Descartes Publicado 14 Junho 2012 Sem Ed.Física provavelmente muita gente não tinha noções mínimas sequer de grande parte dos desportos. Isso não faz sentido nenhum. Antes de 2004 quem se interessasse pelo tema tinha todas as condições para ter as noções que entendesse sobre os desportos que quisesse. E depois de 2004 há uma percentagem demasiado elevada de jovens que só se interessa por futebol (quando se interessa por qualquer tipo de desporto). Uma coisa não tem nada a ver com outra. Mais importante é o ambiente familiar, o envolvimento comunitário e a comunicação social. A disciplina de Ed,.Física trata-se de tentar incutir aos jovens o mínimo da actividade física durante a idade jovem, ensinando várias modalidades e fazendo vários exercícios. Como processo educativo no qual se insere, porque educa-nos para um estilo de vida saudável (e o principal da escola é educar/ensinar), deve fazer parte da média. Se fores para direito lá não tens Ed.Física, ok... mas é por isso que Ed.Fìsica não é prova de ingresso para Direito. Eu se for para Economia para que é que quero saber da Filosofia também? Posso saber zero de filosofia para ser bom economista, contudo não é por isso que vai deixar de me contar para a média de secundário. Eu pessoalmente acho uma vergonha estarem a tirar ed.Física da média do secundário, quase que é dizer aos professores de Ed. Física "Vocês dentro dos professores nem professores deviam ser, ensinam uma disciplina da treta que em nada contribui para ensinar o que quer que seja ao aluno e portanto vai valer zero para a média." Nem chegaste perto do que eu disse. Talvez tenha a ver com o facto de pensares que a Filosofia não tem importância no desenvolvimento intelectual necessário a um economista... Compartilhar este post Link para o post
FM Facemaker Publicado 14 Junho 2012 (editado) Isso não faz sentido nenhum. Antes de 2004 quem se interessasse pelo tema tinha todas as condições para ter as noções que entendesse sobre os desportos que quisesse. E depois de 2004 há uma percentagem demasiado elevada de jovens que só se interessa por futebol (quando se interessa por qualquer tipo de desporto). Uma coisa não tem nada a ver com outra. Mais importante é o ambiente familiar, o envolvimento comunitário e a comunicação social. Não faz sentido nenhum? Não quer dizer que depois de aprenderes a modalidade em ed.física a passes a acompanhar ou a vida a falar nela, mas tens noções das regras de Rugby e como se pratica, Baseball, Escalada, etc. Eu pelo menos tive aulas dessas modalidades (práticas e teóricas). Se apenas vão tirar Ed.Física para não f*der a média a quem tira 19's a Biologias e afins, nem precisavam de o fazer, os professores já fazem o favor aos alunos de lhes "dar" uma nota de "mão beijada" pela média que têm nas outras disciplinas, caso precisem. Agora, os alunos de médias de 12's, é que saem mais f*didos com isto. Eu nem me preocupo comigo, porque apesar de acabar Ed,Física com 20 tenho uma boa média às outras. Mas quem só tinha 12's e a educação física sacava muitas vezes um 19 ou 20 acho injusto estarem a cortar-lhes a disciplina em que melhor se safam, só para não "chatearem" os meninos das médias altas que têm medo de ver as médias estragadas por uma disciplina de carácter mais físico. Que ao contrário do que indicaste de não ser teórico, onde te enganas, tem uma parte teórica que pesa cerca de 30% (creio ser este o valor) e que consiste num teste escrito por cada período. Nem chegaste perto do que eu disse. Talvez tenha a ver com o facto de pensares que a Filosofia não tem importância no desenvolvimento intelectual necessário a um economista... Filosofia é importante para o desenvolvimento intelectual. Mas não é o saberes mais ou menos de Platão que te vai dar melhores notas no tal curso. E repito, educação física também é importante para um desenvolvimento intelectual e é uma disciplina na qual se dinamiza o trabalho de grupo, que por si já é bastante importante para o economista. Corpo são, mente sã. Editado 14 Junho 2012 por FM Facemaker Compartilhar este post Link para o post
Filas_fcp Publicado 14 Junho 2012 Pensando bem, não arranjo motivos para refutar a decisão Compartilhar este post Link para o post
