HelderPG Publicado 4 Setembro 2013 Obrigado pela excelente resposta e pela paciência para escrever tanto. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 4 Setembro 2013 (editado) Boa explicação Andrea Pirlo. Sem querer exagerar, eu acho que o LFV está a fazer (e ainda vai fazer mais, é a minha análise realista do que vou percebendo, maioritariamente por este fórum) imensamente pior ao Benfica do que o Vale e Azevedo. Agora meter isto na cabeça da maioria dos sócios benfiquistas...bem, boa sorte para isso. Editado 4 Setembro 2013 por Poeira_26 Compartilhar este post Link para o post
AndreSCP7 Publicado 4 Setembro 2013 O que se passa é que o Benfica recorreu ao financiamento alheio para sair da situação desastrosa que estava há uns anos atrás. Pediu empréstimo aos bancos em troca de dinheiro no imediato mas com juros altíssimos. O Benfica gastou o dinheiro para pagar parte da dívida que tinha, para contratar jogadores e outros custos necessários, mas ficava a dever os bancos o que lhes fora emprestado mais os juros. Quando chega a altura de pagar o empréstimo o Benfica não tem dinheiro e recorre a um novo empréstimo ainda mais avultado e com juros mais altos para pagar o empréstimo e os juros anteriores. O Benfica paga parte da dívida, contrata melhores jogadores mas depois não tem dinheiro para pagar o empréstimo obtido e recorre a um novo empréstimo e dá-se este ciclo sucessivo até hoje, só que há medida que o tempo passa o Benfica cada vez precisa de mais dinheiro e o risco de nos emprestar é cada vez maior, o que resulta em taxas de juro cada vez mais altas. Foi assim que o nosso passivo cresceu abruptamente, porque para pagar a nossa dívida acabávamos sempre por endividar-nos ainda mais, e foi assim que o activo também cresceu imenso, porque com o dinheiro fomos investindo cada vez em melhores jogadores, fomos endividando-nos para fazer obras como o museu e afins porque as empresas do Vieira precisavam de lucrar e o resultado disso tudo é que o Benfica hoje em dia possui um património vasto e uma dívida descomunal. O que pode acontecer? Pode acontecer tanta coisa. Pode acontecer que um dia o risco de nos conceder um empréstimo seja tão elevado que os bancos deixem de nos financiar. Pode acontecer que os próprios bancos entrem numa grave crise e acaba-se a mama. Ora se os bancos nos deixarem de financiar não estou a ver onde é que o vamos fazer. Se não entrar dinheiro de fora não temos possibilidade de pagar aos credores. E esta situação depois arrastar-se-ia até chegarmos ao ponto de não restar outra solução senão vendermos tudo e recomeçar do zero ou, se não for possível, declarar falência. O problema é que quando se dá uma crise o valor dos ativos vem por aí abaixo. O que hoje representa 400 milhões de euros em ativos num abrir e fechar de olhos pode passar a 200, é pena que o passivo também não seja assim! E muito do ativo diz respeito ao estádio, museu e outras infra-estruturas. Logicamente não vamos pagar a dívida com esse tipo de activos, portanto não serve para amortizar o passivo, a não ser em caso de desespero total. Outro problema que me apercebi no Relatório de contas do 1º semestre foi que a SAD do Benfica tem um ativo corrente de 90 milhões e um passivo corrente de 265M. Isto é gravíssimo. Quer dizer que temos que pagar uma dívida total de 265M no curto prazo (1 ano?) e só temos 90M para o efeito, o que quer dizer que vamos precisar de um financiamento de cerca de 175M muito brevemente. Onde é que vamos buscar isto? Aos bancos? Não me recordo de quanto eram os financiamentos anteriores mas acho que não se aproximavam disto. Estamos a ir por um caminho sem retorno onde mais cedo ou mais tarde iremos sofrer consequências desastrosas, se os resultados anuais continuarem na mesma senda dos últimos 4 anos não deve tardar muito para isso acontecer. Depois o Vieira sai de cena e afinal era um corrupto ainda pior que o Vale e Azevedo e malditos dos sócios que votaram nele, que naquela altura não vai ser ninguém. Isto se o Vieira não conseguir passar as culpas para outro e o rebanho vá