Ego Sum Publicado 20 Setembro 2022 Citação de Tio Hans, há 21 minutos: https://valueofstocks.com/2022/09/16/the-biggest-housing-bubble-in-europe-is-about-to-burst/ Leiam, amiguinhos. Boa leitura. Mesmo depois de comprar casa tenho me mantido sempre em cima dos anúncios para aproveitar boas oportunidades seja de upgrade para moradia ou de negócio. Devem começar a surgir nos próximos 2 anos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Stromp Publicado 20 Setembro 2022 E ideias para acabar com bichos da prata e centopeias? É a única fobia que tenho, mal vejo um m*rda desses fico petrificado, no outro dia ia-me dando qualquer coisa. f*da-se. Não tenho problema absolutamente nenhum com ratos, cobras, aranhas, wtv. Nada. Mas estes gajos para mim são o diabo na Terra. No apartamento lá aparecem uns de longe a longe na casa de banho mas, no outro dia, tinha um saco de papel na sala que ficou lá pousado durante uma semana e tal e quando pego nele tinha lá dentro uns 8 bichos. Obviamente que atirei com o saco e corri para o quarto enquanto a minha valente esposa foi tratar de deitar fora o saco 🧙♀️ 5 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 20 Setembro 2022 Citação de Ego Sum, há 52 minutos: Eu fiz o crédito todo pelo Doutor Finanças, as propostas que apresentaram como intermediário eram geralmente melhores do que quando fui sozinho a bancos. Até os seguros de vida e multiriscos fiz por la em separado. Foi um serviço excelente e com abordagens proativas (por exemplo antes da escritura mandaram os detalhes do que levar, ter em conta que tinha de pagar, etc). Paga o banco ao Doutor Finanças 1% do total do crédito garantido, sendo o intermediário do crédito. Nós não temos custos. Aqui na empresa temos uma semi-parceria com eles e são muito porreiros os gajos. Além disso, o método deles é bastante transparente. Eles tem uma rede grande de contactos, sabem qual agencia pode fazer melhor preço e os bancos tem o trabalho facilitado porque a papelada chega lá direitinha e pré-validada ao gosto deles. O nosso problema é que vamos à CGD (exemplo), mas a agencia CGD da nossa terra pode, ou não, dar piores condições que a CGD de Cascos de Rolha que precisa de cumprir 10 créditos aprovados nesta semana. A partir dai é usar a rede de contatos e ver no país onde te oferecem as melhores condições Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 20 Setembro 2022 Citação de Tio Hans, há 48 minutos: https://valueofstocks.com/2022/09/16/the-biggest-housing-bubble-in-europe-is-about-to-burst/ Leiam, amiguinhos. Acreditando que a bolha rebente, ou haja no mínimo uma pequena correcção nos preços, quão provável seria de vermos o acesso ao crédito a ser dificultado? Alterarem o valor mínimo de entrada de 10 para 20% por exemplo? Um dos problemas aí enunciados é a facilidade actual em contrair um CH, poderiam eventualmente os bancos reduzir a % emprestada para se protegerem? Ou o BCE obrigar a isso para impedir que se famílias se sobre endividassem? É que vejo sempre muita gente à espera de um crash (eu de certa forma incluo-me nesse grupo) para comprar casa a valores mais baixos, mas nada nos garante que o nosso acesso ao crédito seja tão facilitado na altura. 1 Compartilhar este post Link para o post
stelfans Publicado 20 Setembro 2022 Citação de joe, há 2 minutos: Acreditando que a bolha rebente, ou haja no mínimo uma pequena correcção nos preços, quão provável seria de vermos o acesso ao crédito a ser dificultado? Alterarem o valor mínimo de entrada de 10 para 20% por exemplo? Um dos problemas aí enunciados é a facilidade actual em contrair um CH, poderiam eventualmente os bancos reduzir a % emprestada para se protegerem? Ou o BCE obrigar a isso para impedir que se famílias se sobre endividassem? É que vejo sempre muita gente à espera de um crash (eu de certa forma incluo-me nesse grupo) para comprar casa a valores mais baixos, mas nada nos garante que o nosso acesso ao crédito seja tão facilitado na altura. Agora é facil porque as taxas estavam tao baixas que qualquer gajo pagava. Com as taxas a subir desta maneira bem que podes encontrar uma casa barata que olhas para a prestacao do credito e voltas para tras. Por isso, tao cedo nao sera assim tao facil comprar. Os precos vao comecar a baixar, isso nao ha duvida, vamos ver é quem é que vai conseguir contrair emprestimos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 20 Setembro 2022 Acho que 10% já é alto no contexto global, especialmente para um país como Portugal. Os bancos passarem a fazer 20% como mínimo alteraria completamente a nossa realidade onde tanta gente tem a própria casa. 1 Compartilhar este post Link para o post
RoMbA Publicado 20 Setembro 2022 Citação de joe, há 1 hora: Acreditando que a bolha rebente, ou haja no mínimo uma pequena correcção nos preços, quão provável seria de vermos o acesso ao crédito a ser dificultado? Alterarem o valor mínimo de entrada de 10 para 20% por exemplo? Um dos problemas aí enunciados é a facilidade actual em contrair um CH, poderiam eventualmente os bancos reduzir a % emprestada para se protegerem? Ou o BCE obrigar a isso para impedir que se famílias se sobre endividassem? É que vejo sempre muita gente à espera de um crash (eu de certa forma incluo-me nesse grupo) para comprar casa a valores mais baixos, mas nada nos garante que o nosso acesso ao crédito seja tão facilitado na altura. Já somos dois 😃 Compartilhar este post Link para o post