brun0 SLB Publicado 14 Junho 2012 Muita gente que concorda com esta medida apresenta o argumento de que: vejo colegas meus que não fazem nada e tiram 18 e 19. Pura competição de notas. Tenho dito. Depois é a tal coisa, em ed. física toda a gente se acha no direito de avaliar o trabalho dos colegas. Não vejo fazerem o mesmo nas outras disciplinas. Peguem nos testes e nos trabalhos dos colegas e analisem se os professores dão nota justa ou não... Visto que é o que fazem a ed. física. Bold: É claro que tem de haver essa preocupaçao com as notas, pq para concorreres a uma faculdade vais COMPETIR com outros alunos. Logo esta medida so veio trazer uma maior justiça as medias principalmente numa comparaçao ente rapazes e raparigas. Compartilhar este post Link para o post
.oz. Publicado 14 Junho 2012 (editado) Eu estou no ramo de Desporto na Universidade e andei no ramo cientifico no liceu. Meus meninos estudem química matemática e português como eu e acreditem que dá muito mais jeito com disciplinas como Biomecânica, Fisiologia, Neurociências e por aí fora em que a química é predominante. A medida está bem tomada, eu tinha colegas de turma que estudavam para entrar em Medicina e Ed.Física estoirava.lhes a média toda. Editado 14 Junho 2012 por Osbourne Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 14 Junho 2012 (editado) Aqui está a razão de eu apoiar a medida. Certeza que só conta para quem vai iniciar o secundário agora? Posso-me rir ? Não posso estar contente por esta alteração não contar para mim? Quer dizer, andei dois anos a trabalhar com base numa média que tenho e com a qual pretendo entrar na Universidade e de repente de um momento para o outro ia ficar sem uma nota que me ajuda a manter a minha média só porque sim e porque prejudica os outros. O sistema prejudica tanto uns como outros e desculpa mas tal como muita gente sai beneficiada com isto muita gente também sai prejudicada. E se esta alteração funcionasse para quem já está no Secundário ia ser uma tremenda estupidez pois andam a brincar com uma pessoa. Quer dizer, eu estudei, empenhei-me e tudo mais para acabar com uma média e agora simplesmente ela descia ? No meu caso até nem desce muito por isso, não era muito mau, mas é óbvio que fico feliz que isto não valha para mim que já comecei o secundário vai fazer dois anos. Por vezes não se entra na faculdade por décimas e agora tiravam-me uma disciplina que me ajuda a manter a média. Queria dizer que ao longo dos dois anos podia ter dedicado o tempo que passei em E.F a estudar outras disciplinas mas não o fiz, porque não podia faltar ás aulas e agora simplesmente essa disciplina fazia puff. Fazia um sentido tremendo sem dúvida. Editado 14 Junho 2012 por HugoMLMartins Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 14 Junho 2012 Não faz sentido nenhum? Não quer dizer que depois de aprenderes a modalidade em ed.física a passes a acompanhar ou a vida a falar nela, mas tens noções das regras de Rugby e como se pratica, Baseball, Escalada, etc. Eu pelo menos tive aulas dessas modalidades (práticas e teóricas). Se apenas vão tirar Ed.Física para não f*der a média a quem tira 19's a Biologias e afins, nem precisavam de o fazer, os professores já fazem o favor aos alunos de lhes "dar" uma nota de "mão beijada" pela média que têm nas outras disciplinas, caso precisem. Eu disse que não fazia sentido porque não precisas das aulas de Educação Física para adquirires essas noções se para tal tiveres interesse. A importância da disciplina de Educação Física é a outro nível. E como não vão acabar com a disciplina essa questão nem se coloca. Agora, os alunos de médias de 12's, é que saem mais f*didos com isto. Eu nem me preocupo comigo, porque apesar de acabar Ed,Física com 20 tenho uma boa média às outras. Mas quem só tinha 12's e a educação física sacava muitas vezes um 19 ou 20 acho injusto estarem a cortar-lhes a disciplina em que melhor se safam, só para não "chatearem" os meninos das médias altas que têm medo de ver as médias estragadas por uma disciplina de carácter mais físico. Que ao contrário do que indicaste de não ser teórico, onde te enganas, tem uma parte teórica que pesa cerca de 30% (creio ser este