Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

vocês não têm a noção da tareia que o seguro vai dar nas primárias.

e daqui a um ano levamos com um governo PS+PSD que até choramos

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também acho que o Seguro ganha. O pessoal costuma gostar do coitadinho e ele é o infeliz a quem o papão Costa tenta roubar o ch*pa-ch*pa.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu cá acho que o Seguro nem vai cheirar. É incrível o hype que o Costa tem.

Já agora, aproveitando o Dia da Catalunha de ontem e tal, como é que está a questão da independência do País Basco? A Catalunha parece estar bem mais à frente? O que se passou para ter havido um (aparente) arrefecimento da questão?

Antifa chamado a recepção :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, aproveitando o Dia da Catalunha de ontem e tal, como é que está a questão da independência do País Basco? A Catalunha parece estar bem mais à frente? O que se passou para ter havido um (aparente) arrefecimento da questão?

O Antifa que me corrija se estiver enganado, mas o ímpeto independentista sempre (ou quase sempre) foi maior na Catalunha do que no País Basco.

Compartilhar este post

Link para o post

A impressão que fiquei a última vez que estive em Barcelona e conheci montes de pessoal catalão foi que eles são a Alemanha lá do burgo.

Citandando: "(em relação a Espanha) pq é que havemos de andar a pagar pelos erros dos outros? Preferimos ser independentes"

Compartilhar este post

Link para o post

Tex, achas que o Seguro ganha?

dentro do PS acho que quem tem maioria até é o Costa, mas o Seguro tem ali uma máquina muito bem montada.

Compartilhar este post

Link para o post

Ui, questão complicada... Mas tenho ideia que há uns meses escrevi aqui sobre isso.

No fundo tudo se resume à palavra "hype". E na Catalunha essa questão está de facto com um hype incrivel... Mas olhando para a questão de fundo aquilo que diferencia as duas regiões é simples, é o facto de que quer na actualidade quer historicamente existir na Catalunha uma elite economica e empresarial "Catalanista", que vai de mãos dadas com politicos de centro-direita tambem favoráveis a uma maior autonomia ou até independência. Haver paralelo com o País Basco neste aspecto é manifestamente impensável.

E isto é algo importantissimo para a criação do tal hype ou ímpeto independentista colectivo que tem vindo a aumentar desde há uns anos, curiosamente ou não coincide mais ou menos com o ínicio da crise e a constatação dos Catalães de que sem Espanha teriam uma economia bem mais forte. Daí tudo isto, basta ver que muita dessa gente é proprietaria de meios de comunicação social poderosissimos e ligada a grandes instituições Catalãs, quer desportivas, culturais ou sociais o que é claro ajuda a passar a mensagem e a criar mobilizações como a de ontem.

Depois no País Basco há a questão do conflito armado, hoje já mais que morto e enterrado por quem o advogava mas que aqueles opostos à independência não deixam esquecer. E a verdade é que as décadas de conflito desgastaram muito toda a gente e acenturam imenso uma clivagem entre os pró e os contra. Tambem prejudicou quem procurava e procura uma solução politica e de diálogo para a independência, as ilegalizações de partidos sucederam-se, as prisões politicas, torturas, cultura de medo. Tudo estava muito mais extremado no País Basco. Isso diminuiu hoje em dia e o independentismo "moderado", embora ali sempre de esquerda, começa a impôr-se como uma força politica fortissima, basta ver que têm a câmara de San Sebastian/Donostia.

Mas enfim, politicamente são duas regiões muito diferentes e no País Basco existe um partido histórico fortíssimo o PNV, que tem nacionalista no nome mas que no fundo em questões de soberania até agora alinha sempre com os partidos nacionais Espanhois, não fosse assim e caso buscassem uma aliança independentista como existe hoje na Catalunha entre partidos de centro(direita) e esquerda a coisa seria bem mais parecida à situação Catalã. Enquanto isso não acontece, o independentismo no País Basco faz o seu caminho pela esquerda, hoje muito mais ligada ao ecologismo, aos jovens e movimentos sociais alternativos, bastante distante das ligações dos Catalães ao mundo da industria e grandes empresas.

Assim resumidamente passa por aqui. Mas desengane-se quem pensa que o sentimento independentista no País Basco diminuiu, no dia a dia é até bastante mais visivel hoje em dia, no sentido de ver gente a falar euskera na rua, a fazer desportos bascos, a participar em movimentos sociais, do que na altura em que se falava todos os dias nos jornais sobre os carros que lá explodiam.

ps.E já agora fica aqui uma foto de ontem do Piqué

BxQ2LMuIQAAI5bU.jpg

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
Não sei qual é a parte que não percebes do "Eu aceito um determinado número de mortes para o correcto funcionamento global." Tu só consegues ver massacres horrendos...

Quando tu chamas genocídio a 162-365 mortes civis (Geórgia) durante um conflito armado, não adianta dizer mais nada. Fica na tua que eu fico na minha.

god bless zwame

Compartilhar este post

Link para o post

Tirando que não. Apresenta o que quer fazer? Onde estão as medidas? As linhas programáticas? A estratégia? É que dizer um conjunto de nada também eu consigo. Ele limita-se a utilizar os chavões habituais sem nunca desenvolver como o pretende fazer, sem explicar, por exemplo, onde há folga orçamental para fazer X ou Z.

Concordo em parte, o Costa consegue ser pior nesse aspeto e menos claro.

