Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Vaart10

Eleição do novo Papa

Publicações recomendadas

já falta pouco pa começar a champions league dos padres.

quando saísse o Papa da janela para toda a gente o ver, começava a tocar o hino da liga dos campeões.

Compartilhar este post

Link para o post

Padre é pedófilo - Igreja Católica e toda a sua existência deviam acabar.

Governo gasta milhões no BPN - no pasa nada.

Não precisas de ir para longe, até podes ficar no âmbito da pedofilia. Basta ver o caso Casa Pia, não vejo ninguém a dizer que os apresentadores de televisão são uma escumalha e que essa profissão devia acabar.

Mas pronto, estas discussões terminam sempre no mesmo: 1) pessoas fazem acusações bacocas à Igreja; 2) outras pessoas defendem a Igreja com verdades e argumentos tão ou mais sólidos que os primeiros; 3) as primeiras pessoas acusam as segundas de choro e afins. :mrgreen:

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisas de ir para longe, até podes ficar no âmbito da pedofilia. Basta ver o caso Casa Pia, não vejo ninguém a dizer que os apresentadores de televisão são uma escumalha e que essa profissão devia acabar.

manuel-luis-goucha-f548.jpg

ng1450833.jpg?type=big&pos=0

malato-007.jpg

Pedro-Miguel-Ramos.jpg

3854_27733_Jose_Figueiras.jpg

julio.jpg

FC1978_EladioClimaco.jpg

barbara_guimaraes.pagina.jpg

é pena, porque isso era raça que era para ir toda à vida também

Compartilhar este post

Link para o post

Pois. O problema é esse.

Eis a diferença de não ter "descartes" como nick. Tudo o que se diz tem de ser absolutamente fundamentado, porque tudo é dúbio :lol:

@descartes: assim que puder, responder-te-ei.

Compartilhar este post

Link para o post

assim que puder respondo :mrgreen:

é quase a mesma coisa que mandar uma mensagem "nao posso responder, estou sem saldo"

Compartilhar este post

Link para o post

Eis a diferença de não ter "descartes" como nick. Tudo o que se diz tem de ser absolutamente fundamentado, porque tudo é dúbio :lol:

Se queres ter uma discussão séria com alguém, convém que o que digas tenha de ser fundamentado. Caso contrário será baseado no "que se ouviu dizer", que no fundo não é nada.

Eu já discuti este mesmíssimo assunto contigo nem há um mês, penso eu. Refutei alguns dos disparates que aparentemente "ouviste dizer", mas continuas a repeti-los. Não estou aqui para convencer alguém a mudar de opinião quando esse alguém não o quer fazer, mesmo quando se apresentam factos provados.

Mas fiquei interessado na parte de terem morto mais que qualquer outra guerra. Isso e no genocídio. Se quiseres fundamentar essas alegações... :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Se queres ter uma discussão séria com alguém, convém que o que digas tenha de ser fundamentado. Caso contrário será baseado no "que se ouviu dizer", que no fundo não é nada.

Eu já discuti este mesmíssimo assunto contigo nem há um mês, penso eu. Refutei alguns dos disparates que aparentemente "ouviste dizer", mas continuas a repeti-los. Não estou aqui para convencer alguém a mudar de opinião quando esse alguém não o quer fazer, mesmo quando se apresentam factos provados.

Mas fiquei interessado na parte de terem morto mais que qualquer outra guerra. Isso e no genocídio. Se quiseres fundamentar essas alegações... :wink:

Mas porque é que eu tenho de fundamentar tudo e mais alguma coisa, enquanto que outros users não? :lol: Jamais me julgarei senhor e dono da razão, razão pela qual insisto em dizer "a meu ver; na minha opinião; ouvi dizer que". Não percebo porque raio é que a uns se exige fundamentação, enquanto que outros podem espalhar "conhecimento" como se fossem donos de alguma coisa que afirmam. Mas, enfim, nada a que já não esteja habituado.

Querem fundamentação acerca dos genocídios da Igreja Católica? Pá, eu não sei ao certo se isso é, de facto, uma pergunta séria. Deduzo que seja apenas para "ver se sei do que falo" (possivelmente ignorando o facto de que qualquer um pode ir ao Google informar-se acerca deste tema, visto que as verdades estão ao dispor de qualquer mortal com acesso à Internet).

Dito isso, e mencionando APENAS o mais conhecido método da bela instituição que é a Igreja Católica: A Santa Inquisição.

