Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Para o pessoal que anda em cursos de desporto... as provas de ginástica, mais precisamente nos pré-requisitos, como é que devemos ir equipados ?

Já me falaram que há algumas restrições, nomeadamente nas sapatilhas, algo que não se pode utilizar.

Gostava de saber como é que devemos ir , de modo a que estejamos apresentáveis.

Cumps

Compartilhar este post

Link para o post

Para o pessoal que anda em cursos de desporto... as provas de ginástica, mais precisamente nos pré-requisitos, como é que devemos ir equipados ?

Já me falaram que há algumas restrições, nomeadamente nas sapatilhas, algo que não se pode utilizar.

Cumps

Em ginástica, t-shirt, calção e meias. De preferência tudo branco, mas principalmente camisolas de clubes é de evitar.

Se vieres fazer na Fadeup traz uma do Benfica que se for o Araujo a avaliar-te tu passas. :mrgreen:

Editado por pedro_esc

Compartilhar este post

Link para o post

Cumps

Não me lembro, mas acho que ginástica fiz descalço. O conselho do clubismo, segue-o. De resto é o normal. Natação, obviamente touca e calção de banho (não de praia)

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal de Hotelaria do Estoril, tenho um colega que está a pensar ir para lá. Que cursos são mais proveitosos e que dão melhores bases (isto partindo do principio que o rapaz só sabe que quer ir pra lá, ainda não tem certeza do curso).

Compartilhar este post

Link para o post

tu que andas na fct, achas que pode ser muito grave ter-me esquecido de inscrever para um teste no CLIP? (já mandei mail à stora mas ainda não tive resposta)

Não tem problema, vai ao teste, diz ao prof que te esqueceste de inscrever, vais ficar a espera para ver se sobram enunciados. Se sobrar podes fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal de Hotelaria do Estoril, tenho um colega que está a pensar ir para lá. Que cursos são mais proveitosos e que dão melhores bases (isto partindo do principio que o rapaz só sabe que quer ir pra lá, ainda não tem certeza do curso).

Tudo o que seja naquela faculdade é bom e "garantia" de sucesso. Não só porque se pode fazer quase tudo dentro do ramo do Turismo e Hotelaria (menos PAR - Produção Alimentar em Restauração que basicamente é para ser chef de cozinha), mas também porque a faculdade é muitíssimo reputada nacional e internacionalmente (nem sempre justificado, mas enfim lol).

De resto tens:

GT - Gestão Turística (o curso que tirei e o Landry tb la esta). É o mais abrangente de todos e acabas por conseguir fazer de tudo um pouco (as materias sao transversais tanto à hotelaria, como à gestao turistica ou animação)

GLAT - Gestao do lazer e animacao turistica - mais vocacionado para org. de eventos ou animação turistica

IT - Informação Turística (tá o Naitch lá) é para se ser guia intérprete (curso super dificil, tens de gostar mesmo de historia porque tens de saber descrever todos os monumentos em PT em 3 linguas - portugues + 2 à tua escolha)

PAR - Produção Alimentar em Restauração (Cozinha no fundo)

DGH - Direcção e Gestão Hoteleira - relacionado mesmo somente com hotelaria a tdos os niveis: housekeeping, bar, cozinha, eventos, gestao propriamente dita

DGH é supostamente o curso mais famoso até pq é o q tem media mais alta, mas GT é o melhor por ser mais abrangente.

Os prof's são reputados no ramo, apesar de existir alguns que metem nojo de tão maus que são. Os que são bons, são mesmo bons.

instalações sao uma shit, mas pronto.

É uma boa opção, tendo em conta o contexto de crise que se coloca cá em PT e, principalmente, pela projecção internacional que se pode ter.

Qlq coisa, comunica

Compartilhar este post

Link para o post

O Boo já disse tudo mas vou tentar acrescentar umas coisas:

Sobre Informação Turística, que é onde estou - No 1o ano é muito direccionado para ser guia intérprete. Não existe qualquer dúvida disso. Dás Lisboa até à exaustão (história e descrição dos principais monumentos em línguas estrangeiras), história mundial (apesar de ser só no 1º semestre) também é logo de rajada, história de portugal é dada ao pormenor, até sabes o que é que D. Afonso Henriques comeu ao almoço em 1147 (passo o exagero). E isto é só no primeiro semestre. No segundo semestre passas para História de Arte, Etnologia (estudo das Tradições), Cultura Portuguesa, Seminário e por aí fora. Sem dúvida que parece que estão a formar guias.

