à toa que na grande maioria dos eventos de BMX (entre outras) é obrigatório usar capacete. Compartilhar este post Link para o post
Malaik0 Publicado 25 Novembro 2011 Antes não usava capacete, mas agora uso, sinceramente se estiver bem fixo à cabeça ainda protege qualquer coisa, o que não acontecia se tivesse a cabeça ao léu Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 25 Novembro 2011 sim oh Malaiko com uma cabeça dessas é f*dido, se essa m*rda cai ao chão! ahahaha toma panelei*oo Compartilhar este post Link para o post
Inka Publicado 25 Novembro 2011 sim oh Malaiko com uma cabeça dessas é f*dido, se essa m*rda cai ao chão! ahahaha toma panelei*oo :lol: Estica isso Malaiko :- Compartilhar este post Link para o post
Malaik0 Publicado 25 Novembro 2011 (editado) sim oh Malaiko com uma cabeça dessas é f*dido, se essa m*rda cai ao chão! ahahaha toma panelei*oo :lol: f d p , andas sempre à coca para ver se me apanhas! depois chora Editado 25 Novembro 2011 por Malaik0 Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 25 Novembro 2011 As discussões sobre o uso ou não de capacete são normalmente intermináveis. Eu tenho uma posição bem clara relativamente à minha pessoa. Não sinto necessidade de o usar, nunca senti. Mas claro que sei que andar de capacete é mais seguro, isso é óbvio, aliás, se os condutores de automovel usassem capacete os ferimentos tambem diminuiam, o mesmo acontecia com os peões, etc. Mas tambem é verdade que nos países onde o uso de bicicleta em meio urbano está mais disseminado quase ninguem o usa, por alguma razão será. Para mim é porque simplesmente não faz falta... Tu se te estás a deslocar de bicicleta na cidade, a fazer commuting, não andas a fazer truques e malabarismos e tambem dificilmente andarás a grandes velocidades. Andas atento, com alguns cuidados, na tua faixa na qual tens direito a circular segundo o código da estrada. Isso da mensagem errada é um argumento muitas vezes usado neste tipo de discussões e tem a ver com o facto de as pessoas terem de aprender que as bicicletas têm o direito a circular na estrada como qualquer outro veículo, sendo que não são motas nem carros, são bicicletas. Com tudo o que isso acarreta em termos de limitações quer de velocidade quer de segurança. O uso do capacete limita isso mesmo que inconscientemente e a atitude de um condutor para com um ciclista sem capacete ou com capacete é em muitos casos diferente. Depois há ainda outra questão, que é o facto dos os capacetes de bicicleta comuns só fazerem grande diferença em termos de limitações de lesões em acidentes a velocidades acima dos 20km/h, velocidade que não é facilmente ultrapassavel numa cidade. Mas pronto, resumindo, é uma escolha pessoal. Eu, por exemplo, tenho um amigo que apenas usa capacete em dias de chuva, e aí até acaba por fazer todo o sentido. Compartilhar este post Link para o post
Malaik0 Publicado 25 Novembro 2011 mas por exemplo, há quedas básicas em que tu sem querer podes bater com a cabeça em algum lado, como por exemplo quando a roda raspa num passeio e cais, essa é uma das quedas mais comuns e em que, para mim, faz todo o sentido usar capacete Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 25 Novembro 2011 (editado) As discussões sobre o uso ou não de capacete são normalmente intermináveis. Eu tenho uma posição bem clara relativamente à minha pessoa. Não sinto necessidade de o usar, nunca senti. Mas claro que sei que andar de capacete é mais seguro, isso é óbvio, aliás, se os condutores de automovel usassem capacete os ferimentos tambem diminuiam, o mesmo acontecia com os peões, etc. Mas tambem é verdade que nos países onde o uso de bicicleta em meio urbano está mais disseminado quase ninguem o usa, por alguma razão será. Para mim é porque simplesmente não faz falta... Tu se te estás a deslocar de bicicleta na cidade, a fazer commuting, não andas a fazer truques e malabarismos e tambem dificilmente andarás a grandes velocidades. Andas atento, com alguns cuidados, na tua faixa na qual tens direito a circular segundo o código da estrada. Isso da mensagem errada é um argumento muitas vezes usado neste tipo de discussões e tem a ver com o facto de as pessoas terem de aprender que as bicicletas têm o direito a circular na estrada como qualquer outro veículo, sendo que não são motas nem carros, são bicicletas. Com tudo o que isso acarreta em termos de limitações quer de velocidade quer de segurança. O uso do capacete limita isso mesmo que inconscientemente e a atitude de um condutor para com um ciclista sem capacete ou com capacete é em muitos casos diferente. Depois há ainda outra questão, que é o facto dos os capacetes de bicicleta comuns só fazerem grande diferença em termos de limitações de lesões