atrás, não me admirava nada. Grande post. E tenho muita pena dos adeptos conscientes(como tu e a maioria dos Benfiquistas deste espaço) que tentam batalhar essa situação, até porque eu sei muito bem o que é um candidato competente e com um bom projeto perder(nem vou entrar na adulteração das eleições, ter 36% dos votos naquela besta é horripilante e chocante o suficiente) para um candidato com uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma. Felizmente, passado dois anos de incompetência atroz(ou algo bem pior, saberemos...) o homem que já lá devia estar chegou. Até porque a estratégia do Godinho conseguia ser ainda pior que a do Vieira. Pelo menos o Benfica safa-se se fizer 50M anuais em vendas(o que é uma política ridícula, claro), o Sporting... bem, optou-se por aumentar de forma atroz a massa salarial do plantel, gastando 40M em passes, e fazendo 30M em vendas, dos quais bem menos de metade entrava no clube, porque o sr engenheiro decidiu alienar os passes de toda a gente a fundos(a valores abaixo do custo da aquisição, conseguiu que o Sporting tivesse um prejuízo de mais de um milhão no Elias só na alienação do passe(de 8,850M por 100% do passe para, 3 dias(!) depois alienar 50% por 3,850M)). Para além disso, decidiu fazer contratos tóxicos quando viu o cu apertado(aumentos e cláusulas de rescisão exorbitantes para funcionários, oferecer um jogador influente, apesar dos problemas de lesões(Izmailov), por um jogador que acabava contrato em 6 meses(Miguel Lopes), oferecendo a esse jogador 1M anual e, caso o Sporting o vendesse(por 1 cêntimo ou 9 milhões, não interessa) tínhamos de dar 5M ao Porto, e, a melhor de todas, um contrato leonino para Labyad, de 1M anual, desconheço o prémio de assinatura, mas disseram-me que foi "monstruoso", sendo que o salário duplicava no final da época, que o jogador tivesse feito 30 golos e 40 assistências, mandado os adeptos "para a p*ta que os pariu", ou passado a época lesionado. Fala-se também que o ordenado dele passará para os 2,5M no final da presente época. Mas esquecendo o meu Sporting por momentos, da mesma forma que tenho pena dos Benfiquistas por terem de aguentar isto, dá-me gozo ver os lampiões(os tais 83%) no mundo da lua e da fantasia, em que o Vieira é o maior presidente do Mundo(e talvez da Europa!), os problemas financeiros do Benfica são todos mentira, e que qualquer pessoa que não seja o próprio Vieira é um aventureiro ou o novo Vale e Azevedo. Tal como, se não fosse o meu clube, me teria dado gozo ver o Godinho a ficar e os lambuças todos satisfeitos. Bem que os lampiões e os lambuças se podiam juntar e formar um clube só deles, tanto o Sporting como o Benfica agradeceriam. Aos Benfiquistas: boa sorte e que consigam reverter isto(com alguém competente e sério, para mim o Rangel tinha sido uma boa solução), e que o Vieira não faça o mesmo que fez ao clube da cidade onde vivo. Compartilhar este post Link para o post
sinik Publicado 4 Setembro 2013 Para ser sincero, acho que quando forem as novas eleições o Vieira ganha de novo e com outros 83% ou mais. Ainda continuamos muito cegos para os lados do Benfica. Compartilhar este post Link para o post
Aiglerouge Publicado 4 Setembro 2013 (editado) Excelente texto Pirlo. Eu já fiz tantas vez esse discurso com amigos e família e já ouvi tantas vezes a resposta que tu indicas que já ando a ficar cansado tal a cegueira. Debater e expor ideias atualmente no universo benfiquistas é algo de impossível infelizmente. Tenho pena também de tanta gente que "apoia" o Benfica na net mas nunca sentou o rabo no estádio e depois parte para o insulto cada vez que alguém tenta criticar algo. Alguém falou aí de tasqueirice, pois o Benfica hoje é isso mesmo para mim enquanto as mentalidades não mudarem Editado 4 Setembro 2013 por Aiglerouge Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 4 Setembro 2013 Um juiz desembargador não é credível, mas um empresário que leva empresas à falência mas ele enriquece e que fez ao Alverca aquilo que se sabe (e outras histórias que nem todos sabem) é que é credível. É isso... Eu