Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Eu acho que estamos a falar da Microsoft Portugal. E aí não há muito trabalho para "geniozinhos", é quase tudo à base de suporte, "evangelização" e marketing. Os programadores que lá estão trabalham na parte mobile, afaik.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem diz a Microsoft, diz outro gigante qualquer que exista em Portugal. Ou uma empresa de ponta qualquer.

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito perfeitamente que uma empresa como a Microsoft pudesse pagar 1700€ limpos a um géniozinho acabado de sair da faculdade, que tenha outras 5 propostas na mão e só tenha que decidir qual prefere. Se entenderem que vale a pena o esforço, não me chocaria que o fizessem, aliás, só fico contente porque seria bom sinal.

No entanto, daí a ser regra geral, vai uma grande distância. Como disseram, os salários para pessoal acabado de sair da faculdade são, na esmagadora maioria dos casos, de 1200€ para baixo. E mesmo pessoal com 1-3 anos de experiência não se deve conseguir distanciar quase nada desse valor (em termos de valores médios, evidentemente vai havendo quem suba na carreira desde cedo como há quem se mantenha a ganhar 800€).

Do poder ao querer, vai uma grande distância. Ao fazer, uma grande distância vai.

Ninguém em Portugal paga 1700 líquidos a alguém que acabou de sair da faculdade. Nem os meus amigos de Aeroespacial do Técnico que acabaram o IST com média de 17 (e já tinham trabalho antes de acabar o curso) ganham isso.

Aliás, para ganhares 1700 € líquidos em Portugal das 2 uma: ou dás mt ao cabedal e fazes uma cena para ti próprio, ou então tens que passar nunca menos de 5 anos a trabalhar numa empresa (e tem que ser grande). Felizmente estou tentar a 1ª opção, acho que é o melhor caminho.

Compartilhar este post

Link para o post

Duvido que seja assim na Microsoft, como falas. Tenho lá uma amiga a trabalhar e não me consta que paguem por aí além (1700 euros líquidos então, parece-me muito duvidoso). E mesmo na banca, a não ser que me esteja a escapar qualquer coisa, não há como ganhar muito mais do que esses 1200 brutos para um recém-mestrado em Portugal... De qualquer forma, as consultoras valem pela formação e desenvolvimento profissional que conferem num curto espaço de tempo. Quem quiser fazer carreira, ao final de alguns anos já consegue tirar um salário bem aceitável de lá, mas sempre a trabalhar bastante. Mas fiquei surpreendido com o salário da PwC, é abusadamente baixo, mesmo tendo em conta os outros benefícios, como o banco de horas.

No caso da Microsoft foi me dito pela própria pessoa, em quem acredito, e no caso da banca estou a falar de mim próprio.

Que banca e que tipo de posições?

Tenho amigos na Microsoft e não é nada disso.

Banca comercial.

Acredito perfeitamente que uma empresa como a Microsoft pudesse pagar 1700€ limpos a um géniozinho acabado de sair da faculdade, que tenha outras 5 propostas na mão e só tenha que decidir qual prefere. Se entenderem que vale a pena o esforço, não me chocaria que o fizessem, aliás, só fico contente porque seria bom sinal.

Precisamente. Após ler o resto do tópico percebo que talvez o meu post tenha dado a entender que achava que a Microsoft paga salários desse nível como standard, mas não me expressei bem. Simplesmente acho "absurdo" sequer pagar-se esse salário a quem quer que seja sem experiência, enquanto uma boa parte dos restantes recém-mestrados, e estou a falar de malta que se aplica a sério, ganha 700-800€ por mês sem sequer saber se terão continuidade na empresa.

Editado por kaRam

Compartilhar este post

Link para o post

"antes 500 que nada"? Experimenta "antes nada do que ficar em casa e tentar justificar a última meia dúzia de anos aos pais" :lol:

A culpa é mútua. Tanto dos gajos que por nºao se terem de preocupar com dinheiro aceitam trabalhar de graça (sem perceber que prejudicam todos os outros colegas de profissao), como dos gajos que os empregam em condiçoes miseraveis sem qualquer problema na consciencia.

Recentemente conversei com um antigo colega do secundario, que tambem tirou o curso, mas ficou em Lisboa, no Técnico. Ele andava a trabalhar num dos ateliers mais conceituados e publicados aqui de Lisboa. Toda a gente na area os conhece, em boa parte por darem aulas em Lisboa há imensos anos, e assim influenciarem uma enorme geraçºao de futuros arquitectos.

Este meu amigo era um dos melhores alunos da turma quando o conheci. Na faculdade continuou a ser top, sei por outros colegas dele que era dos preferidos dos professores, incluindo aqueles para quem trabalha agora. Juntamente com ele foram mais dois ou 3 da sua turma para lá trabalhar.

