John Bonifácio Publicado 12 Fevereiro 2013 Já vi que és religioso, mas deixa-me que te diga que na tua frase não fez sentido para mim. Percebo porque é que faz para ti: à medida que envelhecemos a ideia de morte chega mais perto, e a ideia de que tem de haver mais para alem disto surge: é isto a religião. Advém do medo da morte e da atribuição de um significado a esta existência. A idade, na minha opinião nada tem a ver com isso. Aliás, temos idosos conhecidos ateus como o Saramago, o George Carlin, que até ao ultimo minuto manteram a sua palavra e nunca se converteram, até porque pessoas com elevada inteligência e valor critico como a desses senhores, levou a melhor. Só tenho pena que se desperdice uma vida idolatrando alguém em vão, vivendo na mentira. Por vezes cmparo os religiosos àqueles que vivem sob estritas ditaduras... Nada disso. Está completamente enganado. ;) Para começar, não sou religioso. E o que eu quis dizer foi que a vida vai-se encarregar de te explicar porque motivo muita gente tem fé. Vais acabar por perceber que até o mais cético pode se transformar no crente mais fervoroso e vice-versa. É que nada é tão básico como nós achamos que é quando somos novos. E não tenhas pena de ninguém, que não há quem faça escolhas de vida estruturantes com o intuito de ser infeliz. Mesmo que isso signifique viver sob ilusões. No entanto, o que para ti é uma mentira certa, para outro será a mais pura das verdades, pelo que sentir pena acaba por ser um exercício completamente inútil. Compartilhar este post Link para o post
danielgoncalvesdg Publicado 12 Fevereiro 2013 Superstição é uma coisa, fé é outra. Esses conceitos confundem-se nestas discussões. Isto porque muitas religiões recrutaram, durante muito tempo, através da superstição, e quando os exponenciais avanços da ciência fizeram alguns pensar que as religiões tinham os seus dias contados, a fé tem-se renovado e prevalecido. Esta última é inefável e inabalável. Por essa razão não me admira que um verdadeiro crente ao expandir o seu intelecto fortaleça a sua fé. É necessário que as Igrejas acompanhem essa evolução, sob o risco de se tornarem vivos monumentos às superstições de tempos passados. Daí o desejo, já evidenciado neste tópico, de que o próximo Papa promova grandes mudanças. Desculpa, estás a dizer que papa é que tem de promover mudanças no mundo? Se eles se adaptarem aos tempos modernos, toda a doutrina deles cai por terra ainda não percebeste? Imagina o papa a dizer: O inferno, o pecado, foi tudo inventado como instrumento de controlo, existe, de facto pedofilia que tem de ser abolida na igreja, cristo era um homem comum, o deus da biblia é mítico, não nos devemos reger pelos ensinamentos de um livro alterado ao longo dos anos e repleto de contradições... Admitindo tudo isso, qual seria a legitimidade deles para gastar milhões dos crentes e usarem luxo... Nada disso. Está completamente enganado. ;) Para começar, não sou religioso. E o que eu quis dizer foi que a vida vai-se encarregar de te explicar porque motivo muita gente tem fé. Vais acabar por perceber que até o mais cético pode se transformar no crente mais fervoroso e vice-versa. É que nada é tão básico como nós achamos que é quando somos novos. E não tenhas pena de ninguém, que não há quem faça escolhas de vida estruturantes com o intuito de ser infeliz. Mesmo que isso signifique viver sob ilusões. No entanto, o que para ti é uma mentira certa, para outro será a mais pura das verdades, pelo que sentir pena acaba por ser um exercício completamente inútil. :wink: Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 12 Fevereiro 2013 Só tenho pena que se desperdice uma vida idolatrando alguém em vão, vivendo na mentira. Por vezes cmparo os religiosos àqueles que vivem sob estritas ditaduras... O que não falta por aí são religiosos que também têm pena dos que desperdiçam uma vida sem descobrir a verdade em Deus e sem usufruir da alegria de viver a vida com dedicação a Deus e aos ensinamentos da Igreja. Compartilhar este post Link para o post
FMLOGIN Publicado 12 Fevereiro 2013 Desculpa, estás a dizer que papa é que tem de promover mudanças no mundo? Se eles se adaptarem aos tempos modernos, toda a doutrina deles cai por terra ainda não percebeste? Imagina o papa a dizer: O inferno, o pecado, foi tudo inventado como instrumento de controlo, existe, de facto pedofilia que tem de ser abolida na igreja, cristo era um homem comum, o deus da biblia é mítico, não nos devemos reger pelos ensinamentos de um livro alterado ao longo dos anos e repleto de contradições... Admitindo tudo isso, qual seria a legitimidade deles para gastar milhões dos crentes e usarem luxo... :wink: A pedofilia têm de ser abolida em todo mundo. O Inferno já foi dito que não existe. Agora o resto duvido que alguma vez seja dito por um papa, visto que assim estaria a contrariar aquilo em que supostamente acredita e que os fieis acreditam. Compartilhar este post Link para o post
