Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Citação de pm2lp, há 2 horas:

Claro, ficou tudo tal e qual como no projecto de arquitectura. A casa foi feita e projectada por uma das empresas de construção mais antigas e conceituados de Vila Real. Essa foto já tem uns aninhos, já estou a morar na casa há quase dois anos... E sim, quando chove muito ouve-se um bocadito a chuva mas nada do outro mundo. 

Não sou nada fã disso, acho que em grande parte das situações dá para evitar... e é um mundo de opções.

Aliás, ficando bem feito (ou com bons materiais) o barulho deveria ser quase impercetível mas, como disse lá atrás, é tudo uma questão de conforto/dinheiro. 

Compartilhar este post

Link para o post

@André Sousa podes dar uma aula sobre as opções e como é que fica bem feito e a melhor opção em termos de preço/qualidade? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 minuto:

@André Sousa podes dar uma aula sobre as opções e como é que fica bem feito e a melhor opção em termos de preço/qualidade? 

As coberturas, como outros aspetos na construção, são um mundo. No entanto, sou apologista que quase todos, se forem bem executados e com materiais de qualidade, resultam em boas soluções, pelo que a "melhor opção" é sempre subjetiva e muitas das opiniões negativas resultam de experiências falhadas, mesmo que pontuais. 

Não sou grande fã de telhados embutidos porque numa boa parte das vezes as pessoas descuram no material do telhado em si, já que vai ficar escondido. Ou metem painéis de sandwich de pouca qualidade, com espessuras relativamente curtas (50, por exemplo), que para uma moradia é curto e não são permeáveis ao vapor de água, ou metem fibrocimento...  E claro, requer mais manutenção e muitas vezes é de difícil acesso.

Dentro das coberturas ditas tradicionais/modernas, vide coberturas inclinas com telha ou planas, qualquer um oferece qualidade se for bem executado. No entanto, são "projetos" relativamente complexos, tanto um como o outro. Nas coberturas inclinadas, vai desde a questão da estrutura, que é algo bastante complexo, que hoje em dia se faz bastante à base de LSF, ao contrário de há uns bons anos, onde era com madeira, até a outros pormenores. Por exemplo, o que não falta por aí são telhados com a estrutura de madeira e depois as telhas assentes... não têm sub-telha, não têm isolamento térmico... nada. 

As coberturas planas são igualmente complexas, havendo a questão da tradicional vs. invertida. Numa qualquer pesquisa no google vais encontrar várias discussões sobre isso. No entanto, relativamente a isto, à imagem das inclinadas, depende dos materiais e do esquema a executar, assim como da execução técnica do mesmo. Há coberturas onde não fazem sequer regularização da superfície para criação de pendentes (há quem faça diretamente na laje, ainda hoje não percebo como), há quem abdique do geotextil, há quem abdique da BPV, já tive um caso em que veio-se a descobrir que fizeram apenas a aplicação de uma tela (devem ser duas e aplicadas de forma cruzada), já vi outros a assentarem bombas de calor e máquinas de ar condicionado diretamente sobre a cobertura... e assim sucessivamente.

Relativamente a preços, tendo em conta que estou fora desse mercado há uns 3/4 anos, se acompanhou a tendência, hoje as coberturas planas devem estar relativamente mais baratas que as inclinadas, porque há muita gente a fazer esse tipo de trabalho... e uma boa parte de forma incorreta, porque em termos de custo, elas andam ela por ela. 

No entanto, há um factor que me parece ter grande importância e que muitas vezes as pessoas acabam por não ter em conta, que é a durabilidade. Um telhado com telha, não sendo eterno, é algo que requer pouca manutenção e, quando há problema, geralmente acaba por ser uma telha partida, um remate que cedeu... algo do género. Uma cobertura plana, se começa a deixar passar água, muitas vezes revela-se um pincel enorme para descobrir a origem. 

