Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Reigns

FC Porto - Futebol

Publicações recomendadas

Para aqueles que se identificam com a falta de organização na entrada para o Estádio do Dragão (e não só), cá vai um texto, narrado na primeira pessoa, do que se passou na passada quinta feira. Muito interessante e descritivo do desinteresse da organização...

Para memória futura e como forma de tentar perceber o actual estado de desorganização e desagregação do clube com os seus adeptos que vai um bom bocado para lá da forma da sua equipa principal de futebol, fica o relato do que se passou ontem comigo na chegada ao Dragão, uma hora antes do início da partida contra o Eintracht. Narrado na primeira pessoa porque nada disto foi ouvido, contado no café ou exposto noutros blogs/sites/whatever. Aconteceu comigo.

Estacionei o carro relativamente cedo e fui tomar o café da praxe. Passavam poucos minutos das 18h30 e o estômago começava a agitar-se com a excitação do jogo (sim, eu ainda fico com nervoso miudinho antes dos jogos, seja o Eintracht Frankfurt ou o Pinheirense) e decidi parar para comer qualquer coisa a caminho. Nada de especial, rapidinho, só para enganar o bucho e tentar fugir da acumulação de um distinto escurecimento nos céus da Invicta. Espera, não são nuvens…são alemães. Vejo um casal na minha frente no McDonald’s em Fernão de Magalhães e deixo-os passar. Tinham uma altura combinada, sem exageros que eu não sou dessas coisas, aí de uns 8, 9 metros. Simpáticos, os dois, agradeceram-me em alemão enquanto entravam, vestidos da nuca aos pés em vermelho e negro e tentavam, creio, perceber quanto custava comprar dois de cada item do menu e se havia desconto para ogres bem lavadinhos. Com o papo cheio (dentro das possibilidades fastfoodianas), segui alameda abaixo em direcção à minha Porta, não percebendo o motivo dos carros parados rua abaixo, talvez para esperar o autocarro dos jogadores que se teria atrasado. Fui escutando polícias a conversar e percebi que eram os adeptos do Eintracht que pelo número fizeram com que a VCI tivesse sido fechada e o tráfego bloqueado. Estranhei mas continuei no meu caminho. Passando o “cogumelo”, prossegui pela zona norte do estádio de mãos nos bolsos e cachecol bem apertado à volta do pescoço para minimizar essas correntes de ar ali naquela zona aberta por detrás da bancada…e aparecem quatro ou cinco agentes da PSP que começam a formar um cordão e a impedir a passagem. Pergunto: “Oh chefe, é ali para a 19, já tenho de ir à volta?” e recebo a resposta: “Tem de ser, por aqui já não passa ninguém.”. OK, o que não tem remédio remediado está, como diz o pobo. Meia-volta e siga pelas portas como o sol enquanto anoitece, passando por baixo da poente (e alemães a chegar aos pares, aos grupos, às dezenas, bem dispostos, sorridentes) e seguindo pelo caminho fora enquanto ia absorvendo o ambiente de jogo europeu que me é tão querido e infelizmente tão raro.

À medida que me ia rodeando o estádio e olhava para dentro, via que a maioria das cadeiras estava vazia. Eram então 19h10 e pensei que o trânsito estaria um caos e que a malta ia demorar tempo até chegar ao seu lugar. Chegado à entrada da porta 12, sou parado mais uma vez pela polícia. Não passava ninguém. É normal, afinal há uma escadaria mesmo entre as portas 13 e 14 e como já sou veterano destas andanças, parei e esperei, pensando que a organização devia rever este processo para evitar que o pessoal ficasse impedido de circular livremente quando o número (e teor) de adeptos contrários fosse mais elevado que o normal. Passavam alemães por mim, sem saber muito bem o que se passava, parando perto de mim. Informei ainda dois ou três que podiam passar graças ao misto de nacionalidade e afeição clubística, que lhes deve ter soado como algo que seria natural para quem vai passear até um estádio diferente num país estrangeiro. Ou não, nunca saberei. A verdade é que os portistas esperavam e os frankfurtianos passavam. Tudo bem, continuei à espera que o grosso dos adeptos fossem dirigidos às centenas de cada vez para a(s) sua(s) entrada(s) enquanto consultava calmamente os resultados dos jogos que ainda decorriam, ia lendo uma ou outra notícia no telemóvel e ouvindo o helicóptero que zumbia bem alto por cima de mim. Entretanto passa o primeiro grupo de alemães a subir a escadaria…passa o segundo grupo…ainda um terceiro grupo, e não havia maneira da polícia abrir o cordão. O povo, que em cada vez maior número se ia acumulando ao meu redor, começava a ficar exaltado. Entre inúmeras piadas à troika, insultos à Ângela, críticas directas à polícia e ao clube e à cidade e à forte gente que é feita fraca pelos fracos reis, o tempo ia passando. 19h50, sensivelmente, e centenas esperavam como eu, uns mais nervosos, outros mais calmos, mal aguentando para romper o cordão formado por sete ou oito polícias. Manda quem pode, obedece quem deve, dizia o agente com a autoridade que lhe deram mas que raramente conseguirá usar sem ter de recorrer a este tipo de discurso ou pior, à força. As palavras foram ficando mais ásperas, os insultos mais intensos e os ânimos bem mais exaltados e eu, no meu recanto, ia pensando que o nosso provincianismo tinha chegado ao ponto mais fundo, em que a simpatia e a arte de bem receber o clã de forasteiros que nestes dias por cá passeava tinha chegado a um ponto tal que me começava a identificar com a indignação do povo, mais no conteúdo que na forma, é certo, mas não conseguia compreender como é que se podia prejudicar tanto os adeptos do clube da casa em virtude da presença pontualíssima de um grupo (grande) de não-portistas.

