Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 2 horas:

A minha (belga), para já, só obriga a malta de lá a ir 2 vezes por semana.

A minha (holandesa) são 3. Mas já na festa de ano novo andavam todos felizes a dizer o quão bom é estar no escritório.

Citação de Mica, há 2 horas:

Obrigar a ir ao escritório é coisa para me por no mercado outra vez. Seria andar anos para trás em qualidade de vida, sobretudo com um filho de 18 meses

Se daqui a 2anos e meio, quando acaba o trabalho remoto permitido por Portugal, também devo apresentar o meu CV a novas empresas.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui também fizeram uma adenda, 3 dias no escritório. 

É uma parvoíce, o escritório nem tem espaço para toda a gente..

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Erwin, há 2 horas:

Parabéns!

e qualquer coisa que precises sobre, ou na FF estás à vontade, manda PM.

Depois pago um copo 😁

Citação de Mica, há 3 horas:

Obrigar a ir ao escritório é coisa para me por no mercado outra vez. Seria andar anos para trás em qualidade de vida, sobretudo com um filho de 18 meses

Tem vantagens também.

Eu não me importo dos 2 dias por semana porque estive 2 anos full remote e notei que a minha saúde mental piorou imenso.

Ter contacto com outras pessoas de vez em quando faz-me bem 😂

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 10 horas:

Depois pago um copo 😁

Tem vantagens também.

Eu não me importo dos 2 dias por semana porque estive 2 anos full remote e notei que a minha saúde mental piorou imenso.

As vantagens eu conheço, toda a vida trabalhei no escritório, simplesmente achei o salto tão gigante quando passei para casa que não quero voltar para trás.

Eu tenho sempre contacto com outras pessoas, ainda por cima moro na minha terra natal, logo família e amigos estão cá. Para além disso a empresa promove alguns convívios e formações on-site que já me permitiram estar com os meus colegas (mesmo fora de Portugal) poucos meses depois de ter entrado.

Realisticamente aquilo que perdi foram as conversas sobre futebol, mas venho tê-las cá 🙂

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

As vantagens eu conheço, toda a vida trabalhei no escritório, simplesmente achei o salto tão gigante quando passei para casa que não quero voltar para trás.

Eu tenho sempre contacto com outras pessoas, ainda por cima moro na minha terra natal, logo família e amigos estão cá. Para além disso a empresa promove alguns convívios e formações on-site que já me permitiram estar com os meus colegas (mesmo fora de Portugal) poucos meses depois de ter entrado.

Realisticamente aquilo que perdi foram as conversas sobre futebol, mas venho tê-las cá 🙂

Relativamente à tua última frase...

Manhã seguinte à derrota do Porto em casa do Feyenoord, havia um pc que era do uso de 3/4 colegas, e um deles era portista. O resto era benfiquista e eu o único lagarto.

O portista chega de manhã e a primeira coisa que depara ao entrar no pc é um ambiente de trabalho com o símbolo do Feyenoord. Ele ficou de todas as cores e bastante surpreso e com uma cara que não dá para explicar. Ainda neste dia um gajo dá umas gargalhadas quando recorda a reação dele 😂

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 12 horas:

Tem vantagens também.

Eu sou exatamente igual

Tou a passar ao lado de carreira a trabalhar para fora em que certamente ganharia o dobro, porque mais do que 2 dias por semana em casa começo a bater mal. Saúde não tem preço

Tenho alguma inveja do pessoal que não sente necessidade disso, pelas portas (€€€) que me abria trabalhar full remote...

Editado por noikeee
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 34 minutos:

Relativamente à tua última frase...

Manhã seguinte à derrota do Porto em casa do Feyenoord, havia um pc que era do uso de 3/4 colegas, e um deles era portista. O resto era benfiquista e eu o único lagarto.

O portista chega de manhã e a primeira coisa que depara ao entrar no pc é um ambiente de trabalho com o símbolo do Feyenoord. Ele ficou de todas as cores e bastante surpreso e com uma cara que não dá para explicar. Ainda neste dia um gajo dá umas gargalhadas quando recorda a reação dele 😂

O que tenho saudades é de picar os benfiquistas, especialmente com o tribunal d'O Jogo. Passava no gabinete e dizia "tribunal unânime!" e espumavam-se todos 😂

• Haha 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 39 minutos:

Eu sou exatamente igual

Tou a passar ao lado de carreira a trabalhar para fora em que certamente ganharia o dobro, porque mais do que 2 dias por semana em casa começo a bater mal. Saúde não tem preço

Tenho alguma inveja do pessoal que não sente necessidade disso, pelas portas (€€€) que me abria trabalhar full remote...

Os espaços de cowork não podem ser uma solução para ti?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 8 minutos:

Os espaços de cowork não podem ser uma solução para ti?

