toze2 Publicado 25 Março 2022 Citação de Plagio o Original, há 2 horas: Outra coisa q temos w falar além de salários, é que são sempre os psicopatas que são promovidos, nunca as pessoas q tentam ter boas relações com todos, são sempre os q fazem os outros tropeçar @Vaart10 pq q promovemos psicopatia nas nossas organizações ?? Meu isto é que eu não entendo. Eu não apanho nada disso no meu trabalho. Nunca tive ninguém a tentar lixar-me. Já tive malta que me prejudica por se estar a cagar e não fazer nada e sobrar para mim, mas aí, se trabalho com alguém que não corresponde passo para cima que não quero continuar a trabalhar com essa pessoa (nem ninguém merece isso, ou mandam embora ou chamam à atenção). As únicas situações em que apanhei filha da putice é quando alguma coisa corre mal, é apontar dedos e tudo descartar-se e passar a batata quente. Agora malta dentro das equipas a fazer m*rda uns aos outros não apanho, pelo menos em cenas de juniores para seniores e coisas do genero. Camada de gestão já é outra conversa mas isso ainda não me chateia nem me influencia demais. Citação de Claudiojp, há 1 hora: Tenho reparado nas entrevistas a que vou das consultoras que gostam muito de saber quanto pretendo líquido e ainda pior, perguntarem me quanto ganho agora. Felizmente já me vacinei e agora quando peço é sempre valor bruto. Se quiserem meter mais ajudas de custo e o diabo a 4 estão à vontade, mas pelo menos sabem mais ou menos o bruto que pretendo. Espero que não respondas a verdade. 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 25 Março 2022 Citação de toze2, há 2 minutos: Meu isto é que eu não entendo. Eu não apanho nada disso no meu trabalho. Nunca tive ninguém a tentar lixar-me. Já tive malta que me prejudica por se estar a cagar e não fazer nada e sobrar para mim, mas aí, se trabalho com alguém que não corresponde passo para cima que não quero continuar a trabalhar com essa pessoa (nem ninguém merece isso, ou mandam embora ou chamam à atenção). As únicas situações em que apanhei filha da putice é quando alguma coisa corre mal, é apontar dedos e tudo descartar-se e passar a batata quente. Agora malta dentro das equipas a fazer m*rda uns aos outros não apanho, pelo menos em cenas de juniores para seniores e coisas do genero. Camada de gestão já é outra conversa mas isso ainda não me chateia nem me influencia demais. Eu já apanhei dois malucos assim, um deles foi promovido Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 25 Março 2022 Citação de Plagio o Original, Agora: Eu já apanhei dois malucos assim, um deles foi promovido Opa tiveste azar acho 😄 PS: Ou eu que tive sorte 😅 1 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 25 Março 2022 Eu também nunca passei por essas situações de haver pessoal activamente a tentar minar-me o trabalho, agora claro que meia volta há situações de pessoal que não se importa nada que sejam os outros a fazer o trabalho deles, ou que só tiveram uma contribuição marginal para um projecto e depois tentam ficar com uma parte desproporcional dos louros, mas isto no fundo é a mesma dinâmica dos trabalhos de grupo da escola. @Tio Hans, não sei se é o teu caso, mas o que já notei é que há pessoal que é o típico bom funcionário, mas que só se 'lembra' de exigir um aumento/promoção quando as decisões já estão tomadas. Quando se dão as reuniões de avaliação já isto foi tudo decidido. E depois também há os outros casos, do pessoal que fica à espera que o patrão tenha pena deles e que os aumente por iniciativa própria. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Março 2022 (editado) Citação de Solero, há 23 horas: Btw, alguém sabe como funcionam os contratos com empresas fora da UE (americanas, p.ex) nos casos em que o trabalho é remoto (sem necessidade de visto)? Pelo que percebo, a opção mais comum é ser contractor (prestador de serviços/trabalhador independente) sendo que depois se pode optar por recibos verdes ou criar unipessoal, visto que não vamos estar no payroll da empresa, pois não somos cidadãos americanos. Mas pelo que percebi, existem empresas que fazem esta ponte (Employer of Record) e mesmo estas cenas tipo Remote, pelo que entendo, vêm facilitar esse processo. Qual dos cenários é o mais "seguro"? E quanto ao primeiro, como é que funciona normalmente? É um contrato que ambas as partes são obrigadas a cumprir com uma determinada duração ou é um "acordo" que de hoje para amanhã a empresa pode muito bem romper? Assim por alto: assumindo que nunca abriste actividade, compensa