Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Vaart10

Eleição do novo Papa

Publicações recomendadas

acho que está lá um com o segredo "ainda sou virgem"

Compartilhar este post

Link para o post

acho que está lá um com o segredo "ainda sou virgem"

A probabilidade disso acontecer é baixíssima.

Compartilhar este post

Link para o post

A probabilidade disso acontecer é baixíssima.

também me surpreendeu, não estou a ver quem seja, todos têm ar de quem já deu catequese

Compartilhar este post

Link para o post

Estão, oficialmente, fechados. Mais daqui a pouco já temos o resultado da primeira votação.

De notar que hoje é apenas uma. A partir de amanhã passa a ser três. Uma de manhã e duas à tarde.

Editado por Naitch

Compartilhar este post

Link para o post

De notar que hoje é apenas uma. A partir de amanhã passa a ser três. Uma de manhã e duas à tarde.

Acho que eles com treino conseguem dar mais que isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode nem haver votação hoje, sequer.

A tvi, à pouco, lançou essa dúvida. Mas também já vieram falar em votação daqui a pouco. Vale o que vale.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vai haver votação hoje?

Faz sentido, afinal daqui a 3 horinhas é o Barcelona x Milan e não dá jeito :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Uma de manhã e duas à tarde.

alguma coisa tinha de eu de ter em comum com a religião

Compartilhar este post

Link para o post

Não vai haver votação hoje?Faz sentido, afinal daqui a 3 horinhas é o Barcelona x Milan e não dá jeito :mrgreen:

Pode não haver.

Compartilhar este post

Link para o post

Há umas páginas atrás estava uma discussão bastante interessante. Parabéns aos intervenientes.

Fui educado no seio de uma família católica qb. Fui baptizado, obrigado a ir à catequese, tive religião e moral na escola, ia à missa, mas nunca, nunca mesmo, me senti confortável.

Aos 15 anos decidi que não era para mim. O meu pai aceitou, embora não concordasse.

Desde que tomei gosto pela História que nunca consegui compreender como uma organização como a Igreja Católica Romana tem tantos seguidores. Afinal, e apesar de tudo o que de bom fizeram e fazem, as contradições e crimes foram tantos que no final me parece tudo uma hipocrisia.

Reconheço o valor e importância que as igrejas têm nas comunidades onde estão inseridas. A aldeia de onde os meus avós paternos eram é um exemplo disso mesmo. Ajuda os velhos e moribundos, ocupa os jovens e ajuda a comunidade. No passado, onde a palavra do Padre era lei houve abusos. O meu pai, pro exemplo, o Padre da altura(1950) não queria baptizar o meu pai porque a gravidez da minha avó foi de 9 meses após o casamento(pelos vistos a noite de núpcias deu origem à queca que trouxe o meu pai ao mundo). Ou de Padres a incitarem a população a votar no PS.

Agora, aquela igreja que todos vemos na TV e nas revistas, para mim, é pura hipocrisia.

Falou-se aí em mortos pela igreja, Inquisição e diabo a quatro. Não esquecer a cristianização da América Latina. Ela acontecia de maneira brutal, muito influenciada pela Igreja.

Tal como o Maradona disse um dia: "quando o Vaticano vender todo o ouro e ajudar os pobres, eu levo-os a sério" ou algo do género.

Sobre a Bíblia. Quando acabei de ler a Bíblia pensei comigo: "bom livro, sim senhor. Uma bela estória de encantar. Mas com demasiadas contradições." No entanto vejo pessoas a falar do livro como se fosse a solução para todos os problemas do mundo.

Penso que não há como negar que a Igreja Romana tem, ainda, uma grande importância nos nossos dias. Infelizmente essa importância parece-me menos religiosa do que outrora. Hoje em dia parece mais status.

Espero que o novo Papa seja metade do que João Paulo II foi. Que consiga trazer dias de paz e aproximação entre religiões. Que vá visitar Mesquitas e sinagogas(que não parecendo, é de um significado bastante grande). Sobretudo que inspire confiança.

Já agora, o Bento XVI foi da Juventude Hitleriana. O meu pai pertenceu à Mocidade Portuguesa. Quer isto dizer que são fascistas? Não. Era algo instituído. Se o meu avô(que era Polícia) não o tivesse inscrito lá, teria problemas.

Mas à burros que nem sequer se informam e mandam a "boca" só porque sim.

