Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Primário, Básico, Secundário e Exames Nacionais

Publicações recomendadas

Já agora, para quem teve a disciplina, Psicologia envolve muito Biologia?

As minhas colegas diziam que era Biologia misturada com Filosofia.

Compartilhar este post

Link para o post

Psicologia tem a primeira parte que tem alguma biologia, dado que dás o sistema nervoso e quê, mas passando essa parte não tem nada de Biologia. Diria até que tem bastante de sociologia. Foi, apenas e só, a minha disciplina favorita do secundário, mas também depende muito do professor que tiveres, eu tive muita sorte, uma prof excelente :)

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o pessoal não tem noção que o grau de exigência subiu muito (e bem) nos últimos dois anos. Há excesso de licenciados e não pode ser a vergonha que tem sido, qlq badameco tem uma licenciatura em tascas e petiscos e depois quer ser tratado por "doutor".

Concordo que malta com nega não possa entrar nem faz sentido. O minimo tem de ser exigido.

E está mais que provado que ir com média de 18 para exame não quer dizer nada. Depende muito do professor.

Por exemplo, a minha stora tem-me dado sempre um valor abaixo daquilo que realmente devia de ter. Fico lixado, mas depois vou a exame e ficou provado que até foi demais, tirei apenas 12. Talvez seja capaz de melhor, mas o que fica é que fui a exame e não consegui acompanhar a nota com que fui, 14

tudo mt certo e tudo muito bonito, mas deixa-me que te diga que não é pela dificuldade, ou não, dos exames que se revela a exigência do ensino português. Se querem fazer as coisas bem feitas, e aumentar a exigência escolar deve ser uma delas - por certo -, estão a fazer erradamente. Não é f*der a vida à malta em critérios mesquinhos e demasiado meticulosos que, miraculosamente, deixa de ter tudo curso superior. E essa conversa do " qualquer badameco é doutor" é só conversinha de chacha e ressabiamento. Num país a sério, quanto maior for a formação/especialização do seu capital humano, maior é a produtividade. Portanto já era hora de deixar essa conversinha, essa sim de tascas e petiscos, e começar a ter mais noção.

Compartilhar este post

Link para o post

tudo mt certo e tudo muito bonito, mas deixa-me que te diga que não é pela dificuldade, ou não, dos exames que se revela a exigência do ensino português. Se querem fazer as coisas bem feitas, e aumentar a exigência escolar deve ser uma delas - por certo -, estão a fazer erradamente. Não é f*der a vida à malta em critérios mesquinhos e demasiado meticulosos que, miraculosamente, deixa de ter tudo curso superior. E essa conversa do " qualquer badameco é doutor" é só conversinha de chacha e ressabiamento. Num país a sério, quanto maior for a formação/especialização do seu capital humano, maior é a produtividade. Portanto já era hora de deixar essa conversinha, essa sim de tascas e petiscos, e começar a ter mais noção.

tudo verdades. especialmente a parte referente ao suposto excesso de alunos no ensino superior.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem está a pensar em ir para o ISCAL ou esta a estudar la?

É uma das minhas opções. E tenho uma prima que está lá a tirar finanças.

Compartilhar este post

Link para o post

Não achei, mas opiniões são opiniões, têm o valor que têm

O grau de dificuldade aumentou e acho bem. O secundário é que não nos prepara para este nivel de exigência para já

Os critérios foram o que foram porque o próprio poema deste ano era a coisa mais subjectiva que encontraram.

E quanto à cena do ressabiamento, não deve ser para mim, nem sequer entrei no ensino superior ainda, não posso estar frustrado com nada visto que ainda não falhei nenhum objectivo lol.

E estás a confundir aí um bocado as cenas, porque se num "país a sério" for tudo doutores, engenheiros e quadros altamente especializados morremos atafulhados de m*rda até cá acima porque não vai ser o Engenheiro que vai apanhar o lixo. Salvo o exagero, o que quero dizer é que tem de haver um equilibrio. Não é abrirem-se cursos da tanga que não vão de encontro com as necessidades que temos. Ok, tem de haver muita formação/especialização mas para o que se precisa. Não é à toa como vejo e que depois têm um canudo por ter e credibilidade 0. Ah mas são "doutores"... Não fosse isto o país dos Sr. Doutores e Engenheiros...