O melhor que te posso dizer é que tudo isto mete matemática. Deves ter quem te trate da térmica, por isso é uma questão de te apresentarem várias soluções e fazerem os cálculos certos para veres com o que ficas. Tens o exemplo das fachada. Se optasses por ETICS ficarias com uma amplitude térmica menor, mas isso também depende até onde queres/podes ir e daquilo que priorizas. Se ficas confortável com a solução que colocaste, não há propriamente necessidade de mais. 

E atenção, não sei se é o teu caso ou não, mas também é preciso ver o que te é permitido construir e o que não é, até porque isso está ligado ao projeto de estabilidade.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 20 horas:

As coberturas, como outros aspetos na construção, são um mundo. No entanto, sou apologista que quase todos, se forem bem executados e com materiais de qualidade, resultam em boas soluções, pelo que a "melhor opção" é sempre subjetiva e muitas das opiniões negativas resultam de experiências falhadas, mesmo que pontuais. 

Não sou grande fã de telhados embutidos porque numa boa parte das vezes as pessoas descuram no material do telhado em si, já que vai ficar escondido. Ou metem painéis de sandwich de pouca qualidade, com espessuras relativamente curtas (50, por exemplo), que para uma moradia é curto e não são permeáveis ao vapor de água, ou metem fibrocimento...  E claro, requer mais manutenção e muitas vezes é de difícil acesso.

Dentro das coberturas ditas tradicionais/modernas, vide coberturas inclinas com telha ou planas, qualquer um oferece qualidade se for bem executado. No entanto, são "projetos" relativamente complexos, tanto um como o outro. Nas coberturas inclinadas, vai desde a questão da estrutura, que é algo bastante complexo, que hoje em dia se faz bastante à base de LSF, ao contrário de há uns bons anos, onde era com madeira, até a outros pormenores. Por exemplo, o que não falta por aí são telhados com a estrutura de madeira e depois as telhas assentes... não têm sub-telha, não têm isolamento térmico... nada. 

As coberturas planas são igualmente complexas, havendo a questão da tradicional vs. invertida. Numa qualquer pesquisa no google vais encontrar várias discussões sobre isso. No entanto, relativamente a isto, à imagem das inclinadas, depende dos materiais e do esquema a executar, assim como da execução técnica do mesmo. Há coberturas onde não fazem sequer regularização da superfície para criação de pendentes (há quem faça diretamente na laje, ainda hoje não percebo como), há quem abdique do geotextil, há quem abdique da BPV, já tive um caso em que veio-se a descobrir que fizeram apenas a aplicação de uma tela (devem ser duas e aplicadas de forma cruzada), já vi outros a assentarem bombas de calor e máquinas de ar condicionado diretamente sobre a cobertura... e assim sucessivamente.

Relativamente a preços, tendo em conta que estou fora desse mercado há uns 3/4 anos, se acompanhou a tendência, hoje as coberturas planas devem estar relativamente mais baratas que as inclinadas, porque há muita gente a fazer esse tipo de trabalho... e uma boa parte de forma incorreta, porque em termos de custo, elas andam ela por ela. 

No entanto, há um factor que me parece ter grande importância e que muitas vezes as pessoas acabam por não ter em conta, que é a durabilidade. Um telhado com telha, não sendo eterno, é algo que requer pouca manutenção e, quando há problema, geralmente acaba por ser uma telha partida, um remate que cedeu... algo do género. Uma cobertura plana, se começa a deixar passar água, muitas vezes revela-se um pincel enorme para descobrir a origem. 

O melhor que te posso dizer é que tudo isto mete matemática. Deves ter quem te trate da térmica, por isso é uma questão de te apresentarem várias soluções e fazerem os cálculos certos para veres com o que ficas. Tens o exemplo das fachada. Se optasses por ETICS ficarias com uma amplitude térmica menor, mas isso também depende até onde queres/podes ir e daquilo que priorizas. Se ficas confortável com a solução que colocaste, não há propriamente necessidade de mais. 

E atenção, não sei se é o teu caso ou não, mas também é preciso ver o que te é permitido construir e o que não é, até porque isso está ligado ao projeto de estabilidade.

