Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Arquitectura, Urbanismo, Projectos, Transportes, Infraestruturas e Outras Coisas do Género

Publicações recomendadas

Fazia Francos - Polo UP de Vairão 3 vezes por semana. Maior parte das vezes fazia a viagem de carro porque se fosse pela nacional custava o mesmo dinheiro e porque, embora o horário do metro fosse bom, o horário dos autocarros do metro para faculdade era lixado

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não percebo nada de ferrovia, mas qual é a pancada com a bitola ibérica? Faz sentido usar isso até na construção de uma linha de raiz?

O projeto parece porreiro mas essa estimativa de datas aí no final dá toda a ideia da coisa vir a escorregar por aí fora.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

https://www.infraestruturasdeportugal.pt/sites/default/files/inline-files/ApresentacaoProjetoAV_28Set2022.pdf

Isto, se for feito, é a infraestrutura de transportes mais importante da história do país das últimas décadas. Haja coragem, vontade e dinheiro fazer isto asap.

eu fico é em pulgas com o espaço que vai libertar na linha do Norte para colocarem mais comboios e mais horários. Diria que há até a possibilidade de meterem alfas a fazer o papel de regionais na linha "antiga" quando a linha AV estiver pronta. Coimbra e Aveiro ficarem ligadas com um serviço regional mais rápido e mais frequente é um game changer para esta zona

já agora, falando em Ferrovia: surpreendentemente parece que as obras na linha da Beira Alta estão a decorrer praticamente como esperado, talvez a linha seja reaberta (durante os dias de semana) já no próximo verão. 

Editado por Rain Dog
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Eu não percebo nada de ferrovia, mas qual é a pancada com a bitola ibérica? Faz sentido usar isso até na construção de uma linha de raiz?

O projeto parece porreiro mas essa estimativa de datas aí no final dá toda a ideia da coisa vir a escorregar por aí fora.

Sim, no nosso caso faz todo o sentido, até porque a linha é feita de raiz, mas está interligada com a linha do Norte e do Oeste (as estações serão as já existentes, excepto a de Santo Ovídio). Não sendo esta a única razão. 

As bitolas neste momento são uma não questão e um não problema. Só são um problema para os Henriques Netos desta vida. 

Editado por challenger

Compartilhar este post

Link para o post

Vai parar no Aeroporto, no Porto e em Gaia?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 8 minutos:

Vai parar no Aeroporto, no Porto e em Gaia?

Sim, aeroporto, campanhã e Sto. Ovídeo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 2 horas:

A bitola ibérica neste caso faz algum sentido. A bitola já não é uma força de bloqueio. Há comboios que mudam de bitola, mas têm que parar. Ou seja, se houver comboio para isso, tu podes ir daqui à Alemanha sempre no mesmo comboio. Neste caso em específico, o tgv vai sair 3 vezes da nova linha (para desviar para Aveiro, para Coimbra e para Leiria, usando, em parte, troços de linhas já existentes. Se fizem a linha em bitola europeia, o comboio teria que fazer 9 paragens em vez de 3. Para mudar de bitola em Aveiro/Coimbra/Leiria, na estação de Aveiro/Coimbra Leiria,  e para voltar à bitola europeia depois destas estações ao entrar na nova linha de novo.

Faz mais sentido mudar a bitola numa estação. Por exemplo em Campanhã e seguir para norte/Vigo em bitola europeia, no aeroporto do Porto, ou até na fronteira. Assim só para 1 vez por esse motivo.

Sinceramente, o ministro talibã está de parabéns. Esta obra parece-me quase perfeita. E só não digo que é perfeita por 2 motivos:

1. Porque os prazos são dilatados e cheira-me que vão derrapar, isto se for mesmo feito;
  2. Porque é urgente definir o que se vai fazer na infraestrutura aeroportuária de Lisboa e adaptar o projeto para lá parar. 

Citação de Rain Dog, há 2 horas:

eu fico é em pulgas com o espaço que vai libertar na linha do Norte para colocarem mais comboios e mais horários. Diria que há até a possibilidade de meterem alfas a fazer o papel de regionais na linha "antiga" quando a linha AV estiver pronta. Coimbra e Aveiro ficarem ligadas com um serviço regional mais rápido e mais frequente é um game changer para esta zona

já agora, falando em Ferrovia: surpreendentemente parece que as obras na linha da Beira Alta estão a decorrer praticamente como esperado, talvez a linha seja reaberta (durante os dias de semana) já no próximo verão. 

