UnReal Publicado 15 Fevereiro 2019 (editado) Citação de UnReal, Em 25/01/2019 at 00:59: Imaginem o seguinte cenário (que foi o que me acabou de acontecer): Vão a uma entrevista numa empresa, para um dado departamento/unidade de negócio, para exercer uma função para a qual estão medianamente interessados. Passam nessa primeira fase, e ficam a saber hoje de tarde que têm uma entrevista final na próxima semana. A vossa intuição diz-vos que existe uma forte probabilidade de vos fazerem uma proposta. Entram hoje (tipo, há 15 minutos atrás) no site da empresa para ir buscar de novo o anúncio de emprego para rever algumas coisas, e constatam que eles acabam de lançar uma vaga (hoje mesmo), para o mesmo departamento/unidade de negócio, para a qual estariam 300% interessados e é muito mais a vossa cara e o que querem fazer. Evidentemente, só vos apetece tentar a sorte na outra, até porque nem sabem se querem mesmo a primeira. Faziam o quê? Não é estúpido candidatar-me agora estando na outra? Qual é a probabilidade de f*der as duas se me arriscasse a falar na entrevista que estava mais interessado na segunda, mais ainda se se efetivar uma proposta em relação à primeira? Que grande galo. Ora bem, nova peripécia: Chamemos à empresa de cima a "empresa A". Fui então à segunda entrevista com o Head do Departamento, para a tal posição X, que correu muito bem. Entretanto aparece a "empresa B", da zona de Lisboa, com a qual faço uma entrevista por telefone e uma entrevista presencial nas últimas duas semanas, que também corre muito bem. Resultado: fui aceite, fizeram-me uma proposta, aceitei e já me estava a preparar para me mudar para Lisboa a partir de março, por isso até fiz o post que fiz no tópico sobre o arrendamento de quartos. Ligam-me agora da "empresa A" e, com base no feedback muito positivo, querem que vá a nova entrevista, mas agora para a tal posição Y (aquela pela qual estaria 300% interessado). Cum crl... Uma está certa e é uma grande empresa internacional, outra é ainda uma entrevista (mas a treta do feedback positivo é prometedora) e é uma grande empresa nacional. Acredito que os valores rondem a mesma coisa, mas nem se podem comparar o que pouparia numa e noutra. Estava bastante contente com a ideia de ir para Lisboa, mas de repente fiquei com a cabeça a mil . Além disso, já aceitei, inclusivamente já me ligaram duas vezes depois de aceitar, conversa para aqui, conversa para ali... e é isto. Se agora rejeitar a "empresa B" é para ficar riscado para a vida, certo? Editado 15 Fevereiro 2019 por UnReal Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 15 Fevereiro 2019 Citação de ElliotReid13, há 38 minutos: Sim, mas o que me interessa mesmo saber é se ele pode mandar de férias todos os dias, excepto esses. Ou seja, um patrão tem o poder de forçar dias de férias aos funcionários? Julgo que sim. Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 16 Fevereiro 2019 Citação de UnReal, há 22 horas: Ora bem, nova peripécia: Chamemos à empresa de cima a "empresa A". Fui então à segunda entrevista com o Head do Departamento, para a tal posição X, que correu muito bem. Entretanto aparece a "empresa B", da zona de Lisboa, com a qual faço uma entrevista por telefone e uma entrevista presencial nas últimas duas semanas, que também corre muito bem. Resultado: fui aceite, fizeram-me uma proposta, aceitei e já me estava a preparar para me mudar para Lisboa a partir de março, por isso até fiz o post que fiz no tópico sobre o arrendamento de quartos. Ligam-me agora da "empresa A" e, com base no feedback muito positivo, querem que vá a nova entrevista, mas agora para a tal posição Y (aquela pela qual estaria 300% interessado). Cum crl... Uma está certa e é uma grande empresa internacional, outra é ainda uma entrevista (mas a treta do feedback positivo é prometedora) e é uma grande empresa nacional. Acredito que os valores rondem a mesma coisa, mas nem se podem comparar o que pouparia numa e noutra. Estava bastante contente com a ideia de ir para Lisboa, mas de repente fiquei com a cabeça a mil . Além disso, já aceitei, inclusivamente já me ligaram duas vezes depois de aceitar, conversa para aqui, conversa para ali... e é isto. Se agora rejeitar a "empresa B" é para ficar riscado para a vida, certo? Mas nao assinaste contrato... Compartilhar este post Link para o post
