Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sylvester

Morreu Eusébio

Publicações recomendadas

Guest fiasco

Já não está onfire, o FB?

Tá sempre.

Que queres saber?

Qual o grupo q entregou os cachecois? Ou a versao do photoshop?

Ou pq recolhem material do benfica se era malta dos "NN"?

Ha para tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

A versão da teoria da conspiração que o Eusébio é só do Benfica e que não pode haver bandeiras ou cachecóis de outros clubes :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Fui lá hoje colocar o meu cachecol, pedi ao segurança, ele abriu-me a cancela e deixou-me estar à vontade.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando lá estive nem era preciso pedir ao segurança. Abrias um pouco a vedação, entravas, colocavas o que querias e voltavas para trás.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Quando lá estive nem era preciso pedir ao segurança. Abrias um pouco a vedação, entravas, colocavas o que querias e voltavas para trás.

Confere.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que já houve alguém com esse avatar e pediram-lhe para o tirar

Compartilhar este post

Link para o post

Um simbolo tipo isto era lindo nas camisolas, ao meio entre a adidas e o simbolo do benfica.

1557484_10153675018535716_118274164_n.png

Vamos lá ver o que inventam...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Éganda filme.

Mas eu tiro va

Compartilhar este post

Link para o post

Podem pôr no sítio do escudo de campeão, está sempre livre rsrrsrsrsr kkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Podem pôr no sítio do escudo de campeão, está sempre livre rsrrsrsrsr kkkkkk

Vai estar ocupado nessa altura 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Antes do Eusébio chegar, já o Benfica tinha sido vencedor da Taça dos Campeões Europeus frente ao Barcelona por 3-2, portanto, o Eusébio não fez "nada" no Benfica que não tivesse sido feito já. O Eusébio "só" foi Eusébio porque tinha grandes nomes como Mário Coluna, António Simões, José Augusto, José Águas e Germano (inicialmente). Mas eu nunca o vi jogar, portanto posso estar a dizer uma grande asneira.

Tás a dizer uma grande asneira. :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Tás a dizer uma grande asneira. :cadeirada:

Mais uma vez, expressei-me bastante mal e já o admiti atrás. Uns posts mais à frente tens a explicação do que quis dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do site "Maisfutebol"

lg_maisfutebol.png

Portugal-Coreia de 66 passa esta quarta-feira na televisão TVI24, a partir das 21:30

Compartilhar este post

Link para o post

Já não és um de nós, Perdigas.

Ok. Foi um prazer, sucessos profissionais e pessoais é tudo o que eu vos desejo. Até um dia, rapazes.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma vez, expressei-me bastante mal e já o admiti atrás. Uns posts mais à frente tens a explicação do que quis dizer.

Ele pede desculpa mas já não vai a tempo de ler :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Bolas... 15 páginas só numa tarde? Não há dúvidas que o cheirinho a polémica aguça mais o apetite do que a paz e concordância... Vi o post do João Pedro à hora do almoço mas não tinha tempo para lhe responder e agora quase que não o encontrava...:roll:

A única parte do post em que te dou razão em absoluto é a parte do Hilário, mas eu sabia e sei perfeitamente que a relação dele com o Eusébio sempre foi muito próximo, só que quando escrevi o post estava-me a lembrar do momento em que o Bruno de Carvalho e Inácio chegaram à igreja e, salvo erro, faziam-se acompanhar por uma 3ª pessoa, sendo essa 3ª pessoa o Hilário, por isso escrevi os três nomes de seguida não fazendo a devida distinção, ficando agora aqui o reparo. Quanto ao Bruno de Carvalho, Inácio e restante comitiva, não tinham obrigação nenhuma de ir, mas foram, e por terem lá ido, colocando a rivalidade de parte por um dia, merecem igualmente o respeito de todos os benfiquistas nesta hora.

Quanto ao restante, é bonito o que escreveste, mas duvidas tu que a maioria dos adeptos do Sporting, Porto e restantes clubes sentiram menos a perda do Eusébio do que a família benfiquista? É claro que o Eusébio é de Portugal. Aliás, o Eusébio é do mundo. No entanto, tirando tu e o pessoal da tua idade que o viu jogar, eu não duvido que a dor da família benfiquista seja nesta hora muita superior à dor dos adeptos de outros clubes quaisquer. Pegando em gente daqui, eu não acredito que o Barroso, Unreal, Vukcevic e Manel tenham sentido a morte do Eusébio da mesma forma que eu, sem querer colocar no entanto em causa qualquer sentimento de respeito que eles possam ter sentido, e eu acredito que tenham. Por isso sim, ficaram bem no meu post as palavras de apreço pelo respeito demonstrado, porque quer queiramos quer não, há sempre um pouco de clubismo à mistura, mesmo nestas horas, daí algumas pessoas no meu entender sentirem esta morte de forma diferente de outras, no entanto como eu disse, há horas em que o clubismo passa para 2º plano. Na minha opinião, todo o país deve respeito ao Eusébio. Daí para a frente, é de enaltecer a atitude. Como o Vukcevic disse ontem, por causa daquele adepto do Sporting que colocou o cachecol do Sporting no braço da estátua do Eusébio, foi uma atitude bonita, mas que o próprio não seria capaz de fazer. E eu percebo-o, porque se morresse a maior figura do Sporting, eu também não ia sair de casa por causa disso. No entanto o Vukcevic já expressou aqui os seus sentimentos e respeito pelo falecimento do Eusébio. Era isso que eu estava a agradecer, porque respeito eu não duvido que toda a gente, excepto os mentecaptos, sintam, mas do respeito a sair à rua com cachecois de clubes que o Eusébio não representou, vai um saltinho ainda grande. Às pessoas que tiveram essa atitude, fica aqui outra vez a minha palavra de igual respeito.

