Peplin Publicado 29 Junho 2015 E também a mesma solidariedade que leva o BCE a injetar 89 mil milhões de euros para assegurar que os bancos gregos tinham liquidez, a mesma que fez com que a Grécia não tivesse de pagar juros dos seus empréstimos até 2022, com maturidades extendidas até 2050 coisa que Portugal não teve, a mesma solidariedade que deu à Grécia taxas de juro mais baixas do que a Portugal, a mesma solidariedade que lhes permitiu um perdão de dívida privada... Caramba... eu também acho que os gregos levaram com programas péssimos de ajustamento, foram cometidos erros e o DSK admite isso mesmo, mas dizer que não houve solidariedade.... Essa cassete está afinadinha. :lol: Já nos esquecemos todos que estes resgates serviram, predominantemente, para salvar o coiro da banca europeia. E falar em solidariedade em perdões de dívida quando destruíram a economia do país tem uma piada do crl. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 29 Junho 2015 Essa cassete está afinadinha. :lol: Já nos esquecemos todos que estes resgates serviram, predominantemente, para salvar o coiro da banca europeia. E falar em solidariedade em perdões de dívida quando destruíram a economia do país tem uma piada do crl. jovem, até te cai mal tanta cegueira... :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 29 Junho 2015 (editado) Essa cassete está afinadinha. :lol: Já nos esquecemos todos que estes resgates serviram, predominantemente, para salvar o coiro da banca europeia. E falar em solidariedade em perdões de dívida quando destruíram a economia do país tem uma piada do crl. É tão cassete como repetir coitadinhos dos gregos bla bla bla.. Eu não estou a falar nos resgates como exemplo ou não de solidariedade, falo sim nas sucessivas revisões nos programas que foram grandes favores que os estados europeus fizeram à Grécia e não aos outros estados. A Grécia tem uma dívida colossal muito maior que Portugal e os encargos com a dívida são de 4,3% e Portugal 5% dos respetivos Pib's, a Irlanda que tem uma dívida bem mais pequena só difere de 0,2 pontos do PIB em relação à Grécia. Foi feito uma perdão de dívida etc .. apesar de todos os erros cometidos em programas de austeridade, não se pode dizer que os gregos são uns coitados que ninguém os ajuda... E não foram os credores que destruíram a economia grega, a economia grega foi destruída ao longo de anos pelo PASOK/ND, e nisso ilibo claro, o Syriza. Editado 29 Junho 2015 por ascom Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 29 Junho 2015 Essa cassete está afinadinha. :lol: Já nos esquecemos todos que estes resgates serviram, predominantemente, para salvar o coiro da banca europeia. E falar em solidariedade em perdões de dívida quando destruíram a economia do país tem uma piada do crl. Oi? Quem é que destruiu a economia grega mesmo? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 29 Junho 2015 Isto ajudou: http://oinsurgente.org/2015/06/29/grecia-revisao-da-materia-dada-onde-tudo-comecou/ Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 29 Junho 2015 Neste momento, os gregos ainda têm as pensões de 1000€? Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 29 Junho 2015 Oi? Quem é que destruiu a economia grega mesmo? Sabes perfeitamente quem foi, não sejas inocente. Os governos de Papandreou e Samaras foram fantoches ao serviço da troika. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 29 Junho 2015 Mas a troika não apareceu lá do nada... Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 29 Junho 2015 (editado) Pois não, mas foi a troika que provocou uma queda do PIB superior a 25 % em 5 anos, uma queda do consumo na ordem dos 30 %, uma taxa de desemprego que passou de 9 % para 26 % e por aí fora. Eu até fico negativamente surpreendido por pessoas tão inteligentes como vocês estarem a amansarem o que se tem passado no processo grego desde o início. Aquilo que aconteceu foi um sequestro e chantagem económica, até Prémios Nobel da Economia o referem, mas no fim de contas o que importa é mandar loladas contra os gregos e afirmar arrogantemente que eles são uns cretinos e uns esbanjadores de dinheiro. Editado 29 Junho 2015 por Peplin Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 29 Junho 2015 Pois não, mas foi a troika que provocou uma queda do PIB superior a 25 % em 5 anos, uma queda do consumo na