nathanwilliams Publicado 16 Fevereiro 2019 Citação de UnReal, Em 15/02/2019 at 17:14: Ora bem, nova peripécia: Chamemos à empresa de cima a "empresa A". Fui então à segunda entrevista com o Head do Departamento, para a tal posição X, que correu muito bem. Entretanto aparece a "empresa B", da zona de Lisboa, com a qual faço uma entrevista por telefone e uma entrevista presencial nas últimas duas semanas, que também corre muito bem. Resultado: fui aceite, fizeram-me uma proposta, aceitei e já me estava a preparar para me mudar para Lisboa a partir de março, por isso até fiz o post que fiz no tópico sobre o arrendamento de quartos. Ligam-me agora da "empresa A" e, com base no feedback muito positivo, querem que vá a nova entrevista, mas agora para a tal posição Y (aquela pela qual estaria 300% interessado). Cum crl... Uma está certa e é uma grande empresa internacional, outra é ainda uma entrevista (mas a treta do feedback positivo é prometedora) e é uma grande empresa nacional. Acredito que os valores rondem a mesma coisa, mas nem se podem comparar o que pouparia numa e noutra. Estava bastante contente com a ideia de ir para Lisboa, mas de repente fiquei com a cabeça a mil . Além disso, já aceitei, inclusivamente já me ligaram duas vezes depois de aceitar, conversa para aqui, conversa para ali... e é isto. Se agora rejeitar a "empresa B" é para ficar riscado para a vida, certo? Eu não vejo as coisas assim. As pessoas percebem o mercado perfeitamente. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 16 Fevereiro 2019 A representação máxima da falácia do empreendedorismo. Mas, ya, só não consegue quem não quer. Avós ❤️ Pais ❤️ Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 16 Fevereiro 2019 @ElliotReid13 só para avisar que vi o post e dou a minha interpretação mais logo ao final da noite/madrugada. Estou em viagem e já estou com pouca bateria. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 16 Fevereiro 2019 Conheço o Fred pessoalmente (muito pessoalmente até, é namorado de uma grande amiga minha), é uma boa pessoa, tem um mindset fixe e é uma pessoa que se preocupa genuinamente com as outras. Ideais e ideias à parte (concordo com uns e outros não), é um gajo que é capaz de ouvir contraditório, entender e aceitar e não deixa de ser um gajo que criou uma empresa que agora fatura imenso através de pouco. Claro que nem toda a gente tem as bases que ele teve, nem a disponibilidade de ter alguém que lhe empreste os 20k mas lá conseguiu criar alguma coisa de valor. Discordo na parte em que ele acha que apenas basta querer para se conseguir mas não deixa de ser uma pessoa extremamente interessante de se ouvir e falar. E neste momento (sem querer) acaba por estar a construir mais um negócio, a sua imagem. @Mayday Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 16 Fevereiro 2019 Citação de gunthi, há 1 hora: @ElliotReid13 só para avisar que vi o post e dou a minha interpretação mais logo ao final da noite/madrugada. Estou em viagem e já estou com pouca bateria. Sem pressas, era só para saber com o que contar se ele propuser aquilo e se posso negociar ou não. Não precisa de ser uma resposta muito elaborada 😁 mas obrigado! Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 16 Fevereiro 2019 Citação de Pickle Rick, há 2 minutos: Conheço o Fred pessoalmente (muito pessoalmente até, é namorado de uma grande amiga minha), é uma boa pessoa, tem um mindset fixe e é uma pessoa que se preocupa genuinamente com as outras. Ideais e ideias à parte (concordo com uns e outros não), é um gajo que é capaz de ouvir contraditório, entender e aceitar e não deixa de ser um gajo que criou uma empresa que agora fatura imenso através de pouco. Claro que nem toda a gente tem as bases que ele teve, nem a disponibilidade de ter alguém que lhe empreste os 20k mas lá conseguiu criar alguma coisa de valor. Discordo na parte em que ele acha que apenas basta querer para se conseguir mas não deixa de ser uma pessoa extremamente interessante de se ouvir e falar. E neste momento (sem querer) acaba por estar a construir mais um negócio, a sua imagem. @Mayday Nunca fiz qualquer juízo de valor sobre a pessoa e reconheço na sonder uma excelente valia de mercado na área. Mas o discurso empreendedor dele representa a imagem falaciosa daquilo que é o empreendedorismo e a mensagem que os bate punho passam. Um gajo que consegue abrir o negocio porque a avó lhe empresta em cash 20000€ e o pai lhe começa a comprar os primeiros clientes porque tem uma produtora que trabalha em publicidade não pode dizer que só não consegue quem não quer. 2 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 16 Fevereiro 2019 O problema desse Fred é o discurso do bater punho, que já irrita. De resto, props para ele por ter conseguido criar algo de valor. Acaba por ser irrelevante se os 20k vieram da avó ou do banco X, porque nem toda a gente consegue (ao contrário do que ele diz, curiosamente) gerar valor. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 16 Fevereiro 2019 Citação de Ghelthon, há 20 minutos: O problema desse Fred é o discurso do bater punho, que já irrita. De resto, props para ele por ter conseguido criar algo de valor. Acaba por ser irrelevante se os 20k vieram da avó ou do banco X, porque nem toda a gente consegue (ao contrário do que ele diz, curiosamente) gerar valor. Não acho irrelevante tendo em conta o discurso. 1 Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 16 Fevereiro 2019 Eu sei que a entrevista dele parece um bocado virada para o empreendedorismo mas todo o discurso dele se centra mais no procurar ser feliz a fazer aquilo que gostamos e que toda a gente consegue isso se assim o quiser. Também discordo um pouco disto mas se alargarmos um pouco o espectro do discurso dele e ignorarmos a Sonder, o objetivo dele é acima de tudo concentrar-se na transmissão de ideias positivas e uma vida feliz com base naquilo que gostas. Tirando a Sonder da equação, até porque ele largou um pouco isso, e nota-se que objetivo passa pelas TED Talk's, acompanhamentos, coaching, esse tipo de coisas que hoje em dia está muito na moda no mercado Americano. Isso e os projetos humanitários de tornar as pessoas e o mundo melhor. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 16 Fevereiro 2019 Citação de Mayday, há 3 horas: A representação máxima da falácia do empreendedorismo. Mas, ya, só não consegue quem não quer. Avós ❤️ Pais ❤️ Concordo contigo. Nem toda a gente tem alguém que empreste 20 mil euros. O pai tem uma empresa de marketing. Contratou no início uma pessoa da área que era amiga da mãe... Tem mérito, muito. Mas não surgiu do nada Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 16 Fevereiro 2019 E ter 20K da avó ou 20k do banco é totalmente diferente. Mas props para ele, quem me dera que me emprestassem isso. Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 17 Fevereiro 2019 Citação de ElliotReid13, Em 15/02/2019 at 13:33: Malta que me possa ajudar (@gunthi), é o seguinte: irei sair da empresa onde estou nos próximos dias. Tenho contrato a termo certo, pelo que necessito de dar duas semanas de aviso prévio antes da saída. Como tenho duas semanas de férias por usar, sei que o meu chefe pode optar por me manter aqui e pagar esses dias, ou então mandar-me de férias e poupar esse. A minha questão é a seguinte: estou envolvido num projeto que, após a minha saída, vai acabar por morrer e, como tal, o meu chefe não terá grande vontade de me manter por cá mais duas semanas a trabalhar numa coisa irrelevante. No entanto, nessas duas semanas