João, eu não falei de graus de medição de dor ou comoção. É óbvio que o Eusébio é um símbolo benfiquista. O maior de todos, na minha modesta opinião. É por isso natural que os benfiquistas tenham vivido a sua perda de forma mais pronunciada, duplamente dolorosa. Não é isso que está em causa nem foi esse ponto que abordei.

É natural que a cerimónia do funeral do Eusébio tenha contado com a passagem pelo Estádio da Luz e não pelo Estádio Nacional; que tenha sido uma bandeira do Benfica e não a bandeira nacional a revestir a urna; que tenham sido o Luís Filipe Vieira, o Rui Costa, o Jorge Jesus, o Luisão e o Cardozo que o acompanharam mais de perto no enterro em vez do Fernando Gomes, do João Pinto, do Paulo Bento, do Ronaldo e do Postiga. Isto é tudo tão óbvio que nem vale a pena perder mais tempo.

Para melhor explicar o que eu quis dizer com o meu post deixo-te uma analogia: numa família normal é natural que a dor de um filho que perde o pai seja superior à dor de um sobrinho que perde o tio. Mas digo-te que eu ficaria deveras incomodado se um primo meu me agradecesse a presença no funeral do meu tio. Eu não estou presente para prestar nenhum favor ou para manifestar solidariedade para com o meu primo. Estou lá para partilhar com ele a dor que ambos sentimos.

Agora duas ou três notas soltas sobre o que aqui se foi escrevendo nesta tarde:

"Peyroteo vs Eusébio"

O Peyroteo foi figura maior no futebol nacional. O Eusébio foi figura maior no futebol mundial. Dir-se-á que o Peyroteo fica prejudicado por, na sua altura, não haver os contactos internacionais que havia no tempo do Eusébio. É verdade, mas não explica tudo. O Peyroteo apanhou a II Guerra Mundial pelo que só participou na qualificação para o mundial de 38. E perdeu. Com a Suiça, que não era propriamente uma potência do futebol nessa época. Além disso, como poderia haver uma figura da maior grandeza em termos internacionais numa equipa que levava 10-0 da Inglaterra? Sim, o Peyroteo foi grande... enorme... à nossa escala que, na altura, representava muito pouco em termos internacionais.

"O Eusébio não colocou o Benfica como grande potência europeia porque o Benfica já lá estava e porque tinha a seu lado outros jogadores". A que se associa "o Eusébio colocou Portugal no mapa"

Há que ter cuidado com a análise histórica. A tendência para analisar factos passados com enquadramento atual é muito tentadora mas, normalmente, errada ou enviesada.

O que era uma grande potência nas décadas de 50 e 60? O que era "estar no mapa"? Por muito que vos custe entender este conceito, nessa altura as competições europeias não tinham a força, a dimensão e o prestígio que hoje têm. O que contava verdadeiramente eram os campeonatos do mundo. Aí é que se definiam as estrelas no firmamento do futebol. O Eusébio podia ter sido campeão europeu de clubes 5 vezes consecutivas que o seu prestígio nunca seria o que foi pela prestação no mundial de 66. Foi aí que ele ganhou o estatuto de imortal. Foi aí que ele colocou Portugal "no mapa".

O Benfica foi campeão europeu antes do Eusébio lá chegar. E também tinha ganho um torneio quadrangular a que se chamou Taça Latina. Mas não era potência europeia. Não era uma equipa respeitada como potencial vencedora de qualquer competição ou jogo que disputasse. Por uma simples razão: porque naquela altura só havia uma equipa verdadeiramente dominadora na Europa. O Real Madrid. Que conquistou as 5 primeiras edições da Taça dos Campeões e era considerada imbatível. O Benfica era uma equipa boa, com qualidade, que teve sorte de chegar a uma final tendo que defrontar o Barcelona. Foi surpreendente, até porque o Barcelona tinha derrotado o Real logo na 1ª ronda e era grande favorito. Foi, na altura, considerado como um acaso fortuito. O Benfica assumiu na Europa o estatuto de grande potência no ano seguinte. Aí sim, frente ao poderosíssimo Real. Com uma vitória por 5-3 devendo imenso ao Eusébio que, nesse jogo, se tornou grande.

O argumento da qualidade dos companheiros é tão irrelevante que só dá vontade de rir... O único jogador no mundo que esteve próximo de ganhar uma competição importante de futebol sozinho foi o Maradona. E mesmo esse não o teria conseguido sem a qualidade do Burruchaga e do Valdano no México ou do Careca no Nápoles.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Ele pede desculpa mas já não vai a tempo de ler :mrgreen:

Afinal enganei-me... mandou-me mp a informar que:

Eu li

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...