A promessa do Pedro Nuno Santos é essa, usar a linha do Norte, para esses efeitos. Comboios urbanos, regionais, etc. Mas nota, tu no máximo tens quê, dois alfas por hora em cada sentido? Na maioria dos casos tens um, quando tens. O problema do congestionamento da linha do norte não está nos alfas, está nos constrangimentos causados aos alfas por todos os outros comboios (urbanos, regionais, mercadorias, etc.)

Quanto à linha da Beira Alta foi uma oportunidade perdida. Renovar uma linha com décadas sem que haja ganhos de tempo para os passageiros é triste.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 horas:

Sim, aeroporto, campanhã e Sto. Ovídeo.

😅

Compartilhar este post

Link para o post

Podiam era modernizar a linha do Vouga toda e voltar a ligar Aveiro a Espinho por lá, assim eu podia ir de comboio até ao Porto ou Aveiro sem ter de ir até Ovar ahahah

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 3 horas:

Podiam era modernizar a linha do Vouga toda e voltar a ligar Aveiro a Espinho por lá, assim eu podia ir de comboio até ao Porto ou Aveiro sem ter de ir até Ovar ahahah

Andar de automotora ❤️ velhos tempos em que ia para o rio em Macinhata de Vouga

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 20 minutos:

Andar de automotora ❤️ velhos tempos em que ia para o rio em Macinhata de Vouga

A minha memória foi no verão de 2008 apanhar o vouguinha para ir para Espinho à praia. Só pelo convívio com a malta, porque não gosto de praia ahahah

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Pedro Nuno Santos é o convidado da Grande Entrevista, está a dar agora na RTP 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 11 horas:

Sim, no nosso caso faz todo o sentido, até porque a linha é feita de raiz, mas está interligada com a linha do Norte e do Oeste (as estações serão as já existentes, excepto a de Santo Ovídio). Não sendo esta a única razão. 

As bitolas neste momento são uma não questão e um não problema. Só são um problema para os Henriques Netos desta vida. 

É uma não questão, mas ultimamente a Comissão Europeia anda a chatear Portugal e a Finlândia por causa disso. E creio que os comboios que têm essa ambivalência não são comboios que nós tenhamos, sendo que são mais caros. 

Mas, sim, concordo que se a CE deixar-nos estar com bitola ibérica não haverá qualquer problema de maior e faz sentido a nova linha ser em bitola ibérica. Neste momento a bitola é dos menores problemas da nossa ferrovia.

Citação de Rain Dog, há 12 horas:

Onde viste? No twitter já vi vários gajos a dizerem que estavam atrasadas. Aquele João Cunha, por exemplo, que costuma andar bem informado. 

EDIT: Ah, sobre esta LAV, a única coisa que me preocupa é que só 1/3 do financiamento vem de fundos europeus. Isto num país que está dependente do dinheiro de Bruxelas para praticamente tudo...Mas é melhor ver o copo meio cheio, finalmente não será assim. 

Editado por Jpa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 7 horas:

É uma não questão, mas ultimamente a Comissão Europeia anda a chatear Portugal e a Finlândia por causa disso. E creio que os comboios que têm essa ambivalência não são comboios que nós tenhamos, sendo que são mais caros. 

Mas, sim, concordo que se a CE deixar-nos estar com bitola ibérica não haverá qualquer problema de maior e faz sentido a nova linha ser em bitola ibérica. Neste momento a bitola é dos menores problemas da nossa ferrovia.

Sim, os comboios são um pouco mais caros. Mas o custo é marginal comparando com a mudança de toda a infraestrutura ferroviária. 

Quanto à UE, no caso de não gostar, tem bom remédio: financie o custo brutal que é a mudança de toda a infraestrutura ferroviária. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 15 minutos:

Sim, os comboios são um pouco mais caros. Mas o custo é marginal comparando com a mudança de toda a infraestrutura ferroviária. 

Quanto à UE, no caso de não gostar, tem bom remédio: financie o custo brutal que é a mudança de toda a infraestrutura ferroviária. 

A mudança da bitola é um daqueles casos em que saímos beneficiados com a proverbial incompetência do nosso governo, bem como do governo espanhol. Quando era obrigatório mudar de comboio, valia a pena ter investido nisso. Se mudar de comboio para passageiros já é chato, imaginem o tempo que se perde a mudar contentores de um comboio para outro. Com a possibilidade dos comboios mudarem de bitola, o tempo perdido é mínimo.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha mulher como segunda maior accionária da Zara está muito contente. 