Contudo, e visto que temos mais que fazer que discutir até à raiz um assunto tão extenso como este, deixo um link que achei interessante, para quem tiver estômago/paciência (admito que não li tudo, e que é mais que possível que alguma da informação aqui exposta seja falsa. Alguma. Acho inegável uma grande parte dos factos que isto apresenta):

CC's crymes against humanity

@ Descartes

"Qual o seu propósito? Mas para que queres saber tu qual o propósito da alegada fortuna colossal da Igreja? És contribuinte? Tens medo que o dinheiro esteja a ser usado para te prejudicar de alguma forma? Achas que essa fortuna foi conseguida por via criminosa ou ilícita?"

Tu estás mesmo a dizer isso? :lol:

E CLARO que tenho medo do que possam fazer. Se a fortuna em questão for 10% do que se diz, tem um poder absolutamente brutal. Ora, poder nas mãos erradas -> 1+1 = ...

E para que raio é que guardam o dinheiro? É que nem os seus seguidores e igrejas são decentemente financiados. Mas nem quero entrar por aqui, porque já sei que ias dar uma volta ao assunto, onde seria absolutamente injusto que eles doassem o que quer que seja (quantias dignas do seu poder, diga-se) para ajudar outrem...

" Não é banal. É História. Que deve ser analisada e compreendida por forma a que não se cometam no presente e no futuro os erros do passado. Pelo que dizes os valores morais que sustentam a Igreja não passam de tretas. Mas também dizes que fizeram porcaria quando não os seguiram. Torna-se difícil compreender essa linha de raciocínio..."

É tão irritante, quando alguém sabe o que quiseste dizer, mas tenta distorcer completamente o significado. Honestamente, considero grande parte dos ditos valores uma treta. Contudo, já que "exigem" que os seus fiéis os cumpram... não os deveriam cumprir também? O facto de terem desrespeitado todos e mais alguns desses mesmos valores, vezes sem conta, não é errado!?

Vamos lá tentar concluir: Vocês acham que a Igreja Católica foi essencial para o desenvolvimento da civilização em que vivemos (e se isto não é defender a mesma... epá :lol:). Admito que, apesar do imensurável mal que causaram durante séculos a fio, tiveram a sua contribuição (quase como que matar 100 gajos e salvar 1, mas pronto :lol:). Agora, isso faz com que tenha de "agradecer" a esta instituição? Que lhe dê algum tipo de mérito? Ou não é verdade que tudo o que fizeram foi para proveito próprio? Que os benefícios que deram ao comum mortal dos dias de hoje, surgiram de forma completamente indirecta? Conseguem mesmo negar que esta, e qualquer outra religião, não é feita com o intuito de controlar e oprimir massas, com base no medo e força?

Gostava de perceber melhor o vosso lado. Abram-se! :mrgreen:

Aposto que te vai falar das Cruzadas e da Inquisição. :lol:

LOL? :lol:

Isso é tipo "aposto que vão condenar o Hitler pelo Holocausto"!

Editado por Zacker

Compartilhar este post

Link para o post

Txi.. parecias a malta agora a falar da casa dos segredos.. ou do facebook.. ou do futebol.. ou do .......

Com a ressalva que da Igreja para a casa dos segredos, facebook e futebol ainda vai uma grande diferença. A não ser que tu julgues que têm todos a mesma importância no desenvolvimento da civilização moderna. Aí faria sentido essa comparação...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas porque é que eu tenho de fundamentar tudo e mais alguma coisa, enquanto que outros users não? :lol: Jamais me julgarei senhor e dono da razão, razão pela qual insisto em dizer "a meu ver; na minha opinião; ouvi dizer que". Não percebo porque raio é que a uns se exige fundamentação, enquanto que outros podem espalhar "conhecimento" como se fossem donos de alguma coisa que afirmam. Mas, enfim, nada a que já não esteja habituado.

Se calhar porque as pessoas fundamentam, e não o fazem com "ouvi dizer que".

Querem fundamentação acerca dos genocídios da Igreja Católica? Pá, eu não sei ao certo se isso é, de facto, uma pergunta séria. Deduzo que seja apenas para "ver se sei do que falo" (possivelmente ignorando o facto de que qualquer um pode ir ao Google informar-se acerca deste tema, visto que as verdades estão ao dispor de qualquer mortal com acesso à Internet).

Dito isso, e mencionando APENAS o mais conhecido método da bela instituição que é a Igreja Católica: A Santa Inquisição.