nunca disse que o Vieira é uma pessoa credível, Sou contra a sua gestão, é por demais evidente que não é uma boa gestão, ainda para mais depois de alguns testemunhos aqui. Pensei que a situação financeira estivesse controlada pelo simples facto de os nossos activos cobrirem o passivo Isso do Rangel não ser credível também tem muito que se lhe diga. É o típico discurso de alguém que já percebeu a escumalha que o Vieira é mas que ainda está agarrado aos fantasmas do passado e à espera que apareça A alternativa credível (que de acordo com os padrões deles nunca irá aparecer). Basicamente estão à espera de algo que não existe. Se o Rangel, sócio e frequentador do estádio há muitos anos, juíz desembargador, rodeado por benfiquistas, apresentou um bom projeto onde estavam patentes praticamente todos os aspetos que estão mal e necessitam de ser melhorados, onde falou praticamente de tudo e procurou o debate, se essa lista não é credível então qual é que vai ser? Se o Bagão Felix avançar também não vai ser credível, e o mesmo se aplica a outro nome qualquer. Mas quem é que será credível? Devem estar à espera do Rui Costa, só pode. Se aparecesse um Bruno de Carvalho como o do Sporting esse também não ia ser credível. Triste sina a nossa. O Rangel até pode ser uma pessoa credível, não digo o contrário, o que eu disse é que a máquina está de tal maneira montada, que vai ser preciso uma pessoa bastante carismática e mediática (por boas razões) para tirar o Vieira de lá. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 4 Setembro 2013 Isto é uma panelei*ice, mas um mod pegava nos ultimos posts e metia-os no topico da dir, SAD e qq coisa e encerrava-se este para ferias. É que é um conjunto de posts bons num topico a prazo Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 4 Setembro 2013 Gabo a persistência e capacidade do Pirlo para tornar, ainda, mais claro, aquilo que muitos de nós já vimos dizendo há muito tempo. Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 4 Setembro 2013 Gabo a persistência e capacidade do Pirlo para tornar, ainda, mais claro, aquilo que muitos de nós já vimos dizendo há muito tempo. Um agradecimento da minha parte :handclap: Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 4 Setembro 2013 Não sei se o agradecimento é, ou não, irónico, mas se não houvesse motivos de queixa, grande parte de nós não se ia queixar só por queixar. Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 4 Setembro 2013 Não sei se o agradecimento é, ou não, irónico, mas se não houvesse motivos de queixa, grande parte de nós não se ia queixar só por queixar. Não é irónico, aliás, o agradecimento estende-se a todos os que contribuem para boas discussões e esclarecimentos. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 4 Setembro 2013 Excelente post do Andrea Pirlo. Compartilhar este post Link para o post
Foster Publicado 4 Setembro 2013 O nosso problema nas eleições é o mesmo que o do Sporting, muitos velhos conformados e cheios de medo, a votar. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 4 Setembro 2013 O que se passa é que o Benfica recorreu ao financiamento alheio para sair da situação desastrosa que estava há uns anos atrás. Pediu empréstimo aos bancos em troca de dinheiro no imediato mas com juros altíssimos. O Benfica gastou o dinheiro para pagar parte da dívida que tinha, para contratar jogadores e outros custos necessários, mas ficava a dever os bancos o que lhes fora emprestado mais os juros. Quando chega a altura de pagar o empréstimo o Benfica não tem dinheiro e recorre a um novo empréstimo ainda mais avultado e com juros mais altos para pagar o empréstimo e os juros anteriores. O Benfica paga parte da dívida, contrata melhores jogadores mas depois não tem dinheiro para pagar o empréstimo obtido e recorre a um novo empréstimo e dá-se este ciclo sucessivo até hoje, só que há medida que o tempo passa o Benfica cada vez precisa de mais dinheiro e o risco de nos emprestar é cada vez maior, o que resulta em taxas de juro cada vez mais altas. Foi assim que o nosso passivo