em acidentes a velocidades acima dos 20km/h, velocidade que não é facilmente ultrapassavel numa cidade. Mas pronto, resumindo, é uma escolha pessoal. Eu, por exemplo, tenho um amigo que apenas usa capacete em dias de chuva, e aí até acaba por fazer todo o sentido. Obrigado pelo testemunho. :mrgreen: Fui pesquisar e encontrei mais material sobre o assunto e já compreendo melhor o vosso (parece que muita gente pensa como tu) ponto de vista. Vou deixar aqui o que encontrei: A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) vem por este meio assinalar a sua posição quanto à sugestão de obrigatoriedade do uso obrigatório de capacete para os utilizadores de bicicleta. Tem sido sugerido por notícias presentes em alguma comunicação social, assim como em projectos-lei para alteração do código da estrada que o uso do capacete por parte de condutores de velocípedes sem motor venha a ser obrigatório. Sendo que qualquer utilizador de bicicleta se deve preocupar com a sua segurança, o uso do capacete não deixa de ser recomendado pela FPCUB, no entanto pelas razões abaixo indicadas, o uso do mesmo, não deve ser considerado obrigatório. Considerando que a tendência prioritária, no panorama da mobilidade nas cidades, é a maior utilização de Transportes Públicos assim como a promoção de modos suaves como o andar a pé ou de bicicleta, a FPCUB considera nefastos os efeitos que uma lei de obrigatoriedade do uso de capacete teria, nomeadamente em: · Redução do número de utilizadores de bicicleta nas estradas Portuguesas, à semelhança do que aconteceu noutros países com a introdução de leis similares; · Desincentivo ao uso de bicicleta para curtas deslocações e a baixas velocidades; · Manutenção do espírito competitivo que se vive nas estradas portuguesas ao estilo do ‘quanto mais rápido melhor’ e como se sabe, mais perigoso também. · Desinteresse pelas medidas de intervenção ao nível do desenho e adaptação do espaço urbano, desprezando o interesse de uma convivência de maior variedade de modos de locomoção, que por sua vez aumentaria, a segurança de todos. · Desequilíbrio ambiental, marginalizando um meio de transporte não poluente com vantagens evidentes para a saúde pública, quer seja para os seus utilizadores quer pela redução de emissões de CO2 e partículas poluentes que tanto assolam as nossas cidades e derivam principalmente do uso massivo do transporte motorizado individual. · Prolongamento do congestionamento existente das vias rodoviárias. Resumindo, esta medida é altamente penalizadora para o uso da bicicleta e contraproducente para a segurança rodoviária de todos. Está perfeitamente estabelecido que, quanto maior é a percentagem de deslocações realizadas a pé ou de bicicleta num país ou comunidade, melhor é a segurança rodoviária de todos. Acresce que, num contexto onde serão necessárias políticas coerentes de mobilidade, todo o quadro legislativo terá que ser construído de forma a não desencorajar os usos de modos mais sustentáveis. A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) considera que os utilizadores de bicicleta devem ter consciência dos perigos que incorrem sempre que usam a bicicleta e que decidam em função do percurso e da sua própria percepção do perigo a necessidade ou não do uso do capacete. Já usei capacete antes, e vejo-me a usá-lo novamente em determinadas situações específicas (ex.: se começar a fazer BTT, se for viajar para sítios com vias complicadas em que eu sei que a probabilidade de eu cair é mais significativa, etc). Não sou anti-capacete, sou anti-usar o capacete sem perceber como, porquê e para quê, e as implicações dessa opção. E questões de segurança aparte, o capacete pode dar jeito quando está frio ou chuva, para segurar um espelho, etc, etc. Tenho visto alguns que me agradam apenas por questões estilísticas e/ou utilitárias e sou capaz de usar um eventualmente. >Enzo:«Sabias que em Portugal começou-se a usar capacete nas provas de ciclismo por causa da queda do Joaquim Agostinho? achas que é uma estupidez?» Não acho que seja uma estupidez, se corresse também usaria. Simplesmente há uma diferença entre usar a bicicleta num cenário lúdico ou utilitário e usá-la num cenário desportivo e de competição (ainda mais em corrida de pelotão!), em que a velocidade média durante uma corrida chega quase aos 60 Km/h e em que se atingem velocidades máximas na ordem dos 120 Km/h!! Não uso capacete quando conduzo a minha bicicleta no dia-a-dia pela mesma razão que não uso a conduzir o meu carro, no entanto, os tipos da NASCAR usam capacete (e mais uma parafernália de sistemas de segurança), num contexto desportivo, de competição (em grupo/pelotão), em cenários de velocidades médias de 300 Km/h e velocidades máximas de 340 