Já pensei várias vezes nisso.. não sei, a ideia que tenho dos espaços de cowork é que tudo bem estás rodeado de gente, mas está cada um na sua cena e não estás propriamente a interagir com os outros. Depois já tive algumas más opiniões dos coworks que existem por cá em relação ao ambiente lá, não sei se me vejo a longo prazo permanentemente rodeado de nómadas digitais lol

Depois também é o receio de.. tudo bem vou ganhar o dobro mas perco as proteções laborais.. tenho tido muitos pequenos problemas de saúde ao longo dos anos, como será daqui a 10, 15, 20 anos se essas pequenas merdinhas piorarem? Se recebes à hora como contractor/recibos verdes/empresa unipessoal, não trabalhas não recebes.

Depois é o próprio receio de não ser produtivo, eu noto que se tiver pessoal à minha volta a puxar por mim rendo mais do que em casa que me distraio. Não sei se um cowork replica esse efeito, nem sei se tenho confiança suficiente em mim para ser produtivo 

Pá no general talvez seja simplesmente receio da mudança. Neste momento não estou mal onde estou portanto a motivação para sair não é grande

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, Em 11/01/2025 at 11:14:

Já pensei várias vezes nisso.. não sei, a ideia que tenho dos espaços de cowork é que tudo bem estás rodeado de gente, mas está cada um na sua cena e não estás propriamente a interagir com os outros. Depois já tive algumas más opiniões dos coworks que existem por cá em relação ao ambiente lá, não sei se me vejo a longo prazo permanentemente rodeado de nómadas digitais lol

Depois também é o receio de.. tudo bem vou ganhar o dobro mas perco as proteções laborais.. tenho tido muitos pequenos problemas de saúde ao longo dos anos, como será daqui a 10, 15, 20 anos se essas pequenas merdinhas piorarem? Se recebes à hora como contractor/recibos verdes/empresa unipessoal, não trabalhas não recebes.

Depois é o próprio receio de não ser produtivo, eu noto que se tiver pessoal à minha volta a puxar por mim rendo mais do que em casa que me distraio. Não sei se um cowork replica esse efeito, nem sei se tenho confiança suficiente em mim para ser produtivo 

Pá no general talvez seja simplesmente receio da mudança. Neste momento não estou mal onde estou portanto a motivação para sair não é grande

É bom ter essa capacidade de auto análise.

Saber o que resulta para nós e não ir atrás do FOMO.

• Like 2
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém aqui está por dentro do código de trabalho? E se me consegue tirar uma duvida, sobre pedido de despedimento? Talvez por MP. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 5 horas:

Alguém aqui está por dentro do código de trabalho? E se me consegue tirar uma duvida, sobre pedido de despedimento? Talvez por MP. 

Não faço direito português, mas chuta. Pode ser por MP sim.

Editado por Duda34

Compartilhar este post

Link para o post

Não me faria assim tanta confusão voltar ao escritório uma vez por semana, se vivesse perto dele (~400 Km). Mais que isso, já me deixaria a pensar. Estou full remote há 3 anos e foi a melhor coisinha que me podia ter acontecido. Ganha-se tempo, poupa-se dinheiro, evita-se trânsito e transportes públicos apinhados e se for preciso fazer algum recado, ir a uma consulta, ir às compras já não tenho que gastar o pouco tempo que um gajo tem durante o fim de semana. Ainda assim, de 2 em 2 meses costumo ir ao escritório sobretudo para eventos e aproveito para meter a conversa em dia com a malta e geralmente pernoito, portanto acabo por ficar sempre pelo menos 2 dias. Chega bem.

Mas é muito importante criar uma rotina que nos faça bem e ter horários, senão é para dar m*rda.

Editado por Solero
  • Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 13 horas:

Não me faria assim tanta confusão voltar ao escritório uma vez por semana, se vivesse perto dele (~400 Km). Mais que isso, já me deixaria a pensar. Estou full remote há 3 anos e foi a melhor coisinha que me podia ter acontecido. Ganha-se tempo, poupa-se dinheiro, evita-se trânsito e transportes públicos apinhados e se for preciso fazer algum recado, ir a uma consulta, ir às compras já não tenho que gastar o pouco tempo que um gajo tem durante o fim de semana. Ainda assim, de 2 em 2 meses costumo ir ao escritório sobretudo para eventos e aproveito para meter a conversa em dia com a malta e geralmente pernoito, portanto acabo por ficar sempre pelo menos 2 dias. Chega bem.

Mas é muito importante criar uma rotina que nos faça bem e ter horários, senão é para dar m*rda.

A mim faz-me confusão não ter uma separação de espaço-casa e espaço-trabalho. Vou todos os dias ao escritório, ainda que tenha a possibilidade de trabalhar em casa. Também vivo e trabalho em Lisboa, pelo que a distância não é tema. O trânsito também não costuma ser: entro cedo e saio tarde e os acessos estão geralmente desimpedidos.

Editado por Duda34

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 6 minutos:

A mim faz-me confusão não ter uma separação de espaço-casa e espaço-trabalho. Vou todos os dias ao escritório, ainda que tenha a possibilidade de trabalhar em casa. Também vivo e trabalho em Lisboa, pelo que a distância não é tema. O trânsito também não costuma ser: entro cedo e saio tarde e os acessos estão geralmente desimpedidos.