O que eu nao sabia, é que estes CR7s da arquitectura, fizeram recentemente uma razia no staff, para pouco depois ocupar os seus lugares com alunos recém saídos do mestrado, que entusiastas por serem os "escolhidos", estao agora a trabalhar de graça, provavelmente convencidos que sao privilegiadíssimos. E infelizmente até se pode dizer que sao.

Mateus?

Compartilhar este post

Link para o post

Depende, estás a falar dos Aires Mateus ou só Mateus? :mrgreen:

É que também tenho uma história boa para os outros.

Mega concurso internacional. Várias dezenas de milhões. Não é no tugão por isso os honorários são astronómicos.

Metem uns 3 gajos a tratar daquilo sozinhos. Ganham.

Oferecem como prémio aos colaboradores uma viagem a Paris. Na EasyJet :lol:

Já me tinha questionado sobre o teu username há uns tempos. Estudas ou trabalhas em Arquitectura?

Editado por joe

Compartilhar este post

Link para o post

Aires Mateus :mrgreen:

Histórias dessas, infelizmente na grande maioria, não faltam para aí :lol: Mas já agora deixo também a minha achega. Acho tóxico a facilidade com que malta hoje em dia aceita trabalhos em troco de nada, o precedente que isso abre no mercado é assustadoramente perigoso.

Mas, apesar disso, acho que a área da Arquitectura ("artes" em geral?) já está numa fase mais avançada. Infelizmente o bolo tem vindo a diminuir e calha sempre aos mesmos na maioria das vezes, portanto não consigo criticar aqueles que se esfolam para conseguir mostrar e entrar no circulo, ainda que para isso tenham de penar num inicio a seco. Pelo menos nesta área realidade em especifico, que é a que conheço, não consigo por a balança equilibrada quando penso nas "culpas" desta cadeia (entre empregado e empregador). Como disse o Joe, os que conseguem entrar acabam por ser os sortudos, por mais contraditório que possa parecer.

Estou a acabar dissertação de mestrado :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso estava a falar dos Mateus, ARX.

Se bem que nos Aires Mateus não muda grande coisa acho eu. Basta ver a última aMag, tem lá uma fotografia da equipa e uma listagem do pessoal que passou lá no atelier por data de entrada. É ver os que já lá estiveram em 2016. Quantos daqueles miúdos é que ficam depois do IEFP, ou quantos é que realmente recebem. Deve ser um número engraçado. Mas aqui já estou a especular.

Mas o concurso soube através de um grande amigo de um dos que andava a fazer o projecto (e que agora faz os renders de todos os concursos deles praticamente) . É o concurso de Lausanne, 82M lol. Acho que eram 2 que entravam no atelier lol.

Depois têm a lata de se queixarem aos colaboradores lol. Eu tenho acesso aos contratos de honorários no atelier. Até fico doente quando oiço o boss a dizer que a vida de arquitecto é f*dida :lol:

Mas hey, do que me posso queixar eu? também sou um dos sortudos lol.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso estava a falar dos Mateus, ARX.

Se bem que nos Aires Mateus não muda grande coisa acho eu. Basta ver a última aMag, tem lá uma fotografia da equipa e uma listagem do pessoal que passou lá no atelier por data de entrada. É ver os que já lá estiveram em 2016. Quantos daqueles miúdos é que ficam depois do IEFP, ou quantos é que realmente recebem. Deve ser um número engraçado. Mas aqui já estou a especular.

Mas o concurso soube através de um grande amigo de um dos que andava a fazer o projecto (e que agora faz os renders de todos os concursos deles praticamente) . É o concurso de Lausanne, 82M lol. Acho que eram 2 que entravam no atelier lol.

Depois têm a lata de se queixarem aos colaboradores lol. Eu tenho acesso aos contratos de honorários no atelier. Até fico doente quando oiço o boss a dizer que a vida de arquitecto é f*dida :lol:

Mas hey, do que me posso queixar eu? também sou um dos sortudos lol.

Especulaste spot on :lol:

E sim lol, esse cliché clássico do "meninos, a vida de arquitecto não é pêra doce, muitos sacrificios e pouco retorno!"...enquanto conduzem o seu X6 na Caparica e acabam de enviar o mail para as formigas não se esquecerem que o projecto tem de ter um pátio à la Souto!!!! Enfim.

E a facada final é mesmo ter de saber viver com a tua última frase :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe em que consiste a 2 fase da entrevista da deloitte?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que disseram há umas páginas atrás, anal e cr*ampie.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que disseram há umas páginas atrás, anal e cr*ampie.

Já me disseram que não tens que fazer o anal se optares por botão de rosa.

