Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Está a passar despercebida a cativação de 57M€ às universidades, uma autêntica facada no ensino superior. Não bastaram os cortes cegos devido às medidas de austeridade, agora surge esta cativação. As universidades vão perder a maior fatia (44M€), sendo a restante perda suportada pelos politécnicos (13M€).

Compartilhar este post

Link para o post

Está a passar despercebida a cativação de 57M€ às universidades, uma autêntica facada no ensino superior. Não bastaram os cortes cegos devido às medidas de austeridade, agora surge esta cativação. As universidades vão perder a maior fatia (44M€), sendo a restante perda suportada pelos politécnicos (13M€).

Qual é a razão?

Compartilhar este post

Link para o post

Ideologicamente até pode ser de centro-direita, e já foi afiliado no CDS, mas mais do que uma vez ele já afirmou que não se identifica de forma nenhuma com a perda de liberdade de pensamento por afiliação partidária. E como não acredito em cultura de esquerda ou direita, não vejo nenhum inconveniente na pessoa em si (se é qualificado ou não, não sei, mas é um tipo bastante intelectual e disponível). Mas o mais provável é que o AC dê o lugar a uma pessoa próxima de si :)

Ele não faz parte do partido, mas assumiu que vota tendencialmente neles.

Mas o Freitas do Amaral também foi ministro de um governo do PS.:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Podes aprofundar, Vaart?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a razão?

Podes aprofundar, Vaart?

As universidades e institutos politécnicos aperceberam-se que estavam a ser aplicadas cativações aos seus orçamentos a partir de segunda-feira quando, na plataforma informática da Direcção-Geral do Orçamento (DGO), começaram a ser lançadas alterações unilaterais às suas contas. “Foi feito sem anúncio prévio”, aponta o presidente do Conselho Coordenador dos Politécnicos, Joaquim Mourato. O reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, lamenta também que, neste momento, as instituições não saibam “exactamente o que está em causa”, uma vez que não há justificações para a decisão das Finanças.

Ou seja, ninguém sabe porque foi cortado este valor às universidades e politécnicos.

Compartilhar este post

Link para o post

Já se falava-se que o polo de Angra do Heroísmo ia fechar por causa disso. A Universidade dos Açores ia perder 670 mil €...

bem, até não sei se não teria sido melhor isso acontecer por cá. Aquele pólo e a qualidade do ensino lá não faz falta a ninguém.

Compartilhar este post

Link para o post

Podiam era fechar quase tudo na UAç, apenas se mantinham os curso de Biologia Marinha e afins, canalizava-se tudo para lá.

É que excluindo isso, não há mais nada que se aproveite.

Compartilhar este post

Link para o post

pois do que sei também dizem que por Ponta Delgada aquilo é mau.

Mas se aí é mau, havias de ver aqui...

fala-se que o Expresso vai revelar às 11h os nomes dos portugueses no Panama Papers

Compartilhar este post

Link para o post

Divulgam os que lhes convêm. Deviam ter dado isso ao Público.

O que é que o Público tem que o Expresso não tem?

Compartilhar este post

Link para o post

Divulgam os que lhes convêm. Deviam ter dado isso ao Público.

Todos divulgam o que convém e até acho que já foi admitido que a informação dos Panama Papers nunca estará disponível na totalidade. É aliás esse o problema deste tipo de leaks e deste muito em particular, ao estar na posse de entidades especificas, com ou pressionáveis a ter agendas também particulares e a terem este poder de apenas difundir a informação filtrada, divulgada numa altura e contexto especifico com o objectivo de atingir um alvo concreto num dado contexto isto deixa de ser a transparência anunciada mas passa a ser "weaponized information" pronta a disparar quando der jeito a alguém.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Estou mesmo a ver os jornalistas a divulgar informações incriminadoras sobre os patrões. Havia de ser bonito.

Compartilhar este post

Link para o post

E o BES tinha uma esquema com pelos menos 300 offshores só na Mossack Fonseca. Os jornalistas portugueses não têm a certeza se não haveria mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto do Panama Papers fez-me dar um 180 na minha opinião. Face às revelações percebemos que não há dinheiro nenhum e que austeridade é a única solução para os países em dificuldades financeiras. Como é que eu pensei que era imoral andar a cortar salários, pensões, serviços públicos sem se fazer o mínimo de esforço para acabar com evasão e fraude fiscal. Andava mesmo a leste...

Este gajo que estava no EMN a fazer um branqueamento das offshores ficava bem era com um tiro nos cornos.

E a cena do Draghi ninguém comenta? A mim parece-me surreal ter um estrangeiro que preside uma instituição internacional a mandar bitaites no conselho de estado. Mas pronto, Marcelices...

Editado por Stout

Compartilhar este post

Link para o post

A propósito:

Draghi sugeriu revisão da Constituição e das leis eleitorais

"Fê-lo, apurou o PÚBLICO, de forma suave, sem concretizar nem quais os países a que se referia, nem que tipo de mudanças preconizava. Mas para bom entendedor meia palavra basta e a ideia que deixou na sala foi a de que países como Portugal e Espanha talvez pudessem ter um sistema eleitoral que facilitasse a formação de governos maioritários quando os resultados eleitorais não fossem expressivos nessa matéria."

Fds genial. Vem cá e sugere que mudemos o nosso sistema eleitoral para um ainda menos democrático. Que p*ta de lata....

E por Inglaterra:

CfeMpVCXIAABOq5.jpg

Editado por Stout

Compartilhar este post

Link para o post

Tendo em conta que o Marcelo tem de brincar aos amigos com o Costa, tem de arranjar alguém que diga por ele as coisas que pensa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...