ZeeSpecialThree Publicado 12 Fevereiro 2013 para mim racionalidade (as in conhecimento cientifico) convive muito bem com a religiosidade..eu por exemplo sou católico e acredito na teoria do Big Bang, na teoria de evolução (apesar de estas mesmas não estarem a 100% esclarecidas)...como este Papa (que vai sair no fim deste mês) diz, a crença em Deus não tem de ser algo que tenha que ser provado cientificamente, não é necessário ser algo palpável...para ele próprio é um Deus é um mistério... Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 12 Fevereiro 2013 (editado) Desculpa, estás a dizer que papa é que tem de promover mudanças no mundo? Se eles se adaptarem aos tempos modernos, toda a doutrina deles cai por terra ainda não percebeste? Imagina o papa a dizer: O inferno, o pecado, foi tudo inventado como instrumento de controlo, existe, de facto pedofilia que tem de ser abolida na igreja, cristo era um homem comum, o deus da biblia é mítico, não nos devemos reger pelos ensinamentos de um livro alterado ao longo dos anos e repleto de contradições... Admitindo tudo isso, qual seria a legitimidade deles para gastar milhões dos crentes e usarem luxo... Não vou imaginar o Papa a dizer isso, até porque alguns desses tópicos já foram abordados pela Igreja, e as fábulas da Bíblia são a minha menor preocupação, mas se a Igreja der passos no sentido de abandonar algumas das suas superstições só terá a ganhar, até mesmo legitimidade. Editado 12 Fevereiro 2013 por bmfpcdm Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 12 Fevereiro 2013 Desculpa, estás a dizer que papa é que tem de promover mudanças no mundo? Se eles se adaptarem aos tempos modernos, toda a doutrina deles cai por terra ainda não percebeste? Imagina o papa a dizer: O inferno, o pecado, foi tudo inventado como instrumento de controlo, existe, de facto pedofilia que tem de ser abolida na igreja, cristo era um homem comum, o deus da biblia é mítico, não nos devemos reger pelos ensinamentos de um livro alterado ao longo dos anos e repleto de contradições... Admitindo tudo isso, qual seria a legitimidade deles para gastar milhões dos crentes e usarem luxo... O que é que todos esses disparates têm a ver com a adaptação aos tempos modernos? Não se deve ensinar que é errado pecar? A pedofilia tem que ser abolida apenas na Igreja? E além disso os Papas sempre criticaram a pedofilia. E achas que uma posição forte contra a pedofilia faz com a Igreja perca seguidores? Jesus não era um homem comum. Ponto. Qual é esse Deus da Bíblia? O velhote barbudo sentado em cima de uma nuvem? Não há nenhum católico que não saiba que essa imagem não passa de uma metáfora. E qual é o problema de seguir os ensinamentos de um livro alterado ao longo do tempo e com contradições? Desde que sejam bons ensinamentos, moral e eticamente corretos? Aliás, são esses ensinamentos e esse código de valores que constituem os pilares da civilização que temos. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 12 Fevereiro 2013 Ele e milhões de idosos em dificuldades por esse mundo fora... ya a associação ad eternum à Igreja Católica nem lhe dá a estabilidade necessária (e até mesmo o luxo e o requinte) para viver tranquilo até falecer ... :lol: ou então foi por ser muito crente durante a vida toda :lol: Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 12 Fevereiro 2013 ya a associação ad eternum à Igreja Católica nem lhe dá a estabilidade necessária (e até mesmo o luxo e o requinte) para viver tranquilo até falecer ... :lol: ou então foi por ser muito crente durante a vida toda :lol: E querias que não fosse assim? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Fevereiro 2013 (editado) Só não percebo como é que uma pessoa tão educada, tão racional e inteligente consegue ter algum tipo de orientação religiosa. Agora que te ia perguntar se fumas coisas que fazem rir é que vais de BO... [-( EDIT: Nem é preciso ir para essas coisas, vá, posso simplesmente ficar pelo tabaco. Uma "pessoa tão educada, tão racional e inteligente" que fuma também deve ser ridículo, nesse ponto de vista. Editado 12 Fevereiro 2013 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 12 Fevereiro 2013 foi de bo porquê? Por espalhar magia... Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Fevereiro 2013 foi de bo porquê? Porque faltou à Catequese. Compartilhar este post Link para o post