Sabes qual é o valor mais aceite actualmente para esse "genocídio", tendo em conta os registos dos próprios autos-de-fé? Entre 10 a 20 mil mortos. Dos processos abertos, apenas 2 a 5% resultaram em morte dos acusados. Em comparação, morreu quase tanta gente na Batalha de Aljubarrota, numa tarde, como em 7 séculos de Inquisição; ou, já que falaste no Hitler, foram menos 6 milhões de execuções que durante os 3 anos da "Solução Final" nazi. A própria Peste Negra, contemporânea da Inquisição, terá morto algo como 75 a 100 milhões de pessoas em 50 anos. Se calhar o genocídio que ouviste falar foi causado pelos ratos que transportavam as pulgas com a Peste Negra.

btw, dei uma vista de olhos no site que indicaste. A minha parte favorita é quando dizem que um papa ordenou, num período de 3 anos, a morte de 10 milhões de heréticos na Jugoslávia e na Síria, sendo que nessa época a totalidade da população europeia pouco passava dos 35 milhões. Escusado será dizer que na Jugoslávia e na Síria não moravam 10 milhões de pessoas, e se calhar nem metade disso :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

@ Descartes

"Qual o seu propósito? Mas para que queres saber tu qual o propósito da alegada fortuna colossal da Igreja? És contribuinte? Tens medo que o dinheiro esteja a ser usado para te prejudicar de alguma forma? Achas que essa fortuna foi conseguida por via criminosa ou ilícita?"

Tu estás mesmo a dizer isso? :lol:

E CLARO que tenho medo do que possam fazer. Se a fortuna em questão for 10% do que se diz, tem um poder absolutamente brutal. Ora, poder nas mãos erradas -> 1+1 = ...

E para que raio é que guardam o dinheiro? É que nem os seus seguidores e igrejas são decentemente financiados. Mas nem quero entrar por aqui, porque já sei que ias dar uma volta ao assunto, onde seria absolutamente injusto que eles doassem o que quer que seja (quantias dignas do seu poder, diga-se) para ajudar outrem...

Não dou volta nenhuma ao assunto porque nem sequer há assunto. Continuas a dizer que tens medo mas não concretizas com nada. Dizes apenas que têm um poder brutal e que está em mãos erradas. Mas como é que isso joga com o facto, que tu próprio o referiste em posts anteriores embora eu tenha algumas dúvidas, de que a Igreja tem vindo a perder influência nos últimos tempos?

E quanto ao dinheiro: tu deves julgar que nos subterrâneos do Vaticano existem caixas-fortes ao melhor estilo do Tio Patinhas onde os Papas mergulham na quantidade astronómica de notas e moedas...:lol: A esmagadora maioria dessa colossal fortuna possuída pela Igreja corresponde a património. Nomeadamente Património da Humanidade. Catedrais, basílicas, mosteiros, conventos, igrejas, capelas... Obras de Arte, livros e manuscritos únicos de valor incalculável. Essa é a grande fortuna do Vaticano. E dada a tua preocupação com a questão se calhar aprovarias, por exemplo, a venda do teto da Capela Sistina a retalho a xeiques árabes ou magnatas do petróleo para matar a fome durante uma semana às crianças em África. Eu não aprovaria tal medida.

" Não é banal. É História. Que deve ser analisada e compreendida por forma a que não se cometam no presente e no futuro os erros do passado. Pelo que dizes os valores morais que sustentam a Igreja não passam de tretas. Mas também dizes que fizeram porcaria quando não os seguiram. Torna-se difícil compreender essa linha de raciocínio..."

É tão irritante, quando alguém sabe o que quiseste dizer, mas tenta distorcer completamente o significado. Honestamente, considero grande parte dos ditos valores uma treta. Contudo, já que "exigem" que os seus fiéis os cumpram... não os deveriam cumprir também? O facto de terem desrespeitado todos e mais alguns desses mesmos valores, vezes sem conta, não é errado!?

É claro que é errado. Ainda não me viste a defender os erros cometidos pelos representantes da Igreja no passado.

Mas fiquei com curiosidade em saber mais concretamente exemplos de valores morais proclamados pela Igreja que consideras uma treta.

Vamos lá tentar concluir: Vocês acham que a Igreja Católica foi essencial para o desenvolvimento da civilização em que vivemos (e se isto não é defender a mesma... epá :lol:). Admito que, apesar do imensurável mal que causaram durante séculos a fio, tiveram a sua contribuição (quase como que matar 100 gajos e salvar 1, mas pronto :lol:). Agora, isso faz com que tenha de "agradecer" a esta instituição? Que lhe dê algum tipo de mérito? Ou não é verdade que tudo o que fizeram foi para proveito próprio? Que os benefícios que deram ao comum mortal dos dias de hoje, surgiram de forma completamente indirecta? Conseguem mesmo negar que esta, e qualquer outra religião, não é feita com o intuito de controlar e oprimir massas, com base no medo e força?