No 2o ano isso muda. Tens duas hipóteses. Ou deixas-te estar a receber formação para guia (já não me lembro do nome certo que se dá a este "caminho") ou segues para Planeamento (que é o meu plano). Either way, a tua formação aí fica mais centrada naquilo que escolheres. Passas a ter Negócios, Marketing (obrigatório em ambos os caminhos), ITT (relacionado com tecnologias aplicadas ao turismo) e ficas com uma viagem ao Sul do país (por conta da escola, fora alimentação) em que passas uma semana a visitar o Sul do país onde vais fazendo umas apresentações dos monumentos por onde passas. O mesmo no 3º ano mas nessa altura é ao Norte de Portugal.

Overall, é um curso complicado. Não é à parva que o pessoal de IT é conhecido como ratos de biblioteca. Só as aulas não chegam, é preciso gostar muito daquilo e ter a cabeça no sítio porque não é a viver a vida loka que uma pessoa se safa naquele curso.

De resto, conheço malta de quase todos os cursos (menos de DGH/PAR) e posso dizer que, se não fosse IT, estaria provavelmente em GT e, se contar para alguma coisa, é o curso que aconselho o teu amigo a seguir. O Boo já disse o porquê e concordo com ele a 100%.

Quanto a GLAT, cada vez que falo com alguém desse curso estão a vir de alguma actividade outside. Canoagem, escalada, paintball, you name it.. Divertem-se imenso mas também marram como tudo. No outro dia apanhei meia turma a estudar a anatomia humana :lol:

Quanto ao resto, tens uma sala de aula com um tecto a cair, chove no bar, os preços no bar são absurdos para uma faculdade (embora agora tenhas vending machines mais acessíveis), os serviços académicos são vergonhosos e lentos e existem professores que percebem tanto daquilo como eu de couves. Mas é como se costuma dizer: Quem corre por gosto não cansa.

Qualquer coisa é avisar ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo segundo semestre consecutivo ando só a estudar nas semanas em que tenho frequências, nas semanas anteriores fico "tenho de estudar... mas agora não" e acabo por não estudar. Esta brincadeira ainda me vai sair cara. Para já tenho-me safado, mas quando há frequências são semanas altamente stressantes...

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo segundo semestre consecutivo ando só a estudar nas semanas em que tenho frequências, nas semanas anteriores fico "tenho de estudar... mas agora não" e acabo por não estudar. Esta brincadeira ainda me vai sair cara. Para já tenho-me safado, mas quando há frequências são semanas altamente stressantes...

Bem vindo ao meu mundo :mrgreen: . Vou a 4/5h de aulas por semana e só estudo nos dias antes dos testes, ando a maioria do tempo todo tranquilo e com o pessoal. Na vespera/2 dias antes dos testes fico o dia todo na faculdade (até 2/3h da manhã) a estudar feito parvo (pq devia ter estudado antes) e ando stressado pa crl(nesses dias).

Todas as semanas digo para mim: " É esta semana que vou às aulas todas e vou estudar quando chegar a casa, para não ser o sufoco do costume" . Mas depois o despertador toca 2ª às 9h e começa logo com um fuck that é uma teórica não vou :lol: , sou muito preguiçoso lol .

Uma coisa é certa, a minha média podia e devia ser bem melhor (no entanto não tenho cadeiras para trás o que não é mau).

Compartilhar este post

Link para o post

Bem vindo ao meu mundo :mrgreen: . Vou a 4/5h de aulas por semana e só estudo nos dias antes dos testes, ando a maioria do tempo todo tranquilo e com o pessoal. Na vespera/2 dias antes dos testes fico o dia todo na faculdade (até 2/3h da manhã) a estudar feito parvo (pq devia ter estudado antes) e ando stressado pa crl(nesses dias).

