Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

doom continuas em bioinformática ou "voltas" para informática?

Compartilhar este post

Link para o post

Volto para informática. Por acaso não mandei currículos para nenhuma empresa mais orientada à bioinformática, mas também não esperava conseguir algo assim tão depressa. E é sempre uma área a considerar no futuro.

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que na área da informática pouca alternativa há para recém-licenciados/mestres sem experiência. E isso de andar a dar horas à casa depende bastante da consultora, pelo que vejo, daí ter andado a fazer uma recolha de informação com ex-colegas meus que já estivessem a trabalhar, de forma a evitar essas logo à partida.

Por falar nisso..

Lembram-se disto? Pois bem, hoje lá fui eu. Chego, uma gaja abre-me a porta e eu digo que estou lá para uma entrevista. "Com quem é?", pergunta ela. "Não sei, não me foi dito no mail e foi com você que falei ao telemóvel". Começou logo bem. "Então é com o meu colega, vou já chamá-lo".

Surge o tal colega, leva-me para uma sala e, apesar de ter pinta de informático, apresenta-se como sendo o chefe dos Recursos Humanos. Pergunta-me coisas pessoais e sobre o percurso académico, mas ao chegar aos projectos que fiz na faculdade.. pqp, o gajo dava-lhe bué, percebia de tudo! Fartou-se de me entalar, não parava de pensar que aquilo estava a correr super mal :lol:

Após uma hora e pouco de conversa (de longe a entrevista mais longa que tive), apresentou-me a empresa e perguntou-me o que esperava dela e expectativas salariais, como é habitual. Nesta altura eu já achava que ele só o estava a fazer por protocolo, ou para não parecer muito mal. Lá lhe disse que esperava ter formação antes de tudo e quanto esperava receber. Finalmente, pergunta-me se estou noutros processos de recrutamento, respondo de forma afirmativa. Ele baixa a cabeça para tomar nota, e eu acrescento que "ainda estão todas numa primeira fase". Aí ele levanta a cabeça subitamente e diz-me "então tenho uma proposta para ti, recebes o que me pediste e começas na próxima segunda-feira a ter formação, vens cá até ao fim do mês e em Agosto depois de voltares de férias se for preciso, para em Setembro poderes começar mais a sério". Numa primeira entrevista, que eu até achava que tinha corrido super mal!

Tenho que dar uma resposta até quarta e estou inclinado para aceitar, se alguma outra me ligar até lá é que não sei bem o que fazer. Fiquei um pouco em pânico, não estava nada preparado para isto, nem sequer para começar a ir onde quer que fosse antes de Setembro :mrgreen:

Espero que tenhas pedido o salário da tua vida :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Nem por isso. Pedi algo dentro dos conformes (a puxar para cima) do que as empresas deste estilo costumam pagar a recém-licenciados/mestres sem experiência, pelo que averiguei. Mas uma colega minha já me disse que estes costumam pagar bem e que provavelmente podia ter pedido um pouco mais. Ainda assim não me arrependo, não sabia disso na altura e aquilo não estava a correr muito bem, portanto preferi não arriscar demasiado e pedi o que peço habitualmente :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Volto para informática. Por acaso não mandei currículos para nenhuma empresa mais orientada à bioinformática, mas também não esperava conseguir algo assim tão depressa. E é sempre uma área a considerar no futuro.

Okay. Parabéns :)

Compartilhar este post

Link para o post

Falando em horários. Gosto de trabalhar num ambiente de máxima liberdade, máxima responsabilidade. 95% das vezes saio depois das 19h, mas se tenho de sair mais cedo ou se naquele dia o trabalho já não está a render, passo-me ao fresco e ninguém diz nada. Não tenho, claramente, um emprego das 9h as 17h.

Por norma entro entre as 9h30-10h, costumo almoçar, salvo quando estou mesmo apertando, em 1h e acabo, em média pelas 19h30. Levo sempre o portátil para casa e aproveito sempre para despachar uns emails. Trabalhar aos Sábados já aconteceu, tal como aos domingos e feriados. Provavelmente pelo segundo ano consecutivo vou passar o meu aniversário (18 de Agosto) no estrangeiro em trabalho. Mas se for preciso vou almoçar em 3h e depois nem volto ao escritório. Desde que apresente o meu mambo bem feito...

Contudo, adoro o que faço, todos os dias há desafios novos e sou muito bem pago (comparando com os meus colegas com os mesmos anos de experiência no top5 de escritórios de advogados em PT).

