Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Alguém me consegue ajudar neste assunto? É muito importante para mim, fico desde já agradecido.

Estou para sair da empresa onde trabalho. Eu comuniquei por email que iria sair a partir do final do mês. Estou com salários em atraso e acordamos que seria o melhor. Comuniquei só via email, não enviei a carta ainda mas disse explicitamente que cessaria as minhas funções no dia 30/09.

Contudo, o motivo é salários em atraso e percebi que posso rescindir o contrato por justa causa. Se eu rescindir por justa causa, o patrão poderá ter alguma razão ao dizer que eu já me tinha demitido antes? Mesmo que tenha sido só via email e não por carta?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , Agora:

Parece-me justificado.

A mim também, mas vai dar cabo de muitos esquemas, até da malta que abre unipessoais e depois faz renting/compra de carro pela empresa.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei quais são as diferenças entre Portugal e Espanha nesta matérias, mas por cá viaturas de serviço e viaturas para usufruto pessoal são duas coisas diferentes que coexistem numa mesma empresa, consoante a função. A segunda tipologia é um benefício "extra" que não é conceptualmente diferente de oferecer casa, oferecer ginásio e afins.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 2 minutos:

Não sei quais são as diferenças entre Portugal e Espanha nesta matérias, mas por cá viaturas de serviço e viaturas para usufruto pessoal são duas coisas diferentes que coexistem numa mesma empresa, consoante a função. A segunda tipologia é um benefício "extra" que não é conceptualmente diferente de oferecer casa, oferecer ginásio e afins.

Penso que o que estão a referir são os casos onde as empresas ''oferecem'' um carro ao trabalhadores através de leasing em vez de colocarem esse dinheiro no ordenado bruto pagando assim menos impostos sobre esse valor

os restantes..famosos beneficios flex sim é a mesma coisa...a empresa poupa uns impostos ao oferecer isto em vez de colocar o valor no bruto

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lordbifana, há 1 minuto:

Penso que o que estão a referir são os casos onde as empresas ''oferecem'' um carro ao trabalhadores através de leasing em vez de colocarem esse dinheiro no ordenado bruto pagando assim menos impostos sobre esse valor

os restantes..famosos beneficios flex sim é a mesma coisa...a empresa poupa uns impostos ao oferecer isto em vez de colocar o valor no bruto

O primeiro caso não é um substituto de ordenado. Uma pessoa que seja comercial, formador, auditor, etc. muito provavelmente precisa de ter carro para percorrer o país atrás dos clientes, formandos ou equipas comerciais a auditar. Não está autorizado a utilizar este carro para fins pessoais, normalmente até são carros de gama baixa e com vinil da imagem da empresa. Em ambas as empresas em que trabalhei conheci casos de pessoas com viatura de serviço que tiveram problemas porque o conta-quilómetros não batia certo com as viagens de trabalho comunicadas, por ter portagens ao fim-de-semana, etc.

O segundo caso sim, é uma forma de compensar salário. São carros descaracterizados e de gama média-alta e uma forma relativamente banal de se "remunerar" trabalhadores. Se a empresa deve pagar mais ou menos impostos por esse negócio, é outra questão, mas não se trata de uma fuga ao fisco.

Em ambos os casos a empresa em causa terá um contrato de leasing com a empresa que lhe fornece os carros, mas é a única coisa que as duas situações têm em comum.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 2 minutos:

O primeiro caso não é um substituto de ordenado. Uma pessoa que seja comercial, formador, auditor, etc. muito provavelmente precisa de ter carro para percorrer o país atrás dos clientes, formandos ou equipas comerciais a auditar. Não está autorizado a utilizar este carro para fins pessoais, normalmente até são carros de gama baixa e com vinil da imagem da empresa. Em ambas as empresas em que trabalhei conheci casos de pessoas com viatura de serviço que tiveram problemas porque o conta-quilómetros não batia certo com as viagens de trabalho comunicadas, por ter portagens ao fim-de-semana, etc.

O segundo caso sim, é uma forma de compensar salário. São carros descaracterizados e de gama média-alta e uma forma relativamente banal de se "remunerar" trabalhadores. Se a empresa deve pagar mais ou menos impostos por esse negócio, é outra questão, mas não se trata de uma fuga ao fisco.