Todas as semanas digo para mim: " É esta semana que vou às aulas todas e vou estudar quando chegar a casa, para não ser o sufoco do costume" . Mas depois o despertador toca 2ª às 9h e começa logo com um fuck that é uma teórica não vou :lol: , sou muito preguiçoso lol .

Uma coisa é certa, a minha média podia e devia ser bem melhor (no entanto não tenho cadeiras para trás o que não é mau).

olha eu :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O Boo já disse tudo mas vou tentar acrescentar umas coisas:

Sobre Informação Turística, que é onde estou - No 1o ano é muito direccionado para ser guia intérprete. Não existe qualquer dúvida disso. Dás Lisboa até à exaustão (história e descrição dos principais monumentos em línguas estrangeiras), história mundial (apesar de ser só no 1º semestre) também é logo de rajada, história de portugal é dada ao pormenor, até sabes o que é que D. Afonso Henriques comeu ao almoço em 1147 (passo o exagero). E isto é só no primeiro semestre. No segundo semestre passas para História de Arte, Etnologia (estudo das Tradições), Cultura Portuguesa, Seminário e por aí fora. Sem dúvida que parece que estão a formar guias.

No 2o ano isso muda. Tens duas hipóteses. Ou deixas-te estar a receber formação para guia (já não me lembro do nome certo que se dá a este "caminho") ou segues para Planeamento (que é o meu plano). Either way, a tua formação aí fica mais centrada naquilo que escolheres. Passas a ter Negócios, Marketing (obrigatório em ambos os caminhos), ITT (relacionado com tecnologias aplicadas ao turismo) e ficas com uma viagem ao Sul do país (por conta da escola, fora alimentação) em que passas uma semana a visitar o Sul do país onde vais fazendo umas apresentações dos monumentos por onde passas. O mesmo no 3º ano mas nessa altura é ao Norte de Portugal.

Overall, é um curso complicado. Não é à parva que o pessoal de IT é conhecido como ratos de biblioteca. Só as aulas não chegam, é preciso gostar muito daquilo e ter a cabeça no sítio porque não é a viver a vida loka que uma pessoa se safa naquele curso.

De resto, conheço malta de quase todos os cursos (menos de DGH/PAR) e posso dizer que, se não fosse IT, estaria provavelmente em GT e, se contar para alguma coisa, é o curso que aconselho o teu amigo a seguir. O Boo já disse o porquê e concordo com ele a 100%.

Quanto a GLAT, cada vez que falo com alguém desse curso estão a vir de alguma actividade outside. Canoagem, escalada, paintball, you name it.. Divertem-se imenso mas também marram como tudo. No outro dia apanhei meia turma a estudar a anatomia humana :lol:

Quanto ao resto, tens uma sala de aula com um tecto a cair, chove no bar, os preços no bar são absurdos para uma faculdade (embora agora tenhas vending machines mais acessíveis), os serviços académicos são vergonhosos e lentos e existem professores que percebem tanto daquilo como eu de couves. Mas é como se costuma dizer: Quem corre por gosto não cansa.

Qualquer coisa é avisar ;)

:prayer:

Muito obrigado Naitch.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não foi sempre assim? É a vida universitária. :mrgreen: Eu também pensava que "isto ainda pode sair caro" mas desengana-te, não é por aí. Com as notas que tiras, vais continuar a saber gerir perfeitamente a situação e a obter ótimos resultados, independentemente de estudares com muita ou pouca antecedência. Digo isto com 90% de segurança.

Compartilhar este post

Link para o post

prefiro ser assim e tar com media de 15 do que nao ter vida e ter media de 16/16,5 (que e das mais altas do meu curso)

Compartilhar este post

Link para o post

:prayer:

Muito obrigado Naitch.

Agora é a minha vez.

Entre o Boo e o Naitch disseram basicamente tudo, não há assim grande coisa a acrescentar. Vou só focar naquilo que acho mais relevante.