mais estar a recibos verdes nos 2 primeiros anos. Depois disso, como os valores são semelhantes, mais vale abrir unipessoal, porque permite uma engenharia financeira que não consegues com recibos verdes, mas aí é contigo porque já depende se queres ter o dinheiro todo do teu lado, ou se queres ter os lucros da empresa onde não podes mexer com tanta facilidade. Em princípio há um contrato de prestação de serviços, em que mensalmente passas uma factura/recibo verde e eles te pagam. Sendo para o estrangeiro não há lugar ao pagamento de IVA nem retenção na fonte, pelo que convém pores 25% do que facturas (ou recebes, aqui tenho dúvidas) de lado para depois não teres surpresas na altura do IRS. Se tiveres mais questões, MP. Não sou contabilista mas estou relativamente informado sobre o assunto porque passei a freelancer este ano. Citação de Erwin, há 18 horas: isso era verdade há 2 anos, agora é bem mais. atenção, digo eu no alto da minha ignorância, visto que trabalho como Product Manager e não como engenheiro/developer. Concordo, quase 1900 estava a tirar eu, também com 4 anos, a trabalhar no Fundão e sem ter formação superior na área (ou seja, não sou engenheiro). Citação de lucho^, há 17 horas: Fds e eu a trabalhar 60-70h/semana, sem poder tirar férias/folgas quando faço fins-de-semana e a receber 1800€ brutos por mês 😅 É uma realidade completamente paralela. Imensas vezes sinto o síndrome de impostor, porque não tenho formação superior na área e tiro salários muito bons para a realidade portuguesa. Para quem é de fora da área, acredito que a surpresa seja ainda maior, sem dúvida. O que me descansa é saber que o meu salário é/era uma migalha no que a empresa recebe como consequência do meu trabalho. Editado 25 Março 2022 por Ghelthon 1 Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 25 Março 2022 (editado) Citação de Ghelthon, há 18 minutos: Concordo, quase 1900 estava a tirar eu, também com 4 anos, a trabalhar no Fundão e sem ter formação superior na área (ou seja, não sou engenheiro). brutos? 🤨 é que com 4 anos no corpo é consideravelmente pouco. eu tenho 5 como PM e estou com mais do dobro disso. Editado 25 Março 2022 por Erwin Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 25 Março 2022 Citação de whatever, há 29 minutos: Eu também nunca passei por essas situações de haver pessoal activamente a tentar minar-me o trabalho, agora claro que meia volta há situações de pessoal que não se importa nada que sejam os outros a fazer o trabalho deles, ou que só tiveram uma contribuição marginal para um projecto e depois tentam ficar com uma parte desproporcional dos louros, mas isto no fundo é a mesma dinâmica dos trabalhos de grupo da escola. @Tio Hans, não sei se é o teu caso, mas o que já notei é que há pessoal que é o típico bom funcionário, mas que só se 'lembra' de exigir um aumento/promoção quando as decisões já estão tomadas. Quando se dão as reuniões de avaliação já isto foi tudo decidido. E depois também há os outros casos, do pessoal que fica à espera que o patrão tenha pena deles e que os aumente por iniciativa própria. Em it isto é mt facil se n te sentes valorizado, aceitas a malta q te vem falar no linkedin Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Março 2022 Citação de Erwin, há 4 minutos: brutos? 🤨 é que com 4 anos no corpo é consideravelmente pouco. eu tenho 5 como PM e estou com mais do dobro disso. Sim, e eu sei que é pouco. Mas também há que ver que estava no Fundão, onde o custo de vida é manifestamente mais baixo. E normalmente a malta de management ganha mais, como deves saber. Mas sim, era pouco, portanto o valor do @Seferogol ainda pior é. Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 25 Março 2022 Citação de Ghelthon, há 6 minutos: Sim, e eu sei que é pouco. Mas também há que ver que estava no Fundão, onde o custo de vida é manifestamente mais baixo. E normalmente a malta de management ganha mais, como deves saber. Mas sim, era pouco, portanto o valor do @Seferogol ainda pior é. hoje em dia, já deveria ser indiferente onde vives ou deixas de viver. mas sim, entendo e sim, management ganha mais (e faz sentido, né?) Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 25 Março 2022 Citação de whatever, há 1 hora: Eu também nunca passei por essas situações de haver pessoal activamente a tentar minar-me o trabalho, agora claro que meia volta há situações de pessoal que não se importa nada que sejam os outros a fazer o trabalho deles, ou que só tiveram uma contribuição marginal para um projecto e depois tentam ficar com uma parte desproporcional dos louros, mas isto no fundo é a mesma dinâmica dos trabalhos de grupo da escola. @Tio Hans, não sei se é o teu caso, mas o que já notei é que há pessoal que é o típico bom funcionário, mas que só se 'lembra' de exigir um aumento/promoção quando as decisões já estão tomadas. Quando se dão as reuniões de avaliação já isto foi tudo decidido. E depois também há os outros casos, do pessoal que fica à espera que o patrão tenha pena deles e que os aumente por iniciativa própria. Eu ia ser promovido. Até que mudou a chefia e apareceu uma besta que acha que sabe tudo. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Março 2022 Citação de Erwin, há 23 minutos: hoje em dia, já deveria ser indiferente onde vives ou deixas de viver. mas sim, entendo e sim, management ganha mais (e faz sentido, né?) Diria que faz sentido, sim, porque estás a gerir e optimizar as tais pessoas que, em última análise, geram o dinheiro. Mas a minha experiência com management é limitada, muito por causa do tipo de empresa em que estava. Compartilhar este post Link para o post
Mwangaza Publicado 25 Março 2022 Quem não fez formação superior, como é que começou a trabalhar na área? Ou seja, por onde começaram a formar se? Gostava de ter mais conhecimentos para ir evoluindo em paralelo com o que faço, que e uma área completamente diferente. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 25 Março 2022 Citação de Erwin, há 1 hora: brutos? 🤨 é que com 4 anos no corpo é consideravelmente pouco. eu tenho 5 como PM e estou com mais do dobro disso. PM é o que? Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 25 Março 2022 (editado) Havia uma (grande) organização non-profit que era a maior cliente da minha empresa da altura. Eu era o gajo que tinha de lidar com eles. A filha da putice era tanta que eu às vezes até ficava mouco dos olhos. O pior é que aquilo era tudo gente de bom nome, riquinhos de famílias conhecidas de Lisboa e que claramente estavam habituados a ter sempre razão. O meu patrão sabia perfeitamente o que se passava, claro, mas devido à dimensão daquele contrato e o quão importante eram, dizia sempre que eu tinha de comer e calar e ainda de lhes dizer obrigado. Houve uma situação onde um cliente deles recebeu milhares de euros em mercadoria que não tinha pedido. Éramos nós que fazíamos os envios mas claro, a mando deles. A senhora do departamento comercial deles reencaminhou-me o email do cliente a reclamar e escreveu-me: "Peço imensa desculpa, enganei-me e pedi para enviarem isto para a pessoa errada. Podem corrigir sff". Esqueceu-se foi que reecaminhou o email de resposta...onde eu conseguia ver que ela respondeu ao cliente: "Pedimos desculpa, para variar a [empresa onde eu trabalhava] fez asneira outra vez. Vou ter uma conversa com eles para que não volte a acontecer" lmao Havia um gajo que lá trabalhava que era o maior idiota chapado que já conheci, uma vez ligou-me já depois das 19h para ver se podiamos ir com a Ford Transit de Odivelas ao Parque Eduardo VII levar-lhe um rolo de fita cola. f*da-se tantas situações surreais Editado 25 Março 2022 por Rain Dog Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 25 Março 2022 Citação de Ghelthon, há 1 hora: Sim, e eu sei que é pouco. Mas também há que ver que estava no Fundão, onde o custo de vida é manifestamente mais baixo. E normalmente a malta de management ganha mais, como deves saber. Mas sim, era pouco, portanto o valor do @Seferogol ainda pior é. O pessoal dev que era novo, dizia-me que ganhava mais ou menos aquilo. Mas também são meio carne para canhão: tive em 2 empresas que eu nem chegava a cruzar-me com o mesmo dev 2 vezes, tal era a rotação Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 25 Março 2022 Citação de Fajo, há 29 minutos: PM é o que? Depende de cada área, mas deve ser Product Manager. Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 25 Março 2022 Citação de Fajo, há 37 minutos: PM é o que? Citação de Sandes., há 7 minutos: Depende de cada área, mas deve ser Product Manager. isto, sim. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Março 2022 Citação de Mwangaza, há 1 hora: Quem não fez formação superior, como é que começou a trabalhar na área? Ou seja, por onde começaram a formar se? Gostava de ter mais conhecimentos para ir evoluindo em paralelo com o que faço, que e uma área completamente diferente. Como já disse, no meu caso foi Academia de Código. Citação de Seferogol, há 1 hora: O pessoal dev que era novo, dizia-me que ganhava mais ou menos aquilo. Mas também são meio carne para canhão: tive em 2 empresas que eu nem chegava a cruzar-me com o mesmo dev 2 vezes, tal era a rotação Não é por acaso que se chama "talhos" às consultoras. 😅 Compartilhar este post Link para o post