Shabby Publicado 12 Fevereiro 2013 (editado) O que é que todos esses disparates têm a ver com a adaptação aos tempos modernos? Não se deve ensinar que é errado pecar? A pedofilia tem que ser abolida apenas na Igreja? E além disso os Papas sempre criticaram a pedofilia. E achas que uma posição forte contra a pedofilia faz com a Igreja perca seguidores? Jesus não era um homem comum. Ponto. Qual é esse Deus da Bíblia? O velhote barbudo sentado em cima de uma nuvem? Não há nenhum católico que não saiba que essa imagem não passa de uma metáfora. E qual é o problema de seguir os ensinamentos de um livro alterado ao longo do tempo e com contradições? Desde que sejam bons ensinamentos, moral e eticamente corretos? Aliás, são esses ensinamentos e esse código de valores que constituem os pilares da civilização que temos. Quando leio o que escreves, não consigo evitar de tentar perceber o que leva alguém com tanto conhecimento histórico a defender a igreja católica. A única coisa que consigo concluir, é que, mesmo sabendo que, durante séculos a fio, esta instituição (ou lá o que lhe queiram chamar) que oprimiu, torturou e matou (em quantidades absolutamente monstruosas), possivelmente mais que QUALQUER outra causa de guerra, tu consideres, dado que, como alegas, ter "servido como um dos pilares da civilização actual", esta fez mais mal que bem à humanidade. Sinceramente, acho que é a única conclusão plausível a que se pode chegar. É que sempre ouvi que nas ditas "dark ages", se havia razão para a não-evolução da civilização, era mesmo pelos limites impostos pela igreja. Acho ainda mais graça ao facto de menosprezares o mais importante ponto que se aponta à igreja: as contradições. Deduzo que o facto de terem cuspido, vezes sem conta, nos valores morais pelos quais "se regem", ser algo completamente banal para ti/quem pensa como tu. Se cumprissem um terço das tretas que dizem cumprir, não tinham feito uma décima da porcaria que fizeram durante centenas e centenas de anos. "Papas". Autênticos reis dos tempos antigos, gente que usava e abusava do ridiculamente enorme poder que tinham, para fazer coisas do mais nojento que há (os tais genocídios que, curiosamente, o comum estudante nunca sequer ouve falar). Não são mais que a derradeira forma de controlar as massas, Preocupa-me, sim, o poder que ainda têm e possam vir a ter. Sei que o seu poder diminuiu imenso nos últimos 100 anos, como também já li que possuem uma fortuna de contornos absurdos, fortuna esta que julgo que ninguém sabe realmente qual o seu propósito. Editado 12 Fevereiro 2013 por Zacker Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 12 Fevereiro 2013 Se as pessoas demonstrassem para com os seus governos a mesma revolta e exigência que têm para com a Igreja, não tenho dúvidas que viveríamos num mundo bastante melhor. Ainda que com religião. Compartilhar este post Link para o post
Mr. Bacano Publicado 12 Fevereiro 2013 Se as pessoas demonstrassem para com os seus governos a mesma revolta e exigência que têm para com a Igreja, não tenho dúvidas que viveríamos num mundo bastante melhor. Ainda que com religião. Padre é pedófilo - Igreja Católica e toda a sua existência deviam acabar. Governo gasta milhões no BPN - no pasa nada. Compartilhar este post Link para o post
45roma Publicado 12 Fevereiro 2013 Padre é pedófilo - Igreja Católica e toda a sua existência deviam acabar. Governo gasta milhões no BPN - no pasa nada. Faças o que fizeres o teu dinheiro já foi gasto. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 12 Fevereiro 2013 foi de bo porquê? Deus perdoa, a moderação não. Compartilhar este post Link para o post
Mr. Bacano Publicado 12 Fevereiro 2013 Faças o que fizeres o teu dinheiro já foi gasto. Da mesma maneira que a Inquisição já foi feita. Mas isto também não é o tópico da politica, e estava só a dar um exemplo "extremo" com aquilo que Derlis Gonzalez disse. Compartilhar este post Link para o post
