Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

IRS - Truques e Dicas

Publicações recomendadas

O Coelho ainda não me pagou, mas também entreguei 2-3 antes da data lol

Compartilhar este post

Link para o post

Já está desde dia 13 como "Liquidação em processamento" e até hoje nada. Se fosse eu a ter que pagar já me tinham caído em cima.

Alguém me sabe dizer se demora muito ou se há algum número para o qual possamos ligar para tirar dúvidas?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou na mesma situação, desde dia 14 com aquilo em Liquidação em Processamento. Se precisasse do dinheiro para comer passava fome que me lixava.

Compartilhar este post

Link para o post

Resumidamente se tiveres anexo B ou C, ou seja empresário em nome individual és obrigado a entregar esse anexo para declarar os rendimentos à SS para que tenham forma de calcular o teu escalão contributivo para definir o valor que pagas mensalmente a essa entidade.

Para alem desta trapalhada do SS veio uma no anexo D do irc. Este ano ha redução da taxa de IRC para as PME que passa de 23% para 17% nos primeiros 15000 € da matéria colectável. Acontece que ao validarmos a declaração o gajo não obriga o preenchimento desse anexo pelo que muita gente enviará sem isso. A outra falha é que nesse anexo ha um campo (904-b) para calcular o beneficio ou seja os 6% que foram poupados da redução da taxa. Acontece que o campo 904 deveria fazer a soma automática dos campos (904-a 904-b 904-c 904-d) que é a soma de controlo mas não faz.

Compartilhar este post

Link para o post

No portal das finanças já tem à um tempo na parte do irs que eu ia ter de pagar 50€, ainda não recebi nada em casa, em data da situação diz 18 de Maio, em situação diz notificação emitida. Já não devia ter recebido uma carta com a forma de pagamento?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho actividade aberta desde Março de 2012. Passei aí uns 8 recibos se tanto (até agora).

Em 2013 tive com contrato assinado com uma empresa. Mas entretanto deixei sempre a actividade aberta apesar de nao passar recibos. Isto porque, por várias vezes liguei para as Finanças e sempre me disseram "só paga impostos se passar recibos, como não passa, o único inconveniente que tem é de entregar o IRS em Maio em vez de ser como Abril":

A cena é que em conversa com o meu irmao, ele me disse que eu tenho que pagar segurança social (após o 1º ano em que estava isento) por cada mês em que tenho a actividade aberta e apesar de nao passar qualquer recibo desde Janeiro de 2013.

Portanto pelas minhas contas (acho que são 100€ de Seg.Social por mês), tenho aí uns 1700€ para pagar de dívida à Seg.Social :\ Liguei para a cena da SegSocial da Execução Fiscal e ainda não tenho lá dívida nenhuma para pagar. Amanha de manha vou logo ligar para a SegSocial Directa e para o seu call center, para ver como é que resolvo esta m*rda. A cena é que já tive por 2 ou 3 motivos de ser "inspeccionado" por entidades estatais e nunca nenhuma delas me barrou qualquer apoio por ter alguma dívida à Seg Social.

Alguém tem alguma ideia disto? Tou cheio de medo desta dívida :\

Compartilhar este post

Link para o post

Já perguntei aqui, mas ninguém me soube dizer, por isso pergunto outra vez. Comprei apartamento em 2013, no e-factura aparece lá despesas de habitação mas a mim está a zero, aparece lá umas factura do banco que penso que sejam os juros que vai para o setor outros, ou seja, está a ir para despesas gerais, é assim? Não devia ir para habitação? É que se contar só para despesas gerais, não me vai dar nada porque isso já passei o limite em Maio.

Compartilhar este post

Link para o post

Já perguntei aqui, mas ninguém me soube dizer, por isso pergunto outra vez. Comprei apartamento em 2013, no e-factura aparece lá despesas de habitação mas a mim está a zero, aparece lá umas factura do banco que penso que sejam os juros que vai para o setor outros, ou seja, está a ir para despesas gerais, é assim? Não devia ir para habitação? É que se contar só para despesas gerais, não me vai dar nada porque isso já passei o limite em Maio.

Habitação

Juros de empréstimos para habitação própria e permanente

- Dedução: 15% dos juros do crédito nos contratos feito até dezembro de 2011.

- Limite: 296€ (majorado até ao limite de 444€ no 1º escalão de rendimentos e 355,20€ no 2º)

Rendas de imóveis para habitação permanente

- Dedução: 15%

- Limite: 502€

Encargos com a reabilitação de imóveis

- Dedução: 30%

- Limite: 500€

Compartilhar este post

Link para o post

Habitação

Juros de empréstimos para habitação própria e permanente

- Dedução: 15% dos juros do crédito nos contratos feito até dezembro de 2011.

- Limite: 296€ (majorado até ao limite de 444€ no 1º escalão de rendimentos e 355,20€ no 2º)

Rendas de imóveis para habitação permanente

- Dedução: 15%

- Limite: 502€

Encargos com a reabilitação de imóveis

- Dedução: 30%

- Limite: 500€

Ou seja, como foi em 2013, não dá nada. :S

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto tempo para pagarem? Estou com "LIQUIDACAO EM PROCESSAMENTO" há mais de 2 semanas

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto tempo para pagarem? Estou com "LIQUIDACAO EM PROCESSAMENTO" há mais de 2 semanas

O mesmo aqui e já fiz em Abril. Estou para receber 895€

Compartilhar este post

Link para o post

O meu carro teve de ir a garagem e pedi factura tudo certinho. Não é o meu espanto que vejo que no portal das finanças verifico que a garagem colocou a factura como outros ou seja, na secção de manutenção de automóvel não tenho gasto nenhum. Alguém sabe o que devo fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não está nas faturas pendentes? Onde podes escolher a categoria a atribuir?

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Foi a garagem que colocou no sistema. E já tentei alterar na factura mas diz "O emitente não tem atividade registada (CAE/CIRS) pertencente ao setor indicado."

Editado por Mwangaza

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

quero candidatar-me a bolsa de estudo, mas tenho uma duvida quanto à minha situação. É o seguinte: Os meus pais divorciaram-se já depois de terem entregue o IRS de 2014 como casados, pelo que eu não sei como preencher a candidatura à bolsa. Tenho que preencher tudo de acordo com o ultimo IRS? se for assim não tenho direito a bolsa este ano e só deverei ter no proximo quando a minha mãe declarar o IRS sozinha, certo? Há alguma forma de contornar isto de forma a ter direito a bolsa este ano?

Obrigado

Editado por Rajnack

Compartilhar este post

Link para o post

Ridiculo isso.

Já agora, não encontro melhor tópico para expor este problema já que este é o tópico da economia :mrgreen:

Esqueci de pagar o IRS, paguei atrasado, e quando ia ao site das finanças, mesmo passado umas 3 semanas ainda estava por regularizar. Agora não vejo nada, mas não há sítio onde dê para confirmar que está pago?

obrigado

é aqui, zeca

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...