ordem dos 30 %, uma taxa de desemprego que passou de 9 % para 26 % e por aí fora. Eu até fico negativamente surpreendido por pessoas tão inteligentes como vocês estarem a amansarem o que se tem passado no processo grego desde o início. Aquilo que aconteceu foi um sequestro e chantagem económica, até Prémios Nobel da Economia o referem, mas no fim de contas o que importa é mandar loladas contra os gregos e afirmar arrogantemente que eles são uns cretinos e uns esbanjadores de dinheiro. Ui demorou tempo a ir buscar a resposta ás directivas do partido...epá pensa pela tua cabeça e não digas disparates. A historia não começou a 5 anos atrás e nenhum premio nobel defende que a culpa não é dos gregos, defendem sim que os programas foram mal desenhados. Mas se nao fosse pela culpa do gregos nem nunca teriam existido os tais programas... Dificil de entender é como essa lavagem ao cerebro ainda cola hoje em dia... Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 29 Junho 2015 Pois não, mas foi a troika que provocou uma queda do PIB superior a 25 % em 5 anos, uma queda do consumo na ordem dos 30 %, uma taxa de desemprego que passou de 9 % para 26 % e por aí fora. Eu até fico negativamente surpreendido por pessoas tão inteligentes como vocês estarem a amansarem o que se tem passado no processo grego desde o início. Aquilo que aconteceu foi um sequestro e chantagem económica, até Prémios Nobel da Economia o referem, mas no fim de contas o que importa é mandar loladas contra os gregos e afirmar arrogantemente que eles são uns cretinos e uns esbanjadores de dinheiro. Porque é que a culpa é dos outros? Em Portugal eu atribuo a culpa da situação macroeconómica em que estamos às antigas governações, não atribuo a um organismo que emprestou dinheiro e que impôs algumas condições para o emprestar. Se eu comprar uma casa com recurso a um empréstimo ao banco e a meio ficar sem condições para cumprir certamente não vou atribuir a culpa aos sacanas do banco que me querem sugar dinheiro, mas sim ao idiota que fui por não me ter sabido governar. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 29 Junho 2015 Se eu comprar uma casa com recurso a um empréstimo ao banco e a meio ficar sem condições para cumprir certamente não vou atribuir a culpa aos sacanas do banco que me querem sugar dinheiro, mas sim ao idiota que fui por não me ter sabido governar. Excelente exemplo, foste logo escolher um instrumento que é uma mina de cláusulas abusivas. E claro que quando uma pessoa fica sem condições para pagar os créditos à habitação é porque foi idiota e não se soube governar. Que lógica doentia. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 29 Junho 2015 Burkina, o PASOK governou quanto tempo na Grécia? Pois. Era só para saber. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 30 Junho 2015 Burkina, o PASOK governou quanto tempo na Grécia? Pois. Era só para saber. Ninguém aqui ilibou o PASOK/Nova Democracia da m*rda que foi feita e culpou o Syriza pelo estado a que a Grécia chegou antes do resgate... Qual é a cena? Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 30 Junho 2015 é a tal generalização ridícula de "a culpa é dos gregos". É uma falácia tão grande como aquela de que nós, portugueses, vivemos acima das possibilidades. Eu não vivi acima das possibilidades, nem os meus pais. Que culpa temos de ter governantes despesistas e incompetentes? Já agora para contra-argumentar a ideia do Gonçalo, da questão da casa e do empréstimo: então porque é que o Banco emprestava dinheiro na mesma, sabendo inclusive que as pessoas não tinham rendimentos suficientes fortes e constantes para efectuar o pagamento do valor solicitado? Porqe é que só limitaram o crédito quando isto deu o "boom" ? Achas que se pode ilibar as responsabilidades das pessoas que mandam e que fornecem esses empréstimos? Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 30 Junho 2015 E convém referir que a austeridade que tem actuado nestes países fez aumentar bastante o rácio dívida pública para PIB, partindo depois para remendos temporários chamados privatizações, tirando fontes de receita para o futuro. O caso da Grécia para essa situação passou de 100% aprox. para 170%. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 30 Junho 2015 é a tal generalização ridícula de "a culpa é dos gregos". É uma falácia tão grande como aquela de que nós, portugueses, vivemos acima das possibilidades. Eu não vivi acima das possibilidades, nem os meus pais. Que culpa temos de ter governantes despesistas e incompetentes? Já agora para contra-argumentar a ideia do Gonçalo, da questão da casa e do empréstimo: então porque é que o Banco emprestava dinheiro na mesma, sabendo inclusive que as pessoas não tinham rendimentos suficientes fortes e constantes para efectuar o pagamento do valor solicitado? Porqe é que só limitaram o crédito quando isto deu o "boom" ? Achas que se pode ilibar as responsabilidades das pessoas que mandam e que fornecem esses empréstimos? Quando se fala, ''a culpa é dos gregos'' não é em referência a cada grego mas sim à generalidade do País que foi votando PASOK/ND com uma total ausência de escrutínio político. Partindo para outra questão mas também relacionada, é importantíssimo que as pessoas participem politicamente, e participem de uma forma informada, isenta e crítica que é coisa que não acontece. É preciso que as pessoas nas bases dos partidos questionem permanentemente as opções que são feitas pelos dirigentes e as censurem se for caso disso, senão os políticos fazem o que querem com o dinheiro dos nossos impostos, nomeadamente aplicarem-nos em coisas absolutamente inúteis e eleitoralistas que levam qualquer sistema político à implosão como aconteceu na Grécia e pode acontecer em Portugal. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 30 Junho 2015 Ui demorou tempo a ir buscar a resposta ás directivas do partido...epá pensa pela tua cabeça e não digas disparates. A historia não começou a 5 anos atrás e nenhum premio nobel defende que a culpa não é dos gregos, defendem sim que os programas foram mal desenhados. Mas se nao fosse pela culpa do gregos nem nunca teriam existido os tais programas... Dificil de entender é como essa lavagem ao cerebro ainda cola hoje em dia... Ainda não te calaste com essa do partido? Irra, que não há pachorra. Deixa-me lá ver se consigo ser claro: não sou, nunca fui e não tenho intenção de ser apoiante, militante ou dirigente do PCP, do BE, do Livre, do PCTP/MRPP ou qualquer outro partido de esquerda. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 30 Junho 2015 Plot twist, o Pep era apoiante do Ribeiro e Castro e também decidiu abandonar a política. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 30 Junho 2015 Porque é que a culpa é dos outros? Em Portugal eu atribuo a culpa da situação macroeconómica em que estamos às antigas governações, não atribuo a um organismo que emprestou dinheiro e que impôs algumas condições para o emprestar. Se eu comprar uma casa com recurso a um empréstimo ao banco e a meio ficar sem condições para cumprir certamente não vou atribuir a culpa aos sacanas do banco que me querem sugar dinheiro, mas sim ao idiota que fui por não me ter sabido governar. O exemplo dos bancos, logo qual. :lol: És mais inteligente que isso. Vamos lá ver uma coisa, a Grécia perder 25 % do PIB, duplicar a dívida e quase triplicar a taxa de desemprego em 5 anos de medidas austeritárias lunáticas é culpa dos governos gregos dos anos 80/90/00? Uma coisa é certas políticas levarem a uma situação de crise, outra coisa é isso resultar obrigatoriamente em medidas económicas e sociais nefastas. As coisas podem parecer estar relacionadas mas não estão, porque uma coisa não tem necessariamente que levar a outra. Aliás, o que a macroeconomia nos diz é que a política contraccionista deve ser executada em períodos de expansão e não de recessão. Plot twist, o Pep era apoiante do Ribeiro e Castro e também decidiu abandonar a política. Tudo pelo 1º de Dezembro como feriado! Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 30 Junho 2015 (editado) Estou longe de acreditar na história de que todos os portugueses viveram acima das suas possibilidades, mas, para além das responsabilidades eleitorais, o povo também tem outras responsabilidades em cima pelo momento que vivemos. Não estou a dizer que é o Zé, ou a tia Joana, mas no global, mesmo ignorando o despesismo governamental, os portugueses também ajudaram a isto. Aliás, o que a macroeconomia nos diz é que a política contraccionista deve ser executada em períodos de expansão e não de recessão. Reduzi o teu post a isto, porque não há muito que possa dizer quanto ao resto, concordo. No