Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Citação de Plagio o Original, há 14 minutos:

😬

ch*pa-me a c*na. 

• Like 2
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, Em 29/09/2024 at 00:08:

Pelos vistos os proprietários aproveitaram os incentivos para os jovens.

Muito surpreendente. Ninguém diria. Nunca. Jamais. Em tempo algum.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, uma ajuda se souberem: estou a vender um sofá cá de casa. Tirando o óbvio olx, conhecem sítios onde possa publicitar isto? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 24 minutos:

Malta, uma ajuda se souberem: estou a vender um sofá cá de casa. Tirando o óbvio olx, conhecem sítios onde possa publicitar isto? 

Marketplace do facebook. Tenho conseguido vender mais por lá do que pelo olx

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 10 horas:

Se der para pôr na Vinted, é onde tenho tido mais sucesso.

Compartilhar este post

Link para o post

Algum programa simples e gratuito que dê para pegar numa foto da sala por exemplo, e ver como ficaria com outra cor ou com um padrão, ou até algo mais elaborado?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vou iniciar hoje a "Missão Ar Condicionado". A ver se em 1 ou 2 semanas aprendo os básicos deste mercado, para durante o mês de novembro meter cá em casa.

Neste momento estou completamente a zeros, pelo que todas as dicas são bem-vindas. Só sei que quero 5 "unidades" (3 quartos + sala + cozinha) e que tenho pré-instalação em todos eles.

Algumas perguntas que me vieram à cabeça sem ter pesquisado nada: Quais são as caraterísticas que devo usar como principais critérios de seleção para além dos básicos marca, preço e certificado energético? Ir a uma Worten/Leroy Merlin da vida ou apostar numa empresa especializada? Preciso de ter autorização do condomínio? A instalação faz lixo, "estraga" paredes, implica pinturas à posteriori?

Compartilhar este post

Link para o post

Prepara-te que é EXTREMAMENTE caro

Queria meter no meu apartamento, só nos 2 quartos (sem pôr nem na sala nem na cozinha). Ora bem isso também implica colocar unidade exterior na varanda (será sempre necessário uma unidade exterior onde sai o ar e condensação) e a tubagem pela casa toda para chegar lá, como é evidente.

Sendo um apartamento com 15 anos, não existe pré-instalação por onde possam passar os tubos. Seria necessário ou um tecto falso na casa toda ou alguma cangalha de calha técnica que fica feio. O técnico que veio cá fazer o orçamento do ar condicionado não se responsabilizava por absolutamente nada disso, só as máquinas e a instalação, e deu-me um orçamento... de 7000€. Só pelas 2 máquinas interiores, a exterior e a tubagem, sem mais nada. Se quisesse mais um aparelho na sala também ia para os 5 dígitos. Desisti.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 11 horas:

Vou iniciar hoje a "Missão Ar Condicionado". A ver se em 1 ou 2 semanas aprendo os básicos deste mercado, para durante o mês de novembro meter cá em casa.

Neste momento estou completamente a zeros, pelo que todas as dicas são bem-vindas. Só sei que quero 5 "unidades" (3 quartos + sala + cozinha) e que tenho pré-instalação em todos eles.

Algumas perguntas que me vieram à cabeça sem ter pesquisado nada: Quais são as caraterísticas que devo usar como principais critérios de seleção para além dos básicos marca, preço e certificado energético? Ir a uma Worten/Leroy Merlin da vida ou apostar numa empresa especializada? Preciso de ter autorização do condomínio? A instalação faz lixo, "estraga" paredes, implica pinturas à posteriori?

Se já tens pré-instalação já tens mais de metade do trabalho feito. A nível do lixo da instalação, vai ser o lixo provocado pelo furar das paredes e a limpeza das condutas da pré-instalação, nada do outro mundo diria eu.

Em relação ao conselhos o que se lê por aí é que as melhores marcas são Daikin e Mitsubishi. Quanto à instalação propriamente dita é importante que faças isso com um técnico certificado e não com um artista qualquer que faça uns biscates, o que não falta são empresas nesta área.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 39 minutos:

Queria meter no meu apartamento, só nos 2 quartos (sem pôr nem na sala nem na cozinha). Ora bem isso também implica colocar unidade exterior na varanda (será sempre necessário uma unidade exterior onde sai o ar e condensação) e a tubagem pela casa toda para chegar lá, como é evidente.

Sendo um apartamento com 15 anos, não existe pré-instalação por onde possam passar os tubos. Seria necessário ou um tecto falso na casa toda ou alguma cangalha de calha técnica que fica feio. O técnico que veio cá fazer o orçamento do ar condicionado não se responsabilizava por absolutamente nada disso, só as máquinas e a instalação, e deu-me um orçamento... de 7000€. Só pelas 2 máquinas interiores, a exterior e a tubagem, sem mais nada. Se quisesse mais um aparelho na sala também ia para os 5 dígitos. Desisti.