Compartilhar este post

Link para o post

Muito fixe isso do comboio. O Algarve que se lixe, né? 

Depois de quase 20 anos de espera do novo hospital Central, dos 10 ou 12 da requalificação da 125, nada como ficar com uma ligação da treta a Lisboa. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 15 minutos:

Depois de quase 20 anos de espera do novo hospital Central, dos 10 ou 12 da requalificação da 125, nada como ficar com uma ligação da treta a Lisboa. 

quando colocarem o metro fazem a ligação a Lisboa, não te preocupes. Pode ser que os teus netos vejam as obras em curso.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 18 horas:

Onde viste? No twitter já vi vários gajos a dizerem que estavam atrasadas. Aquele João Cunha, por exemplo, que costuma andar bem informado. 

desculpa, vi a notificação e esqueci-me de responder. Eu até 5 ou 6 meses não considero verdadeiramente um atraso em Portugal, daí ter falado no verão. O plano original é a reabertura em janeiro e isso claramente não vai acontecer. Havia muita gente a queixar-se no início que as obras iam lentas mas já parece ter entrado nos eixos. Diria que é possível a reabertura em abril mas caso contrário, certamente em junho já estará a funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 40 minutos:

desculpa, vi a notificação e esqueci-me de responder. Eu até 5 ou 6 meses não considero verdadeiramente um atraso em Portugal, daí ter falado no verão. O plano original é a reabertura em janeiro e isso claramente não vai acontecer. Havia muita gente a queixar-se no início que as obras iam lentas mas já parece ter entrado nos eixos. Diria que é possível a reabertura em abril mas caso contrário, certamente em junho já estará a funcionar.

O problema dessa obra foi terem fechado completamente a linha para umas obras mais ao menos básicas. A mesma linha sofreu uma intervenção bem mais complexa nos anos 90 e não fechou. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, Em 28/09/2022 at 23:53:

O Pedro Nuno Santos é o convidado da Grande Entrevista, está a dar agora na RTP 3

Estive a ver um bocado da entrevista, até adormecer 😅

A sensação com que fico é que temos dois ministros das infraestruturas, um para a ferrovia e outro para o transporte aéreo. O PNS da ferrovia espalha magia, está muito bem preparado, nota-se que sabe do que fala, saeb argumentar (o Vítor Gonçalves, a meu ver, revelou impreparação), tem um plano e não tenho dúvidas que, mais coisa, menos coisa, por ele, será não só cumprido, como ainda será alargado. O PNS do transporte aéreo, parece um pateta. Não dá uma resposta concreta, gagueja, foge aos temas, etc.

Citação de Puto Perdiz, há 15 horas:

Não, o Algarve não se lixa. O Algarve, e todo o Sul do país estão dependentes estão dependentes de uma obra basilar nas ligações norte-sul, a terceira travessia do Tejo. Sem isso, os comboios têm que andar às voltinhas na margem sul do Tejo, numa zona onde a linha está sobrecarregada e não há muito espaço. De qualquer forma, os alfas vão ficar mais folgados e será inaceitável que não haja, pelo menos, mais frequências na linha do Sul. Adicionalmente, eu acho que não vale a pena andar a investir na actual linha do sul. Aquilo é uma linha que não serve ninguém e passa no meio do nada. Faria muito mais sentido, na minha opinião, prolongar a linha de Lisboa-Beja até Faro. De qualquer forma, a linha do Algarve está a ser eletrificada, nos troços onde ainda não está, Tunes-Lagos e Faro-VRSA. Com os novos comboios a chegar daqui a uns anos, fica do lado da Renfe fazer a ligação Huelva-Ayamonte para que rapidamente se chegue do Algarve a Huelva, Sevilha, Madrid, etc.

Citação de challenger, há 12 horas:

O problema dessa obra foi terem fechado completamente a linha para umas obras mais ao menos básicas. A mesma linha sofreu uma intervenção bem mais complexa nos anos 90 e não fechou. 

O problema é apresentarem isto como uma grande obra quando não o é. Não fizeram nenhuma alteração ao traçado da linha que permita aumentar a velocidade e reduzir o tempo de viagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...