Eis senão quando o cordão abre. Montanhas de pessoas desatam em correria a meu lado, empurrando e comprimindo-se para chegar mais perto da frente e da sua entrada. Trinta metros à frente, a polícia fecha outra vez a passagem. Inclemência! Que raio de ideia era esta, a de dar a provar um gosto de liberdade para a retirar novamente tão pouco tempo depois? Sádicos, comecei a pensar. E, escutando as conversas ao lado, começo a perceber que há portas fechadas. Uma delas, claro, a 19. Não querendo acreditar no rumor, furei pela multidão enquanto reparava que um grande número começava a andar no sentido inverso, e chegando perto do primeiro polícia que encontrei, perguntei-lhe se era verdade. Sim, amigo, a 19 está fechada e não entra ninguém por lá. Mas…então vou entrar por onde?! Olhe, tente ali na 11, vai dar tudo ao mesmo sítio. Obrigado, meu caro. Mais meia-volta e toco a furar como nos bons tempos da Queima no Palácio, chego perto da porta 11 já com largas dezenas de portistas a fazer o mesmo que eu, tento mostrar o cartão mas o torniquete não roda. Questiono o segurança que me diz que posso entrar mas tem de me reter o bilhete. Quero lá saber do papelote, amigo, fique lá com isso e deixe-me ir ver a bola! E lá fui, escadas acima, ainda a vários sectores de distância do meu, para me deparar com a imagem dantesca de ver diversas grades de ferro (suportadas em blocos de cimento, o que me leva a concluir que não foi uma decisão de última hora) a bloquear a passagem da “minha” porta, para me conseguir finalmente sentar no meu lugar no momento em que as equipas já estavam alinhadas em frente à bancada poente.

Tudo isto se passou e não precisava de se ter passado. É um sinal, mais um sinal que o FC Porto se está a desligar dos seus adeptos e que a forma como nós, os tolinhos que lá vão ver os jogos regularmente, estamos a ser desprezados pela malta que gere o clube a nível intermédio. Os operacionais, os que tomam as decisões do momento, longe das salas de conferências e gabinetes da presidência ou direcção. E os adeptos ocasionais, os que de vez em quando tomam a decisão de ir à bola porque até gostam de futebol e do FC Porto, quando encontram um panorama destes não duvido que da próxima vez vão pensar duas vezes antes de comprar bilhete.

Tudo isto se passou e tudo podia ter sido facilmente evitado. Uma nota no site oficial, uma notícia no Porto Canal, raios, uma m*rda de um cartaz em cada entrada do estádio a dizer: “Meus caros, as Portas ABC estão fechadas e não vão poder ser usadas por motivos de BLÁBLÁ. Os detentores de bilhete para essas entradas deverão usar em alternativa as Portas XYZ. Agradecemos a vossa compreensão. Força Porto!”. Mas não houve nada.

Não houve, numa palavra, respeito.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Futebol Clube do Porto

Gostei · há cerca de uma hora

1064978_10152228082089485_1563677006_o.jpg

João Moutinho esteve hoje no Museu do FC Porto by BMG, onde recebeu o Dragão de Ouro, na categoria de Futebolista do Ano, referente à época de 2012/13. Mas o médio não esteve sozinho… Descobre quem o acompanhou em http://bit.ly/1cbLHMC.

"É um orgulho receber o Dragão de Ouro"

ng3055943.jpg?type=big

João Moutinho, bem como Ricardo Carvalho, visitou este sábado o museu do FC Porto, sendo que o médio português teve ainda a oportunidade de receber, das mãos de Pinto da Costa, o Dragão de Ouro de Futebolista do ano relativo à temporada 2012/13.

