Oblivion Publicado 31 Março 2020 Citação de gunthi, Agora: Provavelmente o valor dos vales refeição que excede o valor mínimo sem tributação (104,94€), era o que fazia o teu pai descontar para IRS em 2018. Como o limite subiu em 2019 explica-se o facto da retenção ter desaparecido. Mas se quiseres que tente ver a coisa mais detalhadamente, manda MP Entretanto ele vai falar com a empresa, porque pelos vistos aconteceu o mesmo a muita gente, e querem que esta situação seja clarificada. Mas caso não saiba mais nada, mando-te MP. Obrigado 👍 Compartilhar este post Link para o post
BisDost Publicado 31 Março 2020 Obrigado gunthi, estou a espera de receber o papel do irs da minha empresa para confirmar os valores e depois digo te. Outra coisa, comprei casa o ano passado, não deveria aparecer no irs? Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 31 Março 2020 Também não entendo. Este ano (2019) descontei bem mais do que em 2018 e vou ter de pagar 62€, quando no ano anterior fiquei a zero. Parte do ano não estive cá, por isso, talvez isso tenha influência, mas parece-me completamente ridículo. Já li o que disseram para trás, mas continua sem me fazer qualquer sentido. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 31 Março 2020 Eu tenho algumas dificuldades em perceber isto, eu tenho a receber cerca de 400€ mas vejo pessoas a levar uma vida parecida com a minha e a ter de pagar, outras a receber uma ninharia. Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 31 Março 2020 Citação de trz, há 16 horas: Obrigado pela sugestão e é uma possibilidade. Isso ou criar uma conta a dois e metermos lá para umas férias ou assim. Mas entretanto ainda queremos avaliar a hipótese de dividirmos o valor de forma justa. Se fizerem mesmo questão de dividir isso entre os dois, para mim o mais justo seria fazer proporcional aos rendimentos de cada um, ou do valor retido em IRS. A realidade é que se um ganha significativamente mais que o outro, descontou mais para esse bolo, logo devia receber mais. Além disso, provavelmente foi quem também assegurou a maior fatia das despesas da casa, suponho. 1 Compartilhar este post Link para o post
Taka Publicado 31 Março 2020 Citação de Mica, há 19 minutos: Eu tenho algumas dificuldades em perceber isto, eu tenho a receber cerca de 400€ mas vejo pessoas a levar uma vida parecida com a minha e a ter de pagar, outras a receber uma ninharia. Não tem nada a ver. A não ser que saibas o que é que as pessoas têm ou não em nome delas (rendas, imóveis, luz, água), aquilo que pedem fatura ou não, como são feitos os descontos pelas entidades patronais, etc. 1 Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 31 Março 2020 Citação de What, há 22 minutos: Se fizerem mesmo questão de dividir isso entre os dois, para mim o mais justo seria fazer proporcional aos rendimentos de cada um, ou do valor retido em IRS. A realidade é que se um ganha significativamente mais que o outro, descontou mais para esse bolo, logo devia receber mais. Além disso, provavelmente foi quem também assegurou a maior fatia das despesas da casa, suponho. É exatamente isso. Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 31 Março 2020 LOL descobri o que aconteceu: uma das minhas entidades empregadoras, passou mal a Declaração de Rendimentos e está como se durante 9 meses não tivesse descontado um cêntimo. Muito bom. Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 31 Março 2020 Citação de gunthi, há 3 horas: @Thierry Henry parece-me ser um alerta geral. Quando tentas submeter uma segunda vez não aparece qualquer mensagem do tipo "confirmo que o IBAN indicado é correto bla bla bla" ? Ainda não submeti a minha, por isso estou a falar de cor tendo em conta o que acontecia no ano passado. Era isso, obrigado. Uma questão mais apenas, que é a primeira vez que submeto isto manualmente. É suposto as deduções à coleta (as cenas do efatura) aparecerem em algum lado na prova de entrega? Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 31 Março 2020 Citação de Thierry Henry, há 38 minutos: Era isso, obrigado. Uma questão mais apenas, que é a primeira vez que submeto isto manualmente. É suposto as deduções à coleta (as cenas do efatura) aparecerem em algum lado na prova de entrega? Não. Desde há alguns anos para cá que essa informação só aparece se tu quiseres alterar os valores que estão comunicados no efatura. Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 31 Março 2020 Citação de gunthi, Agora: Não. Desde há alguns anos para cá que essa informação só aparece se tu quiseres alterar os valores que estão comunicados no efatura. Boa, obrigado. Pensei que como estava a fazer manual, tivesse de as colocar. Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 1 Abril 2020 Como faço para ver se vou pagar ou receber? Compartilhar este post Link para o post