lucho^ Publicado 25 Março 2022 Citação de Ghelthon, há 4 horas: É uma realidade completamente paralela. Imensas vezes sinto o síndrome de impostor, porque não tenho formação superior na área e tiro salários muito bons para a realidade portuguesa. Para quem é de fora da área, acredito que a surpresa seja ainda maior, sem dúvida. O que me descansa é saber que o meu salário é/era uma migalha no que a empresa recebe como consequência do meu trabalho. Não tens que sentir o síndrome de impostor, cada um deveria receber uma recompensa justa pelo seu trabalho. Contra mim falo, mas até poderiam pagar metade que eu continuaria a fazer o que faço, é a única coisa que me vejo a fazer na vida - se calhar é por aí que se aproveitam de nós, mas nunca deixarei de lutar por melhores condições de trabalho. 3 Compartilhar este post Link para o post
RoMbA Publicado 25 Março 2022 (editado) Citação de Hammerfall, há 10 horas: O meu foi de 3€ 😏 O meu também mas de inflação. Aumentos salariais anuais não há desde 2019 excepto as subidas de escalão a cada 3 anos. E somos uma multinacional que factura em média um milhão por dia... Citação de whatever, há 8 horas: Mas ao menos é transparente. Ao entrares na minha empresa, tens a grelha salarial. Já sabes a tua evolução. Citação de lordbifana, há 7 horas: esta é fácil..quem dá lucro às empresas é quem está disposto a tomar as decisões dificeis de despedir pais, pessoas grávidas, com filhos pequenos etc etc tomar decisões que pioram a vida dos trabalhadores mas melhoram os lucros etc etc Eles esquecem é que perdem o know-how e quando aquilo fechar, fecha para todos. Citação de Tio Hans, há 7 horas: Não diria psicopatas, diria os chicos-espertos. Pá, em organizações maiores, quem toma as decisões está muito "lá em cima" e tem pouca noção do que se passa na terra. Os decisores estão fechadinhos nos gabinetes e a não ser que aconteça algo de muito extraordinário, enquanto o trabalho for aparecendo feito está tudo bem. Vão chatear-se para quê, pensam eles. E, estes chicos-espertos, são exímios em mostrar-se. Em lamber umas botas, em exibir-se, em minar o caminho dos colegas, etc. Normalmente são os profissionais mais incompetentes, mas têm paleio, presença, etc. E são estes os que são lembrados na hora da promoção. Eu cheguei ao ponto de, este ano, ter posto por escrito tudo o que fiz de valor nos 6 anos na empresa porque vejo toda a gente à minha volta a ser promovida menos eu, e se não sou o melhor, estou muito longe de ser o pior e vos garanto que fiz a empresa onde trabalho ganhar (ou não perder) muitos milhões de euros. Agora, forço quem manda a ter que escrever o pq de eu não sair do sítio. Bastou-me submeter aquela m*rda para a senhora minha diretora mudar logo de atitude comigo. Ficou com uns cornos que mal passava nas portas. Trabalhas na minha empresa?! 🤣 Editado 25 Março 2022 por RoMbA Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 25 Março 2022 Citação de Fajo, há 2 horas: PM é o que? Primeiro ministro. O erwin é o António Costa 😛😛 5 Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 26 Março 2022 bom flex do erwin até conseguir chapar aqui quanto ganha 😎 Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 26 Março 2022 Citação de UnReal, há 8 horas: bom flex do erwin até conseguir chapar aqui quanto ganha 😎 pelo contrário, nunca digo quanto ganho porque nunca sei quem está a ler/ouvir 🙂 1 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 26 Março 2022 @RoMbA temos de criar um tópico para pessoas como nós. Emprego dos pobres, aqui não pertencemos 😞 5 Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 26 Março 2022 Agora imagem surgir um novo chefe. Nos primeiros 6 meses de casa e conseguiu ultrapassar a mão cheia de reclamações nos RH. Vários dos melhores colaboradores da casa a ir embora por causa dele. E os novos que ele meteu lá? Alguns até podem fazer a fábrica parar que nunca tiveram culpa de nada! Fui investigar o CV dele e nem um curso acreditado no A3ES tem. Nunca teve mais que um ano e meio no mesmo sítio. Imaginem que JJ a falar inglês. É o nível de inglês dele. Posto isto, eu que era o engenheiro mais velho da casa, vou tentar vergar a mola para outro lado Compartilhar este post Link para o post