É, ainda, um demagogo de tuta e meia. Um irresponsável que promete o impossível. É um político de meia tigela e representa tudo o que está errado na política.Tanto o Costa como o Seguro são uma nulidade, com a agravante que o Seguro é um gajo intelectualmente limitado (mete muito nisso).Sempre o foi. Pior, está rodeado por gente do mais limitado que há no PS. Ainda bem lembro das risotas que alguns nos protagonizavam na AR :lol:

Demagogos são todos, se formos por aí, mais vale não votar nunca.

Se o Seguro é intelectualmente limitado? Do que vi, reparei que Costa usa uma linguagem mais simples e vaga, sem dizer nada, palha pura, por outro lado, Seguro também não impressiona nesse requisito, apenas quero frisar que Costa foi para o primeiro debate, como se estivesse a ir para uma conversa de café, entre amigos, importa saber que não se tratam de 2 génios, mas de certeza que não são 2 parvos. Parece-me que o Costa é muito mais ''popularesco'' que Seguro, as pessoas gostam disso, sempre gostaram na generalidade dos políticos e a imprensa também.

Eu vi lá coisas que não lembram ao diabo. O dia-a-dia da AR é deprimente. Tudo se resume a jogos entre politiqueiros que acabam todos à mesma mesa a rir-se da desgraça do povo. Depois há muita gente que leva questões pessoais para o hemiciclo e para as comissões. É tudo um nojo. Eu não sou comunista, mas sempre apreciei a atitude dos membros afectos ao Partido Comunista, dos poucos que vivem pelo/para o que dizem/pensam.

Subscrevo... na maioria.

Bottom line, esta corrida no PS é o espelho de como são todos uns oportunistas. Estou curioso para saber o desfecho, mas se tivesse que apostar diria que o Costa vencia pela margem mínima.

Concordo.

Compartilhar este post

Link para o post

não percebo se o Burkina é burro porque lhe apetece ou simplesmente é demasiado orgulhoso para perceber quando comete um erro.

filosofia, essa ciência...

Compartilhar este post

Link para o post

não percebo se o Burkina é burro porque lhe apetece ou simplesmente é demasiado orgulhoso para perceber quando comete um erro.

filosofia, essa ciência...

O pior é quando ele não dá o braço a torcer e recorre a palavras como plebe.

Tão característico.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Tirando que não. Apresenta o que quer fazer? Onde estão as medidas? As linhas programáticas? A estratégia? É que dizer um conjunto de nada também eu consigo. Ele limita-se a utilizar os chavões habituais sem nunca desenvolver como o pretende fazer, sem explicar, por exemplo, onde há folga orçamental para fazer X ou Z.

É, ainda, um demagogo de tuta e meia. Um irresponsável que promete o impossível. É um político de meia tigela e representa tudo o que está errado na política. Tanto o Costa como o Seguro são uma nulidade, com a agravante que o Seguro é um gajo intelectualmente limitado (mete muito nisso). Sempre o foi. Pior, está rodeado por gente do mais limitado que há no PS. Ainda bem lembro das risotas que alguns nos protagonizavam na AR :lol:

Eu vi lá coisas que não lembram ao diabo. O dia-a-dia da AR é deprimente. Tudo se resume a jogos entre politiqueiros que acabam todos à mesma mesa a rir-se da desgraça do povo. Depois há muita gente que leva questões pessoais para o hemiciclo e para as comissões. É tudo um nojo. Eu não sou comunista, mas sempre apreciei a atitude dos membros afectos ao Partido Comunista, dos poucos que vivem pelo/para o que dizem/pensam.

Bottom line, esta corrida no PS é o espelho de como são todos uns oportunistas. Estou curioso para saber o desfecho, mas se tivesse que apostar diria que o Costa vencia pela margem mínima.

Foi o que eu disse, ele diz como é que quer fazer as coisas mas todos sabemos que são impossiveis, pelo menos com os pachecos em Gestão que nós temos na politica. Dito isto, o Costa nem isso diz, ele só puxa chavões do "Crescimento" e etc e de onde é que isso vem? O que eu digo é: Se o Seguro chegasse a PM e não cumprisse tu podias dizer: Este gajo disse X e fez Y como o Passos por exemplo (não que sirva de muito), agora o Costa tu não podes dizer nada porque ele não diz nada, mas é que é nada mesmo, atenta ao que o homem diz e verás que ele não diz uma frase com conteúdo, é só adjectivos e isso irrita-me tanto que só por ai já prefiro mil vezes o Seguro porque esse tipo de gente como o Costa para mim é do pior que há. T

enho uma amiga que se envolveu na politica em São Domingos de Benfica e lidou de perto com o António Costa e outros que tais e o entusiasmo inicial foi substituido por ter de abandonar a politica porque ela simplesmente não tinha estomago para as m*rda que estes gajos fazem.

Concordo em absoluto, acho que se vão espetar de cabeça mas eles é que sabem

A impressão que fiquei a última vez que estive em Barcelona e conheci montes de pessoal catalão foi que eles são a Alemanha lá do burgo.

Citandando: "(em relação a Espanha) pq é que havemos de andar a pagar pelos erros dos outros? Preferimos ser independentes"

Queria ver a Catalunha independente, não dava um ano.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Já? :lol:

Pelo que dá a entender o Expresso, queriam o banco na alçada do Banco de Portugal, durante mais tempo.

Ao que parece existem propostas, ou sondagens de venda, e eles decidiram meter a viola no saco.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...