Km/h. Deixei de usar capacete por várias razões: fazia-me transpirar mais, dava-me "helmet head", era mais uma tralha que tinha que transportar e pôr e tirar, tudo indica que a protecção que me pode dar é muito limitada, e ao mesmo tempo aumenta a probabilidade de eu me envolver numa queda ou num acidente porque 1) os outros utentes das vias arriscam mais ao interagir comigo e 2) dá-me uma falsa sensação de segurança acrescida, o que aumenta a minha confiança e comportamentos de risco (isto é algo que já foi observado também nos racers da NASCAR, por exemplo), e passa uma imagem do uso da bicicleta como uma actividade perigosa, quando não o é (e fazendo parte de um grupo minoritário não quero dar imagens falsas que ainda por cima podem prejudicar o seu crescimento, que é algo benéfico para todos), é o fenómeno da compensação do risco, que afectou também a questão dos cintos de segurança ou dos capacetes para motociclistas, por exemplo. Aliás, quem sabe, se não estivesses de capacete talvez não tivesses corrido atrás do gajo e nunca tivesses chegado a cair. Ou talvez não tivesse feito diferença, não sabemos porque não dá para repetir a experiência (um problema dos estudos epidemiológicos). Quanto ao uso daquele famoso argumento dos peões e dos capacetes, mais uma vez lembro que a velocidade é que "obriga" a usar mecanismos de protecção. Não, não é a velocidade, é o risco, sendo que o risco é uma combinação da probabilidade de teres um acidente e da gravidade potencial das lesões dele derivadas. E esses mecanismos de protecção só são adoptados se forem práticos e tiverem capacidade de realmente fazer diferença. Na biciclete estás mais sujeito a quedas do que a pé. Não vejo porquê, à partida, em cada caso isolado, e respeitante a mim individualmente, a probabilidade é a mesma para caminhar ou pedalar, tenho 50% de probabilidade de cair, e 50% de probabilidade de não cair. O que talvez seja maior é a probabilidade de as lesões derivadas de uma queda em bicicleta serem mais graves que as derivadas de uma queda a pé, porque a força envolvida no embate é maior. Contudo, muitas vezes não é a energia da queda, mas o local e o tipo de impacto (podes desmaiar, cair e bater com a cabeça em determinado sítio de uma forma que te pode mater ou deixar com lesões graves irreversíveis. Depois podemos é olhar para as probabilidades estatísticas, com base nos registos de acidentes. Também acontecem quedas quando se vai a pé, e muita gente morre ao cair e bater com a cabeça, mas serão mais frequentes do que as quedas de bicla? sabes esses números? será que há números? Claro que há números. Embora não sei se há para o caso português (já procurei antes mas nunca chego a nada, provavelmente porque não são feitos estudos a esse nível?). :- Exemplo dos EUA em 2005: Probabilidade de morrer em 2005 num acidente com um veículo motorizado: Peão: 1 em 48.816 Ciclista: 1 em 319.857 Probabilidade de morrer em 2005 devido a uma queda: 1 em 15.085 Claro que haverá imensas variáveis a analisar por detrás destes números (e de todos aqueles artigos científicos, o que torna isto um assunto complexo e difícil de discutir de forma informada), mas dá uma indicação geral. Depois, argumento que o capacete para ciclistas padrão actualmente não é eficaz nas situações em que as pessoas commumente pensam que ele as protege, as quedas e as colisões aparatosas (nomeadamente com carros), porque não é, assim dizem os padrões sob os quais eles são testados e vários estudos epidemiológicos em que se observa que, obviamente, ciclistas com capacete também morrem em acidentes rodoviários. Não é um chapéu de poliestireno expandido que te salva a vida (ou a qualidade dela) numa colisão em velocidade com um objecto metálico de 1 tonelada, ele não tem capacidade de absorver tanta energia num impacto linear, não te protege das lesões mais graves, causadas pela aceleração rotacional do cérebro, não te protege o pescoço nem os orgãos vitais. O que ele pode fazer é evitar que lesões não-fatais sejam mais reduzidas, incluindo as lacerações. Estas lesões não-fatais seriam então as derivadas de impactos lineares a baixa velocidade, como as quedas. Estas eu procuro evitar mantendo a minha bicicleta em condições seguras de funcionamento, e sendo cautelosa na minha condução. Estou sujeita a erros e a azares, claro, mas porque usaria capacete para esses quando não usaria para aqueles a que estou sujeita a pé, tão ou mais improváveis que os em bicicleta? Eu usar ou não capacete só me afecta a mim, e passa uma imagem - para uns o facto de não o usar passará uma imagem de irresponsabilidade, porque na cabeça deles andar de bicicleta é uma actividade perigosa, para outros será de newbieness, para outros será a de que usar