Ibrahimovic_9 Publicado 20 Fevereiro 2014 Eu estranhei hoje ver os laterais a jogar tão por dentro, quando com bola. Mas não vi assim tantos jogos do Bayern para perceber se fazem sempre isso, fazendo com que a largura seja (quase) sempre responsabilidade dos alas. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 20 Fevereiro 2014 Também reparei nisso hoje, sobretudo quando numa jogada na 1ª parte vi o Javi Martínez a ter que avançar quase até dentro da área adversária para ir dando linhas de passe ao portador da bola. Pode estar a tentar testar uma alternativa ao 4-3-3, e é natural que se assim for este esquema ainda tenha muitas falhas. Compartilhar este post Link para o post
Tikz Publicado 20 Fevereiro 2014 O Kroos é um jogador do outro mundo, dass, mete a bola onde quer. Já tinha visto coisas dele que me deixaram de queixo caído mas o jogo de hoje só serviu para o confirmar.E btw, Refutador, eu não sei bem se o Guardiola tem feito isso com o Javi Martinez. Mas se ainda não o fez, não deverá faltar muito ou vai faze-lo na próxima época. Já o Bielsa o fez no Bilbao e resultou muito bem. Comentei isso na fase inicial da época, mas o SAS (?) disse que tinha sido testado na pré-época e não tinha dado grande resultado. Não só seria um óptimo central, como acrescentava qualidade de passe ao sector mais defensivo. http://www.lateral-esquerdo.blogspot.pt/2014/02/bayern-de-guardiola.htmlUm bom artigo sobre o duplo-pivô do Guardiola :) Bem porreiro. :) Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 20 Fevereiro 2014 Também reparei nisso hoje, sobretudo quando numa jogada na 1ª parte vi o Javi Martínez a ter que avançar quase até dentro da área adversária para ir dando linhas de passe ao portador da bola. Pode estar a tentar testar uma alternativa ao 4-3-3, e é natural que se assim for este esquema ainda tenha muitas falhas. Pode ter a ver com a transição defensiva também, o Jesus faz muito isso. Mas neste caso não me parece. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 20 Fevereiro 2014 Pode ter a ver com a transição defensiva também, o Jesus faz muito isso. Mas neste caso não me parece. Pois, a mim também não. Fazia sentido, para tentar proteger mais os corredores, mas pelo menos hoje não foi isso que se viu. O artigo do blog foca algo muito acertado, que é o facto do duplo-pivot ser algo estático e ficar muitas vezes de perfil no meio, quando deveria haver mais coordenação entre os 2 médios para aparecerem a dar linhas de passe em terrenos mais adiantados. Mas mesmo isso acredito que se deva ao facto do sistema ainda estar a dar os primeiros passos. É esperar para ver. Compartilhar este post Link para o post
Dennis Bergkamp Publicado 20 Fevereiro 2014 (editado) Wow isto é a capa de um jornal britânico? Vergonhoso. City lost 2-0 at home, so did Arsenal. City were 10 men, so were Arsenal. Messi scored in 54th minute, so did Kroos. Alves scored in 88th minute, so did Muller. Editado 20 Fevereiro 2014 por Dennis Bergkamp Compartilhar este post Link para o post
Danskin Publicado 20 Fevereiro 2014 Isso é um gesto de "como é possível?" ou uma m*rda assim. Não consigo explicar melhor. Wanker. Chamou-lhe de otário, basicamente. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 20 Fevereiro 2014 Pois, a mim também não. Fazia sentido, para tentar proteger mais os corredores, mas pelo menos hoje não foi isso que se viu. O artigo do blog foca algo muito acertado, que é o facto do duplo-pivot ser algo estático e ficar muitas vezes de perfil no meio, quando deveria haver mais coordenação entre os 2 médios para aparecerem a dar linhas de passe em terrenos mais adiantados. Mas mesmo isso acredito que se deva ao facto do sistema ainda estar a dar os primeiros passos. É esperar para ver. O Bayern este ano já jogou de mil e quinhentas formas diferentes. Desde o 4-3-3 tipico do Barça, ao 4-3-3 do Jupp passando por um 4-1-2-3 que se desdobrava em 3-4-3 com o Bastian a recuar para libero e o Alaba e Lahm a subir para o meio campo. Depois em relação à posição 6 e ao que o Kimmi disse, o Bayern desde que