7000 por 2 máquinas??

Estavas a ser enganado

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, uma ajudinha se souberem:

- estou a vender um artigo no OLX e surgiu-me uma dúvida que não consegui esclarecer no site em si. Como é que funciona a dinâmica entrega do artigo/transação do dinheiro? É um sofá, portanto vai existir transporte envolvido. Como é que se faz isto da forma mais segura e cómoda para ambas as partes?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 43 minutos:

Citação de Hammerfall, há 3 minutos:

7000 por 2 máquinas??

Estavas a ser enganado

É o que o @Hammerfalldiz, caro para duas maquinas + a exterior. 

Uma rápida pesquisa em Worten e Leroys da vida tens isto: https://www.leroymerlin.pt/produtos/aquecimento-e-climatizacao/ar-condicionado/ar-condicionado-split/ar-condicionado-fixo-4x1-hisense-comfort-3x9000-12000-btu-84622738.html

4+1 maquinas! 

Agora é assim, falta a mão de obra e materiais necessário, mas fica difícil chegar a esses 7k, digo eu que sou leigo. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 9 minutos:

É o que o @Hammerfalldiz, caro para duas maquinas + a exterior. 

Uma rápida pesquisa em Worten e Leroys da vida tens isto: https://www.leroymerlin.pt/produtos/aquecimento-e-climatizacao/ar-condicionado/ar-condicionado-split/ar-condicionado-fixo-4x1-hisense-comfort-3x9000-12000-btu-84622738.html

4+1 maquinas! 

Agora é assim, falta a mão de obra e materiais necessário, mas fica difícil chegar a esses 7k, digo eu que sou leigo. 

Depende muito das distâncias entre máquinas. As ligações entre unidades interiores e exteriores são necessariamente feitas em cobre, que é caro. Por isso é que muitas vezes vemos as unidades exteriores em zonas horríveis, super visíveis, porque hão de estar diretamente associadas ao posicionamento da máquina no interior, reduzindo a distância de cobre.

Ainda assim, 7000€ parece-me um valor muito complicado de defender, parece-me que alguém mandou o barro à parede e pronto.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 11 horas:

Com pré-instalação fica mais fácil (e mais barato) a instalação de AC, pelo menos não deve ser preciso esburacar paredes, somente fazer furos para fixar os aparelhos.

Recomendações:

• saber as áreas (em m2) das divisões onde vais colocar o AC, porque vai ser preciso para determinar a potência (BTU) das unidades interiores
  • procurar os equipamentos no Kuanto Kusta, por exemplo "Mitsunishi 8000 BTU" - no Leroy e Worten costumam ser mais caro

No entanto, nessa pesquisa no Kuanto Kusta, é preciso ter cuidado com as opções e empresas que aparecem. Tenta sempre descobrir se são mesmo oficiais e certificadas.

Dando o meu exemplo, tive umas obras de remodelação em casa, na zona da Amadora, onde instalei 3 unidades interiores e 1 unidade exterior, tudo da marca Mitsubishi e custou-me 5k no total - equipamentos + instalação de raiz + mão de obra. Se quiseres, posso enviar por MP o contato de quem me fez esta instalação e pedes um orçamento.

Não é propriamente barato, mas sinto que faz bastante diferença no conforto em casa. Mas prepara-te para também sentires essa diferença a nível de conta de eletricidade 😅

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Acho, mas estou a supor, que fica mais caro comprar nas wortens e leroys da vida, do que comprar diretamente a uma empresa que só faz isso.

E como disseram, o que não falta aí é empresas dessas. Agora, tenho ideia que és das ilhas, né @noikeee? Pode haver aí uma falta de oferta nesse aspeto 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 17 minutos:

Depende muito das distâncias entre máquinas. As ligações entre unidades interiores e exteriores são necessariamente feitas em cobre, que é caro. Por isso é que muitas vezes vemos as unidades exteriores em zonas horríveis, super visíveis, porque hão de estar diretamente associadas ao posicionamento da máquina no interior, reduzindo a distância de cobre.

Ainda assim, 7000€ parece-me um valor muito complicado de defender, parece-me que alguém mandou o barro à parede e pronto.