A minha mensagem não é para atacar ou deixar de atacar quem acredita na Igreja Romana. É a minha opinião. Se está certa ou errada, um dia descobrirei.

Desde que cada um se sinta bem consigo mesmo, o resto é paisagem.

PS: reparem que falei sobre a instituição e não sobre a religião.

Editado por p4nd3m0n1uM

Compartilhar este post

Link para o post

Devem ter mandado o Policarpo lá para dentro pela quantidade de fumo que saiu

Compartilhar este post

Link para o post

Desde que tomei gosto pela História que nunca consegui compreender como uma organização como a Igreja Católica Romana tem tantos seguidores. Afinal, e apesar de tudo o que de bom fizeram e fazem, as contradições e crimes foram tantos que no final me parece tudo uma hipocrisia.

Isso é psicologia 101. O ser humano tem a necessidade de acreditar em algo superior à sua própria existência. Seja Deus, seja Cristo, seja o Universo, wtv. Estou um pouco fora da minha zona de conforto quando falo nisso mas o ser humano precisa de acreditar que existe algo mais. No caso dos católicos é Deus, no caso dos Muçulmanos é Alá, no caso dos ateus pode ser a dimensão do Universo. Criou-se o Vaticano como lugar supremo de fé e tributo a Deus e não interessa o que aconteceu para trás (na óptica de um religioso) já que a sua igreja sobreviveu.

Reconheço o valor e importância que as igrejas têm nas comunidades onde estão inseridas. A aldeia de onde os meus avós paternos eram é um exemplo disso mesmo. Ajuda os velhos e moribundos, ocupa os jovens e ajuda a comunidade. No passado, onde a palavra do Padre era lei houve abusos. O meu pai, pro exemplo, o Padre da altura(1950) não queria baptizar o meu pai porque a gravidez da minha avó foi de 9 meses após o casamento(pelos vistos a noite de núpcias deu origem à queca que trouxe o meu pai ao mundo). Ou de Padres a incitarem a população a votar no PS.

Antigamente um Padre local tinha mais poder e influência que o próprio Presidente da Junta/Concelho. Ainda hoje. Basta ir a uma aldeia do interior e vemos as pessoas mais idosas a idolatrar completamente o Padre da paróquia.

E crimes comprovados e aparentes mitos é o que não falta na história da Igreja. Assim de repente lembro-me da La Purga que foi a famosa perseguição a cientistas e matemáticos que ousavam desafiar a palavra do então Papa. Mas esta dou de barato. Envolve lendas antigas que não tenho a certeza de serem fruto da história ou se aconteceram de facto.

Outra que está documentada em livro é a caça às bruxas. O famoso Malleus Maleficarum que conta a história de como alguns elementos da igreja perseguiam, torturavam e queimavam as mulheres suspeitas de bruxaria. Mas pronto, isto foi à imenso tempo e de certeza que existem N versões para a mesma história.

Sobre a Bíblia. Quando acabei de ler a Bíblia pensei comigo: "bom livro, sim senhor. Uma bela estória de encantar. Mas com demasiadas contradições." No entanto vejo pessoas a falar do livro como se fosse a solução para todos os problemas do mundo.

Penso que não há como negar que a Igreja Romana tem, ainda, uma grande importância nos nossos dias. Infelizmente essa importância parece-me menos religiosa do que outrora. Hoje em dia parece mais status.

Um dia gostava de ter paciência para ler a Bíblia de uma ponta à outra. Não por me interessar por religião mas como um livro normal. Gostava de ler aquilo com olhos de quem não sabe o que vai encontrar mas, infelizmente, sei que tal não vai acontecer. Já tenho a mente de tal maneira que assim que abrisse o Velho Testamento ou qualquer outra parte só ia pensar: "Quem escreveu isto? Deus? Como? E como o entregou a nós? Quem "autorizou" isto? Que provas tenho eu que aquilo que lá está escrito aconteceu, de facto, como está ali escrito?".

Era-me totalmente impossível ler uma Bíblia, com muita pena minha.

E a Igreja, hoje em dia, parece-me mais um estabelecimento político do que um lugar de fé e romaria.

Compartilhar este post

Link para o post

A cena que acho estranho nisto é... o Papa só é Papa por vontade divina, certo? Então que m*rda se passa nestas cenas? Eles antes das reuniões estão a almoçar e Deus vai de ouvido em ouvido dizer-lhes um nome quando estão a dar graças? E só para gozar anda uma semana a dar nomes errados a alguns dos gajos para confundir? Que patrão.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...