o Thiago assumiu a titularidade regressando da lesão e o Bastian passou a estar indisponível que a equipa passou a adoptar um duplo pivot em vez de um 6 mais fixo. E a mim isso parece-me positivo porque quer o Lahm, quer o Bastian ganham muito mais ao terem maior liberdade de movimentos do que ficarem presos aos terrenos em frente aos centrais e a servirem praticamente só como iniciadores do processo ofensivo. Dito isto, concordo com o Poeira. O problema parece ser acima de tudo a fase de adaptação que a equipa ainda está a ter à filosofia e sistema de jogo. E se o problema das alas pode estar relacionado com o duplo-pivot também é verdade que aquilo ontem correu mal a toda a linha porque o Alaba está habituado a ter o RIbery ou o Shaq que dão bastante apoio defensivo que ontem o Gotze simplesmente não deu e o Rafinha não tem a capacidade do Lahm para suportar o papel de dois porque o Robben pouco defende. Notar também que a equipa têm tido imensas lesões no meio campo pelo que eu percebo perfeitamente a necessidade do Guardiola em procurar o melhor meio campo para cada jogo. Agora quando o Bastian recuperar espero que ele e o Thiago (não conto com o Lahm não porque não possa fazer a posição porque pode e bem mas porque ele é preciso no lado direito) consigam fazem o que o Pep quer porque têm características e qualidade para isso. Infelizmente tenho é que dar como garantida a incapacidade do Martinez entrar neste sistema mas ao menos fico feliz por o Kroos ter agora a liberdade de poder jogar à frente do duplo-pivot que é onde defendo que rende mais. Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado 20 Fevereiro 2014 Neuer e Ozil juntos. Foi um bocado parvo o Wenger ter escolhido o rapaz para bater a grande penalidade. Compartilhar este post Link para o post
Danskin Publicado 20 Fevereiro 2014 Há uma hierarquia dentro do clube, no que diz respeito aos marcadores de grandes penalidades. Não é quem agarra primeiro na bola... O Arteta é o primeiro, o Giroud o segundo e o Özil o terceiro. Com os dois primeiros de fora, coube ao alemão marcar o dito cujo. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 20 Fevereiro 2014 Como no Bayern o primeiro da hierarquia é o Alaba. Ontem simplesmente correu mal a ambos Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 20 Fevereiro 2014 Está? Até pode estar a espetar mais goleadas, mas tenho visto praticamente todos os jogos do Bayern e acho que a equipa já esteve mais à imagem do Guardiola. Não percebo bem a relação entre este duplo pivot e as ideias dele para a equipa, mas acredito que ele sabe o que está a fazer. As goleadas do Bayern nunca provaram nada este ano (tirando o jogo do Bremen que ai foi massacre), mas em termos de ocupaçao do espaço, qualidade da circulação de bola, criação de oportunidades têm se visto melhorias obvias desde essa mudança para um duplo pivot e a partilha das tarefas de construção. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 20 Fevereiro 2014 Como no Bayern o primeiro da hierarquia é o Alaba. Ontem simplesmente correu mal a ambos Por acaso não fazia a mínima que ele era o primeiro na hierarquia. Antigamente não era o Ribery? Acho que até chegou a ser o Schweinsteiger. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 20 Fevereiro 2014 Por acaso não fazia a mínima que ele era o primeiro na hierarquia. Antigamente não era o Ribery? Acho que até chegou a ser o Schweinsteiger. O Bastian não bate um penalty durante um jogo desde 2011 e o Ribery só marcou um nos últimos dois anos. O primeiro era o Robben mas todos sabem como isso correu. Desde ai que existe rotação entre o Muller e o Alaba a marcar mas como só o Alaba estava em campo tinha de ser ele. É que o Bayern não tem um grande marcador de penalties. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 20 Fevereiro 2014 (editado) O Bastian não bate um penalty durante um jogo desde 2011 e o Ribery só marcou um nos últimos dois anos. O primeiro era o Robben mas todos sabem como isso correu. Desde ai que existe rotação entre o Muller e o Alaba a marcar mas como só o Alaba estava em campo tinha de ser ele. É que o Bayern não tem um grande marcador de penalties. Pois o Robben é melhor não :mrgreen: Olhando para o plantel e tendo em conta a personalidade de cada jogador, parece-me que o Kroos era um gajo excelente para executar os penaltys. O Thiago também deve ter uma bela execução, mas o Kroos é um jogador mais frio e tem a mentalidade alemã (raramente tremem nesta vertente). Espero que na 2ª mão o Arsenal consiga entrar da mesma forma que ontem. Um golo abrir o jogo pode fazer tremer o Bayern, vamos ver como é que o Wenger prepara a equipa. Falta mais um ponta de lança aos ingleses, é que ter apenas Giroud no plantel é curto (o Sanogo ainda está verdinho, e o Walcott não é PL). O Wilshere é que anda a desiludir, nem parece aquele puto maravilha que levava a equipa ao colo. Editado 20 Fevereiro 2014 por Fajo Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 20 Fevereiro 2014 Fiquei mesmo triste ontem, porra. Aqueles 10 minutos asfixiantes até ao penalty fizeram-me acreditar, mas quando o Özil falhou vi logo que tinha ido tudo por água abaixo. A expulsão do Szczesny só acelerou isso mesmo. Aquele golo do Müller matou a eliminatória, parece-me, coisa que não merecíamos depois do que demonstramos durante os 90 minutos, mas enfim, é futebol. Compartilhar este post Link para o post
Refutador Publicado 20 Fevereiro 2014 E btw, Refutador, eu não sei bem se o Guardiola tem feito isso com o Javi Martinez. Mas se ainda não o fez, não deverá faltar muito ou vai faze-lo na próxima época. Já o Bielsa o fez no Bilbao e resultou muito bem. Eu acho que já o devia ter feito. Eu estranhei hoje ver os laterais a jogar tão por dentro, quando com bola. Mas não vi assim tantos jogos do Bayern para perceber se fazem sempre isso, fazendo com que a largura seja (quase) sempre responsabilidade dos alas. Esse posicionamento interior dos laterais foi uma das novidades que o Guardiola implementou desde o início, para ter o máximo de gente possível a jogar por dentro. As goleadas do Bayern nunca provaram nada este ano (tirando o jogo do Bremen que ai foi massacre), mas em termos de ocupaçao do espaço, qualidade da circulação de bola, criação de oportunidades têm se visto melhorias obvias desde essa mudança para um duplo pivot e a partilha das tarefas de construção. Não concordo, sinceramente. Em termos de organização ofensiva, não vi nenhuma melhoria com a introdução deste duplo pivot, bem pelo contrário. Contra adversários que procuraram condicionar a construção do Bayern, como o Estugarda, o Nuremberga e o Arsenal (aquele primeiro quarto de hora foi miserável), tiveram muito mais dificuldades do que é normal para sair desde trás e jogar no meio-campo adversário. Aliás, se não estou em erro, contra o Nuremberga tiveram mesmo períodos em que tiveram menos posse de bola. Já para não falar que pressionar com 1-2 no meio-campo não é o mesmo que pressionar com 2-1. Este 4x2x3x1, tendo em conta aquilo que o Guardiola pretende, não me entusiasma por aí além, mas vamos ver como evolui. Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 20 Fevereiro 2014 (editado) Como é possivel o atrasado mental do Pedro Henriques dizer que o lance do Robben não é vermelho mas sim amarelo? Que gajo mais ignorante fdx Bem, eu vi o resumo e tenho quase a certeza que ele disse que o vermelho é bem mostrado. O Balotelli levou porrada o jogo todo :( No fundo, a estratégia resultou e saiu lesionado. Editado 20 Fevereiro 2014 por Underscore Compartilhar este post Link para o post
Taj Publicado 20 Fevereiro 2014 O Milan foi tão superior na primeira parte.. merecia ir para o intervalo a vencer por 2-0. O Balo e o Kaka jogaram pa crl. Não percebo como o Atletico acabou o jogo com 11, f*da-se :lol: Inteligência. Ou estratégia, como queiras. As entradas foram distribuídas, ou seja, nunca viste o mesmo jogador dar duas marretadas noutro. Deu o Insua, levou amarelo. Deu o Godín, não levou mas merecia. Deu o Mario, levou amarelo. Simples. Compartilhar este post Link para o post
