Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Vaart10

Eleição do novo Papa

Publicações recomendadas

A cena que acho estranho nisto é... o Papa só é Papa por vontade divina, certo? Então que m*rda se passa nestas cenas? Eles antes das reuniões estão a almoçar e Deus vai de ouvido em ouvido dizer-lhes um nome quando estão a dar graças? E só para gozar anda uma semana a dar nomes errados a alguns dos gajos para confundir? Que patrão.

deviam fazer isto por voto de fé.

"reze para o número 998 para eleger o Papa brasileiro"

depois é apresentar a gala com a dentuça Guilherme.

Compartilhar este post

Link para o post

Cardeais começam segundo dia de conclave

Veja em directo o fumo que sai da chaminé

Infografia: A escolha do novo Papa em detalhe

A cena que acho estranho nisto é... o Papa só é Papa por vontade divina, certo? Então que m*rda se passa nestas cenas? Eles antes das reuniões estão a almoçar e Deus vai de ouvido em ouvido dizer-lhes um nome quando estão a dar graças? E só para gozar anda uma semana a dar nomes errados a alguns dos gajos para confundir? Que patrão.

Assumindo que não disseste isso apenas para trollar, a resposta é evidente: pondo de parte essa tal "inspiração divina", que fica para quem acredita nela, o eleito tem de ser escolhido com 2/3 ou mais dos votos. Portanto é normal que nas primeiras votações não haja consenso, consenso esse que vai sendo obtido com o passar das eleições. "Bottleneck", se quiseres.

Btw, seria fixe mudarem o título do tópico para "Eleição do novo Papa" ou algo parecido.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo se diz dentro do Vaticano, conta-se que hoje ou amanhã já haja fumo branco. Verdade seja dita, com apenas dois preferitis (ou lá como lhes queiram chamar) ao lugar, não penso que seja um Conclave longo.

De qualquer maneira, lá para as 12:30/13h deve sair o resultado da votação da manhã.

Editado por Naitch

Compartilhar este post

Link para o post

Quem são esses 2, btw? Por mim ganhava o Filipino, com 55 anos certamente que poderia fazer uma revolução digna de registo.

Compartilhar este post

Link para o post

Um é o Brasileiro Dom Odilo Scherer e o outro é Angelo Scola, de Milão. Depois tens um terceiro que também pode ser considerado favorito, Gianfranco Ravasi mas este não se ouve muita coisa.

Editado por Naitch

Compartilhar este post

Link para o post

Do ponto de vista de fé, era o melhor. Conseguia, com jeitinho, fazer-se passar por João Paulo II já que podia vir a ter influências (em jeito de fé) nos países menos desenvolvidos da América do Sul e estabelecer uma ponte entre continentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, e também porque eu sou um bocado contra "Papas Italianos". :lol:

Não sou contra, mas acho que é uma "geografização" desnecessária.

Compartilhar este post

Link para o post

holy highness

maconha.png?w=600

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, e também porque eu sou um bocado contra "Papas Italianos". :lol:

Não sou contra, mas acho que é uma "geografização" desnecessária.

Sim, é um pouco estranho :lol: Mas está na altura de uma mudança de nacionalidade. Desde 1903, mais para trás não encontro registos, os únicos papas Não-Italianos foram o João Paulo II (Polaco, 78-05) e o Bento XVI (Alemão, 05-13).

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é um pouco estranho :lol: Mas está na altura de uma mudança de nacionalidade. Desde 1903, mais para trás não encontro registos, os únicos papas Não-Italianos foram o João Paulo II (Polaco, 78-05) e o Bento XVI (Alemão, 05-13).

Pois, lá está. E mais do que nunca, acho que a Igreja precisa de sangue novo (poupem as graçolas, sff) e um Papa "jovem" viria a calhar na mudança que é necessária à Igreja.

EDIT: Saiu fumo negro.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo se diz dentro do Vaticano, conta-se que hoje ou amanhã já haja fumo branco. Verdade seja dita, com apenas dois preferitis (ou lá como lhes queiram chamar) ao lugar, não penso que seja um Conclave longo.

De qualquer maneira, lá para as 12:30/13h deve sair o resultado da votação da manhã.

Com dois favoritos, pode acontecer um extremar de posições e ninguém ceder e andarem sempre a votar, sem nenhum obter os 2/3 dos votos.

Compartilhar este post

Link para o post

No entanto, com dois favoritos, a probabilidade de haver uma convergência mais rápida também é maior, Hans.

A não ser que sejam todos uns casmurros de primeira água :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Até podia haver só um favorito que isso só por si não significaria que os 2/3 votassem nele. É esperar.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Vejam o caso do Conclave de 2005. Segundo consta, o Ratzinger não era considerado favorito. Nas primeiras duas votações do 2º dia houve alguns votos espalhados pelos então preferidos a Papa. Quase parece que se fartaram de lá estar fechados durante 24 horas e apontaram todos para o Ratzinger. Pelo menos existem relatos de quem está por dentro de que houve conversas entre cardeais para que os votos fossem alterados.

Portanto nem sempre o estatuto de preferido significa algo.

Compartilhar este post

Link para o post

No entanto, com dois favoritos, a probabilidade de haver uma convergência mais rápida também é maior, Hans.

A não ser que sejam todos uns casmurros de primeira água :mrgreen:

Pode acontecer se, os dois favoritos tiverem algo de que os divida totalmente, tipo um conservador e um mais "revolucionário", um europeu e um não-europeu, and so on.

Compartilhar este post

Link para o post

What, Hugh?

Porque não outro?

Eu não gostava nada do homem, acho que só se safava por ter cara de avô. Eu era puto, mas sempre tive dele uma imagem de hipócrita (acho que todos os papas são, mas aquele exagerava).

Além do mais foi cagão em vários assuntos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não gostava nada do homem, acho que só se safava por ter cara de avô. Eu era puto, mas sempre tive dele uma imagem de hipócrita (acho que todos os papas são, mas aquele exagerava).

Além do mais foi cagão em vários assuntos.

Do pouco que me lembro era uma grande figura, mas por mim podiam mandar aquilo tudo abaixo, n se perdia nada. Todo o vaticano é um antro de hipocrisia.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...