Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Levi

Educação Física não vai contar para a média

Publicações recomendadas

Se eu tivesse um problema hepático ficaria tranquilo se estivesse nas mãos do Eduardo Barroso. E não seria por me parecer que ele consiga correr os 100 metros em menos de 12 segundos.

Alguém no secundário a correr 100 metros em 12 segundos deverá levar 20, ou lá perto, na avaliação :mrgreen:

Falou-se na capacidade motora. O 1906 disse que alguém poderia ser afastado de Medicina se tivesse apenas 12 na capacidade motora . Eu duvido seriamente que alguém com capacidade motora tão mediana desse um bom cirurgião. Cirurgião como exemplo.

Só mais um reparo: dá-me a entender que os críticos a esta medida se estão a centrar demasiado nas vantagens teóricas da disciplina de Educação Física. Eu prefiro analisar a questão prática. Dizem que a disciplina é importante porque previne os flagelos da obesidade, da diabetes e doenças cardiovasculares, entre outras... E eu pergunto: se a nota de Educação Física conta para a média desde 2004 como se tem vindo a comportar o país nas estatísticas sobre estas matérias? Estamos hoje mais saudáveis ou menos do que em 2004? A resposta parece-me evidente.

O que eu acho é que o facto da nota de EF contar para a média de ingresso à faculdade hoje em dia não passa de uma perversão. Há duas maneiras de atacar o problema: a mais difícil, que passa por redefinir todo o sistema de ensino da Educação Física no país, com planos curriculares únicos e métodos de avaliação claros, objetivos e uniformes e a mais fácil, retirando a nota nesta disciplina da média.

Como habitualmente o Governo seguiu pelo caminho mais fácil.

Tu no fundo concordas connosco, quem critica a decisão, no sentido de se estar a tentar resolver o problema do ponto de vista errado. O caminho deveria ser outro, o de uniformizar avaliações e terminar com a anarquia na disciplina - não "acabar" com ela.

Compartilhar este post

Link para o post

Ridículo!

Eu por exemplo tenho muito melhores aptidões para desporto e um 18 ia-me fazer muito bem à média.

Vai de mal a pior a educação neste país :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebo esta medida. Primeiro que tudo é algo que foi mudado há uns anos, o que implica haver uma razão para o fazer.

Segundo, a razão das notas não serem uniformes não acontece só em Educação Física e isso nunca vai acontecer por mais que queiram, são professores diferentes, escolas diferentes, alunos diferentes e programas diferentes......

Terceiro, Educação Física contar para a média é bom para alguns alunos e mau para outros, porque de acordo com a notícia, que é verdade "prejudica quem não tem aptidão para o desporto".... ok, e quem não tem aptidão para as línguas, não conta Língua Portuguesa e Inglês na média para esses? Quem não tem aptidão para Matemática, porque é que também não se deixa de contar?

É estar novamente a criar um precedente simplesmente estúpido em que se nega que isso seja aplicável a outras matérias. Eu também tive na minha turma quem não tivesse aptidão para desporto, ou vá, para alguns e não o praticavam de fora.... mas graças à média contar alguns até se esforçaram fora das aulas, e isso só fez bem, porque estão a trabalhar para serem mais saudáveis, Eu por exemplo era uma m*rda a ginástica, ainda sou :mrgreen:, mas trabalhei fora das aulas nisso. Pah, melhorou só um bocado, mas ao menos esforcei-me para melhorar a nota.... isso também não acontece com o estudar nas outras disciplinas?!

Deixar de contar a média a EF simplesmente porque há quem não tenha aptidão para isso é incentivar o sedentarismo e dizer à malta que não faz exercício ou não tem jeito "pessoal, é na boa, se vocês não têm jeito, se é um pouco mais difícil do que o normal, se dá trabalho superar esse objectivo, caguem nisso que deixa de contar, não se preocupem mais". É mesmo assim ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Que se lixe, no meu tempo contou e deu jeito o 19.

Agora, acho injusto para alguns professores de educação física que são sérios no seu trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Educação Física que fiz agora no 10º e 11º deixa pura e simplesmente de contar na minha média desses dois anos ?

Compartilhar este post

Link para o post

Se a EF atual é realizada nos mesmos moldes que era na minha altura, acho muito bem não contar para a média. Aquilo era só passar tempo e não se aprendia nada de pertinente.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma medida sem nexo nenhum!

Não se trata de um aluno ter aptidões ou deixar de as ter. Eu tembém não tenho aptidões para filosofia e acabei com 18, também não as tenho para português e acabei com 16 (começando com 13 no 10ºano). É uma questao de trabalho, de esforço.

Se as pessoas que "não têm jeito para desporto" despendessem o mesmo tempo a correr, que eu a estudar/decorar filosofia, de certeza que teriam uma nota melhor.