George Kaplan Publicado 20 Fevereiro 2014 (editado) Inteligência. Ou estratégia, como queiras. As entradas foram distribuídas, ou seja, nunca viste o mesmo jogador dar duas marretadas noutro. Deu o Insua, levou amarelo. Deu o Godín, não levou mas merecia. Deu o Mario, levou amarelo. Simples. A unica diferença é que o Montolivo frente ao Ajax por uma igual levou vermelho directo e ficou dois jogos na bancada. Isto nao tem nada a ver com o Atletico, porque no caso daria amarelo tb ao Insua, mas talvez fosse melhor a UEFA ter um criterio mais igual. Mais especifico, ja que tb a entrada de Monto nao era para vermelho e ficamos sem ele para esta eliminatoria. Alem que o caceteiro do Poulsen ficou em campo. Nos perdemos o melhor defesa. E entrou o assist-man do jogo. Ganhou o Atletico e nao ha nada a fazer. Bom era o Courtois lesionar-se por um mes ou qq coisa parecida. :D Desta forma, dar a volta nao seria uma miragem. A unica coisa é que talvez nao concorde é no Suarez. Deu bastante pau o moço Editado 20 Fevereiro 2014 por George Kaplan Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado 20 Fevereiro 2014 FACT: In the 2nd half, @ToniKroos had more ball touches than the entire @Arsenal team. Compartilhar este post Link para o post
Mr.Shelby Publicado 20 Fevereiro 2014 Taj, no geral foi distribuido. Mas o Insua devia de ter sido expulso. O Suarez tb abusou um bocado.. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 20 Fevereiro 2014 O Bayern este ano já jogou de mil e quinhentas formas diferentes. Desde o 4-3-3 tipico do Barça, ao 4-3-3 do Jupp passando por um 4-1-2-3 que se desdobrava em 3-4-3 com o Bastian a recuar para libero e o Alaba e Lahm a subir para o meio campo. Depois em relação à posição 6 e ao que o Kimmi disse, o Bayern desde que o Thiago assumiu a titularidade regressando da lesão e o Bastian passou a estar indisponível que a equipa passou a adoptar um duplo pivot em vez de um 6 mais fixo. E a mim isso parece-me positivo porque quer o Lahm, quer o Bastian ganham muito mais ao terem maior liberdade de movimentos do que ficarem presos aos terrenos em frente aos centrais e a servirem praticamente só como iniciadores do processo ofensivo. Dito isto, concordo com o Poeira. O problema parece ser acima de tudo a fase de adaptação que a equipa ainda está a ter à filosofia e sistema de jogo. E se o problema das alas pode estar relacionado com o duplo-pivot também é verdade que aquilo ontem correu mal a toda a linha porque o Alaba está habituado a ter o RIbery ou o Shaq que dão bastante apoio defensivo que ontem o Gotze simplesmente não deu e o Rafinha não tem a capacidade do Lahm para suportar o papel de dois porque o Robben pouco defende. Notar também que a equipa têm tido imensas lesões no meio campo pelo que eu percebo perfeitamente a necessidade do Guardiola em procurar o melhor meio campo para cada jogo. Agora quando o Bastian recuperar espero que ele e o Thiago (não conto com o Lahm não porque não possa fazer a posição porque pode e bem mas porque ele é preciso no lado direito) consigam fazem o que o Pep quer porque têm características e qualidade para isso. Infelizmente tenho é que dar como garantida a incapacidade do Martinez entrar neste sistema mas ao menos fico feliz por o Kroos ter agora a liberdade de poder jogar à frente do duplo-pivot que é onde defendo que rende mais. Eu não tenho visto o Bayern, só vi ontem, por isso não posso comentar muito sobre como têm jogado. É uma questão de esperar por mais jogos (sobretudo contra adversários de qualidade) para se poder analisar se esta mudança vai ser ou não benéfica. Mas acredito que, com toda a gente disponível, possa trazer algumas vantagens em relação ao 4-3-3, até porque aí já vai haver Ribéry na ala, Bastian no meio e o Lahm já pode voltar para a direita. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 21 Fevereiro 2014 Btw, parece que ontem o Bayern bateu o recorde de % de passes acertados num jogo da Champions, desde que esse tipo de estatísticas começou a ser contabilizado, em 2003/04. Acertaram 94,6% dos passes. Compartilhar este post Link para o post