Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Primário, Básico, Secundário e Exames Nacionais

Publicações recomendadas

Alguém que perceba de filosofia pode-me responder aqui a umas questões que apareceram no meu exame?

1 - Podemos considerar Descartes um cético? Justifica, considerando as características e funções da duvida cartesiana.

2 - Indica quais as operações da razão segundo Descartes, explicitando-as e relacionando-as.

3 - Expõe a crítica de Hume à conceção cartesiana de ideia.

4 - Critica a conceção popperiana da ciência, colocando-se na perspectiva de Kuhn.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode-se ir às 2 fases, no 12º, de BG e FQ? Tinha ideia que não, que só se podia fazer uma vez

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém que perceba de filosofia pode-me responder aqui a umas questões que apareceram no meu exame?

1 - Podemos considerar Descartes um cético? Justifica, considerando as características e funções da duvida cartesiana.

2 - Indica quais as operações da razão segundo Descartes, explicitando-as e relacionando-as.

4 - Critica a conceção popperiana da ciência, colocando-se na perspectiva de Kuhn.

Duas dessas perguntas tens a chance em falar com ele por mp.

Compartilhar este post

Link para o post

sim, Descartes adoptou uma posição céptica, questionando-se sobre tudo até sobre os dados de sentidos (cena assim) em forma de descobrir a verdade absoluta... o resto n sei, é estudar ahah

----

isso n está relacionado com as impressões e ideias? Ideia é uma imagem de um objecto, e impressão está relacionado com o facto de adquirires as qualidades do mesmo, de entrar na esfera do objecto, de o compreender e de o conhecer...

na sei

dsclp n ser muito útil, nem sei se o que disse está certo ou n xD

Compartilhar este post

Link para o post

como é que? entao eu tive 6 no exame, terminei a disciplina com 11, para o meu curso pedem hist´roia, não posso ir para a faculdade?!?!?!

Se Português não for prova de ingresso podes. No caso quotado pelo Alex, ele precisa de POrtuguês como prova de ingresso.

Li por alto mas parece-me que o Alex se está a marimbar para que curso é ou se é ou não prova de ingresso. Ele diz, e bem, é que felizmente quem tira negativa no exame de Português não tem lugar no ensino superior.

Que raio, é quase um atestado de que vocês não sabem falar, escrever ou interpretar em Português e a seguir vão meter-se na faculdade?

E não venham agora dizer que é culpa do Eça, do Pessoa ou do Camões... só se pede um 10.

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Li por alto mas parece-me que o Alex se está a marimbar para que curso é ou se é ou não prova de ingresso. Ele diz, e bem, é que felizmente quem tira negativa no exame de Português não tem lugar no ensino superior.

Que raio, é quase um atestado de que vocês não sabem falar, escrever ou interpretar em Português e a seguir vão meter-se na faculdade?

E não venham agora dizer que é culpa do Eça, do Pessoa ou do Camões... só se pede um 10.

Eu percebi bem o que o Alex quis dizer, mas o user em questão teria de adiar a sua entrada no Ensino Superior porque precisa do exame de Português como prova de ingresso.

Compartilhar este post

Link para o post

Até podes tirar negativa no exame de português e entrar no Ensino Superior, basta que não precises de usar esse exame como Prova de Ingresso e que a nota que tiveres sirva para manter positiva a classificação final à disciplina.

Até deve ser algo frequente lol

Editado por Elvis

Compartilhar este post

Link para o post

Até podes tirar negativa no exame de português e entrar no Ensino Superior, basta que não precises de usar esse exame como Prova de Ingresso.

Quanto a mim, devia ser proibido em todos os casos. Não tem de ser prova de ingresso nem contar para efeitos de média, basta assegurar a nota mínima nesse exame.

Compartilhar este post

Link para o post

Até podes tirar negativa no exame de português e entrar no Ensino Superior, basta que não precises de usar esse exame como Prova de Ingresso.

Claro que é mas foi por isso que o Chandler disse que esses sujeitos são "menos dignos" de se candidatarem...são opiniões.

Compartilhar este post

Link para o post

como é que? entao eu tive 6 no exame, terminei a disciplina com 11, para o meu curso pedem hist´roia, não posso ir para a faculdade?!?!?!