o valor) e que consiste num teste escrito por cada período. Obrigado pelo argumento a favor da retirada da nota em Educação Física para a média final do secundário. Pelo que apresentaste o facto da nota contar resulta, na prática, no favorecimento de alunos medianos em detrimento de alunos excelentes. E confesso-te que já não aguento o culto da mediocridade (suportado na nossa inveja crónica em relação a quem temn sucesso) que se instalou no país. Só por essa frase já me apetece aplaudir de pé esta medida do Governo. Filosofia é importante para o desenvolvimento intelectual. Mas não é o saberes mais ou menos de Platão que te vai dar melhores notas no tal curso. E repito, educação física também é importante para um desenvolvimento intelectual e é uma disciplina na qual se dinamiza o trabalho de grupo, que por si já é bastante importante para o economista. Corpo são, mente sã. Reduzires a Filosofia ao conhecimento de Platão é o mesmo que reduzir a Educação Física às cambalhotas. É completamente ao lado. A importância da Filosofia não passa pelo conhecimento do pensamento do Platão, do Sócrates, do Descartes ou de outro filósofo qualquer. E quem assim pensa não percebe nada de Filosofia. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 14 Junho 2012 (editado) Ridículo. Ridículo. Ridículo. Se há pessoas que não têm capacidade para terem boas notas a Ed.Física, também há pessoas que por vezes por exemplo não têm tanta aptidão para disciplinas estrangeiras e têm Inglês a estragar a média. Vão também cortar essa disciplina a esses alunos para melhorar a média? Não. Portanto não faz qualquer sentido tirar Ed.,Física da média... mas pronto, é Portugal. É da maneira que os balofos ficam contentes. m*rda mais estupida que li neste topico. O que tem ser gordo com gostar ou nao de Educaçao Fisica? Não faz sentido nenhum? Não quer dizer que depois de aprenderes a modalidade em ed.física a passes a acompanhar ou a vida a falar nela, mas tens noções das regras de Rugby e como se pratica, Baseball, Escalada, etc. Eu pelo menos tive aulas dessas modalidades (práticas e teóricas). Se apenas vão tirar Ed.Física para não f*der a média a quem tira 19's a Biologias e afins, nem precisavam de o fazer, os professores já fazem o favor aos alunos de lhes "dar" uma nota de "mão beijada" pela média que têm nas outras disciplinas, caso precisem. Agora, os alunos de médias de 12's, é que saem mais f*didos com isto. Eu nem me preocupo comigo, porque apesar de acabar Ed,Física com 20 tenho uma boa média às outras. Mas quem só tinha 12's e a educação física sacava muitas vezes um 19 ou 20 acho injusto estarem a cortar-lhes a disciplina em que melhor se safam, só para não "chatearem" os meninos das médias altas que têm medo de ver as médias estragadas por uma disciplina de carácter mais físico. Que ao contrário do que indicaste de não ser teórico, onde te enganas, tem uma parte teórica que pesa cerca de 30% (creio ser este o valor) e que consiste num teste escrito por cada período. Filosofia é importante para o desenvolvimento intelectual. Mas não é o saberes mais ou menos de Platão que te vai dar melhores notas no tal curso. E repito, educação física também é importante para um desenvolvimento intelectual e é uma disciplina na qual se dinamiza o trabalho de grupo, que por si já é bastante importante para o economista. Corpo são, mente sã. Eu tinha noçao das regras de todos os desportos antes de falar deles. E, como o Desc disse, dantes nao existia Educaçao Fisica e as pessoas continuavam-se a interessar por desporto na mesma. Os alunos de 12 ficam f*didos com isto? Se tu tiveres 12 a tudo e 20 a EF, o que te adianta o 20? Ninguem consegue entrar em lado nenhum com esse tipo de notas Editado 14 Junho 2012 por Colossus Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 14 Junho 2012 Ridículo! Eu por exemplo tenho muito melhores aptidões para desporto e um 18 ia-me fazer muito bem à média. Vai de mal a pior a educação neste país :facepalm: Aqui está o maior problema da medida, prejudica as notas de alguns. E quando se olha mais para o próprio umbigo que para a abrangência da medida, dá disparate. Obrigado pelo argumento a favor da retirada da nota em Educação