estarei encarregue de prestar um serviço (de dois dias) que é uma fonte de receita significativa para a empresa. Como tal, desconfio que ele irá preferir mandar-me de férias por alguns dias nesse período, e obrigar a trabalhar nesses dois dias. Como funciona nesta situação? Ele tem o direito de forçar os dias de férias de forma discricionária, ou é tudo ou nada? Pergunto isto porque saíndo, obviamente, prefiro começar logo a trabalhar noutro sítio e não é conveniente estar tantos dias parado porque tenho um serviço mais lá para a frente. Ora bem... Pelo código do trabalho na falta de acordo é o empregador que discrimina os dias de férias a seu bel prazer. Pelo que tive a ler ele pode muito bem dizer que te quer esses dois dias para trabalhar e da-te o resto de férias, desta forma só terias direito ao pagamento de dois dias de férias não gozadas. O poder está todo no lado do empregador. Em relação ao começares noutro trabalho durante o gozo das férias, a única coisa que te poderá impedir é o contrato da empresa que te vais embora ter cláusula de exclusividade. Qualquer pessoa pode ter mais que um trabalho. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 17 Fevereiro 2019 Canto e Castro da família do ex presidente? Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 17 Fevereiro 2019 Citação de Alonso., há 2 horas: Concordo contigo. Nem toda a gente tem alguém que empreste 20 mil euros. O pai tem uma empresa de marketing. Contratou no início uma pessoa da área que era amiga da mãe... Tem mérito, muito. Mas não surgiu do nada Eu confesso que tenho um bocado de dificuldade em reconhecer mérito nestas condições. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 17 Fevereiro 2019 Citação de gunthi, há 8 horas: Ora bem... Pelo código do trabalho na falta de acordo é o empregador que discrimina os dias de férias a seu bel prazer. Pelo que tive a ler ele pode muito bem dizer que te quer esses dois dias para trabalhar e da-te o resto de férias, desta forma só terias direito ao pagamento de dois dias de férias não gozadas. O poder está todo no lado do empregador. Em relação ao começares noutro trabalho durante o gozo das férias, a única coisa que te poderá impedir é o contrato da empresa que te vais embora ter cláusula de exclusividade. Qualquer pessoa pode ter mais que um trabalho. Muito obrigado, gunthi! Por acaso, a única alínea no meu contrato que me poderia impedir de trabalhar noutro sítio em simultâneo fala em atividade comercial que faça concorrência à empresa onde estou, o que não se verifica (consultora vs multinacional estrangeira). Citação de Mayday, há 8 horas: Eu confesso que tenho um bocado de dificuldade em reconhecer mérito nestas condições. Se estiveres mesmo convicto disso, eu vou já tentar arranjar uns 20k e partilhamos a meias o retorno da tua empresa, vale? O tipo tem mérito, muito. E toda a gente quer ser bem sucedida, trabalhar por conta própria, ser rico e fazer o que gosta. Mas nem todos conseguem, porque há uma série de sacrifícios que têm de ser feitos que são extremamente custosos e que não garantem nada. E para se chegar lá, é preciso arriscar e ser extremamente perseverante na esmagadora maioria dos casos, e a generalidade das pessoas não está preparada para isso quando tem o conforto de ter um emprego que paga a tempo e horas. Portanto sim, o querer é importante. Aliás, diria que é o mais importante (a par de competências ou conhecimento único, não se cria uma empresa sem oportunidade de negócio). Agora se ele começa com mais ou menos dinheiro, com mais ou menos clientes do pai, com mais ou menos educação na área, com mais ou menos publicidade, isso vai apenas estender ou encurtar o processo, mas ele terá de ser feito na mesma. Estás no teu direito de reconhecer que tem menos mérito por ter tido condições que a maioria das pessoas não tem quando avançam, mas existe uma razão pela qual existem tão poucas empresas bem sucedidas face à quantidade de pessoas que têm os tais 20mil. Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 17 Fevereiro 2019 Um conselho, no início do mês fui a uma entrevista de emprego que apesar de ter os requisitos todos e a pessoa ter adorado o meu currículo disse que por eu ter mulher e filho não deveria abandonar o meu trabalho para arriscar ali. Acontece que no início da semana essa pessoa ligou-me, a perguntar em concreto o que consistia o meu trabalho na minha empresa. Depois de explicar tudo ele diz se não quero ir a uma entrevista, recordei-lhe que já lá tinha ido e ele pede desculpa que já tinha feito algumas e não se lembrava. Diz que tinha interesse em que eu lá fosse um dia para ver o tipo de trabalho e ele também me avaliar. Disse que me ligava mais tarde para combinar porque ia ter uma reunião. Acontece que ele ainda não ligou, acham oportuno enviar um e-mail a perguntar? Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 17 Fevereiro 2019 Citação de Casual 1904, há 2 horas: fui a uma entrevista de emprego que apesar de ter os requisitos todos e a pessoa ter adorado o meu currículo disse que por eu ter mulher e filho não deveria abandonar o meu trabalho para arriscar ali. , recordei-lhe que já lá tinha ido e ele pede desculpa que já tinha feito algumas e não se lembrava. Adorou tanto o teu curriculo que nem se lembrava lol em relação ao aviso dele, big red flag, se o gajo que te faz a entrevista acha que não deverias abandonar o teu trabalho para arriscar ali, não tentaste saber o porqe? Compartilhar este post Link para o post
Haz3 Publicado 17 Fevereiro 2019 Citação de Pickle Rick, há 16 horas: Eu sei que a entrevista dele parece um bocado virada para o empreendedorismo mas todo o discurso dele se centra mais no procurar ser feliz a fazer aquilo que gostamos e que toda a gente consegue isso se assim o quiser. Também discordo um pouco disto mas se alargarmos um pouco o espectro do discurso dele e ignorarmos a Sonder, o objetivo dele é acima de tudo concentrar-se na transmissão de ideias positivas e uma vida feliz com base naquilo que gostas. Tirando a Sonder da equação, até porque ele largou um pouco isso, e nota-se que objetivo passa pelas TED Talk's, acompanhamentos, coaching, esse tipo de coisas que hoje em dia está muito na moda no mercado Americano. Isso e os projetos humanitários de tornar as pessoas e o mundo melhor. Pessoalmente, quando vi a entrevista gostei de muitas coisas da mindset dele mas incomoda-me um bocado o facto de ele dizer que quase toda a gente não gosta da vida e de ele achar que tem a capacidade de orientar a vida dos outros. Já estive numa fase em que me rodeava de todas essas coisas de self-help através dos típicos livros mais conhecidos, vídeos, etc. e passado algum tempo sinceramente acabava por me sentir mesmo mal comigo próprio. Não digo que não existam alguns bons ensinamentos em alguns deles mas não é este tipo de pessoas que me faz avançar e ser melhor. Claro que somos todos diferentes e se há pessoal que se sente bem e acha que tem realmente algum benefício com isso então força. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 17 Fevereiro 2019 Citação de UnReal, Em 15/02/2019 at 17:14: Ora bem, nova peripécia: Chamemos à empresa de cima a "empresa A". Fui então à segunda entrevista com o Head do Departamento, para a tal posição X, que correu muito bem. Entretanto aparece a "empresa B", da zona de Lisboa, com a qual faço uma entrevista por telefone e uma entrevista presencial nas últimas duas semanas, que também corre muito bem. Resultado: fui aceite, fizeram-me uma proposta, aceitei e já me estava a preparar para me mudar para Lisboa a partir de março, por isso até fiz o post que fiz no tópico sobre o arrendamento de quartos. Ligam-me agora da "empresa A" e, com base no feedback muito positivo, querem que vá a nova entrevista, mas agora para a tal posição Y (aquela pela qual estaria 300% interessado). Cum crl... Uma está certa e é uma grande empresa internacional, outra