Como o Boo disse, a faculdade é boa, é um bom relativo porque tens de ter em conta que fisicamente a ESHTE não existe, aquilo é do Turismo de Portugal e é partilhado com os cursos profissionais, portanto é um pouco difícil de implementar medidas novas, melhorar as infraestruturas e outras coisas, que uma faculdade com as suas instalações teria autonomia para fazer. Portanto tens a situação que o Naitch referiu, com condições um bocado extremadas, se por um lado tens coisas muito porreiras como a biblioteca, por outro tens as salas de aula e o auditório (sala macau) a precisar de manutenção, condições melhoradas. Isto porque o edifício em si nem é mau de todo, o espaço é porreiro, só que nos últimos anos manutenção 0, o bar também está num estado meio foleiro, e é tudo coisas que acabam por ter algum impacto.

Quanto ao conteúdo do meu curso (GT), o que posso dizer é basicamente aquilo que o Boo disse. É o mais "geral" sobre o mercado turísitico, o mais abrangente, e isso é uma grande vantagem, uma vez que teoricamente podes vir a fazer qualquer coisa no mundo do turismo com aquilo. Agora curricularmente, não é mau, mas também acho que podia sofrer algumas mudanças, reestruturações, etc... nada de muito significativo, mas pequenas coisas, que sem dúvida podiam enriquecer. Não é um curso que tu estejas a fazer e digas "wow, é mesmo isto, é fabuloso, estou a aprender imenso", porque também sofre com o facto de não ser tão específico como os outros, provavelmente há alturas mais aborrecidas do curso, não por ser difícil, que em geral é fácil, mas porque o facto de ser tão geral por vezes mete ali pelo meio umas unidades curriculares que te fazem mesmo pensar que é aborrecido e na utilidade que podem ter. Mas regra geral este é o curso que recomendaria a alguém que gostaria de tirar um curso na faculdade não tendo nenhuma "vocação" à partida, ainda que eu esteja agora a sofrer um bocado com essa tal parte mais "aborrecida" , que como disse, creio que podia perfeitamente ser corrigido com algumas alterações na estrutura curricular do curso.

Sobre os outros cursos, muito sucintamente, e porque o boo já o fez, vou só falar do curso de GLAT, que ponderei antes de ir para a faculdade, e é talvez o que conheço melhor. Não o recomendaria provavelmente como disse à partida, mas se o teu amigo é muito virado para o desporto, para a atividade física, contacto com as pessoas,acho que devia ponderar. O Curso é genuinamente giro, útil e é realmente para pessoal que tem um bocado este espírito mais aberto, que goste muito da natureza e que goste sobretudo de trabalhar no meio turístico através destas atividades, é muito virado para a animação turística. Recomendaria o curso, se ele se sentisse mesmo atraído por isto, e o curso é verdadeiramente útil, o pessoal arranja bem emprego com isto, já que é muito específico, no entanto o factode ser tão restritivo também de corta logo pela raíz a possibilidade de trabalhar noutros meios da actividade turística, e dado que as possibilidades são imensas, a não ser que ele esteja mesmo consciente disso e queira trabalhar naquela área específica, não vejo bem razões para excluir as outras possibilidades.

Sobre DGH não tenho muita informação a ideia que tenho é que, é similar a GT no entanto com a tal vertente virada para a gestão hoteleira, portanto, aquelas unidades curriculares mais gerais e às vezes "casantivas" de GT que eu me referia, em DHG são substuidas por coisas mais práticas de como gerir um hotel. Eles até têm coisas giras como uma cadeira de "bar", que pelo que me explicaram ensinam a fazer uma correta gestão de um bar no meio hoteleiro suponho, e coisas do estilo, muito virado para a hotelaria. É porreiro e é o curso com mais fama, sendo que não sendo tão aberto a oportunidades futuras como GT, também não te fecha tanto as portas como GLAT, apesar de estar naturalmente muito focado no "como gerir um hotel".

Sobre IT o Naitch já falou, e em PAR prefiro não meter a colher.

Resumidamente, a faculdade é boa, mas por todas as condicionantes que falei no início, e alguns ajustes curriculares que podiam ser feitos também não a colocaria num pedestral. O que eleva verdadeiramente o estatuto dos cursos é o facto da ESHTE estar muito bem conceituada e ter muito nome, e já sabem que nestas coisas isso conta, e não é pouco, portanto acho que é justo dizer que seja lá quem for que esteja interessado em estudar turismo que é a melhor opção, ainda que não seja a ideal.