Física para a média final do secundário. Pelo que apresentaste o facto da nota contar resulta, na prática, no favorecimento de alunos medianos em detrimento de alunos excelentes. E confesso-te que já não aguento o culto da mediocridade (suportado na nossa inveja crónica em relação a quem temn sucesso) que se instalou no país. Só por essa frase já me apetece aplaudir de pé esta medida do Governo. Reduzires a Filosofia ao conhecimento de Platão é o mesmo que reduzir a Educação Física às cambalhotas. É completamente ao lado. A importância da Filosofia não passa pelo conhecimento do pensamento do Platão, do Sócrates, do Descartes ou de outro filósofo qualquer. E quem assim pensa não percebe nada de Filosofia. Caramba, 2 parágrafos excelentes para responder a boa parte dos posts deste tópico. E se calhar faltam mais anos de filosofia a muita gente, para perceber a ideia da disciplina. Por fim, o contar para a média ou não da disciplina (apesar de poder servir para reter um aluno, correctamente), não vai prejudicar o espírito de equipa em coisa alguma. Se houve coisa que nunca vi no secundário foi espírito de equipa, apenas muitas invejas e espírito de guerrilha, que é o que tem passado em grande parte neste tópico. Para concluir, tive 16 a educação física no 10º e 11º anos e 17 no 12º, esforcei-me bastante para os merecer e não me piorou nada a nota de acesso à faculdade, mas não me esforcei mais aí que no 9º ano quando ela me contava para absolutamente 0. Acho que não se deve cortar as pernas a gente capaz de chegar a um determinado curso porque não tem a aptidão física que alguém menos capaz em aspectos efectivamente fundamentais tem. Compartilhar este post Link para o post
Klebergol Publicado 14 Junho 2012 Não li as 21 páginas, mas tinha de vir aqui dizer que é uma medida parva. Compartilhar este post Link para o post
BrunoTS94 Publicado 14 Junho 2012 Aqui está o maior problema da medida, prejudica as notas de alguns. E quando se olha mais para o próprio umbigo que para a abrangência da medida, dá disparate. Caramba, 2 parágrafos excelentes para responder a boa parte dos posts deste tópico. E se calhar faltam mais anos de filosofia a muita gente, para perceber a ideia da disciplina. Por fim, o contar para a média ou não da disciplina (apesar de poder servir para reter um aluno, correctamente), não vai prejudicar o espírito de equipa em coisa alguma. Se houve coisa que nunca vi no secundário foi espírito de equipa, apenas muitas invejas e espírito de guerrilha, que é o que tem passado em grande parte neste tópico. Para concluir, tive 16 a educação física no 10º e 11º anos e 17 no 12º, esforcei-me bastante para os merecer e não me piorou nada a nota de acesso à faculdade, mas não me esforcei mais aí que no 9º ano quando ela me contava para absolutamente 0. Acho que não se deve cortar as pernas a gente capaz de chegar a um determinado curso porque não tem a aptidão física que alguém menos capaz em aspectos efectivamente fundamentais tem. Já falaram sobre isso e é ao contrário. Esta medida vai prejudicar mais do que ajudar Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 14 Junho 2012 Já falaram sobre isso e é ao contrário. Esta medida vai prejudicar mais do que ajudar Vai, porquê? Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 14 Junho 2012 Reduzires a Filosofia ao conhecimento de Platão é o mesmo que reduzir a Educação Física às cambalhotas. É completamente ao lado. A importância da Filosofia não passa pelo conhecimento do pensamento do Platão, do Sócrates, do Descartes ou de outro filósofo qualquer. E quem assim pensa não percebe nada de Filosofia. A FIlosofia é importante. A disciplina de Filosofia é uma m*rda. Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 14 Junho 2012 A FIlosofia é importante. A disciplina de Filosofia é uma m*rda. É um caso complicado em que dependo do professor. Tive um professor jovem, no 1º ano que era formidável na abordagem à disciplina e tive uma professora de 11º que parecia que estava a dar história e que era disciplina de empinar. Compartilhar este post Link para o post