A parte técnica não percebo nada, por isso acredito que estejas certo e realmente a melhor solução preço/qualidade/durabilidade deve ser mesmo o telhado tradicional, por algum motivo já se usa há tantos anos e continua a ser usado na maioria das casas. 

Do ponto de vista comercial posso-te garantir que uma casa sem telhado visível, seja embutido ou não, é logo etiquetada como "construção moderna" e tem sempre outro valor quando comparada com uma equivalente com telhado convencional, isso vale o que vale, mas há quem ligue a isso, e pensando sempre numa potencial venda é algo que se deve avaliar bem quando se constrói uma casa. 

Editado por pm2lp

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kimi Raikkonen, há 8 horas:

@pm2lp tens o pré-certificado energético contigo? Agora tenho curiosidade em saber que sistemas construtivos foram realmente aplicados.

Tenho mesmo o certificado energético.

A parte técnica não percebo nada mas a casa teve pontuação máxima 5* em tudo e classificação A+ no geral. 

https://ibb.co/x6q3FKV
https://ibb.co/zb7FDr2
https://ibb.co/jJTdHzd
https://ibb.co/HdnvFRN
https://ibb.co/L96Brjw
https://ibb.co/5LQt1dJ

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos técnicos a casa é o que é correntemente usado na sua maioria.

Como projetista de térmica muito dificilmente teria uma parede de tijolo de 7 e isolamento de 10cm, seja para o for, e provavelmente poupava no isolamento em alguns elementos como no pavimento, porque isso puxa bastante no orçamento. Nas caixilharias, eu colocaria em alumínio em vez de PVC, porque o PVC tende se a degradar mais depressa com o tempo. O facto de "ouvires a chuva" muito provalvelmente se justifica pelo tipo de cobertura aplicado, porque uma vez que o isolamento todo está no teto falso e a cobertura "exterior" propriamente dita não tem a massa volúmica nem coeficientes de absorção sonora suficientes (verdade seja dita nenhum projeto de acústica avalia isso) para poder "abafar" o ruído.

O A+ justifica-se acima de tudo pela tua escolha de equipamentos, porque estás a valorizar energia renovavel através dos paineis solares e do recuperador.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

E em termos de robots de cozinha, como estamos? Bem sei que a Bimby é o Ferrari da coisa, mas não me parece razoável dar 1200 paus por isto, e felizmente nem sequer é um problema de não o poder fazer, é mesmo achar que não faz sentido.

Dito isto, tenho lido que o do LIDL é melhorzito que o resto, alguém pode confirmar?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

E em termos de robots de cozinha, como estamos? Bem sei que a Bimby é o Ferrari da coisa, mas não me parece razoável dar 1200 paus por isto, e felizmente nem sequer é um problema de não o poder fazer, é mesmo achar que não faz sentido.

Dito isto, tenho lido que o do LIDL é melhorzito que o resto, alguém pode confirmar?

Eu tenho a do Lidl. Comprei no Natal e estou satisfeito, mas não tenho termo de comparação. Mas custa 1/3 da bimby. Tem é o defeito do tamanho. Imagina que a Bimby é um LCD e Monsieur Cuisine uma daquelas tv antigas com rabo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, Agora:

Eu tenho a do Lidl. Comprei no Natal e estou satisfeito, mas não tenho termo de comparação. Mas custa 1/3 da bimby. Tem é o defeito do tamanho. Imagina que a Bimby é um LCD e Monsieur Cuisine uma daquelas tv antigas com rabo.

Tamanho do robot em si ou da "panela"?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 minutos:

Tamanho do robot em si ou da "panela"?

Do robot. A "panela" é de 3 litros, maior que o normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Do robot. A "panela" é de 3 litros, maior que o normal.

Ou seja, achas que ocupa muito espaço? Se for o caso, não me parece que seja problemático para mim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Ou seja, achas que ocupa muito espaço? Se for o caso, não me parece que seja problemático para mim.