Nesta fase da vida não me chateia ficar até mais tarde, desde que seja bem compensado. Continuo a manter uma vida social muito activa ainda que , uma vez por outra, já tenha cancelado algum jantar em cima pq caiu algo de última da hora. Na minha empresa tirando o meu departamento e mais 5-6 pessoas, a malta entra toda às 09H30 e sai toda às 18h, aquilo até parece que faz comichão se tiverem de trabalhar mais 30mins. Digo isto pq já vi pessoas deixarem cosias a meio "pq já passa das 18h...". Enfim, mentalidades.

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Falei agora com uma entendida na matéria de entrevistas e assim que me disse que me tenho que inscrever no centro de emprego amanhã ou quarta para poder aceitar a proposta na quarta (se bem que na quarta é só mandar um mail a dizer se aceito ou não), senão não me podem atribuir o estágio.

Alguém sabe de algo disto? Eu nem sei se o estágio começa oficialmente na segunda ou não, nem sequer vou lá na quarta, vou apenas mandar um mail a dizer que aceito. Ainda por cima quando, muito em breve, defender a tese, passo a ser mestre, o que implica voltar a deslocar-me ao centro de emprego. Se ele na quarta me disser que o estágio apenas começa em Setembro não tenho que ir ao centro de emprego esta semana, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Falei agora com uma entendida na matéria de entrevistas e assim que me disse que me tenho que inscrever no centro de emprego amanhã ou quarta para poder aceitar a proposta na quarta (se bem que na quarta é só mandar um mail a dizer se aceito ou não), senão não me podem atribuir o estágio.

Alguém sabe de algo disto? Eu nem sei se o estágio começa oficialmente na segunda ou não, nem sequer vou lá na quarta, vou apenas mandar um mail a dizer que aceito. Ainda por cima quando, muito em breve, defender a tese, passo a ser mestre, o que implica voltar a deslocar-me ao centro de emprego. Se ele na quarta me disser que o estágio apenas começa em Setembro não tenho que ir ao centro de emprego esta semana, certo?

É estágio do IEFP?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu saio sempre certinho à hora. E se der horas extra, no dia seguinte entro mais tarde.

Pagam-me para trabalhar 8h, não é para ser criado de ninguém.

Exatamente como penso. Se entro a horas todos os dias, porque raio hei-de fazer horas extras? Se for mesmo necessário, faço, mas também tenho um patrão 5 estrelas. Às vezes a meio da manhã vamos para o café em frente e chegamos a lá estar 1 hora. Às quintas costumamos ir almoçar fora e é quase sempre até as 15h30/16h quando deveria ser até as 14h. A juntar a tudo isto, nem trabalho as 40 horas semanais, porque as sextas à tarde são sempre livres. Por isso se tiver que fazer horas extra, há-de ser porque o trabalho estará atrasado, mas com estas condições, seria ingratidão reclamar de as fazer. Em termos de salário são 800€ limpos, mas com os subsídios repartidos da totalidade pelos 12 meses, não tenho meses em que recebo subsídio de Natal ou férias.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende de quando eles enviarem o processo para o IEFP. Mesmo que o estágio comece em Setembro se eles quiserem tratar de tudo na quarta então já tens de estar inscrito. Também perdes meia hora da tua vida a lá ires. Vais por volta da hora do almoço que já não está lá ninguém.

Compartilhar este post

Link para o post

E pronto, estava mesmo a ver isto a acontecer. Hoje liga-me outra empresa com quem andava a falar para me marcar uma segunda entrevista, desta quinta a oito dias. Eu digo que tenho uma proposta em cima da mesa para responder até amanhã, e eles rapidamente me propõem uma entrevista para amanhã. Caso me queiram, eu sei qual será a proposta deles, pois é para o plano de estágios que eles abrem todos os anos, onde todos recebem o mesmo.

O grande dilema é, caso me queiram, o que fazer? Vou expor aqui um pouco das duas empresas, para que alguém com mais experiência (ou não) me possa dar a sua opinião:

Primeira empresa (os que já me fizeram proposta)

- Salário líquido de X (pedido por mim, ainda tenho que averiguar se é com ou sem subsídio de alimentação)

- Provavelmente será um estágio do IEFP, portanto 9 meses

- Empresa pequena/média (100 funcionários)

- Ambiente informal e familiar, pelo que vi, até me pediram para os tratar por tu

- Dão-me formação na área que eu indiquei (e eles concordaram) como sendo a mais adequada para mim

- Não sei como é relativamente a horários, ele falou-me no habitual mas não sei se é mesmo para cumprir ou se gostam de abusar

Segunda empresa (aquela a que vou amanhã)

- Salário líquido pouco acima X, contando com o subsídio de alimentação, não negociável

- Estágio de 9 meses totalmente suportado por eles, pelo que provavelmente depois terei de ficar lá 2 anos senão tenho que devolver o dinheiro que "gastaram" comigo

- Grande empresa multinacional

- Ambiente super formal

- Dão-me formação na área em várias áreas diferentes, com certificações

- Tenho dois colegas que vão entrar para lá ao mesmo tempo de mim, caso me queiram e eu aceite

- Já ouvi relatos de que são um pouco daquelas empresas de escravatura, mas não sei se se confirmam

A segunda empresa abre este plano de estágios para recém-licenciados/mestres todos os anos, onde preenchem sempre as 40-70 (algo assim) vagas. Não sei como dão vazão à coisa depois, pois o número de pessoas a entrar ainda é considerável, mas pelo que sei o pessoal até vai ficando por lá (talvez por causa dos 2 anos de obrigação).

