Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Sim sim, levem para esse lado. A seguir digam onde é que eu disse que literado em Economia significa formado em Economia

Compartilhar este post

Link para o post

O Cavaco é doutourado em Economia e foi professor Universitário. É o político com mais tempo de actuação desde que temos democracia em Portugal, e vejam bem a m*rda que fez...

Todavia, acho que uma decisão destas (Grécia levar isto a referendo) tem efeitos positivos e negativos. Acho que com uma campanha bem-feita do "sim" ou "não" e onde existisse informação assertiva, explicando os prós e os contras de uma decisão tão importante como estas, pode ser interessante.

Para além disso, também é uma estratégia do governo Grego se ilibar um bocadinho de uma decisão destas. Mas admito que é preciso coragem para fazer isto.

Compartilhar este post

Link para o post

O Ego Sum tem a sua razão.

Não, o Ego Sum tem toda a razão.

É absurdo, populista e demagógico isto do referendo grego. As pessoas sabem lá as consequências de ficar ou sair do Euro. Não sabem, não têm quem as informe com confiança, porque todos os "informadores" vão ter uma agenda política por trás e não é numa semana que vão sequer perceber o que é que vai ser, ao certo, votado.

Todavia, acho que uma decisão destas (Grécia levar isto a referendo) tem efeitos positivos e negativos. Acho que com uma campanha bem-feita do "sim" ou "não" e onde existisse informação assertiva, explicando os prós e os contras de uma decisão tão importante como estas, pode ser interessante.

Mas, Boo, não é numa semana que as pessoas vão perceber o que quer que seja, nem haverá tempo para uma campanha bem feita pelo "sim", nem pelo "não". Vão acabar por votar mais com o coração do que com a cabeça e pode ter efeitos catastróficos quer para a Europa, mas sobretudo para a Grécia. Vença o "sim", ou vença o "não". E a maioria das pessoas não vai sequer perceber isso.

E, para além disto, não há prós e contras de sair do Euro, há possíveis prós e possíveis contras, não se sabe muito bem o que acontecerá com a saída da Grécia no Euro nem na Europa, nem na própria Grécia. Mas isso já é secundário.

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é verdade, mas a sobranceria foi over 9000.

Sobraceria? :lol:

Não foi dito dessa maneira nem com esse intuito, estava mesmo a apontar uma caraterística da maioria da sociedade portuguesa

Compartilhar este post

Link para o post

Não vejo mal nenhum em fazer um referendo seja sobre o que for.

Neste caso em particular acho que isto é mais o Syriza a querer fugir com o cu à seringa. Foram eleitos e mandatados pelos eleitores gregos há pouco tempo e com um programa eleitoral que era explicito.

E pior ainda, marcam isto em cima do joelho.

Por muito que concorde que o radicalismo das instituições europeias não pode ser aceite de joelhos também me parece que o Syriza só está a demonstrar falta de coragem politica e que afinal não passam de um falhanço à Hollande com a diferença que se um se deixou subjugar estes querem é levar as mãos como Pilatos.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, e para acabar com a ideia da sobranceria. Nem todos os formados em Economia são literados em Economia e nem todos os literados em Economia são formados em Economia.

Compartilhar este post

Link para o post

Percebo o ponto de vista... mas democracia é democracia.

Compartilhar este post

Link para o post

É absurdo, populista e demagógico isto do referendo grego. As pessoas sabem lá as consequências de ficar ou sair do Euro. Não sabem, não têm quem as informe com confiança, porque todos os "informadores" vão ter uma agenda política por trás e não é numa semana que vão sequer perceber o que é que vai ser, ao certo, votado.

Mas, Boo, não é numa semana que as pessoas vão perceber o que quer que seja, nem haverá tempo para uma campanha bem feita pelo "sim", nem pelo "não". Vão acabar por votar mais com o coração do que com a cabeça e pode ter efeitos catastróficos quer para a Europa, mas sobretudo para a Grécia. Vença o "sim", ou vença o "não". E a maioria das pessoas não vai sequer perceber isso.