cresceu abruptamente, porque para pagar a nossa dívida acabávamos sempre por endividar-nos ainda mais, e foi assim que o activo também cresceu imenso, porque com o dinheiro fomos investindo cada vez em melhores jogadores, fomos endividando-nos para fazer obras como o museu e afins porque as empresas do Vieira precisavam de lucrar e o resultado disso tudo é que o Benfica hoje em dia possui um património vasto e uma dívida descomunal. O que pode acontecer? Pode acontecer tanta coisa. Pode acontecer que um dia o risco de nos conceder um empréstimo seja tão elevado que os bancos deixem de nos financiar. Pode acontecer que os próprios bancos entrem numa grave crise e acaba-se a mama. Ora se os bancos nos deixarem de financiar não estou a ver onde é que o vamos fazer. Se não entrar dinheiro de fora não temos possibilidade de pagar aos credores. E esta situação depois arrastar-se-ia até chegarmos ao ponto de não restar outra solução senão vendermos tudo e recomeçar do zero ou, se não for possível, declarar falência. O problema é que quando se dá uma crise o valor dos ativos vem por aí abaixo. O que hoje representa 400 milhões de euros em ativos num abrir e fechar de olhos pode passar a 200, é pena que o passivo também não seja assim! E muito do ativo diz respeito ao estádio, museu e outras infra-estruturas. Logicamente não vamos pagar a dívida com esse tipo de activos, portanto não serve para amortizar o passivo, a não ser em caso de desespero total. Outro problema que me apercebi no Relatório de contas do 1º semestre foi que a SAD do Benfica tem um ativo corrente de 90 milhões e um passivo corrente de 265M. Isto é gravíssimo. Quer dizer que temos que pagar uma dívida total de 265M no curto prazo (1 ano?) e só temos 90M para o efeito, o que quer dizer que vamos precisar de um financiamento de cerca de 175M muito brevemente. Onde é que vamos buscar isto? Aos bancos? Não me recordo de quanto eram os financiamentos anteriores mas acho que não se aproximavam disto. Estamos a ir por um caminho sem retorno onde mais cedo ou mais tarde iremos sofrer consequências desastrosas, se os resultados anuais continuarem na mesma senda dos últimos 4 anos não deve tardar muito para isso acontecer. Depois o Vieira sai de cena e afinal era um corrupto ainda pior que o Vale e Azevedo e malditos dos sócios que votaram nele, que naquela altura não vai ser ninguém. Isto se o Vieira não conseguir passar as culpas para outro e o rebanho vá atrás, não me admirava nada. Permite-me completar, até porque em tempos já aqui divaguei sobre o assunto: O Benfica, depois do nabo do Damásio e do carteirista do Vale e Azevedo, ficou nas lonas, sem um tusto. Um pouco como o Sporting, depois dos Roquetistas todos. Entram Vilarinho e Vieira, que fazem um trabalho notável, dificil e meritório, que merece o reconhecimento de todos os adeptos do Benfica, e reequilibram as contas do clube. Fazem-no, com bem referiste, à custa de uma renegociação da dívida, da contracção de novos financiamentos e da antecipação de receitas. Por exemplo, a Olivedesportos, pagou à cabeça a maioria, se não mesmo a totalidade dos direitos do Benfica para muitos anos, com uma contrapartida, um preço mais baixo. Todavia, na altura, o crédito era barato e os juros não eram nada de transcendente. O Benfica, com a massa adepta que possui, a influência que todos conhecemos que tem nos media, o poder da marca Benfica e o excelente trabalho da dupla supra-citada, tinha tudo para se reerguer. Todavia, o Vieira não percebeu, ou fingiu que não percebeu, que a recuperação da crise teria, obrigatoriamente que ter custos desportivos. Durante muitos anos, o Benfica não teria recursos para ombrear em termos financeiros com o Porto e até, na altura, com o Sporting, com as naturais consequências desportivas. Construiu-se um novo estádio, quando o plano original implicava apenas uma remodelação da velhinha Luz, por exemplo. Para além disto, Vieira quis encher os próprios bolsos. Para tal, o Benfica tinha que ter liquidez, dinheiro, para que ele o pudesse gastar e obter benefícios com isso. Assim, começou