é ainda uma entrevista (mas a treta do feedback positivo é prometedora) e é uma grande empresa nacional. Acredito que os valores rondem a mesma coisa, mas nem se podem comparar o que pouparia numa e noutra. Estava bastante contente com a ideia de ir para Lisboa, mas de repente fiquei com a cabeça a mil . Além disso, já aceitei, inclusivamente já me ligaram duas vezes depois de aceitar, conversa para aqui, conversa para ali... e é isto. Se agora rejeitar a "empresa B" é para ficar riscado para a vida, certo? Já tendo aceitado, acho bastanto mau romper e voltar atrás. Uma coisa era receberes o sim sinal deles e dizeres que querias uns dias para pensar, outra é aceitares, já estarem a contar contigo e mandares dar uma volta. Entretanto já podem ter começado a dar o não às outras pessoas que tinham em fase final. Vão ficar com as calças na mão. Citação de Casual 1904, há 4 horas: Um conselho, no início do mês fui a uma entrevista de emprego que apesar de ter os requisitos todos e a pessoa ter adorado o meu currículo disse que por eu ter mulher e filho não deveria abandonar o meu trabalho para arriscar ali. Acontece que no início da semana essa pessoa ligou-me, a perguntar em concreto o que consistia o meu trabalho na minha empresa. Depois de explicar tudo ele diz se não quero ir a uma entrevista, recordei-lhe que já lá tinha ido e ele pede desculpa que já tinha feito algumas e não se lembrava. Diz que tinha interesse em que eu lá fosse um dia para ver o tipo de trabalho e ele também me avaliar. Disse que me ligava mais tarde para combinar porque ia ter uma reunião. Acontece que ele ainda não ligou, acham oportuno enviar um e-mail a perguntar? Eu fugia. Só o facto de não se lembrar mostra ser o caos de pessoa com quem não quereria trabalhar Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 17 Fevereiro 2019 Citação de Catota, há 3 horas: Adorou tanto o teu curriculo que nem se lembrava lol em relação ao aviso dele, big red flag, se o gajo que te faz a entrevista acha que não deverias abandonar o teu trabalho para arriscar ali, não tentaste saber o porqe? O porquê é que a empresa onde trabalho comparada com a dele é enorme. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 18 Fevereiro 2019 Citação de Casual 1904, há 19 horas: O porquê é que a empresa onde trabalho comparada com a dele é enorme. ok. fair enough. Esse entrevistador é que não inspira confiança, e se a empresa tem um meco desses a tratar dos recursos humanos da empresa, good luck Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 18 Fevereiro 2019 Citação de Catota, há 1 hora: ok. fair enough. Esse entrevistador é que não inspira confiança, e se a empresa tem um meco desses a tratar dos recursos humanos da empresa, good luck Ele é o CEO. Roman S. von Rupp nasceu na Alemanha e fez o seu percurso académico nos Estados Unidos onde se formou em Gestão e residiu durante 30 anos. Gestor profissional e produtor executivo cinematográfico, concilia estas actividades com um grande sentido de responsabilidade cívica e humanitária. Actualmente é presidente da MEI Europa, (Micro Electrónica Internacional), empresa fundada no Japão em 1950. Em 1992, estendeu a empresa, centrada no mercado japonês e norte-americano, à Europa tendo escolhido Portugal para instalar a sede, onde se encontra desde então. Roman S. von Rupp é Director Executivo e Fundador do conceito da HLDF; Humanitarian Landmine Disposal System. (Fundação Humanitária Portuguesa de Desminagem), registada em 1999, no Instituto da Cooperação do Ministério dos Negócios Estrangeiros Português, a qual mereceu o apoio e reconhecimento de grandes personalidades internacionais, nomeadamente da princesa Diana de Gales. Roman von Rupp é o primeiro Presidente da Direcção da AHP - Aldeias Históricas de Portugal, Associação cuja apresentação pública teve lugar no Mosteiro dos Jerónimos, no dia 27 de Janeiro de 2011, onde foi eleito na Assembleia Geral. Compartilhar este post Link para o post