Espero que tenha ajudado. Escrevi isto um bocado à pressa e caguei na formatação no texto, por isso é normal que não esteja muito fluído, nem fácil de ler. Mas espero que as ideias as tenha conseguido transmitir.

Compartilhar este post

Link para o post

Conselho para o resto do teu percurso por alguem que já passou por isso. Esforça-te agora para ir a todas as aulas, mais tarde no mestrado podes desfrutar dessa preguiça, acredita em mim.

Compartilhar este post

Link para o post

Conselho para o resto do teu percurso por alguem que já passou por isso. Esforça-te agora para ir a todas as aulas, mais tarde no mestrado podes desfrutar dessa preguiça, acredita em mim.

só me falta este semestre para acabar a licenciatura :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

no meu caso e o contrario..no mestrado coisa que nao vou ter sao manhas para dormir

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

no meu caso e o contrario..no mestrado coisa que nao vou ter sao manhas para dormir

Aqui o mestrado é bastante flexivel, se perderes teoricas a diferença não é muita, alem de ja estares num ambiente tu-ca-tu.la com os professores, dá para ter outro tipo de confiança.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui o mestrado é bastante flexivel, se perderes teoricas a diferença não é muita, alem de ja estares num ambiente tu-ca-tu.la com os professores, dá para ter outro tipo de confiança.

pois no meu caso aulas de mestrado das 8 as 6 e terei mesmo de ir

quanto a confiança com os prof com alguns ja tenho alguma

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

pois no meu caso aulas de mestrado das 8 as 6 e terei mesmo de ir

quanto a confiança com os prof com alguns ja tenho alguma

O nosso horario somos nós que fazemos, mas é como tudo, há cadeiras que mesmo em mestrado são key factor ir às teoricas (telecom nomeadamente), depois à outras que ir ou não ir é igual ao litro.

Compartilhar este post

Link para o post

Em ginástica, t-shirt, calção e meias. De preferência tudo branco, mas principalmente camisolas de clubes é de evitar.

Se vieres fazer na Fadeup traz uma do Benfica que se for o Araujo a avaliar-te tu passas. :mrgreen:

Não me lembro, mas acho que ginástica fiz descalço. O conselho do clubismo, segue-o. De resto é o normal. Natação, obviamente touca e calção de banho (não de praia)

Obrigado aos dois :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

fala-me mais de GLAT, bby

já tive a ler os testemunhos do Naitch e do Landry e deu para ficar com uma ideia. se ainda assim quiseres aprofundar, estás à vontade.

este ano já não dá para me candidatar a isso, mas como também não devo entrar no quero, para o ano talvez seja opção.

Editado por Taj Burrow

Compartilhar este post

Link para o post

Teste de hoje:

A stora entra na sala e começa a dar o discurso para o pessoal se afastar(criar cadeiras de intervalo, etc..) eis que começa a entrar gente e a sala fica cheia d+ (sem espaços entre alunos, o que não era problema pq os testes eram 100% diferentes).

A certa altura ela conta os alunos, estão 88 na sala mas só estão inscritos 86 na cadeira :lol: e apenas 68 inscritos para o teste (eu conto como esses, que mesmo não tendo inscrito mandei mail e ela inscreveu-me). Fica 10 min a mandar um sermão a dizer que não havia testes para todos e que quem estava mal tinha de se acusar e não podia fazer teste.

Como obvio quase ninguém falou, ela aziou e foi imprimir a lista de inscritos, mais 10min com o crl. Finalmente chega a sala com a folha vê quem estava mal e distribui os enunciados. Tudo normal não tivesse ela dado os enunciados a quem tb não estava inscrito.

Moral da história, perdemos 20min de teste por estupidez dela :lol: ,não sei se ela deu mais tempo no fim pq saí ao fim de 40min :mrgreen: (o teste era de 2h)

FCT :carinhoso: , ah e amanhã na FCT é 5ª só naquela :lol:

edit: nem de propósito

jbcord4gv1Ki4n.png

:lol:

Editado por dekap

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...