"Tem um significado muito especial por tudo que eu e os meus colegas fizemos a época passada. Conseguimos mais um campeonato e é um grande orgulho receber mais uma vez este prémio", afirmou o médio, em declarações ao site oficial do FC Porto.

"O mais importante são todos os títulos ganhos e os que espero venham a ser conquistados. Olha-se para o passado e vê-se uma história imensa, mas o clube vai continuar a ganhar de certeza, porque tem uma organização muito grande. É isso que nós portistas queremos e espero que este seja mais um ano de êxitos", acrescentou ainda Moutinho.

:heart: :cry:

até choro... no dia em que chegou, nunca pensei que fosse ter o comportamento e profissionalismo que teve na sua passagem por cá do início ao fim. Craque, um exemplo, e ainda levamos com estas declarações de tempos a tempos... que saudades. Quem dera que voltasse, um dia

_

"Gostava de ter jogado mais tempo no FC Porto"

ng3055968.jpg?type=big

Ricardo Carvalho, tal como João Moutinho, visitou este sábado o Museu do FC Porto.

O defesa-central que deixou o FC Porto depois da vitória na Liga dos Campeões em 2004, rumando ao Chelsea, até tem direito a uma estátua no museu, que está integrada na zona dedicada ao melhor onze do clube. "Ganhei muitos troféus mas este é especial. E isto que nos faz lutar todos os dias e continuar a tentar fazer o melhor", confessou ao site portista.

"Cresci aqui como jogador e pessoa e é importante reviver estes momentos. Gostava de ter jogado mais tempo aqui", disse ainda o defesa-central.

"São dois jogadores à Porto"

ng3056015.jpg?type=big

Pinto da Costa, que acompanhou a visita dos dois jogadores do Mónaco, fez questão de elogiar João Moutinho e Ricardo Carvalho.

"Este museu é feito da história do FC Porto desde a sua fundação até aos dias de hoje e estes visitantes são parte importante dela, nas últimas duas décadas. Venceram provas internacionais, foram jogadores exemplares, grandes atletas e homens, e orgulhamo-nos da sua passagem", disse.

O presidente portista não poupou nos elogios. "É um prazer revê-los, acompanhá-los e ver a emoção com que recordam certos momentos vividos com a camisola do FC Porto. São dois exemplos de jogadores à Porto, ainda o João Moutinho não estava cá e já tinha dito isso. A nossa história faz-se com grandes jogadores, mas ainda é melhor que seja feita com grandes jogadores que são grandes homens, o que é o caso do João e do Ricardo".

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei porquê mas estou com um feeling que hoje vamos empatar ou perder e mais coisa menos coisa, o PF vai c o crl :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Cheira-me que o PF está a ter uma depressão... e estou a falar a sério.

é o que dá o Izmailov tossir sem meter a mão à frente

Compartilhar este post

Link para o post

Não temos equipa , jogadores de que custaram milhoes jogam menos muito menos que jogadores de tostões , uma equipa tão fraca tão sem intensidade tão sem raça tão sem ambição O PF teimoso em manter o esquema tatico mesmo a saber que não resulta um treinador que só faz figuras tristes ( o estoril ate ta a jogar mais ou menos mas temos de conseguir ganhar hoje ao Maritimo ), até já fizemos jogos bem piores que hoje mas tenho que vir aqui dizer isto , pois ESTAMOS PODRES !

até p'ro ano

Editado por DarkDragonaite12

Compartilhar este post

Link para o post

Epá que vão todos p'rá p*ta que os cagou! Treinador, jogadores, dirigentes que deixam esta m*rda acontecer, todos lixo do mesmo saco! Hoje, fartei-me como nunca, desta anedota. ANEDOTA

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, que tristeza... Só espero que tenham ouvido bem os adeptos e ponham aqui um ponto final neste pesadelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem sei o que dizer, não sou gajo de desistir mas acho que esta na altura de olhar com mais atenção para o futuro para que isto não volte a acontecer.

Parece que já atirou a toalha o PF, não acredito que passe desta semana.

Compartilhar este post

Link para o post

O Marco Silva foi expulso a pedido do PdC e está agora no balneário para o plantel lhe dar as boas vindas.

eu já estava meio preparado para esta possibilidade, mas estou com o coração apertadíssimo e super nervoso com isto

Editado por Klebergol

Compartilhar este post

Link para o post

Que nojo. Cambada de (censurado) que se andam a aproveitar do sucesso do meu clube.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele estava mesmo a fazer um frete na FI, deu sinais de quem quer ir de férias já. Espero que vá. Não há paciência para aguentar isto. É mau, muito mau. Até dói ver o Porto jogar.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o PF ficar so demonstramos o mesmo nivel de amadorismo que o Benfica aquando da renovação do JJ.

Nao pode passar de hoje crl! Paulinho Santos la para dentro :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...