E, para além disto, não há prós e contras de sair do Euro, há possíveis prós e possíveis contras, não se sabe muito bem o que acontecerá com a saída da Grécia no Euro nem na Europa, nem na própria Grécia. Mas isso já é secundário.

é uma situação mais populista que os Paulinho das feiras

E sabe-se perfeitamente o que se vai passar. Não é a primeira vez que um pais deixa de ter a sua moeda "pegged" (que é na realidade o que acontece com o Euro).

No dia seguinte à conversão de 1 euro = 1 novo dracma, a moeda grega desvaloriza 20-30%, acaba a semana a valer metade do que valia antes e apartir dai vai depender de como o governo grego lidar com a situação economica.

Claro a nivel de populismo acabam-se os cortes e obvio que as pessoas até vão ver aumentos nas reformas em valores nominais. O problema vai ser quando perceberem que os 1500 novos dracmas que recebem só vão dar para pagar metade do que pagavam antes. Tudo o que vier de fora vai tornar-se proibitivo e como a grecia pouco produz...acaba por aumentar tudo de preco em valores incomportaveis.

Gas, gasolina, tudo o que não forem bens agricolas vai ficar ao dobro do preco para toda essa gente. E quem se f*de são os pobres, que os gregos com dinheiro não têm nem um euro na Grecia.

Daqui a 2-3 mais uma vez com a ajuda da UE e com o facto de que as exportações gregas vao aumentar muito e as importacoes diminuir muito, o pais la se vai endireitar. No entanto depois desses dois anos vao ficar economicamente ali a rivalizar com os colegas da regiao (Bulgaria e Romenia) em termos de PPP.

Outra coisa que é certa é que muita da divida grega já deixou de estar nas mãos externas (e por isso é que para a Europa já é um pouco "epá querem bazar, que bazem". O fundo de pensoes grego que já é uma bela m*rda, tem muito dinheiro investido na propria divida grega e com isto vai para o crl...ou seja têm de fazer uma reforma no sistema de pensoes que será bem dura, ou entao acabar mesmo com o sistema actual e obrigar as pessoas a segurarem-se no privado.

Fala-se que o BCE se vai reunir amanhã para suspender o ELA aos bancos gregos.

ELA é Emergency Liquidity Assistance, ou seja o mecanismo de emergência que assegura liquidez aos bancos centrais nacionais.

Basicamente vão permitir que caso haja uma corrida aos bancos estes fiquem sem dinheiro, provavelmente levando assim a um corralito. Digo eu que com isto devem querer influenciar o voto no referendo.

Deixa-me ver se eu percebo...então a Grecia vai votar nao pagar os emprestimos que deve na proxima semana e entretanto o BCE devia continuar a emprestar-lhes dinheiro?

Ou seja eu devia-te 10,000 euros e dizia-te que esta semana ia falar com a minha mulher para te dizer se te pagava os 10,000 euros ou se te mandava dar uma volta; mesmo assim pedia-te mais 500 para gastar esta semana e tu emprestavas-me esses 500. :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Iliterados não é uma palavra para usar tranquilamente num fórum das webz, fica o risco de te entenderem de outra maneira, Gonçalo.

Faço mea culpa então.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com isso

Compartilhar este post

Link para o post

A saída do Euro da Grécia é muito complicada de gerir, não sei se eles iam aguentar os tais 2/3 anos em que iam sofrer horrores, não sei se entretanto não haveria um golpe militar.

Em primeiro lugar, o default da Grécia implica que quase ninguém de bom senso excepto vulture funds empreste dinheiro à Grécia, isso significa que dificilmente terão medidas expansionistas como o Siryza defende, o que significa também que vão ter de manter muitos dos cortes e muita da austeridade nos próximos anos para continuarem a ter excedente.

Depois temos a questão dos bancos se a Grécia sair do Euro vão ficar descapitalizados com a fuga de depósitos que está em curso e que continuará se o Dracma desvalorizar, a questão daqui para a frente é que os bancos gregos vão deixar de ter o BCE a injetar liquidez o que pode levar à queda dos bancos e aí o Governo tem de intervir mas nunca pode de modo nenhum ter défice.