A primeira não abre nenhum programa de estágios, pelo que sei, apenas vão avaliando quem se candidata. Duvido um pouco, mas sendo ao abrigo do IEFP, apesar deles ainda meterem algum dinheiro extra, há sempre o risco de chutarem a pessoa depois do estágio acabar.

As regalias (portátil, telemóvel, seguros) são iguais em ambas, portanto não o referi em cima.

E pronto, é mais ou menos por estas linhas o meu dilema. O ambiente da primeira empresa cativa-me mais, e já me disseram que eles lá dentro valorizam bastante as pessoas, algo que não sei até que ponto acontece na outra. No entanto, não sei se as formações mais abrangentes que a segunda empresa me daria, e consequentes certificações, não seriam importantes.

Uma amiga minha referiu que a primeira empresa costuma pagar bem e que podia ter pedido mais, que eles provavelmente dariam. Gostava de lhes tentar pedir mais, nem que seja que o salário líquido que propuseram seja aquele valor sem subsídio de alimentação (caso a proposta actualmente feita não seja nestes moldes), mas tendo em conta que já me fizeram a proposta e foi com o valor que eu referi, não sei até que ponto parecia muito mau pedir agora um pouco mais, mesmo com a desculpa de ter outra proposta em cima da mesa.

Help plz :smilie_cmpt:

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

A 2ª empresa é a Deloitte? :mrgreen: Já ouvi de tudo sobre eles, desde do bom até ao mau.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que tenho ouvido e perguntado, a nossa área em consultoras é sempre um risco. Depende um bocado do chefe de equipa que apanhes. Conheço pessoas que estão a adorar, conheço pessoas que se puseram a andar quando conseguiram.

Depende um bocado de ti, as duas empresas parecem completamente distintas (em termos de dimensão e 'formalismo' lá dentro), tu é que sabes como te irás adaptar.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, o problema é que sendo o primeiro emprego, não faço a mínima ideia, nem sei como costumam ser cada uma dessas empresas para se subir na carreira.

Do que fui ouvindo, a maioria do pessoal que começa naquelas empresas tipo a segunda que descrevi, salta fora pouco depois da formação para outra. Que o que se aproveita é a formação, mas subir nesses estilo de empresas é complicado. Gostava que alguém com experiência na coisa comentasse e, possivelmente, falasse sobre o seu caso :mrgreen:

Estou mais inclinado para a primeira, e acho que me adaptaria melhor a uma empresa desse estilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei que área é mas escolhia a primeira sem pensar muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu trabalho numa empresa do género da primeira que falas, tratam-me bem e o ambiente é espectacular, em empresas grandes conheço pessoal que se safou bem (PT) e outros que foram carne para canhão... sem conhecer os sítios é complicado mas genericamente acho que te recomendava a primeira.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeira, claramente.

Tive o mesmo dilema quando acabei o curso, e optei (e pelo que tenho visto até agora, optei bem) pelo primeiro tipo de empresa.

A tranquilidade/ambiente no trabalho devia ser mais valorizado que qualquer outra coisa. E além disso, na 2ª vais ser apenas "mais um".

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, é mais por aí que penso, também.

Uma amiga minha referiu que a primeira empresa costuma pagar bem e que podia ter pedido mais, que eles provavelmente dariam. Gostava de lhes tentar pedir mais, nem que seja que o salário líquido que propuseram seja aquele valor sem subsídio de alimentação (caso a proposta actualmente feita não seja nestes moldes), mas tendo em conta que já me fizeram a proposta e foi com o valor que eu referi, não sei até que ponto parecia muito mau pedir agora um pouco mais, mesmo com a desculpa de ter outra proposta em cima da mesa.

E quanto a isto?

Compartilhar este post

Link para o post

Primeira sem dúvida. Se algum dia fores alguém na tua área é essa a altura para ires para uma grande multinacional escravizar recém-licenciados.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeira sem dúvida. Se algum dia fores alguém na tua área é essa a altura para ires para uma grande multinacional escravizar recém-licenciados.

Ri-me tanto, por ser tão verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...