Compartilhar este post

Link para o post

As minhas colegas diziam que era Biologia misturada com Filosofia.

Psicologia tem a primeira parte que tem alguma biologia, dado que dás o sistema nervoso e quê, mas passando essa parte não tem nada de Biologia. Diria até que tem bastante de sociologia. Foi, apenas e só, a minha disciplina favorita do secundário, mas também depende muito do professor que tiveres, eu tive muita sorte, uma prof excelente :)

Obrigado aos dois. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Também não sei o problema de hoje em dia haverem cada vez mais licenciados, ou, citando, 'qualquer badameco é doutor'. Fiquei mesmo sem perceber. E concordo com tudo o que o Boo disse.

Compartilhar este post

Link para o post

se é verdade, que o ensino Básico e secundário em Portugal precisa de reforma, o nivel de exigência deve ser maior para preparar melhor uma pessoa para o ensino superior, e só lá entrar quem realmente tiver capacidades para tal... também é verdade que as opções tomadas pelo ME são erradas... as alterações devem ser feitas, para já, apenas com os putos de 1ºano... um gajo que sempre esteve habituado a um tipo de ensino, é injusto, que assim do nada se assita a uma reviravolta tremenda, a um aumento do grau de exigência de "um dia para o outro".. uma pessoa deve ser preparada desde pequena, e deve-se dps manter esse tipo de ritmo... quanto aos critérios dos exames são do mais ridículos que já vi... exemplo (um gajo que evidencia o principio de Le Chatelier, mas que não identifica o mesmo, tem 0 na cotação)

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje é que não o aguento, as notas não saiem na net pois nao?

Compartilhar este post

Link para o post

fds tive a ver o exame da 2 fase de 2009 FQ, que brincadeira :lol:

fiz aquilo em 1h, tinha no minimo 15.

quem me dera que a dificuldade fosse a mesma amanha.

Editado por Cra

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Boa sorte a quem vai fazer exames durante esta semana ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quero ir para um curso CET, mas não sei se a candidatura é igual ao "normal".

Além disso, vou á 2ª fase fazer FQ e Matemática.

Editado por Sgun566

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, para quem teve a disciplina, Psicologia envolve muito Biologia?

É uma disciplina acessível, se estudares.

Compartilhar este post

Link para o post

Existe por aí algum esquema que quem vai com nota X e tirar Y fica com Z?

Dafuq isso é a formula que se usa para fazer a nota final da disciplina

0,7 nota do secundario + 0,3 exame

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, se eu me inscrever na 1º fase e entrar, mas depois inscrever-me na segunda fase para entrar noutro sitio com a melhoria que fiz, posso escolher o da segunda fase ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, se eu me inscrever na 1º fase e entrar, mas depois inscrever-me na segunda fase para entrar noutro sitio com a melhoria que fiz, posso escolher o da segunda fase ?

Há uma diferença temporal significativa.

Inscreveste-te na 1ª fase - Recebes resultado da inscrição - 2 ou 3 dias para te matriculares - Inscrição para a 2ª fase - Recebes resultado - idem.

Se fores colocado na 1ª e quiseres ir à 2ª fase de candidatura é só não te ires matricular à faculdade que isso anula-te a inscrição.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas eu queria ter a certeza que por exemplo entrava na segunda fase naquele curso. Porque senão não me matriculo nem no 1º nem no 2º lol.

O que queria era mesmo que entrasse na primeira fase, depois via que entrava no curso da 2º fase e escolher esse em detrimento do 1º.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas eu queria ter a certeza que por exemplo entrava na segunda fase naquele curso. Porque senão não me matriculo nem no 1º nem no 2º lol.

O que queria era mesmo que entrasse na primeira fase, depois via que entrava no curso da 2º fase e escolher esse em detrimento do 1º.

Não podes. Ou vais no que ter na 1ª ou tentas à 2ª.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...