Gostava de perceber melhor o vosso lado. Abram-se! :mrgreen:

Tu tens todo o direito de acreditar no que muito bem quiseres. Eu defendo a Igreja (não percebi a dúvida) e reconheço-lhe méritos enormes pelo papel que desempenhou na História da humanidade até aos dias de hoje. Pela estruturação da Sociedade no período pós-queda do Império Romano, pela ordem que estabeleceram, pelo trabalho desenvolvido na preservação do conhecimento, pelo trabalho realizado nos campos da educação, da saúde, da solidariedade, do apoio aos mais desfavorecidos, pela disseminação dos valores associados à bondade, à tolerância, à solidariedade, ao perdão e por aí fora...

Não concordo nada contigo nessa proporção de "matar 100 e salvar 1" nem que "tudo o que fizeram foi para proveito próprio". E quanto ao controlo e opressão das massas tem dias...

Sabes qual é o valor mais aceite actualmente para esse "genocídio", tendo em conta os registos dos próprios autos-de-fé? Entre 10 a 20 mil mortos. Dos processos abertos, apenas 2 a 5% resultaram em morte dos acusados. Em comparação, morreu quase tanta gente na Batalha de Aljubarrota, numa tarde, como em 7 séculos de Inquisição; ou, já que falaste no Hitler, foram menos 6 milhões de execuções que durante os 3 anos da "Solução Final" nazi. A própria Peste Negra, contemporânea da Inquisição, terá morto algo como 75 a 100 milhões de pessoas em 50 anos. Se calhar o genocídio que ouviste falar foi causado pelos ratos que transportavam as pulgas com a Peste Negra.

btw, dei uma vista de olhos no site que indicaste. A minha parte favorita é quando dizem que um papa ordenou, num período de 3 anos, a morte de 10 milhões de heréticos na Jugoslávia e na Síria, sendo que nessa época a totalidade da população europeia pouco passava dos 35 milhões. Escusado será dizer que na Jugoslávia e na Síria não moravam 10 milhões de pessoas, e se calhar nem metade disso :lol:

Duas achegas para complementar.

Há que dizer que a Inquisição não matava ninguém. Era um Tribunal que condenava os réus e os entregava às autoridades civis para que lhes aplicassem as penas. Há também que referir que a Inquisição (ou Tribunal do Santo Ofício), no seu pior período, estava completamente instrumentalizada pelo poder político (principalmente em Espanha) onde era utilizada para servir os interesses económicos e políticos dos monarcas, tendo sido a sua atuação por diversas vezes condenada pelo próprio Papa.

Também vi o site. Achei curioso que a relação de Papas infâmes e demoníacos tenha "apenas" 13 membros. Estava à espera de mais tendo em conta que já passaram pela "cadeira de S. Pedro" mais de 300 em 2000 anos de história. Sendo certo que houve Papas que cometeram grandes atrocidades (e que a própria Igreja reconhece e se penitencia) não me parece uma má relação. E se tivermos em conta que no grupo estão o João Paulo II porque trabalhava numa fábrica de químicos e Bento XVI porque, tal como todos os jovens alemães do seu tempo, pertenceu a uma organização de militância obrigatória na juventude mais relativa se torna a lista de horrores. Isto sem sequer me preocupar em analisar a sustentação histórica e científica dos textos. E a minha parte favorita foi aquela em que se refere que o Papa tinha um harém de 200 freiras à disposição... Fabuloso...:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

De salientar que o Ratzinger, de facto, apenas se afiliou na Juventude Hitlerista porque o alistamento, nessa altura, já era de natureza compulsória. Outro pormenor, a religião católica ajudou a diminuir a influência dessa instituição, visto que os padres ofereciam apoio emocional aos jovens que demonstravam vontade de não se afiliarem, reforçando a sua resolução, isto quando estes últimos chegavam a sentir pressões dos familiares mais próximos para se alistarem. Para além disso, muitos jovens encontraram "abrigo" nas igrejas locais para justificarem a evasão aos treinos matinais da JH.

Compartilhar este post

Link para o post

muito vão à catequese levar palmadinhas

Editado por Pierre van Hooijdonk

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Interessante :-k ainda mais quando surge também o caso do Bispo D. Carlos Azevedo

Compartilhar este post

Link para o post
"Só te digo que tem 2 metros, pesa 97 quilos, tem 33 anos e é completamente 'ativo'", ouviu-se numa gravação tornada pública, na altura, numa conversa entre o também cavaleiro de Sua Santidade, Angelo Balducci, e um membro do coro do Vaticano.

(...)

próximo Papa, que deverá ser bastante forte, jovem e santo para enfrentar o trabalho que o espera". Refere ainda a necessidade de uma "limpeza profunda" no Vaticano

:confuso:

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...