Podes claro.

Mas ninguém disse que a culpa era disso.

Só disse que acho estranho e fora do normal que alunos que estudam durante três anos Português, vão a exame com notas de 15 e 16, no exame de Português tiram quase a pontuação máxima na gramática e na escrita tiram 5 em 15 valores possíveis ?

Isto é passar um atestado de incompetência a estes alunos, a todos os professores que lhes deram notas e a quem lhes corrigiu os outros exames.

Porque faz muito sentido sem dúvida, no meu caso, eu conseguir ir a um exame de Literatura (disciplina mais difícil na interpretação que o Português) sem nunca ter tido uma aula e tirar 14, e chegar ao exame de Português e ser a vergonha que me apresentaram.

Só podem andar a gozar com a minha cara. Se eu fosse um gajo ou mesmo falando de outra pessoa qualquer que não soubesse escrever, falar ou interpretar não tinha as notas que tinha ou é tudo fruto do acaso?

Continuo na minha, não acho este exame de Português justo.

EDIT: Não foi o exame mas sim os critérios e a forma como o corrigiram.

Eu percebi bem o que o Alex quis dizer, mas o user em questão teria de adiar a sua entrada no Ensino Superior porque precisa do exame de Português como prova de ingresso.

Sim, foi isso.

Editado por HugoMLMartins

Compartilhar este post

Link para o post

Não tomes isto como um ataque ao teu ano, é para todos. Na verdade, eu nem faço ideia da dificuldade do exame deste ano nem o que saiu.

Eu digo aquilo partindo do pressuposto que os conteúdos do exame e a própria correcção se ajustam ao programa e à aprendizagem dos alunos. Numa situação ideal, em que os exames são bem feitos, bem montados e bem corrigidos, alunos que não conseguem tirar positiva no exame de Português não podem ter acesso ao ensino superior, na minha opinião, seja qual for a área ou o curso.

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Malta qual é a diferença entre m s^-2 e m s^-1 ? E é necessário colocar isso sempre?

Editado por Cra

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o pessoal não tem noção que o grau de exigência subiu muito (e bem) nos últimos dois anos. Há excesso de licenciados e não pode ser a vergonha que tem sido, qlq badameco tem uma licenciatura em tascas e petiscos e depois quer ser tratado por "doutor".

Concordo que malta com nega não possa entrar nem faz sentido. O minimo tem de ser exigido.

E está mais que provado que ir com média de 18 para exame não quer dizer nada. Depende muito do professor.

Por exemplo, a minha stora tem-me dado sempre um valor abaixo daquilo que realmente devia de ter. Fico lixado, mas depois vou a exame e ficou provado que até foi demais, tirei apenas 12. Talvez seja capaz de melhor, mas o que fica é que fui a exame e não consegui acompanhar a nota com que fui, 14

Compartilhar este post

Link para o post

Não tomes isto como um ataque ao teu ano, é para todos. Na verdade, eu nem faço ideia da dificuldade do exame deste ano nem o que saiu.

Eu digo aquilo partindo do pressuposto que os conteúdos do exame e a própria correcção se ajustam ao programa e à aprendizagem dos alunos. Numa situação ideal, em que os exames são bem feitos, bem montados e bem corrigidos, alunos que não conseguem tirar positiva no exame de Português não podem ter acesso ao ensino superior, na minha opinião, seja qual for a área ou o curso.

O problema acho que nem foi da dificuldade do exame mas sim da forma que impuseram nos critérios de avaliação.

Foi algo que não se adequa nem se enquadra naquilo que aprendemos ao longo de três anos.

Acho que o pessoal não tem noção que o grau de exigência subiu muito (e bem) nos últimos dois anos. Há excesso de licenciados e não pode ser a vergonha que tem sido, qlq badameco tem uma licenciatura em tascas e petiscos e depois quer ser tratado por "doutor".

Concordo que malta com nega não possa entrar nem faz sentido. O minimo tem de ser exigido.

E está mais que provado que ir com média de 18 para exame não quer dizer nada. Depende muito do professor.