és o sonho de qualquer patrão

Como balanças a tua vida? Familia e amigos não te lixam a cabeça?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 2 minutos:

és o sonho de qualquer patrão

Como balanças a tua vida? Familia e amigos não te lixam a cabeça?

Aproveito os fins de semana ao máximo. Felizmente (acho eu) o meu círculo de amigos mais próximo é também todo da área jurídica e também partilham este estilo de vida. E depois tenho a benesse de, a cada 4 meses, vir 2 meses para a Guiné Equatorial (onde estou agora). Aqui as manhãs são muito intensas mas a partir das 18h fico mais livre. O país é, como calculas, completamente distinto e esta variação ajuda muito a equilibrar as coisas. E também tenho aqui amigos, também expatriados, o que facilita a nossa conexão. Estou muito longe de ter uma vida má. Vou ao escritório porque quero. Se não quiser - já houve, claro, dias assim - fico em casa.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 4 horas:

Vou ao escritório porque quero. Se não quiser - já houve, claro, dias assim - fico em casa.

Igual aqui. Vou praticamente todos os dias para o escritório pq prefiro.

Se não me apetecer ou der jeito ficar em casa para ir ao talho, cortar o cabelo ou o que seja de manhã, não vou.

Para mim a verdadeira flexibilidade é ter liberdade de escolha do que quiser fazer, não é ter de ficar em casa todos os dias, nenhum dia, ou ser forçado a ir x dias por semana.

• Like 2
  • Concordo! 10

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também não me importava de ir ao escritório se não tivesse que ficar 1h preso no transito para fazer 15km

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

A minha opinião sobre o assunto, e no que diz respeito a áreas em que isso é compatível, é que o importante é o trabalho entregue. Se o trabalhador entrega o trabalho nos prazos que tem de entregar é irrelevante se trabalha na China, no Brasil, no café, no escritório ou em casa. 

Se ele nessas circunstâncias prefere trabalhar noutro sítio que não no escritório eventualmente estará mais feliz dessa forma e estando mais feliz conseguirá ser mais produtivo. 

Eu sou um adepto ferrenho de, no meu caso pessoal, usufruir do trabalho remoto idealmente todos os dias por semana. Mas defendo que cada trabalhador deve definir o que é melhor para si em detrimento de existir uma imposição arcaica, como a pandemia mostrou, sobre idas ao escritório obrigatórias salvo raras excepções (eventos, festas, etc). 

Foram aliás medidas relacionadas com isso, e a forma como essas medidas foram tomadas, que me levaram a neste momento estar numa fase de transição de emprego.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 13 horas:

Para mim a verdadeira flexibilidade é ter liberdade de escolha do que quiser fazer, não é ter de ficar em casa todos os dias, nenhum dia, ou ser forçado a ir x dias por semana.

Totalmente isto, e assim é que tem de ser.

No meu caso, como a empresa fica a quase 1500km, fico quase sempre em casa, mas de vez em quando vou para a empresa de uns amigos e trabalho a partir de lá, vai dar ao mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 13 horas:

A minha opinião sobre o assunto, e no que diz respeito a áreas em que isso é compatível, é que o importante é o trabalho entregue. Se o trabalhador entrega o trabalho nos prazos que tem de entregar é irrelevante se trabalha na China, no Brasil, no café, no escritório ou em casa

Apesar de ser um gajo que prefere tar mais tempo no escritório do que em casa, acho que isto é uma não-questão. Todos concordamos.

A única cena é que, nem todos os trabalhos são fáceis de medir o que cada pessoa está ou não fazendo, ou a qualidade do que está fazendo (ou as chefias que deveriam julgar isso não têm a competência para o fazer) e é aí que dá asneira, do ponto de vista da empresas, o tar em casa.

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, Em 13/01/2025 at 22:04:

Eu sou mais extremo: ter que voltar ao escritório, nem que uma vez por semana, seria muito difícil e obrigaria a mudar o meu estilo de vida. Nos últimos 3 anos estive em cerca de 12 países, em 3 continentes. No tempo que tenho de empresa nunca conheci nenhum colega pessoalmente. 

Editado por Plastikman

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

Apesar de ser um gajo que prefere tar mais tempo no escritório do que em casa, acho que isto é uma não-questão. Todos concordamos.

A única cena é que, nem todos os trabalhos são fáceis de medir o que cada pessoa está ou não fazendo, ou a qualidade do que está fazendo (ou as chefias que deveriam julgar isso não têm a competência para o fazer) e é aí que dá asneira, do ponto de vista da empresas, o tar em casa.

E há empresas que têm malta que  têm que estar no escritório e, para não criar "injustiças", obriga toda a gente a ir.

A minha anda cheio de comichão para nos enfiar lá todos os dias.

Compartilhar este post

Link para o post

Nas empresas grandes também tem que se ter em conta a logística. Desde haver a quantidade adequada de comida na cantina, garantir que há lugar para toda a gente (se se lembrarem de ir no mesmo dia), por outro lado não ter um edifício demasiado grande se na prática quase ninguém vai para o escritório, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...