A distância era relativamente grande do meu quarto à varanda, o único sítio onde a unidade exterior poderia ficar sem afetar o aspecto exterior do prédio (que o condomínio não deixa alterar como é evidente)

Mas sim também achei demasiado caro para o que era, por isso na altura não quis prosseguir. Se fosse como o @Rdomtá a dizer de +/- 5k *incluindo a instalação de raiz* talvez tivesse avançado. Talvez tenha de voltar a este tema e pesquisar alternativas. Acabei por comprar um ar condicionado portátil mas é uma m*rda principalmente para o que eu queria que era baixar a temperatura do quarto para dormir (o portátil faz demasiado barulho e só me consegue baixar a temperatura cerca duns 3 graus). Ponho um pedaço, desligo antes de ir dormir e daí a 30 minutos a temperatura está igual ao que estava antes

Sim sou da Madeira @Hammerfall

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 42 minutos:

Ponho um pedaço, desligo antes de ir dormir e daí a 30 minutos a temperatura está igual ao que estava antes

Aqui pode não ser 100% "culpa" do AC portátil, podes ter fugas na caixilharia que deixa facilmente sair o ar. 

Edit: Aqui falo com conhecimento de causa, mudei este verão a caixilharia/janelas de casa, que diferença que senti no Verão, não entrava o ar quente que entrava em anos anteriores, e supostamente no Inverno é onde se sente mais a diferença, bem como a do ruido exterior, não se houve praticamente nada. 
As anteriores eram horríveis, entre as janelas e a caixilharia em cima e em baixo conseguia passar um dedo, uma altura entrou-me uma abelha com tudo fechado :4_joy:

Editado por JP_
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 3 minutos:

A distância era relativamente grande do meu quarto à varanda, o único sítio onde a unidade exterior poderia ficar sem afetar o aspecto exterior do prédio (que o condomínio não deixa alterar como é evidente)

Mas sim também achei demasiado caro para o que era, por isso na altura não quis prosseguir. Se fosse como o @Rdomtá a dizer de +/- 5k *incluindo a instalação de raiz* talvez tivesse avançado. Talvez tenha de voltar a este tema e pesquisar alternativas. Acabei por comprar um ar condicionado portátil mas é uma m*rda principalmente para o que eu queria que era baixar a temperatura do quarto para dormir (o portátil faz demasiado barulho e só me consegue baixar a temperatura cerca duns 3 graus). Ponho um pedaço, desligo antes de ir dormir e daí a 30 minutos a temperatura está igual ao que estava antes

Sim sou da Madeira @Hammerfall

Olha, até mandei msg a um amigo meu que pôs no ano passado, 5 aparelhos, com 2 máquinas exteriores (cada máquina alimenta 3 aparelhos). Ele disse que as máquinas são da mitsubishi e, supostamente, são da gama mais cara, quando escolheram. Instalação+máquinas e depois mais 1500€ para o tecto falso na casa toda que foi um senhor conhecido deles, tudo ficou +- por 8000

Provavelmente os 7000 não é totalmente descabido, se escolheres das máquinas mais caras

Compartilhar este post

Link para o post

Eu meti no início do verão 3 unidades interiores e uma exterior (marca LG) e ficou-me em pouco mais de 3000€. Mas comprei eu os equipamentos e arranjei um instalador certificado que montasse equipamentos sem ser ele a fornecer.

Pedi orçamento a 2 ou 3 empresas e os valores dos equipamentos+instalação iam para cima dos 5500€ ou 6000€ com equipamentos iguais.

As unidades interiores são das que dão para embutir no teto falso e assim consegui que a instalação ficasse minimamente clean já que a tubagem também passou toda pelo teto falso. Só fiz um furo para fora já que as unidades ficam todas no mesmo lado do apartamento. Para além disso meti a unidade exterior lá em cima no prédio já que é placa e não telhado e a tubagem vai por calha técnica pela parede até lá acima. O meu vizinho de cima fez a mesma instalação que eu e a calha técnica apanha a tubagem dele a meio. Como são só 2 andares as calhar técnicas não ficaram mal, melhor que ter 2 mamarrachos na parede.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Se precisares na Zona Norte: https://sicool.pt/, são top e o Sr. Coelho explica tudo muito bem, desde calcula de potências de máquinas ao caudal de funcionamento ideal delas. Há três anos coloquei 5unidades interiores e 2 exteriores marca Midea por 3 750€, nunca tive problemas. 

Compartilhar este post

Link para o post

E em termos de máquinas de secar roupa, além do óbvio, o que ter em atenção?

Alguém tem sugestões? Que não custe um rim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kenny Omega, há 33 minutos:

Com bomba de calor.
Comprei uma Bosch, numa loja de artigos com defeito, e estou super satisfeito.
Não aumentou os gastos em eletricidade, tem escoamento directo e limpeza automática do filtro principal, que é o principal responsável pela falta de rendimento desses equipamentos.

Custou 599€

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kenny Omega, há 2 horas:

Tenho uma da Beko (a máquina de lavar também é Beko) e não tenho nada a apontar. É a primeira que tenho, serve bastante bem o propósito. Este será o segundo Inverno, no do ano passado usei bastante. Custou 350€ ou 400€, algo nessa ordem.

Acho que a recomendação geral é que tenha bomba de calor e inverter, porque são mais eficientes e gastam menos.

Editado por Ghelthon
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...