Compartilhar este post

Link para o post

Aires Mateus :mrgreen:

Histórias dessas, infelizmente na grande maioria, não faltam para aí :lol: Mas já agora deixo também a minha achega. Acho tóxico a facilidade com que malta hoje em dia aceita trabalhos em troco de nada, o precedente que isso abre no mercado é assustadoramente perigoso.

Mas, apesar disso, acho que a área da Arquitectura ("artes" em geral?) já está numa fase mais avançada. Infelizmente o bolo tem vindo a diminuir e calha sempre aos mesmos na maioria das vezes, portanto não consigo criticar aqueles que se esfolam para conseguir mostrar e entrar no circulo, ainda que para isso tenham de penar num inicio a seco. Pelo menos nesta área realidade em especifico, que é a que conheço, não consigo por a balança equilibrada quando penso nas "culpas" desta cadeia (entre empregado e empregador). Como disse o Joe, os que conseguem entrar acabam por ser os sortudos, por mais contraditório que possa parecer.

Estou a acabar dissertação de mestrado :compinchas:

As ditas "artes" são um mundo à parte. Primeiro que tudo porque não há quem te empregue para fazeres o teu trabalho. Depois é tudo um jogo de conhecimentos e da tua capacidade de resistência ao fechamento do triângulo das bermudas que há por cá (artistas conceituados > galerias que representam artistas conceituados > coleccionadores que so compram aquilo que as galerias lhes indicam).

Compartilhar este post

Link para o post

quais foram os exemplos? Não fiz backread.

Mas não conheço ninguém que ganhe 1700€ brutos e que seja recém-licenciado. Nem em startups, nem em Engenharia Aeroespacial, nem do Master da Católica, nem em eng.informática, nada...

Com um ano de trabalho após a faculdade, isso conheço. Agora, recém-licenciado e tipo 1st job com 1.7k brutos não conheço mesmo.

Mas admito que haja.

Mesmo 1700 euros brutos, que eu saiba, só mesmo na McKinsey ou BCG (e, talvez, numa Caixa BI em determinadas áreas). Isto, tendo em conta as saídas normais para pessoal de Economia ou Gestão, de resto não faço ideia...

Foi o post antes do teu :compinchas:

Alguém sabe em que consiste a 2 fase da entrevista da deloitte?

Entrevista com o partner. Não é diferente da 1ª.

Difere consoante for o entrevistador, portanto mais vale fazeres tracking do percurso dele e tentares perceber que tipo de perfil/perguntas pode sair dali

Compartilhar este post

Link para o post

Foi o post antes do teu :compinchas:

Não pagam 1700€ líquidos na Mckinsey ou na BCG a nenhum recém-licenciado.

Compartilhar este post

Link para o post

4 meses à espera de aprovação do estágio iefp, não há nada que se possa fazer para acelerar esta porra?

Supostamente já está aprovado, falta o governo disponibilizar verba.

Começa a ser desmotivante.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não há nada a fazer. Mas já não deve faltar muito, que o que andava a empancar isto era o orçamento de estado não estar aprovado, segundo que um amigo me disse.

Tens estado a trabalhar entretanto? É que ele esteve e aquilo não é retroactivo acho eu lol.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois essa foi a desculpa que me deram no centro de emprego.

Sim estou a trabalhar na empresa.

Este plano para empregar os jovens funciona que é uma maravilha, acho que depois disto vou-me empregar lá para fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Não pagam 1700€ líquidos na Mckinsey ou na BCG a nenhum recém-licenciado.

quais foram os exemplos? Não fiz backread.

Mas não conheço ninguém que ganhe 1700€ brutos e que seja recém-licenciado. Nem em startups, nem em Engenharia Aeroespacial, nem do Master da Católica, nem em eng.informática, nada...

Com um ano de trabalho após a faculdade, isso conheço. Agora, recém-licenciado e tipo 1st job com 1.7k brutos não conheço mesmo.

Mas admito que haja.

Compartilhar este post

Link para o post

fuck this shit! Obg Gonçalo.

E sim, é isso: não se paga 1700€ nem líquidos nem brutos a um recém-licenciado em Portugal.

Editado por Boo Riquelme

Compartilhar este post

Link para o post

4 meses à espera de aprovação do estágio iefp, não há nada que se possa fazer para acelerar esta porra?Supostamente já está aprovado, falta o governo disponibilizar verba.Começa a ser desmotivante.

Pode ser que com a entrada em vigor do OE a tua situação, e a de outras pessoas, ande mais depressa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

fuck this shit! Obg Gonçalo.

E sim, é isso: não se paga 1700€ nem líquidos nem brutos a um recém-licenciado em Portugal.

Enganas-te, McKinsey e BCG, pelo menos.

Compartilhar este post

Link para o post

"O senhor tem um currículo bastante interessante para o que pretendemos, mas queremos uma rapariga e não um rapaz" vão-se f*der

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...