Dizem que o desporto não é importante para a vida futura, por exemplo se quisermos ser médicos, psicólogos, etc., mas esquecem-se que, muitas vezes, nesses empregos tem de se trabalhar em equipa, conhecimento/aptidão que muitas vezes se ganha a jogar futebol, basquetebol ou mesmo ao mata.

Compartilhar este post

Link para o post

É claro que, principalmente para os rapazes é mau, porque têm sempre melhores notas nesta disciplina, mas a partir do momento em que vejo que as raparigas da minha turma, durante todo o ano só faziam aquecimento e o resto da aula é paleio, precisamente com o professor, tirarem 18 e 19 no fim da época, concordo com esta medida.

Compartilhar este post

Link para o post

Educação Física que fiz agora no 10º e 11º deixa pura e simplesmente de contar na minha média desses dois anos ?

Compartilhar este post

Link para o post

Não. É só para os alunos que vão entrar para o próximo ano no 10º ano.

Editado por Rafinha

Compartilhar este post

Link para o post

Muita gente que concorda com esta medida apresenta o argumento de que: vejo colegas meus que não fazem nada e tiram 18 e 19.

Pura competição de notas. Tenho dito.

Depois é a tal coisa, em ed. física toda a gente se acha no direito de avaliar o trabalho dos colegas. Não vejo fazerem o mesmo nas outras disciplinas. Peguem nos testes e nos trabalhos dos colegas e analisem se os professores dão nota justa ou não... Visto que é o que fazem a ed. física.

Compartilhar este post

Link para o post

Não. É só para os alunos que vão entrar para o próximo ano no 10º ano.

Obrigado Rafinha, sendo assim estou safo.

Compartilhar este post

Link para o post

Como habitualmente o Governo seguiu pelo caminho mais fácil.

é isto

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo.

Na minha opinião os professores devem facultar a esses alunos formas de melhorarem a nota como por exemplo darem possibilidades de fazer trabalhos. Ou de participarem em actividades como arbitrar determinados jogos de inter-turmas por exemplo.

De resto da mesma forma que alguem se esforça para ter boa nota a Matematica o mesmo se devia passar aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Ridículo. Ridículo. Ridículo. Se há pessoas que não têm capacidade para terem boas notas a Ed.Física, também há pessoas que por vezes por exemplo não têm tanta aptidão para disciplinas estrangeiras e têm Inglês a estragar a média. Vão também cortar essa disciplina a esses alunos para melhorar a média? Não. Portanto não faz qualquer sentido tirar Ed.,Física da média... mas pronto, é Portugal. É da maneira que os balofos ficam contentes.

Editado por FM Facemaker

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, quantos dos que aqui se manifestaram contra esta medida têm as mesmas dificuldades nesta disciplina que têm nas outras? Só por curiosidade...

Compartilhar este post

Link para o post

Não foi isso que eu disse. O que eu disse é que, se alguém quer seguir EF, provavelmente terá uma grande nota à disciplina, o que ajuda à média. Da mesma maneira que alguém que queira seguir Matemática provavelmente terá uma grande nota a essa disciplina.

Mas se partirmos do princípio que esse alguém está a concorrer com outros que também querem seguir EF e que também tiveram, provavelmente, grandes notas o impacto é muito residual.

Tu no fundo concordas connosco, quem critica a decisão, no sentido de se estar a tentar resolver o problema do ponto de vista errado. O caminho deveria ser outro, o de uniformizar avaliações e terminar com a anarquia na disciplina - não "acabar" com ela.

Claro que concordo. Mas não deixo de salientar que existe uma perversão no sistema. Por isso entre deixar as coisas como estão ou tomar uma medida (mesmo que seja a do caminho mais fácil) apoio a tomada da medida.

Até porque a questão de alterar o sistema de ensino da Educação Física é mais profundo do que os dois pontos sintéticos que eu referi e que muitos já têm por aqui igualmente salientado. Mais do que implementar um plano curricular único e um sistema de avaliação objetivo e uniforme passa pela política de saúde e desportiva do país. Tradicionalmente em Portugal a prática e formação desportiva é assegurada pelas Autarquias e pelas coletividades desportivas. A Administração Central, em particular o Ministério da Educação, não tem desenvolvido esforços para assumir essa competência. Há cerca de 20 anos (no Governo liderado pelo Cavaco) foi implementado o programa do Desporto Escolar que, apesar dos objetivos grandiosos se veio a revelar, com o tempo, um autêntico flop. E nada mais se fez a não ser a introdução da disciplina de Educação Física como disciplina obrigatória no Plano Curricular (no meu tempo só tive Educação Física no 7º, 10º e 11º Ano e nem notas havia) cujo único resultado prático foi dar emprego a centenas (milhares?) de licenciados em Desporto ao longo destes anos. Vantagens para os alunos? Nenhumas! Quem pretende desenvolver uma atividade física com sentido terá de procurar fazê-lo fora do ambiente escolar, como acontecia antigamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, quantos dos que aqui se manifestaram contra esta medida têm as mesmas dificuldades nesta disciplina que têm nas outras? Só por curiosidade...