Por exemplo, a minha stora tem-me dado sempre um valor abaixo daquilo que realmente devia de ter. Fico lixado, mas depois vou a exame e ficou provado que até foi demais, tirei apenas 12. Talvez seja capaz de melhor, mas o que fica é que fui a exame e não consegui acompanhar a nota com que fui, 14

Nos últimos dois anos ?

O exame de Português 12º do ano passado teve uma média nacional de 10,4.

Os exames continuaram no mesmo grau de exigência, o problema esteve na forma como o Ministério da Educação (penso que sejam eles) dispôs os critérios de avaliação.

O meu professor de Português mal viu os critérios disse que era uma coisa ridícula e que ia dar bronca, eu achava que não, mas ele tinha razão.

E eu já nem falei na minha nota da disciplina mas se maior parte do pessoal que foi com grandes notas a exame tirou 9's ou 10's não acho que não queira dizer nada porque estamos a falar então de um universo de centenas de professores, no mínimo.

Eu não me queixo das pessoas com negativa nos exames não entrarem na faculdade, até acho bem.

Queixo-me é da vergonha que foi feita este ano na correcção dos exames de Português em que se deu carta branca aos professores para corrigirem aquilo basicamente da forma que entendessem.

Porque pelos menos na minha escola achei engraçado olhar para as pautas dos resultados e ver uma série de resultados razoáveis, depois uma série de resultados medíocres, e passado um pouco mais uns quantos resultados razoáveis que dá logo a ideia de terem sido corrigidos por pessoas diferentes.

Não acho normal, vou olhar para as minhas notas e achar que afinal andei enganado três anos no Secundário e o professor que me corrigiu o exame é que tinha toda a razão e eu não devo valer mesmo nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Malta qual é a diferença entre m s^-2 e m s^-1 ? E é necessário colocar isso sempre?

Ambos são unidades de medida. O primeiro trata-se da unidade de aceleração (metros por segundo quadrado). O segundo trata-se da unidade de velocidade (metro por segundo). Podes também representar por m/s^2 e m/s, respectivamente.

Compartilhar este post

Link para o post

True. Eu estou numa turma de 30 e apesar de a grande maioria ser aluno de 14-15 só eu e mais 6 ou 7 é que devem ingressar no ensino superior porque fomos os únicos a tirar positiva nas provas de ingresso.

Compartilhar este post

Link para o post

o grau de exigência dos exames filtra os alunos de forma qb, mas nunca vai ser aquele fator que, por si só, consiga combater esse tal excesso de alunos no ensino superior. só a redução de vagas o faria.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas agora já chega de lamentar.

Vou voltar a estudar para a 2ª fase e depois ver o resultado do recurso da nota.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tive 17 no exame de Economia... porque disse que houve uma diminuição de qualquer coisa de 4% para 7%.

Surreal (da minha parte) :lol:

Editado por marte

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Devo ser dos pouco infelizes que a Português a unica coisa que me safava era a interpretação. :lol:

x2

O meu 15,5 no exame de Português deveu-se a ter errado metade da gramática :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tive a infelicidade de em 5 ter 1. Eu sei é bastante triste :lol:

E é assim que se teve 12,5 em exame lol ficando com 12 no final de tudo.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Eu tive a infelicidade de em 5 ter 1. Eu sei é bastante triste :lol:

E é assim que se teve 12,5 em exame lol ficando com 12 no final de tudo.

I know that feel, bro.

Eu tinha ido com 15 a exame. Por acaso quando fui ver a nota à escola calhou encontrar lá a professora de Português e ela comentou "Acho que devia mandar rever o seu exame, acho que teve mais do que merecia" :lol: pqap lol

Compartilhar este post

Link para o post

Devo ser dos pouco infelizes que a Português a unica coisa que me safava era a interpretação. :lol:

x2

O meu 15,5 no exame de Português deveu-se a ter errado metade da gramática :lol:

A sério ? Eu na escola era o contrário.

Sempre tive nega na gramática e tenha entre 15 e 16 na interpretação e nos testes de expressão escrita.

No exame tenho 4 em 5 na Gramática e 5 em 15 na escrita.

Fuck Logic.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, para quem teve a disciplina, Psicologia envolve muito Biologia?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...