Depois temos produtos que são importantes para os gregos e para o crescimento aumentarem de valor como a gasolina, gás veículos porque são importados.

Ainda temos a questão da inflação, com a desvalorização da moeda, vai aumentar bastante e a hiperinflação tem consequências muito chatas na vida das pessoas, veja-se a Venezuela pe para além de desincentivar o investimento que é importante para o crescimento da Grécia.

A questão que se põe é, pode o facto de a moeda desvalorizar potenciar de tal forma o crescimento com o aumento das exportações que a Grécia está a crescer daqui a uns anos?

Compartilhar este post

Link para o post

Partidos comunistas no poder actualmente:

China - Communist Party of China leads the United Front

Cuba - Communist Party of Cuba

Laos - Lao People's Revolutionary Party leads the Lao Front for National Construction

Vietnam - Communist Party of Vietnam leads the Vietnamese Fatherland Front

Em todos eles qualquer outro partido está ilegalizado. Viva ao espirito democratico do PC.

Deputada Luísa Mesquita expulsa do PCP - http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/deputada-pcp-luisa-mesquita-jeronimo-de-sousa/885284-4071.html

PCP quer expulsar quatro renovadores das suas fileiras - http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=34990

PCP à espera das autárquicas para expulsar a escritora Alice Vieira - http://www.ionline.pt/357271

PCP um partido que defende a democracia... :funny: são uns tristes...

Oh, que pena, afinal não sabes nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Porra, a Grécia já teve uma queda de cerca de 30% no PIB desde que isto começou! Uma perda em mais 10 p.p. que Portugal (ignorando o efeito da PPC). É imenso!

Eles exportam apenas 10% do seu PIB, importando cerca de 20%, mas, curiosamente, o principal país para o qual exportam é a Turquia e o principal país do qual importam é a Rússia. Para termos uma noção, em Portugal só a Angola e os EUA é que aparecem nos principais países para os quais exportamos e atrás de Espanha, França, Alemanha e Reino Unido.

Mesmo admitindo que as importações gregas à Rússia são maioritariamente energia, isto só mostra, a meu ver, que a Grécia nunca devia ter entrado na Zona Euro. A integração económica da Grécia com o resto da Zona Euro é muito, muito baixinha. O problema agora são os custos da saída.

Compartilhar este post

Link para o post

O BCE vai continuar a emprestar dinheiro mas impos um teto máximo para isso o que é visto pot muitos como insuficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Política a sério não é democracia direta.

Eu certamente não queria a população do país que eu vivo (Portugal) a tomar essa decisão. Acho demasiado perigoso um país de iliterados em Economia e sem maturidade política tomar esse tipo de decisões.

E ter analfabetos, que não conseguem ler os programas políticos? E a malta que apenas tem a antiga quarta classe, muitos deles sem conhecimentos para formar uma opinião política válida? E idosos que poderão morrer durante o mandato relativo às eleições? O ideal é que nenhum deles votasse de todo. Deixemos isso para quem estudou, para as elites políticas, para as "famílias de bem", que eles sabem o que é melhor para a ralé de analfabetos e iletrados.

:rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda bem que não era preciso conhecimento de causa se houvesse referendo do casamento homossexual.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

E ter analfabetos, que não conseguem ler os programas políticos? E a malta que apenas tem a antiga quarta classe, muitos deles sem conhecimentos para formar uma opinião política válida? E idosos que poderão morrer durante o mandato relativo às eleições? O ideal é que nenhum deles votasse de todo. Deixemos isso para quem estudou, para as elites políticas, para as "famílias de bem", que eles sabem o que é melhor para a ralé de analfabetos e iletrados.

:rolleyes:

Depois do rapaz se ter explicado e justificado, fazes um post destes?

Compartilhar este post

Link para o post

Os bancos não abrem amanhã e, provavelmente até dia 5. No fundo, a Grécia vai parar uma semana.

Compartilhar este post

Link para o post

o que é que isso significa na prática?

podem continuar a fazer transacções bancarias? tipo pagar de cartão, levantar dinheiro?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...