Trata-se de uma disciplina que ajuda a juventude a praticar desporto e nos ensina grandes mais valias. Sem Ed.Física provavelmente muita gente não tinha noções mínimas sequer de grande parte dos desportos. Como tal esta deve ser uma disciplina avaliada tal como todas as outras e contar para a média. Decidiram cortar Ed.Física pelo simples motivo de haver gente com média de medicina com dificuldades a Ed.Física, foi por causa disso que cortaram ed.física. Criam a desculpa que o "filho não entra para medicina por causa de ed.física", que prejudica bla bla bla. E daí? Não há quem tenha uma nota baixa a Inglês ou Português e por isso não entre no curso que quer? às tantas acaba isso com 10 e de resto tem média 16? Por essa lógica nesse aluno também cortavam o Ingles/Portugues que está a prejudicar a média a esse aluno. :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Trata-se de uma disciplina que ajuda a juventude a praticar desporto e nos ensina grandes mais valias. Sem Ed.Física provavelmente muita gente não tinha noções mínimas sequer de grande parte dos desportos. Como tal esta deve ser uma disciplina avaliada tal como todas as outras e contar para a média. Decidiram cortar Ed.Física pelo simples motivo de haver gente com média de medicina com dificuldades a Ed.Física, foi por causa disso que cortaram ed.física. Criam a desculpa que o "filho não entra para medicina por causa de ed.física", que prejudica bla bla bla. E daí? Não há quem tenha uma nota baixa a Inglês ou Português e por isso não entre no curso que quer? às tantas acaba isso com 10 e de resto tem média 16? Por essa lógica nesse aluno também cortavam o Ingles/Portugues que está a prejudicar a média a esse aluno. :facepalm:

Cortem me a Literatura Portuguesa sff [-o<

Compartilhar este post

Link para o post

Ridículo. Ridículo. Ridículo. Se há pessoas que não têm capacidade para terem boas notas a Ed.Física, também há pessoas que por vezes por exemplo não têm tanta aptidão para disciplinas estrangeiras e têm Inglês a estragar a média. Vão também cortar essa disciplina a esses alunos para melhorar a média? Não. Portanto não faz qualquer sentido tirar Ed.,Física da média... mas pronto, é Portugal. É da maneira que os balofos ficam contentes.

Eu acho que é um erro a comparação que aqui têm feito entre a Educação Física e as outras disciplinas (já aqui falaram da Matemática, da Filosofia, da Química, das Línguas Estrangeiras). Por mais que não queiram num caso trata-se de desempenho físico e noutro de desempenho intelectual. E o nosso sistema educativo está formatado para o desempenho intelectual. É o que é. Há quem concorde e quem discorde mas acaba por ser discriminatório impedir um bolofo de tirar um curso de direito para lá entrar um indivíduo atlético. Principalmente porque as Universidades de Direito não estão preparadas para aproveitar as superiores capacidades físicas desse indivíduo.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Rafinha, sendo assim estou safo.

Aqui está a razão de eu apoiar a medida.

Certeza que só conta para quem vai iniciar o secundário agora?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que é um erro a comparação que aqui têm feito entre a Educação Física e as outras disciplinas (já aqui falaram da Matemática, da Filosofia, da Química, das Línguas Estrangeiras). Por mais que não queiram num caso trata-se de desempenho físico e noutro de desempenho intelectual. E o nosso sistema educativo está formatado para o desempenho intelectual. É o que é. Há quem concorde e quem discorde mas acaba por ser discriminatório impedir um bolofo de tirar um curso de direito para lá entrar um indivíduo atlético. Principalmente porque as Universidades de Direito não estão preparadas para aproveitar as superiores capacidades físicas desse indivíduo.

A disciplina de Ed,.Física trata-se de tentar incutir aos jovens o mínimo da actividade física durante a idade jovem, ensinando várias modalidades e fazendo vários exercícios. Como processo educativo no qual se insere, porque educa-nos para um estilo de vida saudável (e o principal da escola é educar/ensinar), deve fazer parte da média. Se fores para direito lá não tens Ed.Física, ok... mas é por isso que Ed.Fìsica não é prova de ingresso para Direito. Eu se for para Economia para que é que quero saber da Filosofia também? Posso saber zero de filosofia para ser bom economista, contudo não é por isso que vai deixar de me contar para a média de secundário. Eu pessoalmente acho uma vergonha estarem a tirar ed.Física da média do secundário, quase que é dizer aos professores de Ed. Física "Vocês dentro dos professores nem professores deviam ser, ensinam uma disciplina da treta que em nada contribui para ensinar o que quer que seja ao aluno e portanto vai valer zero para a média."

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...