Montero Publicado 20 Setembro 2022 Citação de Ghelthon, há 16 horas: É mesmo triste ser financeiramente iliterado. Estou com ideias de construir casa mas não faço puto ideia se devia escolher taxa fixa ou variável (nem sequer sei se existe a opção no caso de construção). É triste. Na construção não podes ter taxa fixa. Tens até 24 meses de período de utilização para a construção e a prestação é mais baixa ( acho que só amortizas juros ) Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 20 Setembro 2022 Citação de stelfans, há 4 horas: Agora é facil porque as taxas estavam tao baixas que qualquer gajo pagava. Com as taxas a subir desta maneira bem que podes encontrar uma casa barata que olhas para a prestacao do credito e voltas para tras. Por isso, tao cedo nao sera assim tao facil comprar. Os precos vao comecar a baixar, isso nao ha duvida, vamos ver é quem é que vai conseguir contrair emprestimos. Dei um "concordo" mas não sei se os preços baixam. Podem se manter, ou aumentar abaixo da inflação. O que dado o contexto da inflação, significa que baixam. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 20 Setembro 2022 Diria que a procura até deve diminuir, com o poder de compra a diminuir e a partir de outubro as contas da luz e gás a disparar. Ainda nesta semana mudo para o mercado regulado. Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 20 Setembro 2022 Citação de Ego Sum, há 17 horas: O que me surpreendeu foi ver nas notícias que 93% dos créditos habitação em 2021 foram taxa variável. Sempre pensei que a maior parte da malta fosse para fixa. O episódio de 10 de agosto do podcast Money Money Money aborda isso e faz algumas comparações interessantes com outros países europeus. A razão principal que apontam é mesmo a das taxas fixas praticadas em Portugal serem muito pouco competitivas, são tendencialmente muito superiores às praticadas noutros países europeus. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 20 Setembro 2022 Citação de kareca, há 16 minutos: Diria que a procura até deve diminuir, com o poder de compra a diminuir e a partir de outubro as contas da luz e gás a disparar. Ainda nesta semana mudo para o mercado regulado. Claro, com tudo mais caro, recessão, potencial aumento do desemprego, e taxas de juro muito mais caras. Não é preciso aumentarem a entrada mínima, muito poucos vão conseguir aceder ao crédito. O único pessoal que vai fazer uma festa é quem tem muito dinheiro parado e que conseguem comprar casas a pronto ou a financiar apenas uma pequena parte, para esses é jackpot. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 20 Setembro 2022 Citação de noikeee, há 2 minutos: Claro, com tudo mais caro, recessão, potencial aumento do desemprego, e taxas de juro muito mais caras. Não é preciso aumentarem a entrada mínima, muito poucos vão conseguir aceder ao crédito. O único pessoal que vai fazer uma festa é quem tem muito dinheiro parado e que conseguem comprar casas a pronto ou a financiar apenas uma pequena parte, para esses é jackpot. Há sempre alguém que ganha com as crises, mesmo que seja à custa dos demais. Citação de whatever, há 23 horas: Tendo em conta o talento natural que a maior parte dos bancos tem para fazer negócios ruinosos, não sei até que ponto esse é um argumento merecedor de grande crédito (hah!). Lamento informar-me, mas os bancos não fazem negócios ruinosos com pés-rapados como nós. Compartilhar este post Link para o post
stelfans Publicado 20 Setembro 2022 Citação de noikeee, há 35 minutos: Dei um "concordo" mas não sei se os preços baixam. Podem se manter, ou aumentar abaixo da inflação. O que dado o contexto da inflação, significa que baixam. Com menos procura e pessoal a querer ‘desfazer-se’ de casas que nao consegue pagar, vao ter de baixar. Houve muita gente a comprar casa porque alugar ficava mais caro, agora vamos ver se nao vai tudo tentar vender para ir alugar. Acho é que na ultima crise o mercado de casas alugadas era muito diferente do cenario atual, mas talvez tenha uma percepção errada. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 20 Setembro 2022 Citação de stelfans, há 1 minuto: Houve muita gente a comprar casa porque alugar ficava mais caro, agora vamos ver se nao vai tudo tentar vender para ir alugar. Vender para alugar seria só idiota. A procura de aluguer a aumentar o que achas que ia acontecer aos preços atuais? Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 20 Setembro 2022 Quanto muito os preços das prestações ficam ao mesmo nivel dos alugueres, para todos os efeitos, estás a pagar uma coisa que será tua. Compartilhar este post Link para o post