BrunoTS94 Publicado 14 Junho 2012 Vai, porquê? Fizeram um estudo onde provaram em que a maior parte dos alunos beneficia com a nota de Ed. Fisica Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 14 Junho 2012 Fizeram um estudo onde provaram em que a maior parte dos alunos beneficia com a nota de Ed. Fisica Normal, existem naturalmente mais alunos medíocres que alunos excelentes. Compartilhar este post Link para o post
kronix Publicado 14 Junho 2012 crl, fizeste-me fazer login para comentar isto. Nota-se que ou és asmático e tens complexo de inferioridade para com os que não têm a doença ou não fazes a mínima ideia do que estás a falar. Sou asmático desde que me conheço e sei que não existe melhor tratamento de prevenção que uma alimentação regrada e a prática de desporto constante, pois inviabiliza muitos dos problemas que despoletam as crises. Mais uma vez falando do meu caso, nunca deixei de me esforçar ao máximo nas aulas de Ed.Física por ser asmático e, vê lá tu, quanto mais atividade física fazia - porque não fui constante ao longo dos anos de Ensino, quer básico quer secundário, - melhor me sentia e mais corria nas aulas. Por isso que se discuta este assunto com seriedade, e não com bases teóricas erradas e estereótipos que em nada ajudam a tratar este flagelo que é a falta de hábitos de atividade física nos jovens e um pouco por toda a população portuguesa. x2 E quanto ao futuro da disciplina se isto passar a ser verdade vai ser como Formação Cívica foi este ano no 10º, vai-se fazer corpo presente e pouco mais porque não conta para a média Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 14 Junho 2012 Fizeram um estudo onde provaram em que a maior parte dos alunos beneficia com a nota de Ed. Fisica Isso dito assim até parece uma coisa séria. O cenário é este: Média para entrar no curso A sem a nota de Educação Física: 14 Média do aluno X: 14,1 --> Entra no curso A Média do aluno Y: 13,9 --> Não entra no curso A Média para entrar no curso A com a nota de Educação Física: 14,5 Média do aluno X: 14,4 --> Não entra no curso A Média do aluno Y: 14,6 --> Entra no curso A Conclusão do estudo: ambos os alunos beneficiaram com a nota de Educação Física a contar para a média. Minha conclusão: Estudo idiota! Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 14 Junho 2012 (editado) Normal, existem naturalmente mais alunos medíocres que alunos excelentes. Eu não sou um aluno medíocre e prejudica-me se afectar quem já anda no Secundário. Já agora que consideram vocês um aluno medíocre ? Editado 14 Junho 2012 por HugoMLMartins Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 14 Junho 2012 Eu não sou um aluno medíocre e prejudica-me se afectar quem já anda no Secundário. Já agora que consideram vocês um aluno medíocre ? É relativo mas 12 para baixo medíocre, 18 para cima excelente. Mas isto sou eu... :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 14 Junho 2012 É relativo mas 12 para baixo medíocre, 18 para cima excelente. Mas isto sou eu... :mrgreen: E quem está no meio ? Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 14 Junho 2012 E quem está no meio ? São os outros todos. :lol: Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 14 Junho 2012 São os outros todos. :lol: Mas esses também saem prejudicados, que é o meu caso. Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 14 Junho 2012 Eu vou ter 14 a Educação Física e, se esta medida afectasse também as pessoas que já estão no secundário, a minha média subia. Pouco, mas subia. Também estou nesse meio entre o 12 e o 18 :) Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 14 Junho 2012 Mas esses também saem prejudicados, que é o meu caso. Não necessariamente. O que não devem faltar são alunos de 15/16/17 que vão ser passados à frente por alunos mais fracos por culpa de educação física. Mais uma vez estás a olhar para o teu caso isoladamente e esqueces-te que é uma questão competitiva, onde se cria uma injustiça. Eu vou ter 14 a Educação Física e, se esta medida afectasse também as pessoas que já estão no secundário, a minha média subia. Pouco, mas subia. Também estou nesse meio entre o 12 e o 18 :) Lá está, nesse intervalo é uma situação bem mais aleatória, agora naqueles intervalos que mencionei é bem mais óbvio o efeito. Compartilhar este post Link para o post