a anunciar que o Benfica ia lutar por todos os títulos e mais algum. Adoptou uma postura do mais populista que existe. Promessas como "o Benfica vai ter a espinha dorsal da selecção" ou "o Benfica vai ser maior que o Real Madrid" tornaram-se recorrentes, a luta contra a corrupção, que se tornou a justificação para todos os insucessos do clube, também, e que ainda hoje se mantém, os mega-reforços chegavam em catadupa e o endividamento para pagar estes atletas, também. Como as receitas nunca chegavam para esta vida, o endividamento foi aumentando progressivamente, os maus resultados financeiros, também e, a situação financeira do clube, degradou-se. Estes constantes endividamentos serviram para o Benfica tivesse sempre, no imediato, dinheiro para gastar. E esse dinheiro foi gasto, não para o real benefício do Benfica, mas para ajudar ao enchimento de bolsos do Vieira. Passo a elencar alguns destes casos: Braga - Apesar de todas as polémicas, das histórias dos túneis, das luzes apagadas, dos apedrejamentos e tal, o Benfica nunca cortou relações com o Braga, bem pelo contrário. Todos os anos lá vai um Hugo Vieira ou um Amorim para la, de borla. E não nos esqueçamos da aliança entre Braga e Porto. O Vieira e o Salvador são sócios numa mega-obra no Recife. Guimarães - Só durou enquanto o Milo presidiu ao Guimarães. O Milo também pertence ao ramo da construção e os boatos de negócios em Angola e no Algarve não tardaram. Atlético Madrid - Pizzi, Roberto, Sílvio, Salvio, Reyes, Simão. Entretanto, quem vai construir a academia do Atlético é uma empresa do Vieira. Banyias - O Benfica vai fazer um amigável a meio da época ao Dubai, algo que, como sabemos, vai contra qualquer boa gestão desportiva. Entretanto empresta-se um atleta. Pelo meio, o Banyias tinha um estádio em construção, cujas obras estavam paradas há 2 anos. Já arrancaram de novo. Granada - Houve um ano em que, de repente, o Benfica emprestou meia-dúzia de atletas a este clube. Que se saiba, não se retiraram daí grandes dividendos. O presidente do Granada também é um conhecido construtor civíl espanhol. Portanto, o Vieira vai aproveitar-se do Benfica enquanto puder. Enquanto houver essa liquidez, ele vai continuar a aproveitar-se. Sucede que o dinheiro está muitíssimo mais caro do que estava há 10 anos atrás. O risco de incumprimento do Benfica também aumenta muito e o futuro do clube aparenta estar mais hipotecado de dia para dia, de R&C para R&C. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 4 Setembro 2013 (editado) o Benfica é como o estado português. Défice sucessivos, política do betão e construção e alto endividamento. No tempo do Vale e Azevedo o passivo acho que não chegava aos 100 milhões. Em relação à construção do novo estádio a ideia começou com o Vilarinho e aquele homenzinho de cabelo branco, o Mário qualquer coisa. O Vieira entrou naquilo a meio e começou logo a esfregar as mãos de contentamento. E esse dinheiro foi gasto, não para o real benefício do Benfica, mas para ajudar ao enchimento de bolsos do Vieira. Passo a elencar alguns destes casos: falta aí o Florentino Perez. Editado 4 Setembro 2013 por Jean Ralphio Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 4 Setembro 2013 Curioso que seja no betão que se fazem as maiores "derrapagens"... :lol: Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 4 Setembro 2013 Curioso que seja no betão que se fazem as maiores "derrapagens"... :lol: é o que dá meter engenheiros a fazer orçamentos. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 4 Setembro 2013 só me lembrava de Mário Machado lol Compartilhar este post Link para o post
Foster Publicado 7 Setembro 2013 Não vendemos ninguém? Encontrámos um poço de petróleo e ninguém nos disse? Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 7 Setembro 2013 Não vendemos ninguém? Encontrámos um poço de petróleo e ninguém nos disse? Encontramos! Chama-se BenficaTV. Compartilhar este post Link para o post
Foster Publicado 7 Setembro 2013 Encontramos! Chama-se BenficaTV. :lol: não. Compartilhar este post Link para o post