stelfans Publicado 20 Setembro 2022 (editado) Citação de kareca, há 7 minutos: Vender para alugar seria só idiota. A procura de aluguer a aumentar o que achas que ia acontecer aos preços atuais? É isso que nao sei muito bem como vai acontecer. Na ultima crise foi isso que aconteceu, infelizmente tenho exemplos bem mais perto do que gostaria. So que na altura as rendas de casas alugadas nao eram a parvoice que sao hoje portanto nao sei. Acho que nao havia este negocio todo em torno dos alugueres, ou havia? Hoje os bancos tambem tem outras diretrizes para tratar casos de pessoas que nao consigam pagar que antes não tinham mas tambem nao vai ficar eles a arder, isso temos a certeza. O mais certo sera o estado chegar-se à frente com mais ajudas mas ate quando e em que moldes? Editado 20 Setembro 2022 por stelfans Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 20 Setembro 2022 Citação de stelfans, há 5 minutos: O mais certo sera o estado chegar-se à frente com mais ajudas mas ate quando e em que moldes? Sim, acho que será mais por aí ou UE. O ano de 2023 será interessante. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 20 Setembro 2022 O que não me parece normal, mas tem sido a norma dos últimos anos, é uma prestação duma casa tua ser mais barata do que uma que estás a alugar... Em relação a novos apoios do estado, não esperava nada muito mais substancial do que outros "125€ do Costa"... P.ex poderes deduzir parte dos juros do empréstimo em IRS, talvez. Acredito que o governo dê algumas pequenas ajudas, mas não se pode esticar muito, porque as pessoas que não estão a pagar casa, não vão querer pagar com os seus impostos, os encargos das pessoas que contraíram créditos. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 20 Setembro 2022 Citação de joe, há 5 horas: Acreditando que a bolha rebente, ou haja no mínimo uma pequena correcção nos preços, quão provável seria de vermos o acesso ao crédito a ser dificultado? Alterarem o valor mínimo de entrada de 10 para 20% por exemplo? Um dos problemas aí enunciados é a facilidade actual em contrair um CH, poderiam eventualmente os bancos reduzir a % emprestada para se protegerem? Ou o BCE obrigar a isso para impedir que se famílias se sobre endividassem? É que vejo sempre muita gente à espera de um crash (eu de certa forma incluo-me nesse grupo) para comprar casa a valores mais baixos, mas nada nos garante que o nosso acesso ao crédito seja tão facilitado na altura. Já foram criando mais barreiras nos últimos anos. Em 2018 o Banco de Portugal introduziu limites nos rácios. Habitação própria e permanente cobrem no máximo 90% do montante do imóvel, 80% para outros fins (tipo 2ª casa). No entanto os bancos nos últimos anos até já estavam a ser mais conservadores, o Santander há 3 anos já só dava no máximo 85%. Este ano também começaram as medidas para a convergência com a UE no limite máximo de 30 anos de crédito habitação, vindo de uma diretriz europeia. Em Portugal cerca de metade dos créditos de habitação andavam entre os 35 e 40 anos de maturidade. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 20 Setembro 2022 E porque é que quando declaro os meus rendimentos/depesas no ano anterior, eu se tiver numa casa alugada, essa renda conta, mas estando eu a pagar uma "renda" de CH, só conta até 2000 e tal (não me recordo do ano)? Acham que isso pode entrar para despesa? Ou é um luxo ter um teto por cima da cabeça? Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 20 Setembro 2022 Citação de Tio Hans, há 7 horas: https://valueofstocks.com/2022/09/16/the-biggest-housing-bubble-in-europe-is-about-to-burst/ Leiam, amiguinhos. Lá está Tio. Uma das críticas é à taxa variável e somos dos países em que isso mais ocorre. Mais, somos dos países em que as pessoas menos rendimentos têm mas que tem mais taxa variável. O bom negócio para os bancos afinal está na taxa variável não? A pessoa paga durante 20 anos, a taxa sobe, não consegue pagar e o banco fica com a casa, vende, e a pessoa sem nada. Ou tou a ver mal? Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 20 Setembro 2022 Citação de Tio Hans, há 10 horas: https://valueofstocks.com/2022/09/16/the-biggest-housing-bubble-in-europe-is-about-to-burst/ Leiam, amiguinhos. Quem é que escreveu isto? Citação One of the main drivers of the housing bubble is undoubtedly the lack of financial literacy of most Portuguese families. This is the only explanation for the fact that over 93% of mortgages have variable rates. 1 Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 20 Setembro 2022 Citação de joe, há 11 horas: É que vejo sempre muita gente à espera de um crash (eu de certa forma incluo-me nesse grupo) para comprar casa a valores mais baixos, mas nada nos garante que o nosso acesso ao crédito seja tão facilitado na altura. Eu também acredito que a qualquer momento esse Crash vai acontecer. A grande questão é mesmo quando porque já há muitos anos se ouve isso. Vinha o covid e agora é que vão descer os preços. Foi se a ver e nada. Guerra na Ucrânia dura há meio ano e até ver nada. Eu sinceramente não acredito que seja já que vá rebentar a bolha Compartilhar este post Link para o post