Taka Publicado 1 Abril 2020 (editado) Citação de FabioK, há 13 minutos: Como faço para ver se vou pagar ou receber? Página do IRS Automático no Portal das Finanças. Podes simular, logo aí, e saberás se recebes ou pagas. No entanto, se achares o valor estranho (comparação com anos anteriores, por ex.) e não vires razão para tal, podes fazer o preenchimento manual (completar, já que podes gerar uma declaração pré-preenchida), complementando com despesas que podem não estar contempladas no IRS Automático. Por exemplo, eu tive que adicionar as minhas rendas, porque não apareciam no IRS Automático e isso faz logo bastante diferença. Despesas de educação às vezes também não aparecem. Ah, no preenchimento manual, também podes fazer validação e simulação. Se tiveres dúvidas como preencher alguns dos anexos, há alguns sites que ajudam. Ou então pergunta aqui 😉 Editado 1 Abril 2020 por Taka 1 Compartilhar este post Link para o post
Luiggi Publicado 1 Abril 2020 Acabei de simular so com a minha pequena, a esposa não está elegível (será por ter actividade aberta com escrita organizada?) receberei 399€ Not bad. Ela terá da falar com a contabilista para saber se é melhor em conjunto ou separados. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 1 Abril 2020 Pensei que isto ia dar asneira por ser primeiro dia e estar "tudo" em casa, mas não. 5 estrelas. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 1 Abril 2020 Citação de Axadrezado, há 32 minutos: Pensei que isto ia dar asneira por ser primeiro dia e estar "tudo" em casa, mas não. 5 estrelas. Deve ser precisamente por estarmos todos em casa que o fluxo de acessos fica mais distribuido e não há os picos que deitam os servidores abaixo. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 1 Abril 2020 Fiz o meu hoje de manhã. Como era automatico e os valores estavam normais, aproveitei e finalizei. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 Abril 2020 Citação de Mica, Em 31/03/2020 at 11:05: Eu tenho algumas dificuldades em perceber isto, eu tenho a receber cerca de 400€ mas vejo pessoas a levar uma vida parecida com a minha e a ter de pagar, outras a receber uma ninharia. Isso é demasiado vago. Duas pessoas com o mesmo salários podem ter saldos de IRS completamente distintos por vários motivos, nomeadamente: bens; outras mais-valias; deduções específicas, sendo que segundo julgo saber as que dão mais são Educação, Imóveis e Lares; ... Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 2 Abril 2020 Citação de Ghelthon, há 8 minutos: Isso é demasiado vago. Duas pessoas com o mesmo salários podem ter saldos de IRS completamente distintos por vários motivos, nomeadamente: bens; outras mais-valias; deduções específicas, sendo que segundo julgo saber as que dão mais são Educação, Imóveis e Lares; ... Claro que sim, faz todo o sentido. 1 Compartilhar este post Link para o post
C-4 Publicado 18 Abril 2020 É normal a parte dos encargos com imóveis estar a 0€? Compartilhar este post Link para o post
C-4 Publicado 18 Abril 2020 Double post, sorry. Entretanto adicionei as rendas no anexo H. Mas tenho outra dúvida: a minha mulher iniciou atividade em dezembro de 2019, recebeu nesse mês mas só cessou atividade a 2 de janeiro de 2020. Isto ainda conta como 2019, certo? É que na plataforma não aceitam o facto de se ter cessado atividade em 2020... Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 18 Abril 2020 Já ultrapassámos a fase do "não submetam já porque ainda há muitos bugs"? @gunthi Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 18 Abril 2020 Citação de Quan Chi, há 1 minuto: Já ultrapassámos a fase do "não submetam já porque ainda há muitos bugs"? @gunthi A mim já diz liquidação em processamento e o valor a receber Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 18 Abril 2020 Citação de Mica, há 3 minutos: A mim já diz liquidação em processamento e o valor a receber Uma coisa não impede a outra. A questão não é não se conseguir submeter (acho que esse problema nunca se colocou) mas sim não aparecerem os valores corretos, o que poderia resultar em montantes de reembolso ou pagamento incorretos, que posteriormente poderão ou não ser corrigidos. Daí a minha pergunta. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 18 Abril 2020 Citação de Quan Chi, Agora: Uma coisa não impede a outra. A questão não é não se conseguir submeter (acho que esse problema nunca se colocou) mas sim não aparecerem os valores corretos, o que poderia resultar em montantes de reembolso ou pagamento incorretos, que posteriormente poderão ou não ser corrigidos. Daí a minha pergunta. Sim, no fundo queria-te dizer que deixei passar uma semana e tal após abrir o preenchimento de declaração, que considero tempo suficiente para se detetar problemas graves (pois há muito pessoal que vai logo e acabaria por reportar) e entretanto já está numa fase avançada. Penso que podes avançar sem problema nenhum, três semanas volvidas e ainda não se ouviu nada a esse propósito. 1 Compartilhar este post Link para o post