Em ambos os casos a empresa em causa terá um contrato de leasing com a empresa que lhe fornece os carros, mas é a única coisa que as duas situações têm em comum.

Certo, na primeira de acordo com a noticia ficam impedidos de usar o carro para uso pessoal

e isso acontece bastante..conheço imensa gente com carro de trabalho mas que o levam para casa e depois usam no dia-a-dia

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso já não acontece cá? 'Só' tem é de começar a ser fiscalizado.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 2 horas:

O primeiro caso não é um substituto de ordenado. Uma pessoa que seja comercial, formador, auditor, etc. muito provavelmente precisa de ter carro para percorrer o país atrás dos clientes, formandos ou equipas comerciais a auditar.

Claro, nesses casos é de facto uma viatura profissional. Mas todos sabemos que, especialmente na área de IT, há muitas empresas que oferecem um carro aos funcionários como complemento salarial, não sou para que os funcionários paguem menos impostos, mas também para as empresas irem buscar algum em IVAs e afins.

Mas não é só cá, eu trabalho para uma empresa belga e todos os funcionários (eu sou freelancer) têm um carro pago pela empresa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 6 minutos:

Claro, nesses casos é de facto uma viatura profissional. Mas todos sabemos que, especialmente na área de IT, há muitas empresas que oferecem um carro aos funcionários como complemento salarial, não sou para que os funcionários paguem menos impostos, mas também para as empresas irem buscar algum em IVAs e afins.

Mas não é só cá, eu trabalho para uma empresa belga e todos os funcionários (eu sou freelancer) têm um carro pago pela empresa.

Há alguns anos que não é assim. Ainda há uns tempos lembro-me do @Tio Hans levantar esse ponto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 31 minutos:

Há alguns anos que não é assim. Ainda há uns tempos lembro-me do @Tio Hans levantar esse ponto.

Ok, não sabia. Mas as empresas, pagando o renting, não vão buscar o IVA disso?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 41 minutos:

Isso é mato nas consultoras 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Certo, mas esse é a tipologia que referi no parágrafo seguinte, e que não é uma situação nova, nem ilegal, nem (na minha opinião) abusiva.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 1 hora:

Certo, mas esse é a tipologia que referi no parágrafo seguinte, e que não é uma situação nova, nem ilegal, nem (na minha opinião) abusiva.

Não sou fiscalista, mas parece-me estar ali numa zona cinzenta, como os cartões de refeição. Nenhum dos dois é ilegal, mas o propósito é claro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 39 minutos:

Não sou fiscalista, mas parece-me estar ali numa zona cinzenta, como os cartões de refeição. Nenhum dos dois é ilegal, mas o propósito é claro.

Os cartões de refeição não estão numa zona cinzenta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 6 horas:

Não. Não conseguem deduzir.

Mesmo comprando carros hoje em dia não conseguem deduzir. Aliás, agora nem conseguem comprar o carro para meter em despesa da empresa para baixar o lucro.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Em 21/09/2023 at 17:11:

Nos carros a gasóleo e a gasolina, não. Nos híbridos plug-in sim, se o carro custar menos de 50k€ e nos eléctricos também se custar menos de 62,5K€, salvo erro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 5 minutos:

Espero que não haja ninguém aqui da talkdesk afetado por este mais recente layoff 😞

50% né? Já começou desde Março, pelo que ouvi dizer. Já negociaram com bastantes pessoas nessa altura. Desta vez acho que foi mais agressivo, bloquear acessos e comunicação por email.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém com + conhecimento da área consegue explicar o que se passa em IT? Tenho visto muitos reports de malta que levou com lay off/não renovações. 

Pior, tenho dois colegas meus que foram contratados para 100% remote e agora, de maneira a que o lay off saia + barato, foi-lhes pedido que fossem para o escritório para que eles se despedissem/faltem.

Compartilhar este post

Link para o post

Mercado IT: updates sobre Talkdesk | Teamlyzer

Para quem quiser acompanhar. E pelo que parece o despedimento foi feito assim às 3 pancadas, está bonito está. Se se confirmar cabe aos trabalhadores unirem-se e colocarem a empresa nos tribunais, uma vez que não estão a cumprir as regras do direito do trabalho. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...