rcoelho14 Publicado 15 Abril 2025 Citação de Mayday, há 11 horas: O país vai experimentar semanas com quatro dias de trabalho? A economia vai colapsar. Os patrões vão arrancar os cabelos com tanto prejuízo. Por acaso, no ano passado, durante os debates o Rui Tavares tinha proposto exatamente usar este tipo de meses para testar a semana de 4 dias a sério. Não se tirava dias à empresa, mas dava para fazer alguma análise sobre como funcionaria uma possível transição. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 15 Abril 2025 Citação de rcoelho14, há 1 minuto: Por acaso, no ano passado, durante os debates o Rui Tavares tinha proposto exatamente usar este tipo de meses para testar a semana de 4 dias a sério. Não se tirava dias à empresa, mas dava para fazer alguma análise sobre como funcionaria uma possível transição. Eu não percebo como é que um mês com feriados permite experimentar seja o que for. Ou há alguma realidade em que a semana de 4 dias seja a mesma coisa para o trabalhador e para as empresas? É que num feriado a empresa e o trabalhador só estão abertos em horário normal esses 4 dias. Na tal semana de 4 dias, o trabalhador trabalha 4 dias mas a empresa se quiser continuar viável terá que continuar a trabalhar como faz até agora. Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 15 Abril 2025 Eu só queria que me tirassem este meu colega da frente que passa o dia arrotar Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 15 Abril 2025 Citação de xicantonio, Agora: Eu só queria que me tirassem este meu colega da frente que passa o dia arrotar Fds 😂 Fizeste-me lembrar uma rapariga há uns anos numa equipa de data engineers e data analysts cheia de gajos, com ambiente mesmo gajos de engenharia, ela foi fazer queixa ao manager "eles estão sempre a dar peidos" 1 9 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 15 Abril 2025 Citação de Ego Sum, há 10 horas: Fds 😂 Fizeste-me lembrar uma rapariga há uns anos numa equipa de data engineers e data analysts cheia de gajos, com ambiente mesmo gajos de engenharia, ela foi fazer queixa ao manager "eles estão sempre a dar peidos" E depois ainda dizem que é um luxo poder trabalhar a partir de casa. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 15 Abril 2025 (editado) Ok, o bruno aleixo anda a ler estes posts Por favor deixe um shoutout ao cmpt no seu programa se for verdade https://www.instagram.com/p/DIdrAQOM4gz/ Editado 15 Abril 2025 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 15 Abril 2025 Citação de Plagio o Original, há 1 hora: Ok, o bruno aleixo anda a ler estes posts Por favor deixe um shoutout ao cmpt no seu programa se for verdade https://www.instagram.com/p/DIdrAQOM4gz/ Já parece o insónias que se inspira aqui nos nossos posts. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 17 Abril 2025 (editado) Eu do escritório só tenho saudades das segundas-feiras a seguir a um jogo em que o Benfica foi prejudicado/beneficiado (com a imaginação certa isso pode representar 100% dos jogos), dava para mandar a boca do "tribunal unânime". E a pior coisa era quando finalmente estava a fazer uma coisa em condições e em paz (complicado conciliar as duas) e entravam no meu gabinete a pedir para ir ao gabinete deles quando tivesse tempo. Eu no Slack estou sempre no modo concentração e só tenho 2 ou 3 pessoas de confiança como VIP. De forma extremamente surpreendente trabalho menos horas e faço muito mais. Editado 17 Abril 2025 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 18 Abril 2025 Ou seja, o gajo gostou do engagement que teve. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Abril 2025 Concordo e acho bem que assim continue. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 18 Abril 2025 Citação de HappyKing, há 39 minutos: Concordo e acho bem que assim continue. Assim continue porquê? O que ele pretende com aquilo é um absoluto disparate mas diria que o ideal seria as empresas serem lugares onde a pessoa se sente bem e valorizada, não apenas como trabalhador e como assalariado mas também devido à parte humana, contribuindo também activamente para o tal equilíbrio trabalho-vida privada e para a felicidade pessoal a nível global. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Abril 2025 Citação de smashing_pumpkin , há 3 minutos: Assim continue porquê Que assim continue a questão das pessoas fazerem o trabalho para o qual são pagas e irem à sua vida. Ou como o senhor diz "Entregam o que devem". Se entregam o que devem está mais do que bom. E quando está entregue fazem muito bem em desligar, frase seguinte dele. O discurso que ali está subjacente, pelo menos naquele início, é o discurso de fazer só mais uma hora hoje e depois amanhã e depois de amanhã fazer duas. E ligarem com uma urgência às tantas dia sim dia não. Se as pessoas estão menos predispostas a fazer isto então caminhamos para um sítio melhor do que aquele onde estávamos. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 19 Abril 2025 (editado) Trabalho corporate nao tem propósito. O meu propósito enquanto colaborador corporate é deixar a pessoa acima de mim mais rica e bem vista Se me dessem um propósito comum, por exemplo, se o objetivo da minha empresa fosse libertar e unir a classe trabalhadora para instituir a ditadura do proletariado e decapitar os latifundiários eu dava tudo todos os dias a 110% Editado 19 Abril 2025 por Plagio o Original 2 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 19 Abril 2025 Citação de HappyKing, há 11 horas: Que assim continue a questão das pessoas fazerem o trabalho para o qual são pagas e irem à sua vida. Ou como o senhor diz "Entregam o que devem". Se entregam o que devem está mais do que bom. E quando está entregue fazem muito bem em desligar, frase seguinte dele. O discurso que ali está subjacente, pelo menos naquele início, é o discurso de fazer só mais uma hora hoje e depois amanhã e depois de amanhã fazer duas. E ligarem com uma urgência às tantas dia sim dia não. Se as pessoas estão menos predispostas a fazer isto então caminhamos para um sítio melhor do que aquele onde estávamos. Aconteceu-me isto. Ano importante da empresa, foi pedido para fazer mais horas. Ok, comecei a fazer. Ando num loop de 10/11/12h diárias, com ainda mais pressão de trabalho... Isto com uma equipa super reduzida. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 19 Abril 2025 A meu ver, a não ser que trabalhem num sítio que tenha realmente alguma missão que deixe o mundo um pouco melhor, o trabalho corporativo nunca tem propósito Só há duas formas de ter propósito no trabalho corporativo: (1) trabalhar com motivação superficial de enriquecer, mudar de casa, fazer obras, mostrar os iphones, fazer viagens espirituais ao Bali, ou (2) trabalhar pelo trabalho; a diligência é a sua própria recompensa, gostar do trabalho / tarefas Quer dizer, se a minha empresa só quer enriquecer com um mercado de nicho, como ter um marketplace de produtos de luxo, de fazer software pra callcenters, de providenciar pagamentos para certos nichos, wtv, que valor pessoal é que consigo tirar pra mim? Trabalhei 11h por dia para ajudar ricos a comprar casacos de 5 mil euros na internet? Trabalhei muito pra minha empresa ter 5k supermercados espalhados pelo pais a serem predadores para os pequenos empresarios? Concluíndo: para ter propósito no trabalho, é preciso gostar do que se faz mesmo num negócio profundamente sem propósito. Correndo o risco de ser ofensivo, proponho que em vez de se fazer posts de linkedin para motivar colaboradores se meta esta frase em todas as paredes da empresa: "Arbeit macht frei" 1 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 19 Abril 2025 (editado) A minha solução para isso foi conseguir encontrar o emprego mais inócuo possível. Ninguém percebe o que eu faço, se a minha posição não existisse ninguém ia dar por falta dela. Se fizer mal o meu trabalho ninguém é afectado. O mundo não fica pior com o que eu faço, nem deixa de ficar melhor se eu não o fizer. Finalmente consegui encontrar um propósito no meu trabalho. O propósito é o mesmo de chegares ao fim de um RPG com 100% do jogo completo, o da tua equipa de futebol ser campeã, ou conseguires fazer um risotto melhor que no restaurante. Tudo perfeitamente irrelevante. Editado 19 Abril 2025 por whatever 2 1 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 19 Abril 2025 Citação de whatever, há 29 minutos: A minha solução para isso foi conseguir encontrar o emprego mais inócuo possível. Ninguém percebe o que eu faço, se a minha posição não existisse ninguém ia dar por falta dela. Se fizer mal o meu trabalho ninguém é afectado. O mundo não fica pior com o que eu faço, nem deixa de ficar melhor se eu não o fizer. Finalmente consegui encontrar um propósito no meu trabalho. O propósito é o mesmo de chegares ao fim de um RPG com 100% do jogo completo, o da tua equipa de futebol ser campeã, ou conseguires fazer um risotto melhor que no restaurante. Tudo perfeitamente irrelevante. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 19 Abril 2025 Citação de whatever, há 35 minutos: A minha solução para isso foi conseguir encontrar o emprego mais inócuo possível. Ninguém percebe o que eu faço, se a minha posição não existisse ninguém ia dar por falta dela. Se fizer mal o meu trabalho ninguém é afectado. O mundo não fica pior com o que eu faço, nem deixa de ficar melhor se eu não o fizer. Finalmente consegui encontrar um propósito no meu trabalho. O propósito é o mesmo de chegares ao fim de um RPG com 100% do jogo completo, o da tua equipa de futebol ser campeã, ou conseguires fazer um risotto melhor que no restaurante. Tudo perfeitamente irrelevante. Então o propósito no teu trabalho é não ter um propósito? És um middle manager I see Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 19 Abril 2025 Citação de Plagio o Original, há 31 minutos: Então o propósito no teu trabalho é não ter um propósito? És um middle manager I see Não. O meu propósito é não estar com trinta e tal anos e com um ordenado decente enquanto me choro por todo o lado a projectar em fantasias estalinistas adolescentes as minhas frustrações por ter sido o capitalismo, e não a minha coragem, a impedir que fosse destituído. 2 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 19 Abril 2025 Citação de whatever, Agora: Não. O meu propósito é não estar com trinta e tal anos e com um ordenado decente enquanto me choro por todo o lado a projectar em fantasias estalinistas adolescentes as minhas frustrações por ter sido o capitalismo, e não a minha coragem, a impedir que fosse destituído. Levas-me muito a sério. Como sempre: nunca acertas quando tentas ser o meu mentalista pessoal do fórum. Já foram quantas vezes? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 19 Abril 2025 Tende calma. O assunto não justifica tanta animosidade. Citação de Alonso., há 3 horas: Aconteceu-me isto. Ano importante da empresa, foi pedido para fazer mais horas. Ok, comecei a fazer. Ando num loop de 10/11/12h diárias, com ainda mais pressão de trabalho... Isto com uma equipa super reduzida. O meu comentário era não só mas também de uma perspectiva pessoal. E dentro da dinâmica que referes, que acredito seja bastante mais comum do que deveria. A consequência óbvia é um burnout a médio prazo. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 19 Abril 2025 Citação de Alonso., há 3 horas: Aconteceu-me isto. Ano importante da empresa, foi pedido para fazer mais horas. Ok, comecei a fazer. Ando num loop de 10/11/12h diárias, com ainda mais pressão de trabalho... Isto com uma equipa super reduzida. da minha experiência isso tem tudo para como disseram no post acima acabar em burnout eu trabalho numa big4 e faço das 9-18 ( 8-17 se for ao escritorio ) sempre...em quase 6 anos não devo ter ficado a trabalhar pós 18h mais do que 15-20x e as vezes que fiquei, a maioria deve ter sido 15-20min para acabar alguma coisa ou pq alguem me estava a ajudar nalguma coisa no dia que me pedissem para fazer isso era o dia que entregava a carta de demissão Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 19 Abril 2025 Citação de whatever, há 1 hora: A minha solução para isso foi conseguir encontrar o emprego mais inócuo possível. Ninguém percebe o que eu faço, se a minha posição não existisse ninguém ia dar por falta dela. Se fizer mal o meu trabalho ninguém é afectado. O mundo não fica pior com o que eu faço, nem deixa de ficar melhor se eu não o fizer. Finalmente consegui encontrar um propósito no meu trabalho. O propósito é o mesmo de chegares ao fim de um RPG com 100% do jogo completo, o da tua equipa de futebol ser campeã, ou conseguires fazer um risotto melhor que no restaurante. Tudo perfeitamente irrelevante. Administrador não executivo. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 19 Abril 2025 (editado) Inócuo para mim é o trabalho de um scrum master Na minha empresa até tinha um que era Principal Scrum Master. Deus do céu, uma pessoa que sabe algo que se aprende em semanas mas a ganhar uma pipa de massa. Editado 19 Abril 2025 por Mica 3 Compartilhar este post Link para o post