Sim. Eu tenho-a guardada num armário porque se a meter no balcão da cozinha fico sem muito espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Eu tenho-a guardada num armário porque se a meter no balcão da cozinha fico sem muito espaço.

Ok, percebo. Felizmente não será um problema para mim, espaço é o que não me falta na casa actual. 😀

Mas de resto, nada de negativo a apontar? Se compraste no Natal imagino que ainda não tenhas grandes problemas em termos da durabilidade do material e afins.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Ok, percebo. Felizmente não será um problema para mim, espaço é o que não me falta na casa actual. 😀

Mas de resto, nada de negativo a apontar? Se compraste no Natal imagino que ainda não tenhas grandes problemas em termos da durabilidade do material e afins.

Nada. Só não gosto dos cozinhados a vapor por causa da falta de sabor, mas isso deve ser comum a todas as máquinas. Agora para sopas, molhos, purés, etc. é impecável.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

Nada. Só não gosto dos cozinhados a vapor por causa da falta de sabor, mas isso deve ser comum a todas as máquinas. Agora para sopas, molhos, purés, etc. é impecável.

Experimenta temperar a comida 😛

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 horas:

Queres comprar a minha (T31)? 😁

Está ali parada. A da mulher é mais recente (TM5).

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca tive desses robôs. Talvez seja antiquado ou não tenha real noção do potencial, mas não estou a ver para que tipo de coisas usaria.

Tenho só máquina de sopas (Moulinex Easy Soup) que é um excelente investimento para quem tem de fazer sopa recorrentemente para bebés.

Compartilhar este post

Link para o post

Também sou um leigo no que toca a robôs de cozinha.

Alguém pode explicar as vantagens? Cozinha sozinho?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 hora:

Também sou um leigo no que toca a robôs de cozinha.

Alguém pode explicar as vantagens? Cozinha sozinho?

Eu tenho uma cuisine companion de primeira geração há muitos anos e recomendo, é um daqueles acessórios que vale a pena ter na cozinha porque substitui uma data de outras coisas, máquina de sopas, máquina de fazer arroz, amassar, cozer a vapor, triturar, bater, etc... É bom para quem sabe cozinhar e para quem não sabe, metes os ingredientes e o programa e não tens que te preocupar com mexer, com tempos e com temperaturas, só isso é uma grande ajuda.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca tive nenhuma também, mas há uns anos tive contacto próximo com uma Bimby através de familiares e era incrível. Desde fazer uma limonada em 10 segundos, metendo lá os limões partidos com casca e tudo, até sopas, sobremesas, ... Tudo, no fundo, excepto fritar e assar.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso parece-me comprar um carro com mudanças automáticas.

Gosto demasiado de conduzir e cozinhar para perder o prazer de fazer eu 😅

Compartilhar este post

Link para o post

Só para fazer fruta cozida, sopas para os bebés e molho bechamel já vale a pena. Para cozinhar no dia a dia raramente uso, faço alguns doces e por vezes, quando tenho paciência de procurar, uns pratos diferentes que tiro lá do site deles. Acima de tudo permite-me ir adiantando coisas podendo estar ao mesmo tempo com os meus filhos. Tenho uma bimby.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 16 minutos:

Também achava isso mas não tem mesmo nada a haver. 

Desde a ajudar em muitas partes chatas (eliminar vários instrumentos), simplesmente pode facilitar o processo da cozinha. 

E há dias que não apetece fazer nada e ajuda imenso na escolha e a fazer receitas que nunca faria. Por exemplo nunca na vida ia me arriscar a fazer arroz de polvo em casa e com a Bimby foi super tranquilo. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 43 minutos:

Assumo que já conduziste  um carro de mudanças automáticas, portanto acho muito estranho dizeres isso, porque automáticas > manuais all day long. Nem sequer dá para comparar, até porque as automáticas tiram muito mais do carro (falo das caixas novas, de 7+ velocidades).

Quando muito, sequenciais. 😬 Mas ter um pedal de embraiagem para carregar é desperdício de esforço físico.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...