bicicleta é uma actividade normal e tão segura como andar a pé, pelo menos, o que os pode incentivar a andar também. Já se eu usar o dito capacete podem pensar que têm que ter menos cuidado comigo porque eu vou "protegida" ou que sou "uma pro", bem como captar a ideia do uso da bicicleta como uma actividade perigosa. Já eu passar vermelhos afecta os outros, porque estou a infringir uma regra que se aplica a todos por igual (a questão é se devia ser assim). Se eu passar vermelhos mesmo quando tal é mais seguro para mim enquanto ciclista (como no vídeo que publiquei), os automobilistas não vão perceber o porquê nem aceitar, a imagem que passo dos ciclistas será a de irresponsáveis, chicos-espertos, etc. Independentemente de os automobilistas também fazerem a mesma coisa muitas vezes. Mas como "toda a gente" é automobilista ou se identifica com eles e tal não acontece com os ciclistas (que são um outgroup), não tem o mesmo impacto na percepção pública desse grupo dominante. Um comunicado da FPCUB e um testemunho. Gostei de ler. Editado 25 Novembro 2011 por GSousa Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 25 Novembro 2011 (editado) Atenção que acho que não é permitido passares numa passadeira de bicicleta estando montado nela! Sou a favor do uso de capacete apesar de muitas vezes que andava em alcatrão não usava, na serra quase sempre apesar de saber que algumas vezes era indiferente :mrgreen: Editado 25 Novembro 2011 por jmgv Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 25 Novembro 2011 Atenção que acho que não é permitido passares numa passadeira de bicicleta estando montado nela! Sou a favor do uso de capacete apesar de muitas vezes que andava em alcatrão não usava, na serra quase sempre apesar de saber que algumas vezes era indiferente :mrgreen: Eu sei que não é permitido mas é muito melhor tanto para mim como para os carros. Eu não tenho de sair da bicicleta e eles não têm de esperar tanto tempo. Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 25 Novembro 2011 Só quando ia há uns anos para o outeiro dar uns saltos é que usava capacete, como desde então já não ando nisso, nunca mais o usei. Tá ali na parede a enfeitar o quarto. lol Compartilhar este post Link para o post
Danskin Publicado 28 Novembro 2011 Infelizmente, por falta de tempo, não tenho conseguido andar com a minha "roda fina". Ainda assim, quando o faço, ando sempre com capacete. Ó Antifa, peço desculpa pela indiscrição, mas poderias-me dizer que tipo de bicicleta é que usas no teu dia-a-dia? Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 29 Novembro 2011 Uso uma bicicleta híbrida, ou seja, com um quadro com uma geometria mais proxima das de BTT mas com pneus de estrada e guiador tipo drop bar. Tambem ando aos poucos a montar uma fixed gear para dar uns passeios, sem gastar muito dinheiro. Compartilhar este post Link para o post
Danskin Publicado 29 Novembro 2011 Eu sei quais são. Dão muito jeito na cidade, sem dúvida. ;) Com um quadro de pista? É que já ando a juntar dinheiro há uns dois anos para arranjar um. Mas por outro lado, tenho cá em casa um quadro de estrada, que já merecia um restauro. Ando aqui num dilema, não sei o que fazer. :-| Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 29 Novembro 2011 Nahh andei de olho em vários quadros de pista no ebay mas acabam todos por ficar demasiado caros, tambem é um projecto mais para experimentar a cena do que outra coisa. Acabei por comprar um quadro de estrada porreiro, com drops gipiemme. Já tenho bottom bracket, seat post, avanço, guiador, pedais e roda da frente, falta-me o mais caro que é a pedaleira e a roda presa. Ando a ver se arranjo bons negocios, tambem não tenho pressa. Compartilhar este post Link para o post
Danskin Publicado 29 Novembro 2011 (editado) Eu andei a "namorar" um quadro Pelizzoli, o mesmo senhor que criou a marca "CIÖCC". Ainda cheguei a mandar medidas e não sei quê mas depois acabei por desistir. Agora estou focado em restaurar/melhorar a bicicleta cá de casa, que trouxe de França, que é uma réplica da bicicleta do Luis Ocaña que venceu o Tour em '73. Agora, eu ando indeciso, pois não sei se me devo manter fiel às 6 velocidades ou se ponho um grupo mais recente. Editado 29 Novembro 2011 por Jim O'Rourke Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 1 Dezembro 2011 Hoje fui fazer a ciclovia Cascais Marina - Guincho. Ir e voltar. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 19 Dezembro 2011 http://www.youtube.com/watch?v=hmhiWaOgLUA Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 19 Dezembro 2011 Hoje fui fazer a ciclovia Cascais Marina - Guincho. Ir e voltar. Podias ter dito. :( Já não ando de bike há meses... :doubt: Compartilhar este post Link para o post