entanto, e fixando-me no caso português que é aquele que conheço, a política contracionista deve ser executada em momentos de hiato positivo e não em hiato negativo, que é o que está a ser feito, conforme disseste. O problema é que em Portugal, e quase juro que na Grécia também, não tiveste um ano de política contracionista no primeiro mandato do José Sócrates que foi um momento de hiato positivo, como já vinha sendo desde o fim do Durão Barroso (se não estou em erro). Isto levou a nossa posição líquida de investimento internacional (PLII) para a lama. Em períodos de recessão há sempre realinhamentos de risco, aliás, se nós trabalharmos na mesma empresa, eu devo-te 1000€ e somos ambos despedidos, o que tu queres é que eu te pague. E vamos assumir que não há qualquer tipo de caridade, porque nem tem de haver! Isto relacionado com a nossa PLII, levou a um aumento das taxas de juro. Só tínhas uma possibilidade de fazer política expansionista. Fechares-te ao exterior (e isto implica sair do Euro, claro) e viveres do que produzes porque a tua moeda não ia valer rigorosamente nada e provavelmente ias ter de monetizar a dívida. Será que aí o PIB em PPC não ia descer ainda mais do que o que desceu com este tipo de medidas? (EDIT: Admito que estejas familiarizado com o termo, até porque és um gajo que procura saber das coisas, mas para quem não souber, PPC = Paridade de Poderes de Compra, PIB em PPC é a melhor forma de ver o PIB de um país) Editado 30 Junho 2015 por Carlos Gouveia Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 30 Junho 2015 Depois do rapaz se ter explicado e justificado, fazes um post destes? Qual explicação ou justificação? Esta? Sim sim, levem para esse lado. A seguir digam onde é que eu disse que literado em Economia significa formado em Economia :lol: O que se segue então, provas de conhecimentos para se votar num referendo ou eleição cujo resultado vai afetar diretamente todos os portugueses? Desculpa, não vejo a lógica. Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 30 Junho 2015 O que se segue então, provas de conhecimentos para se votar num referendo ou eleição cujo resultado vai afetar diretamente todos os portugueses? Desculpa, não vejo a lógica. Não, o ideal mesmo é marcar um referendo para daqui a 1 semana como prova da democracia. As pessoas nem sequer vão ter tempo para saber para o que é que estão a votar, para perceber as consequências e vão, ainda assim, votar. O que se pede é responsabilidade àqueles que, há menos de um ano, foram eleitos. De preferência que decidam de acordo com o seu programa, porque foi o que foi votado, mas que decidam! Repito, numa semana ninguém vai saber o que está a votar. Nem mesmo os tais literados em Economia, quanto mais o senhor Papadoupoulos (foi o primeiro nome grego que me lembrei, até acho que é apelido, mas não interessa) que já está tão farto de ouvir falar de economia e política que agora dedica todas as suas atenções ao seu Olympiacos e ao que resta do seu emprego. Este referendo é um perigo. E, como já disse ao Boo, é tão perigosa a vitória do sim como a vitória do não, quer para a Europa, quer para a Grécia. E só digo que são ambas perigosas porque, tal como 99% da população grega, não sei quais são as consequências do sim e do não. As pessoas vão votar com base em capturas ideológicas, em ideias pré-concebidas e em boatos que provavelmente são lançados por partidos políticos com uma agenda bem definida e talvez com outros interesses na vitória do sim ou do não. Este referendo é a prova de que a democracia é um regime horrível! É o que de mais negro a democracia tem. O problema é que o Churchill tem toda a razão: "Democracy is the worst form of government, except for all those other forms that have been tried from time to time." e a democracia é, apenas e só, um mal menor. Ah, e não me interpretem mal, sou democrata convicto e, por comparação, adoro a democracia. É, sem dúvida, o melhor regime que conheço, só que tem, como tudo, falhas e isto só as está a por a descoberto como não me lembro, nos meus curtos 21 anos de existência, de ter visto. Apesar de todos os dias se notarem essas falhas em menor grau. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 30 Junho 2015 tirando algumas picardias estas últimas páginas têm estado muito boas. Compartilhar este post Link para o post