Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

IRS - Truques e Dicas

Publicações recomendadas

A partir do momento em que diz "LIQUIDAÇÃO PROCESSADA", quanto tempo é que será expectável até cair o pilim? 

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui ainda diz recepcionada - aguarda validação. Fiz manual no dia 1, será que ainda vai demorar muito mais?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Player, Em 10/04/2019 at 20:27:

Ainda não li as páginas para trás por falta de tempo, portanto vou esclarecer a duvida na possibilidade de alguem poder ajudar

O ano passado (em janeiro) começei a trabalhar pela primeira vez para uma empresa a recibos verdes. Foi primeiro ano de trabalho e devido a minha profissão (enfermeiro) estou isento de passar recibos verdes descontando IVA e IRS, a empresa nunca fez questão de descontar os 25% e eu receber o bruto parecia-me bem. Em Março assinei contrato por outra empresa mas mantive-me a prestar serviços para a mesma a recibos. Os meus rendimentos em recibos verdes foram num total de 7010 euros em 2018. Segundo esta notícia de hoje

https://eco.sapo.pt/2019/04/09/passa-recibos-verdes-tome-atencao-a-estas-nuances-na-entrega-do-irs/?fbclid=IwAR1XGEAOtanKB_8S-d2V0nkpv4WMikozGkVx0wihUUFwSdHs3P4PmUCbByk

Isto não significa que estou isento de preencher o anexo B (e portanto não declarar) os recibos (E consequentemente o anexo SS)? A diferença entre declarar e não declarar são de pagar 735 euros para receber 735 euros 😕 É uma diferença de valor absurdo (foram perto de 13000 a contrato - e que portanto descontei - e 7000 em recibos)

Como tens dois tipos de rendimentos acabas por ter que declarar tudo. Só estarias isento de IRS se só tivesses o rendimento dos recibos verdes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 47 minutos:

A partir do momento em que diz "LIQUIDAÇÃO PROCESSADA", quanto tempo é que será expectável até cair o pilim? 

A mim foi menos de 5 dias acho

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o objetivo de declarar que temos um Revolut se não temos o dinheiro aplicado? Não acaba por ser como o paypal?

Compartilhar este post

Link para o post

Se fizer a declaração conjunta e eu e a madame estamos em casa arrendada, o valor da despesa das rendas deve aparecer metade a cada um, ou o valor total gasto no ano em cada um? Pergunto isto porque o factor que vinha do e-fatura me estava a gerar alguma confusão.

Compartilhar este post

Link para o post

Reembolso recebido hoje.

Quanto ao Revolut/N26/whatever, não se preocupem com isso. É certo que eu submeti antes dessas notícias, mas tenho conta no N26 e não tive problema nenhum. De certeza que ninguém vai ter problemas também.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de What, Em 13/04/2019 at 23:41:

Se fizer a declaração conjunta e eu e a madame estamos em casa arrendada, o valor da despesa das rendas deve aparecer metade a cada um, ou o valor total gasto no ano em cada um? Pergunto isto porque o factor que vinha do e-fatura me estava a gerar alguma confusão.

O contrato está em nome dos dois ? Se sim, aparece metade do valor para cada um automaticamente.

Falando em casas arrendadas, se a renda só estiver no nome de um, o máximo de dedução devido a rendas são 504€ (basta ter 1440€ de renda num ano para atingir esse máximo), enquanto se estiver no nome dos dois conseguem ter 1008€ de dedução desde que a renda seja pelo menos 240€/mes

Compartilhar este post

Link para o post

Reembolso emitido. Venha ele. 🙂

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta a sério, malta.

O que é mais vantajoso em termos fiscais, criar empresa individual ou de múltiplas pessoas e que género de empresa "multipessoal"(ainda não fixei todos os termos, apesar de saber que existem sociedades, etc)?

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de enviar a declaração (preenchi-a offline e entreguei através do ficheiro guardado no pc), existe forma de ver quanto se vai receber? Fiz a simulação quando estava a preencher a declaração, mas entretanto tive de guardar o ficheiro no pc e completar o preenchimento depois em offline. 

Editado por C-4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de C-4, há 2 horas:

Depois de enviar a declaração (preenchi-a offline e entreguei através do ficheiro guardado no pc), existe forma de ver quanto se vai receber? Fiz a simulação quando estava a preencher a declaração, mas entretanto tive de guardar o ficheiro no pc e completar o preenchimento depois em offline. 

Fazer upload do ficheiro e apenas simular, sem entregar do IRS.

Compartilhar este post

Link para o post

Maravilha! Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é o sítio mais adequado, mas é normal ainda não ter recebido carta do IMI ou, ao consultar a situação do mesmo no portal das finanças, aparecer apenas a situação do IMI do último ano? Alguém na mesma situação?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de malaquias, há 1 hora:

Não é o sítio mais adequado, mas é normal ainda não ter recebido carta do IMI ou, ao consultar a situação do mesmo no portal das finanças, aparecer apenas a situação do IMI do último ano? Alguém na mesma situação?

Podes ter ficado isento, por baixos rendimentos e VPT também baixo. O IMI até passou para Maio (o 1º pagamento) este ano, mas já eras para ter recebido a carta. Senão aparece nada em relação a 2018 no portal das finanças é porque estás isento.

1 - Ficam isentos de imposto municipal sobre imóveis os prédios rústicos e o prédio ou parte de prédio urbano destinado a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, e que seja efetivamente afeto a tal fim, desde que o rendimento bruto total do agregado familiar não seja superior a 2,3 vezes o valor anual do IAS e o valor patrimonial tributário global da totalidade dos prédios rústicos e urbanos pertencentes ao agregado familiar não exceda 10 vezes o valor anual do IAS.

Limites

Rendimentos: 15.295€

VPT: 66.500€

Se os teus rendimentos e valor do imóvel forem abaixo dos valores acima, estás isento.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Confirma-se, as finanças informaram que estou isento por esses exactos motivos. Obrigado gunthi. 

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, a isenção de IMI durante os primeiros 3 anos só se aplica a imóveis com VPT inferior a 125k€ não é?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...