45roma Publicado 12 Fevereiro 2013 Deus perdoa, a moderação não. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 12 Fevereiro 2013 E querias que não fosse assim? Não queria nem deixo de querer. Estava-te só a explicar que ele não é igual aos restantes seres humanos que têm 85 anos. Padre é pedófilo - Igreja Católica e toda a sua existência deviam acabar. Governo gasta milhões no BPN - no pasa nada. devias pensar nisso também Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 13 Fevereiro 2013 É que sempre ouvi Pois. O problema é esse. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 13 Fevereiro 2013 Quando leio o que escreves, não consigo evitar de tentar perceber o que leva alguém com tanto conhecimento histórico a defender a igreja católica. A única coisa que consigo concluir, é que, mesmo sabendo que, durante séculos a fio, esta instituição (ou lá o que lhe queiram chamar) que oprimiu, torturou e matou (em quantidades absolutamente monstruosas), possivelmente mais que QUALQUER outra causa de guerra, tu consideres, dado que, como alegas, ter "servido como um dos pilares da civilização actual", esta fez mais mal que bem à humanidade. Sinceramente, acho que é a única conclusão plausível a que se pode chegar. Estás melhor do que eu. Quando li o que escreveste eu só tentei perceber o que é que tu tinhas escrito... Que raio de conclusão foi essa a que chegaste sobre o que me leva a defender a Igreja Católica? Que ela fez mais mal que bem à humanidade? É por isso que tu achas que eu a defendo? Coisa estranha... :roll: É que sempre ouvi que nas ditas "dark ages", se havia razão para a não-evolução da civilização, era mesmo pelos limites impostos pela igreja. Ouviste só metade da história. Podias também ter ouvido que, se houve uma razão para a preservação ao longo dos séculos do que restou das civilizações grega e romana foi obra exclusiva da Igreja Católica. Tal como podias ter ouvido que, se houve instituição decisiva nos avanços civilizacionais a todos os níveis (cultural, artístico, científico, político...) da época dita do "Renaissance", foi a Igreja Católica. Mas se calhar faltaste a essas aulas... Acho ainda mais graça ao facto de menosprezares o mais importante ponto que se aponta à igreja: as contradições. Deduzo que o facto de terem cuspido, vezes sem conta, nos valores morais pelos quais "se regem", ser algo completamente banal para ti/quem pensa como tu.Se cumprissem um terço das tretas que dizem cumprir, não tinham feito uma décima da porcaria que fizeram durante centenas e centenas de anos. Não é banal. É História. Que deve ser analisada e compreendida por forma a que não se cometam no presente e no futuro os erros do passado. Pelo que dizes os valores morais que sustentam a Igreja não passam de tretas. Mas também dizes que fizeram porcaria quando não os seguiram. Torna-se difícil compreender essa linha de raciocínio... No entanto acrescento que não existem instituições, organizações ou nações sem telhados de vidro. Principalmente quando falamos de entidades com séculos de história. E não faz sentido renegar aquilo em que se acredita porque no passado houve "porcarias". Faria algum sentido que eu renegasse a ser português porque, há 500 anos atrás foram antepassados meus que "inventaram" o tráfico negreiro? "Papas". Autênticos reis dos tempos antigos, gente que usava e abusava do ridiculamente enorme poder que tinham, para fazer coisas do mais nojento que há (os tais genocídios que, curiosamente, o comum estudante nunca sequer ouve falar). Que genocídios foram esses de que ninguém ouviu falar? :confuso: Não são mais que a derradeira forma de controlar as massas,Preocupa-me, sim, o poder que ainda têm e possam vir a ter. Sei que o seu poder diminuiu imenso nos últimos 100 anos, como também já li que possuem uma fortuna de contornos absurdos, fortuna esta que julgo que ninguém sabe realmente qual o seu propósito. Qual o seu propósito? Mas para que queres saber tu qual o propósito da alegada fortuna colossal da Igreja? És contribuinte? Tens medo que o dinheiro esteja a ser usado para te prejudicar de alguma forma? Achas que essa fortuna foi conseguida por via criminosa ou ilícita? Não queria nem deixo de querer. Estava-te só a explicar que ele não é igual aos restantes seres humanos que têm 85 anos. Estavas a explicar-me? Mas achas que eu não sei que ele é diferente dos outros idosos? O homem ainda é o Papa! Que ele não é igual aos outros sei eu... O que eu não percebo é o motivo pelo qual te indignas por ele ter o resto dos seus dias assegurado em condições confortáveis. E estas condições confortáveis são relativas. Ao ler o que tu escreveste até parece que o homem vai passar o tempo que lhe resta de papo para o ar numa ilha paradisíaca. No entanto ele vai ficar em regime de clausura num mosteiro de uma ordem religiosa qualquer. Nada de muito exuberante... Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 13 Fevereiro 2013 Se as pessoas demonstrassem para com os seus governos a mesma revolta e exigência que têm para com a Igreja, não tenho dúvidas que viveríamos num mundo bastante melhor. Ainda que com religião. Txi.. parecias a malta agora a falar da casa dos segredos.. ou do facebook.. ou do futebol.. ou do ....... Compartilhar este post Link para o post